Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Direito Administrativo
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Direito Administrativo colaboração: Sandro Maranhão, Cyonil

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Mon, 19/07/10, 12:44 PM
Colosso Colosso está offline

Question servidor em estágio probatório exercendo cargo em comissão

olá, amigos do fc, estava lendo a lei 8112/90 e essa duvida me surgiu, agradeço muito a quem puder sana-la:

pelo art. 20, §3°, desta lei, o servidor em cargo efetivo que esteja em estagio probatorio pode acumular suas atribuiçoes originarias com as atribuiçoes de um cargo em comissao que eventualmente vier a ser investido?

em caso positivo, isso nao contraria o dispositivo constitucional visto no A37, XVI ?

em resumo, ainda não compreendo como servidor em estagio probatorio pode ser chefe, assessor ou diretor dentro do mesmo orgao ou entidade em que esteja lotado.

valew!
Antigo Mon, 19/07/10, 01:10 PM
Planador Planador está offline

Padrão Re: servidor em estágio probatório exercendo cargo em comissão

Falae Colosso.

Vou te dar um ex, aí tu podes comentar, blz ?

Suponhamos que voce passe em um concurso na esfera federal p/ cago regido pela lei 8112/90. Entra em efetivo exercício e uns dois meses após o seu chefe se aposenta ou morre. Nesse caso, com base no art. 20, §3° ( § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes ) da lei 8.112/90, nada impede que voce se torne o novo chefe, por ex. A consequencia disso, penso eu, é que os mais antigos vão ficar putos da vida, eheh.

abçs!

Citação:
Postado Originalmente por Colosso Ver Post
olá, amigos do fc, estava lendo a lei 8112/90 e essa duvida me surgiu, agradeço muito a quem puder sana-la:

pelo art. 20, §3°, desta lei, o servidor em cargo efetivo que esteja em estagio probatorio pode acumular suas atribuiçoes originarias com as atribuiçoes de um cargo em comissao que eventualmente vier a ser investido?

em caso positivo, isso nao contraria o dispositivo constitucional visto no A37, XVI ?

em resumo, ainda não compreendo como servidor em estagio probatorio pode ser chefe, assessor ou diretor dentro do mesmo orgao ou entidade em que esteja lotado.

valew!

Última edição por Planador; Mon, 19/07/10 às 04:04 PM.
Antigo Mon, 19/07/10, 01:18 PM
Botuja Botuja está offline

§ 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em
comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, esomente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial,cargos de provimento em comissão do Grupo - Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Parágrafo acrescentado pela Lei nº 9.527, de 10/12/97)

Não é acumulo de cargos , pois é vedado.
O servidor em estágio probatório poderá assumir qualquer outro cargo comissionado em orgão no qual ele está. Quanto a outro orgão, só poderá assumir se for de níveis 4, 5, 6 e classe especial do DAS

Lembrando que o tempo no cargo comissionado conta como tempo de serviço para a estabilidade, portanto ele pode se tornar estável como servidor público sem ter cumprido o estágio probatório.

Última edição por Botuja; Mon, 19/07/10 às 01:22 PM.
Antigo Mon, 19/07/10, 02:10 PM
Colosso Colosso está offline

muito obrigado a vcs, Botuja e Planador. minha duvida sumiu. quem sabe outras pessoas tinham a mesma.valew

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts