![]() |
|
|||||||
| Direito Constitucional colaboração: Vitor Cruz |
![]() |
|
|
Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico |
|
|
|||
|
|||
|
Ola pessoal, alguem poderia me ajudar nessa questão da ESAF, ela é de 2004, para o cargo de Oficial de Chancelaria MRE.
No que diz respeito ao processo legislativo, marque a única opção correta. a) De acordo com as regras constitucionais relativas ao processo legislativo das medidas provisórias, elas terão, sempre, eficácia pelo período máximo de cento e vinte dias, contados da data de sua edição. b) A matéria constante de projeto de lei rejeitado ou havido por prejudicado não pode ser objeto de novo projeto na mesma sessão legislativa. c) A sanção tácita de um projeto de lei se dá quando, no prazo de quinze dias corridos, contados da data do recebimento do projeto de lei, o presidente da República não o sanciona nem o veta. d) A delegação ao presidente da República, pelo Congresso Nacional, de autorização para elaborar uma lei delegada terá a forma de Resolução do Congresso Nacional e poderá determinar que o presidente da República submeta o texto do projeto à apreciação do Congresso Nacional. e) As leis complementares serão aprovadas, em cada Casa Legislativa, por maioria absoluta dos votos válidos manifestados pelos parlamentares da Casa, durante a votação da matéria. pelo gaba q eu tenho, a resposta é a letra "D", mas o que está errado, na "C", ?!?!?!
|
|
|
|||
|
|||
|
São 15 (quinze) dias úteis. Pegadinha mesmo!!
|
|
|
|||
|
|||
|
pois é mas o art. 66 da CF, parece dar duas interpretacoes
§ 1º - Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. § 3º - Decorrido o prazo de quinze dias, o silêncio do Presidente da República importará sanção. será que temos q desconsiderar esse paragrafo 3º ???? ou quando q aplico ele??? |
|
|
|||
|
|||
|
Como está no mesmo artigo, eu entendo que o prz do parágrafo 3º é o mesmo do 1º - os quinze dias são úteis, pq se assim não fosse teria alguma referência nesse 3º. Acho que é isso.
|
|
|
|||
|
|||
|
é axo q pode ser isso mesmo.... valeu!!!
|
![]() |
| Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Revogação Tácita | FS2010 | Direito Constitucional | 2 | Mon, 31/01/11 09:51 AM |
| Revogação expressa e tácita | Bernardo | Direito Administrativo | 2 | Wed, 08/12/10 07:45 AM |
| Forma Tácita | rdgbianchini | Direito Constitucional | 5 | Mon, 25/10/10 06:05 PM |
| Duvida: Prazo para homologação tácita | Rafael_Caverna | Direito Tributário | 0 | Fri, 29/06/07 12:37 PM |
| Duvida: Prazo para homologação tácita | Demos_SE | Direito Tributário | 0 | Thu, 28/06/07 10:23 PM |