Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Administração Financeira e Orçamentária
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Administração Financeira e Orçamentária colaboração: Graciano Rocha (dr lecter)

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Mon, 29/09/08, 08:38 PM
fgamajr fgamajr está offline

Padrão Gabarito extra-oficial/comentários sobre a prova de AFO STJ

No último domingo, cerca de 12.000 candidatos realizaram as provas para Analista Judiciário - Área Administrativa do STJ. Como alguns me solicitaram um gabarito extra-oficial estou colocando aqui o que eu acho que podem ser as respostas das questões. E espero que amanhã as respostas se confirmem. Se assim não o for, este 'post' pode servir como fonte de recursos para aqueles que errarem as questões.

Abraços,

Fernando Gama

fernandogama@euvoupassar.com.br

fgamajr@gmail.com

Gabarito extra-oficial do prova do STJ – AFO

Questões.

79 – Falso. Não é para os três exercícios subseqüentes, mas sim para os dois seguintes.

80 – Correta.

81 – Correta.

82 – Falso. Pode combinar as sub-funções com outras funções.

83 – Falso. Não necessariamente. Pode ter sido empenhado valor maior que o liquidado.

84 – Falso. A LDO traça os limites da elaboração orçamentária do Poder Judiciário.

85 – Falso. Os gastos da previdência social integram o orçamento da seguridade social independente do órgão executor da despesa.

86 – Falso. Receitas de capital não se destinam a atender despesas correntes.

87 – Certo. (apenas alguma dúvida sobre a palavra ‘dados orçamentários’, ficou genérico demais, alguns dados não são públicos, existem gastos sigilosos...acho que o elaborador da questão não quis abordar este aspecto, por isso, acho que a resposta é correta).

88 – Certo. Art. 55, III, da LRF.

89 – Certo.

90 – Falso. Definição incorreta de crédito extraordinário.
Responder com Citação
Antigo Tue, 30/09/08, 08:13 PM
eng_leandro eng_leandro está offline

Padrão Re: Gabarito extra-oficial/comentários sobre a prova de AFO STJ

Olá Professor!!!

Qto à primeira questão, o cespe deu o gabarito como correto o item. Eu assinalei errado pelo motivo q vc expôs, o fato de ser para os dois exercícios subsequentes e não três. Poderia ajudar a redigir um recurso para a mesma?

Abço
Responder com Citação
Antigo Tue, 30/09/08, 09:23 PM
Araer Araer está offline

Amigos, esta questão foi retirada do PPA 2008-2011:

Art. 19. O Poder Executivo enviará ao Congresso Nacional, até o dia 15 de setembro de cada exercício, relatório de avaliação do Plano, que conterá:
I - avaliação do comportamento das variáveis macroeconômicas que embasaram a elaboração do Plano, explicitando, se for o caso, as razões das discrepâncias verificadas entre os valores previstos e os realizados;
II - demonstrativo, na forma dos Anexos I e II desta Lei, contendo, para cada programa a execução física e orçamentária das ações orçamentárias nos exercícios de vigência deste Plano;
III - demonstrativo, por programa e por indicador, dos índices alcançados ao término do exercício anterior e dos índices finais previstos;
IV - avaliação, por programa, da possibilidade de alcance do índice final previsto para cada indicador e de cumprimento das metas, indicando, se for o caso, as medidas corretivas necessárias;
V - as estimativas das metas físicas e dos valores financeiros, para os três exercícios subseqüentes ao da proposta orçamentária enviada em 31 de agosto, das ações orçamentárias constantes desta Lei e suas alterações, das novas ações orçamentárias previstas e das ações não-orçamentárias, inclusive as referidas nos artigos 22 e 23 desta Lei.

Ainda assim esta questão contém um erro. Basta ver que há uma incompatibilidade temporal quando compara-se a assertiva e o artigo acima. Pela questão, as estimativas compreendem o exercício e mais três subsequentes. Pelo artigo, o exercício a que se refere a proposta orçamentária não seria abrangido nas estimativas, iniciando somente no exercíco posterior.

Mais uma questão mal formulada, ou melhor, mal COPIADA do CESPE!!!

Vamos aguardar a posição do professor,

Abs,

Araer.
Responder com Citação
Antigo Tue, 30/09/08, 10:51 PM
Magaiverziul Magaiverziul está offline

87 Ao final de cada quadrimestre, o presidente do STJ, em conjunto com o responsável pela administração financeira, tem de assinar o relatório de gestão fiscal, que deve conter, entre outras informações, o montante gasto com a despesa com pessoal. No último quadrimestre, o relatório de gestão fiscal tem de apresentar também o demonstrativo da inscrição em restos apagar, das despesas liquidadas e das não-inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos tenham sido cancelados. CERTA

Agora olha o que diz a LRF:

Art. 55. O relatório conterá:

I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

Acho que nessa o CESPE comeu demais a letra, alguem concorda que caiba recurso. Professor, existe diferenca entre Despesa total com pessoal e Despesa com pessoal??
Responder com Citação
Antigo Wed, 01/10/08, 12:09 PM
betofortal betofortal está offline

Citação:
Postado Originalmente por Magaiverziul
87 Ao final de cada quadrimestre, o presidente do STJ, em conjunto com o responsável pela administração financeira, tem de assinar o relatório de gestão fiscal, que deve conter, entre outras informações, o montante gasto com a despesa com pessoal. No último quadrimestre, o relatório de gestão fiscal tem de apresentar também o demonstrativo da inscrição em restos apagar, das despesas liquidadas e das não-inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos tenham sido cancelados. CERTA

Agora olha o que diz a LRF:

I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

Acho que nessa o CESPE comeu demais a letra, alguem concorda que caiba recurso. Professor, existe diferenca entre Despesa total com pessoal e Despesa com pessoal??
eu tb nao entendi o porque do cespe ter dado certo para esta questao. Alguem pode explicar?
Responder com Citação
Antigo Wed, 01/10/08, 05:31 PM
betofortal betofortal está offline

olha ai a resposta:

III - demonstrativos, no último quadrimestre:

b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:

4) não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;
Responder com Citação
Antigo Wed, 01/10/08, 06:36 PM
Galo Galo está offline

Sobre a questão 79, acho que ela foi mal formulada. É possível interpretar o trecho "e as estimativas das metas físicas e valores financeiros não só para o exercício a que se refere a proposta orçamentária" como sendo referente apenas à LOA e não ao Relatório Anual de Avaliação do PPA, fazendo com que a questão realmente esteja CERTA. Contudo, também seria razoável interpretar que esse trecho é relacionado ao Relatório Anual de Avaliação do PPA, como todo o restante do item, o que tornaria a questão ERRADA. O melhor seria ANULAR essa questão.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts