Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Administração Financeira e Orçamentária
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Administração Financeira e Orçamentária colaboração: Graciano Rocha (dr lecter)

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Fri, 18/09/09, 05:25 PM
inoliveira inoliveira está offline

Padrão dívida flutuante

Mestre,

Fiquei com dúvida na questão 53 da prova VI.

Pra mim, a dívida flutuante não corresponde ao passivo financeiro, mas é parte dele. Assim a questão seria errada. Estou enganado?

Abs
++++++++++++++
53 A dívida flutuante corresponde ao passivo financeiro do BP e compreende os saldos das contas que permaneceram abertas no sistema financeiro, não necessitando de autorização orçamentária para seu pagamento.
Responder com Citação
Antigo Fri, 18/09/09, 06:33 PM
Meklos Meklos está offline

Padrão Re: Dúvida do Livro

Citação:
Postado Originalmente por inoliveira
Mestre,

Fiquei com dúvida na questão 53 da prova VI.

Pra mim, a dívida flutuante não corresponde ao passivo financeiro, mas é parte dele. Assim a questão seria errada. Estou enganado?

Abs
++++++++++++++
53 A dívida flutuante corresponde ao passivo financeiro do BP e compreende os saldos das contas que permaneceram abertas no sistema financeiro, não necessitando de autorização orçamentária para seu pagamento.
inoliveira, a dívida flutuante é prevista no art. 92 da Lei nº 4320/1964:

Citação:
Art. 92. A dívida flutuante compreende:
I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;
II - os serviços da dívida a pagar;
III - os depósitos;
IV - os débitos de tesouraria.
Parágrafo único. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.
Entende a doutrina que a dívida flutuante corresponde ao passivo financeiro, exatamente como o comando da questão coloca, ok?

Abraços.
Responder com Citação
Antigo Fri, 18/09/09, 08:09 PM
inoliveira inoliveira está offline

Obrigado mais uma vez, mestre...

Abs
Responder com Citação
Antigo Mon, 21/09/09, 10:32 AM
Meklos Meklos está offline

Disponha!
Responder com Citação
Antigo Sun, 04/07/10, 07:07 PM
Lupanx Lupanx está offline

Desculpem-me mas fiquei com uma dúvida.

"A dívida flutuante corresponde ao passivo financeiro do BP e compreende os saldos das contas que permaneceram abertas no sistema financeiro, não necessitando de autorização orçamentária para seu pagamento."

Não intendi o que ele quis dizer com "permaneceram abertas" e também por que não necessitam de autorização para pagamento. Alguem pode me dar uma "luz"?
Obrigado
Responder com Citação
Antigo Mon, 05/07/10, 04:48 PM
AZIMUTE AZIMUTE está offline

Citação:
Postado Originalmente por Lupanx Ver Post
Desculpem-me mas fiquei com uma dúvida.

"A dívida flutuante corresponde ao passivo financeiro do BP e compreende os saldos das contas que permaneceram abertas no sistema financeiro, não necessitando de autorização orçamentária para seu pagamento."

Não intendi o que ele quis dizer com "permaneceram abertas" e também por que não necessitam de autorização para pagamento. Alguem pode me dar uma "luz"?
Obrigado
O Subsistema Financeiro, em seu lado credor, é composto basicamente das receitas e dos deveres cuja realização independa de autorização orçamentária. Para que se elabore o Balanço Patrimonial, são encerradas as contas de resultado, "PERMANECENDO ABERTAS" as obrigações financeiras. Acredito que o fato de o examinador ter colocado o termo "que permanecerem abertas" seja uma contraposição às contas de resultado que são encerradas para elaboração do BP, bem como as proprias contas de obrigações financeiras que já não possuem saldo, por terem sido liquidados os débitos.

Última edição por AZIMUTE; Mon, 05/07/10 às 04:55 PM.
Responder com Citação
Antigo Mon, 05/07/10, 08:40 PM
marrul marrul está offline

Padrão Re: dívida flutuante

Concordo com o colega que criou o tópico. O passivo financeiro não é igual à dívida flutuante. Há outras contas como, por exemplo, adiantamentos recebidos e receitas pendentes de classificação que não são classificadas como dívida flutuante. Contudo o CESPE considerou correta a questão (e acabou criando essa "jurisprudência" e, como não cabe aqui brigarmos com a banca, melhor considerarmos como correta outras questões nesse sentido)
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts