Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Técnicas de Preparação
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Técnicas de Preparação colaboração: Alex Meirelles

Ver Resultados da Enquete: Vale a pena largar o emprego para estudar para concursos?
Sim 280 52.83%
Não 115 21.70%
Não sei responder 135 25.47%
Eleitores: 530. Você não pode participar dessa enquete

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Wed, 13/01/10, 08:39 PM
Roger75 Roger75 está offline

Padrão Para quem largou o emprego "só" pra estudar

Sei que muitos candidatos largaram seus empregos para ficar "apenas" estudando para o concurso da Receita. Alguns há um, dois, três ou mais anos sem trabalhar. Na opinião de vocês vale a pena? O tempo disponível para estudo aumenta, mas como lidar com a pressão?

Última edição por Roger75; Wed, 13/01/10 às 08:41 PM.
Responder com Citação
Antigo Wed, 13/01/10, 10:36 PM
gleyson.noronha gleyson.noronha está offline

Padrão Re: Para quem largou o emprego "só" pra estudar

Eu me acostumei.

No inicio era pior. Mas acho que estou acostumado agora... Por enquanto estou feliz com a escolha que fiz. Mais ainda se passar pra analista neh?!!!

Abs
Responder com Citação
Antigo Wed, 13/01/10, 11:59 PM
Big Bahia Big Bahia está offline

Roger,

Se realizar uma atividade que seja compatível com o estudo, não recomendaria largar o trampo. Penso que a mente e a produtividade podem funcionar, muito bem, mesmo tendo o trabalho e os estudos simultaneamente...
abs.
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 05:27 AM
diegowanch diegowanch está offline

Não recomendo.
Tentei durante um ano e dois meses ficar só estudando, minha produtividade não chegou a ser 20% maior do que quando eu trabalhava.
Não sei se é só coincidência ou não, mas só comecei a ter aprovações após ter voltado ao trabalho.
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 05:58 AM
AFT-DOURADOS AFT-DOURADOS está offline

Citação:
Postado Originalmente por diegowanch Ver Post
Não recomendo.
Tentei durante um ano e dois meses ficar só estudando, minha produtividade não chegou a ser 20% maior do que quando eu trabalhava.
Não sei se é só coincidência ou não, mas só comecei a ter aprovações após ter voltado ao trabalho.
eu acredito que tudo que vc acumulou durante esses 14 meses foi o maior responsável pelas suas aprovacoes apos voltar ... e talvez isso somado a sua cobranca menor (por ja estar trabalhando) tenha sido a formula perfeita.

baseado nos grandes depoimentos de aprovados parece-me que é tipo uma jarra dagua (de conhecimento) que apos atingir um nivel de enchimento vc apenas apresenta ela nas bancas e vai sendo aceito heheh
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 06:39 AM
agoravai41 agoravai41 está offline

Parei tudo em junho/09. Acho que a pressão aumenta, mas a esperança também. A questão é que eu não sei se aguento mais muito tempo, pq já estou ficando maluca.
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 07:16 AM
diegowanch diegowanch está offline

Citação:
Postado Originalmente por AFT-DOURADOS Ver Post
eu acredito que tudo que vc acumulou durante esses 14 meses foi o maior responsável pelas suas aprovacoes apos voltar ... e talvez isso somado a sua cobranca menor (por ja estar trabalhando) tenha sido a formula perfeita.

baseado nos grandes depoimentos de aprovados parece-me que é tipo uma jarra dagua (de conhecimento) que apos atingir um nivel de enchimento vc apenas apresenta ela nas bancas e vai sendo aceito heheh
Não tenho dúvida alguma de que esses 14 meses trouxeram resultados positivos, o ponto é que não acredito que tenham rendido mais do se eu permanecesse trabalhando durante esse tempo.
Digo, com minha remuneração eu poderia optar por morar sozinho e ter um pouco mais de tranquilidade para estudar(ao custo da comodidade de morar com os pais), o que poderia ter resultados melhores.

Agora, quanto à cobrança menor, é exatamente isso que você disse. Passei no TRE-PR, que foi o concurso que menos levei a sério durante toda minha "carreira" de concurseiro. Fui fazer a prova sem cobrança e sem expectativa de aprovação e o resultado acabou aparecendo.
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 09:01 AM
Ronaldo Moska Ronaldo Moska está offline

Acho que ninguém pode ler esse tópico achando que vai poder tomar sua decisão baseada na experiência dos outros. Cada um tem uma realidade e possibilidades diferentes.
Pra largar o emprego, na minha opinião, só se você puder se manter sozinho por um bom tempo, com uma reserva que te dê tranquilidade.

Pra quem está no Governo, acho que dá pra conciliar os dois. Na maior parte da iniciativa provada não dá...
Eu trabalhava 12 horas por dia, viajava toda semana e estava sempre cansado. Acho que seria quase impossível passar pra um concurso TOP só estudando sábado e domingo. Eu acho que EU não conseguiria.....

Minha opinião é: na dúvida não peça demissão. A recolocação no mercado é sempre mais difícil.

Ah, eu acho que está valendo a pena me dedicar exclusivamente aos estudos. Mas tem que encarar como uma jornada de trabalho. Do contrário vc vira um vagabundo e estuda pouco. Acorde, vá para uma biblioteca no mesmo horário em que trabalharia e se dedique ao máximo.
Espero que minha estória tenha um final feliz o mais rápido possível.

abraços
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 09:29 AM
RafaHV RafaHV está offline

Olá colegas!
Como disse o Moska, pra mim foi necessário largar o emprego e ficar estudando. Antes, trabalhava e estudava à noite, nos finais de semana tava tão cansado q conseguia estudar muito pouco.
Passei todo 2009 só estudando, sem trabalhar, e pra mim valeu muito a pena, percebi q o meu rendimento aumentou muito. Claro, é necessário disciplina, plano de estudo, perseverança. Vc DEVE criar uma quadro de horários (eu segui a ideia do Alex Meirelles, um quadro cíclico) e segui-lo, inclusive nos finais de semana.
Não aconselho largar o emprego só por largar, e começar a estudar. Vc deve fazer um planejamento financeiro, ver quanto tempo pode passar sem trabalhar (no mínimo 1 ano, o ideal é pelo menos 2 anos), falar com a família q vc vive e conscientizar q vc estará estudando, não tem tempo livre - geralmente acham q vc não tá fazendo nada, aí pedem pra fazer serviço de banco, de mercado etc - e seguir com seu quadro de horário.
Pra mim funcionou, passei no AFTE-RS e provavelmente pra segunda fase do AFRFB, e tenho certeza q não teria conseguido trabalhando de dia e estudando de noite.
Abraço e bons estudos

Rafael

Última edição por RafaHV; Thu, 14/01/10 às 09:30 AM.
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 09:40 AM
INTELLECTUS

A partir de novembro estou me dedicando só ao estudo. Tem que ser um decisão muito bem elaborada. No meu caso estudei e trabalhei até atingir um nível intermediário, já sinto que estou competitivo, então vou partir para o aperfeiçoamento com dedicação integral.
O que pesa quando se está trabalhando é o cansaço.
Acho, de modo geral, desaconselhável deixar emprego para quem está começando a vida de concurseiro. Depois de passar pelo estudo básico, ter certeza do que quer acho melhor. Cada um tem sua estória. Muita reflexão, e depois coragem.
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 09:43 AM
Paulo Paulo está offline

Creio que depende de cada um.

No meu caso, não vale a pena. Notei que não consigo ficar muito tempo estudando. Resultado: durante as férias que tirei, estudei quase a mesma coisa que no período de trabalho.

Ou seja, depende de sua capacidade de concentração. Fico muito entediado com estudo.

Acho que largar o emprego é muito arriscado. SE passar, tudo está resolvido. Mas e se der errado? Havendo apoio familiar e de amigos, tudo bem. Senão...
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 11:42 AM
Samy Samy está offline

Eu era comerciante e comecei a estudar em outubro de 2007, estudei apenas 1 mes e meio e logo entrou dezembro, época do ano em que mais trabalhava, parei de estudar porque não dava conta de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Em janeiro, resolvi vender minha loja e me dedicar somente ao estudo. Em março já estava tudo resolvido, só que fiquei grávida e por motivos maiores não estudei durante a gravidez. Em maio de 2009, assim que vi a autorização para os concursos da RF, resolvi entrar de cabeça, passei a estudar de 8h a 10h por dia. Acho que de certo por enquanto: fui pra 2a. fase de analista - meu foco principal.
Se eu tivesse continuado trabalhando não teria conseguido estudar como estudei. Admiro as pessoas que tem força pra isso. Eu sei das minhas limitações e sei que não consigo fazer duas coisas bem feitas aos mesmo tempo, por isso optei por me dedicar a apenas 1. Vai de cada um...
Abraços,
Samy
Responder com Citação
Antigo Thu, 14/01/10, 04:35 PM
emerson_amorim emerson_amorim está offline

Pois é pessoal, parece que a resposta final fica por conta da personalidade e da conjuntura que cada um vive.

- Eu fui demitido em nov/08 (fator 1);
- Trabalhava numa área em que não me faltariam empregos (redes de computadores), mas estava insatisfeito com o que fazia e não queria continuar nela (fator 2);
- Antes de ser demitido, eu já estava pensando em estudar para concursos e até tinha comprado uns 2 livros, mas logo vi o tamanho da brincadeira e desisti de estudar trabalhando (fator 3);
- Tenho uma filha que amo muito e tomei a decisão de não "roubar" meu tempo com ela (é sagrado) por qualquer motivo, portanto trabalhando e estudando eu quebraria essa regra (fator 4).
- Fiz as contas vi que dava para segurar a onda por uns 2 anos sem trabalhar (fator 5);

Com certeza a pressão é grande. "Você é louco, e se não der certo?" Foi o mínimo que me disseram !!

Mas agora estou aqui, indo para a segunda fase do concurso de Analista (salvo uma Zebra sem precedentes), e muito confiante de que em breve estarei na RFB.

É isso, depende do somatório dos fatores que cada um vive no momento.

É mais fácil tomar a decisão que todos esperam de você !! Mas assim você será apenas mais um !!

Abraços galera e rumo à Receita.
Responder com Citação
Antigo Wed, 20/01/10, 06:19 PM
Ronaldo Moska Ronaldo Moska está offline

Citação:
Postado Originalmente por emerson_amorim Ver Post

Com certeza a pressão é grande. "Você é louco, e se não der certo?" Foi o mínimo que me disseram !!
Por isso que pedi demissão e fiquei no sapatinho. Não falei pra ninguém da família. Exceto para uma das minhas irmãs e minha esposa. nenhum amigo sabe e nem minha mãe.

isso me poupa de muita pressaõ.

Tinha um cargo elevado numa multinacional e ganhava bem. Muita gente ia querer me internar se soubesse da minah real decisão.
Quando passar conta a hisória real para todos.

Alguns vão ficar plutos, mas isso é importante pra mim no momento.

abraços
Responder com Citação
Antigo Mon, 25/01/10, 09:21 PM
Roger75 Roger75 está offline

Pois é, a decisão é difícil. Se por um lado ficar trabalhando pode te possibilitar um dinheirinho para investir em cursos/materiais e pagar suas contas básicas - além de diminuir um pouco a pressão de ter que passar - por outro lado às vezes penso se não estou "perdendo" tempo de estudo, pois poderia conseguir mais horas disponíveis e, assim, a possibilidade de passar num concurso bom aumentaria. Assim já garantiria logo isto que tanto quero, que é ter uma maior estabilidade no emprego e uma vida um pouco mais confortável.
É realmente difícil conciliar estudo e trabalho, ainda mais quando seu serviço fica longe de casa.
Mas também tenho receio de virar um completo vagabundo se parar de trabalhar... fora que, em casa, se me virem disponível já vão me mandar comprar pãozinho de manhã ou lavar a louça, ou então ficar cuidando de criança... acho que terei que ir para alguma biblioteca estudar, neste caso. É foda.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts