Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Contabilidade
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Contabilidade colaboração: Luciano Rosa (Kazuo), Gabriel Rabelo

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Tue, 30/10/07, 09:12 AM
markrosilva markrosilva está offline

Padrão Receitas/Despesas Diferidas

OLÁ PROFESSORES OSCAR E MORAES JUNIOR!

PODERIAM ME EXPLICAR O QUE SERIAM ESSAS RECEITAS E DESPESAS DIFERIDAS???

DESDE JÁ GRATO PELA ATENÇÃO
Responder com Citação
Antigo Wed, 31/10/07, 07:47 AM
Moraes Junior Moraes Junior está offline

Padrão

Receitas Diferidas: são receitas recebidas antecipadamente de clientes e são classificadas no Passivo Circulante (antecipação de clientes por serviços a serem prestados ou mercadorias a serem fornecidas).

Despesas diferidas: são aquelas que, embora registradas no período de apuração, devam ser transferidas (diferidas) para apropriação ou amortização em períodos de apuração futuros por não competirem ao período em que foram registradas (regime de competência), ou que devam influenciar resultados de períodos subseqüentes, como por exemplo: despesas pré-operacionais, despesas pré-industriais etc, devendo ser classificadas no ativo permanente, subgrupo do diferido.

Despesas do período de apuração seguinte (despesas antecipadas): não são a mesma coisa que despesas diferidas, pois são aquelas que, embora registradas no período de apuração em curso, são de competência do período de apuração subseqüente e, como tal, classificáveis no ativo circulante. Exemplo: parte do prêmio do seguro correspondente ao período-base seguinte; aluguéis antecipados nas mesmas condições etc.

Bons estudos,

MJ
Responder com Citação
Antigo Wed, 31/10/07, 10:10 AM
Surfista Prateado

Padrão

Professor MJ:

"Receitas Diferidas: são receitas recebidas antecipadamente de clientes e são classificadas no Passivo Circulante (antecipação de clientes por serviços a serem prestados ou mercadorias a serem fornecidas)."

Professor, o senhor se refere a Adiantamente de Clientes, como exemplo?

Abraços,

Surfista
Responder com Citação
Antigo Wed, 31/10/07, 08:24 PM

Padrão

Sim, adiantamento de clientes é um exemplo de receita diferida.
Responder com Citação
Antigo Wed, 31/10/07, 08:31 PM
Surfista Prateado

Padrão

Professor MJ:

No Manual de Contabilidade das SA, capítulo 17, página 266, no tocante ao tópico adiantamente de clientes, a Equipe da FEA/USP diz o seguinte: "Tem havido, a esse respeito, critérios muito diversificados e incorretos de contabilização desse tipo de operação, com algumas empresas registrando as antecipações como receita diferida em vez de exigível". Pelo exposto, fiquei na dúvida, pois pelo que entendi Adiantamento de Clientes não é Receita Diferida. Estou confuso, haja vista que lembro ter visto em algum lugar, não recordo onde, que tais Receitas eram contas de REF (Resultado de Exercícios Futuros), justamente por não ter cláusula de devolução, ou coisa semelhante.

Enfim, estou nessa dúvida.

Abraços,

Surfista
Responder com Citação
Antigo Wed, 31/10/07, 08:35 PM

Padrão

Prezado Surfista,

De fato, alguns autores consideram Receitas Diferidas como REF. Neste caso, adiantamento de clientes não seria uma receita diferida. Siga o Manual de Contabilidade das SA, pois as bancas se orientam mais por ele. Eu havia olhado em outro autor que pensa diferente.
Responder com Citação
Antigo Wed, 31/10/07, 08:36 PM
Surfista Prateado

Padrão

Professor MJ:

Novamente, obrigado! Desculpe por estar alugando tanto o senhor!

Forte abraço,

Surfista
Responder com Citação
Antigo Fri, 02/11/07, 11:09 AM

Padrão

Primeiramente, esqueça o senhor. Segundo, pode me alugar o quanto quise, pois também aprendo muito com as dúvidas de vocês.
Sempre falo para os meus alunos que a única diferença entre nós é que agora posso estudar apenas uma matéria (Contabilidade) e, com isso, acabo conhecendo um pouco mais que vocês que precisam estudar mais de dez matérias.

Bons estudos a todos,

MJ
Responder com Citação
Antigo Sat, 03/11/07, 01:01 AM
Surfista Prateado

Padrão

Valeu Professor MJ!!!

Abração,

Surfista
Responder com Citação
Antigo Thu, 08/11/07, 11:18 AM
Oscar Lima Oscar Lima está offline

Padrão

Bons estudos a todos!
Responder com Citação
Antigo Sun, 20/11/11, 10:09 PM
alexandrehunt alexandrehunt está offline

Padrão Re: Receitas/Despesas Diferidas

Olá pessoal como vão? Espero que bem

A conta Receitas Diferidas ainda é uma conta que vigente nos dias atuais? A conta que fora extinta é a Despesas Diferidas do ativo certo?
Responder com Citação
Antigo Fri, 02/03/12, 04:32 PM
augustoflx augustoflx está offline

Alexandrehunt,

Receitas e Despesas Diferidas continuam válidas.
No entanto o Subgrupo ativo diferido desapareceu depois da MP n 449/08.
Temos que tomar cuidado para não confundir os termos.

Flw!
Responder com Citação
Antigo Sat, 16/02/13, 10:27 AM
Rafa_MS Rafa_MS está offline

Citação:
Postado Originalmente por Moraes Junior Ver Post
Receitas Diferidas: são receitas recebidas antecipadamente de clientes e são classificadas no Passivo Circulante (antecipação de clientes por serviços a serem prestados ou mercadorias a serem fornecidas).

Despesas diferidas: são aquelas que, embora registradas no período de apuração, devam ser transferidas (diferidas) para apropriação ou amortização em períodos de apuração futuros por não competirem ao período em que foram registradas (regime de competência), ou que devam influenciar resultados de períodos subseqüentes, como por exemplo: despesas pré-operacionais, despesas pré-industriais etc, devendo ser classificadas no ativo permanente, subgrupo do diferido.

Despesas do período de apuração seguinte (despesas antecipadas): não são a mesma coisa que despesas diferidas, pois são aquelas que, embora registradas no período de apuração em curso, são de competência do período de apuração subseqüente e, como tal, classificáveis no ativo circulante. Exemplo: parte do prêmio do seguro correspondente ao período-base seguinte; aluguéis antecipados nas mesmas condições etc.

Bons estudos,

MJ
Professor Moraes Junior,

Você comentou que as despesas diferidas são classificadas no ativo permanente, correto?

Segundo o livro "Contabilidade Básica" do Ricardo J. Ferreira (livro pelo qual estou estudando), no capítulo 14, página 197, diz o seguinte: "Por disposição já revogada da Lei núm. 6.404/76, as despesas de implantação da empresa não podiam ser apropriadas de imediato ao resultado. Eram classificadas no ativo e transferidas para o resultado de forma gradativa, a partir do início das atividades. Por isto, denominavam-se despesas diferidas, ou seja, despesas cuja participação no resultado era postergada. Na legislação atual, as despesas pré-operacionais são apropriadas de imediato ao resultado."

Agora fiquei na dúvida como classificar esse tipo de despesa.

Você pode me esclarecer por gentileza?
Responder com Citação
Antigo Wed, 20/02/13, 10:12 AM
Rafa_MS Rafa_MS está offline

Up...
Responder com Citação
Antigo Thu, 07/03/13, 11:43 AM
Abigail Abigail está offline

Olá Rafa_MS
Note que o comentário do Professoe Moraer Junior data de 2007. Atualmente a coisa mudou. O ativo diferido foi extinto em 2008.
A lei admite que o saldo existente nessa conta em 31/12/2008, que, pela sua natureza, não possa ser alocado em outro subgrupo de contas, permaneça sob essa classificação até sua total amortização. Os valores que antes eram apropriados no ativo diferido agora integram de imediato o resultado, como despesas. É o caso inclusive das despesas pré operacionais e dos juros pagos ou creditados a acionistas em fase de implantação.

Citação:
Postado Originalmente por Rafa_MS Ver Post
Professor Moraes Junior,

Você comentou que as despesas diferidas são classificadas no ativo permanente, correto?

Segundo o livro "Contabilidade Básica" do Ricardo J. Ferreira (livro pelo qual estou estudando), no capítulo 14, página 197, diz o seguinte: "Por disposição já revogada da Lei núm. 6.404/76, as despesas de implantação da empresa não podiam ser apropriadas de imediato ao resultado. Eram classificadas no ativo e transferidas para o resultado de forma gradativa, a partir do início das atividades. Por isto, denominavam-se despesas diferidas, ou seja, despesas cuja participação no resultado era postergada. Na legislação atual, as despesas pré-operacionais são apropriadas de imediato ao resultado."

Agora fiquei na dúvida como classificar esse tipo de despesa.

Você pode me esclarecer por gentileza?
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts