Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Concursos > Área Fiscal > Receita Federal > Auditor-Fiscal
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Tue, 29/04/08, 10:56 PM

Padrão Economia - Emissão de moeda ?

Desculpe a simplicidade da pergunta, mas não sei exatamente o que é emissão de moeda pelo governo ? Como é o procedimento e por que é emitido moeda ? Quais as consequências de emissão de moeda ?

Obrigado
Responder com Citação
Antigo Wed, 30/04/08, 02:33 AM
Vitor Cruz (Vampiro) Vitor Cruz (Vampiro) está offline

Padrão Re: Economia - Emissão de moeda ?

Olha a emissão de moeda é isso mesmo que vc está pensando...colcar papel moeda pra circular no mercado-- o governo analisa o Produto do pais,o nivel de preço e vê o qt de moeda em circulação está precisando e fala pro Bacen agir!!! daí tiramos a teoria quantitativa da moeda:

M.V = PY ----> Qtd de moeda x Velocidade de circulação dela = Nivel de preços x PIB ou REnda ( como preferir)

Daí vc já tira varias conclusoes e uma delas é importante.... se vc emitir moeda ( colocando mais dindin em circulação) ou os preços aumentam gerando inflação, ou a renda aumenta, ou os dois..... vai ter q analisar as curvas ISxLM

emissão de moeda tb é usada como um meio do governo pagar suas dividas.... ele tá devendo a alguem, manda emitir moeda e paga.... mas com isso, gera varias complicaçoes, como poder aumentar a inflaçao, desvalorizar o cambio e etc...

Eu coloquei o que veio na minha cabeça.... se vc quiser que a gente comente algo mais especificamente pode colocar aí que vou procurar me esforçar mais....

Abraço!!!
Responder com Citação
Antigo Wed, 30/04/08, 12:01 PM

Interessante isso. O governo emite moeda para pagar suas dívidas e ela que pode ser a maior culpada de criar a inflação ?

Olhe um artigo discutindo sobre juros x inflação x governo.

http://ghitnick.com/page3851.html

Vamos continuar esta discução mas preciso estudar mais sobre este interressante assunto..

Abraço
Responder com Citação
Antigo Wed, 30/04/08, 12:09 PM

Em geral, o governo emite moeda para:

1) Substituir cédulas em mal estado por cédulas novas
2) Propiciar a liquidez da economia.

A emissão de moeda para pagar dívida só gera inflação se a emissão superar o necessário que permita à economia funcionar; desde que a moeda fique dentro do país. Em países que possuem moeda conversível esse excesso pode ser transferido a outros países através de transações comerciais e financeiras internacionais. Esses países, portanto, têm o poder de "exportar inflação".
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts