Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Concursos > Área Fiscal
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Mon, 13/10/08, 12:07 AM
Fernando Mineiro Fernando Mineiro está offline

Padrão GRUPO PARA ELABORAR/RESOLVER SIMULADOS SEMANAIS

Pessoal,

Estou montando um grupo de estudos (via Internet - google grupos) com o objetivo de fazer simulados semanalmente.

A idéia seria ajuntar umas 10 pessoas de forma que cada um seria responsável por selecionar algumas questões de determinada matéria, colocando o gabarito e um pequeno comentário sobre a questão.

Não precisa obrigatoriamente ser questão inédita e nem o comentário precisa ser muito complexo (aliás, é melhor que o comentário seja apenas trecho de lei, um esqueminha simples, uma expressão chave, etc), mas é fundamental que seja correto! Que a pessoa tenha segurança no que está escrevendo.

Para ser produtivo, o comentário tem que ser pequeno, afinal de contas a idéia é revisão e não aprender matéria nova.

Tenho utilizado uma forma de fazer exercícios pelo computador que tem sido bastante produtiva.

1- Copio uma seqüência de questões (retirada de uma prova ou apostila em PDF por exemplo) em um arquivo WORD.
2 - Faço as questões, deixando um espaço em branco entre o enunciado e a resposta.
3 – Com o gabarito oficial e consulta, corrijo as questões, colocando pequenos comentários em cada resposta (na maioria das vezes trechos da lei ou comentários de professores famosos)

No final tenho uma série de questões comentadas, num formato parecido com as aulas de exercícios do Ponto dos Concursos (questão e comentário em seguida).

O objetivo de se deixar um espaço entre o enunciado e a resposta é poder pensar na questão antes de ver a resposta.

Fica mais ou menos assim...

(CESPE/ AGU/ 2004) Considere a seguinte situação hipotética.
Determinado estado decidiu, a partir de 2004, instituir contribuição social, a ser cobrada de seus servidores, para custeio do sistema de previdência dos servidores estaduais. Nessa situação, a Constituição Federal faculta à unidade federada a referida instituição, desde que a alíquota não ultrapasse a estabelecida pela União para a contribuição dos servidores federais.

E
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 149
(...)
§ 1º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário de que trata o art. 40, cuja alíquota não será inferior à da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União.

(CESPE/ AGU/ DEZ 2004) É matéria de lei complementar o estabelecimento, em relação a cada imposto previsto na Constituição Federal, dos respectivos fatos geradores, das bases de cálculo e alíquotas.

E
Alíquotas não!

CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 146. Cabe à lei complementar:
(...)
III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:
a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes;

05. (ESAF/TRF/2002.2) O imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, de competência da União, deve ser informado pelos critérios da progressividade e da especialidade.

E
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 153 (...)
§ 2º O imposto previsto no inciso III
(IR) :
I - será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei;

REQUISITOS PARA PARTICIPAR:

Comprometimento em postar pelo menos um simuladinho por semana.
-A idéia é ter uma regularidade, para que, semanalmente, todos do grupo façam questões de todas as disciplinas

Ter pelo menos uma noção de todos os assuntos da matéria na qual for responsável.
- Não precisa ser fera, mas como disse, a idéia é REVER e não aprender conceitos novos.
- O objetivo, no simulado, não é concentrar em determinado assunto, mas tentar colocar pelo menos uma questão de cada tópico do programa.

Eu particularmente, acho que esse método funciona melhor com as disciplinas de direito, por isso estou propondo inicialmente Constitucional, Administrativo e Tributário. Mas se a idéia for para a frente, nada impede que novas disciplinas sejam acrescentadas.

E ai?
Alguém se interessa?
Peço a quem se interesse que poste por qual (quais) disciplina(s) gostaria de ficar responsável...
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts