Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Direito Constitucional
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Mon, 02/11/09, 10:30 AM
Gabi - ES

Padrão DCO - Aplicabilidade imediata

§ 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

Aplicação imediata = eficácia plena?
Responder com Citação
Antigo Mon, 02/11/09, 10:54 AM
cassiaclesca cassiaclesca está offline

Padrão Re: DCO - Aplicabilidade imediata

Não, Gabi

Algumas normas relativas a direitos e garantias fundamentais não são auto aplicáveis, têm eficácia limitada.

Ex: Incisos X, XI, XII, XX, XXIII e XXVII do art sétimo.
Responder com Citação
Antigo Mon, 02/11/09, 11:01 AM
Gabi - ES

Isso eu sei...

É que - pelo meu material - entendi que "aplicação imediata = eficácia plena", sendo que tal norma constitucional não valeria p/ TODOS os direitos e garantias fundamentais (apesar de norma dizer isso!!!).

Não é isso não?

Qual a diferença então entre aplicação imediata e eficácia plena?
Responder com Citação
Antigo Mon, 02/11/09, 11:15 AM
cassiaclesca cassiaclesca está offline

Segundo VP, dizer que estas normas têm aplicabilidade imediata, significa dizer que os aplicadores do direito deverão conferir-lhes a maior eficácia possível.

Ou seja, eu entendo que não é uma norma programática, é para aplicar imediatamente, tal como ela estiver, independente de regulamentação pelo legislador ordinário.
Responder com Citação
Antigo Tue, 03/11/09, 09:48 AM
Gabi - ES

Alguém mais pode comentar?

Ainda não estou 100% nesse assunto...
Responder com Citação
Antigo Tue, 03/11/09, 12:21 PM
rkendi rkendi está offline

Thumbs up Re: DCO - Aplicabilidade imediata

Vamos lá!

A questão da eficácia das normas é uma classificação feita pelo professor José Afonso da Silva, a qual é muito cobrada em concursos.

Já a aplicação vem do parágrafo primeiro do artigo 5 da CF/88.

Vou transcrever as palavras do VP no livro "Direito Constitucional Descomplicado", 3 ed. 2008, pg 102:

" Determina a Constituição que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata (art. 5, Parágrafo 1).

...

Essa regra de aplicação imediata, porém, não é absoluta. Embora a regra seja a eficácia e a aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais, o fato é que existem direitos fundamentais que consubstanciam normas de eficácia limitada, dependentes de regulamentação por lei para a produção de seus efeitos essenciais.

O grau de eficácia e aplicabilidade dos direitos fundamentais é em grande parte determinado pelo próprio enunciado dos dispositivos que os estabelecem, uma vez que a Constituição faz depender de legislação ulterior a aplicação plena de algumas normas definidoras de direitos fundamentais, especialmente no tocante aos direitos sociais (CF, art. 7).

Assim, em que pese o texto constitucional determinar que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicabilidade imediata (art. 5, Parágrafo 1), o fato é que temos direitos e garantias fundamentais de eficácia limitada, dependentes de regulamentação para a produção de seus plenos efeitos, como são exemplos os incisos XX e XXVII do art. 7 da Carta Política."

Acho que é isso.
Bons estudos!!!
Responder com Citação
Antigo Fri, 21/10/11, 09:00 AM
tdscil_82 tdscil_82 está offline

Só para complementar, quando a CF diz que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata (art. 5º parágrafo 1º), ela não se aplica somente ao artigo 5º, mas tb alcança do art. 6 ao art. 17º.

Conforme VP&MA:

"Importante destacar, também, que o comando constitucional em exame - parágrafo 1º do art. 5º - não tem sua aplicação restrita aos direitos e garantias fundamentais individuais e coletivos arrolados no art 5º da Constituição da República.
Sua incidência alcança as diferentes classes de direitos e garantias fundamentais de nossa Carta Magna, ainda que indicados fora do catálogo próprios a eles destinado (artigos 5º ao 17º)."

valeu!

Abs e bons estudos!
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts