![]() |
|
|
|||
|
|||
|
Gente, alguém pode me ajudar nesses conceitos?
P/ mim funciona da seguinte forma: Presunção de legalidade --> diz respeito aos ATOS Ato foi praticado com obediência à lei é uma presução relativa Presunção de legitimidade --> diz respeito aos ATOS Ato foi praticado com obediência aos princípios adm é uma presução relativa Presunção de veracidade --> diz respeito aos FATOS Presume-se que os fatos alegados como ensejadores do ato sejam verdadeiros é uma presunção relativa Alguém pode corrigir p/ mim? Ou acrescentar algo? |
|
|
|||
|
|||
|
Presunção de Legalidade = atributo presente em todos os atos adm, admitindo, porém, prova em contrario. Pode-se dizer que a presunção é relativa (júris tantum) de legalidade.
Presunção de Legitimidade = os atos adm, pela qual se presume praticados de acordo com a norma, em entendimento aos princípios que devem nortear a atuação estatal. Presunção de Veracidade = nos atos adm diz respeito à verdade dos fatos alegados pela adm e não sua conformidade com a lei. Os fatos alegados pela adm presumem-se verdadeiros, reais, até que prove o contrario. Atributo = Legalidade = Conceito = adequação do ato a lei. Atributo = Legitimidade = Conceito = adequação a lei e aos princípios. Atributo = Veracidade = Conceito = os fatos alegados são verdadeiros. |
![]() |
| Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Presunção de VERACIDADE? | PandoraSan | Direito Administrativo | 1 | Thu, 04/11/10 03:33 AM |
| presunção legitimidade x veracidade | bytezera | Direito Administrativo | 1 | Sun, 05/09/10 09:58 AM |
| presunção de veracidade | PAULISTANO BATUTA | Direito Administrativo | 8 | Wed, 16/09/09 05:14 PM |
| Duvida presunção de legitimidade/presunção de veracidade. | Igor Moulin | Direito Administrativo | 10 | Thu, 25/06/09 01:25 PM |
| Presunção de veracidade | Araer | Direito Administrativo | 2 | Tue, 16/06/09 04:51 PM |