Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Concursos > Área Fiscal > Receita Federal > Auditor-Fiscal
Esqueci minha senha! Quero me registrar!


Resposta
 
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
  #1  
Antigo Sat, 06/10/07, 12:26 PM
ronaldo ronaldo está offline
 
Registrado em: 16/12/06
Localização: Fortaleza-Ce
Posts: 2,072
Padrão SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA

SILULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
POSTAGEM: 06/10
GABARITO: 09/10

AUTOR: ronaldo


Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02

Por mais fundamental que seja a existência de uma imprensa livre nas nações democráticas, ela não pode imbuir-se de um poder supremo. Jornalistas não estão acima da lei, não são juízes. Nem a imprensa pode assumir o papel que cabe, constitucionalmente, ao Poder Judiciário. É fato que a prática jornalística sempre envolve dilemas éticos. Mas o trabalho que a mídia brasileira vem desenvolvendo vai além de meros dilemas.

A crise aérea existe e tem importância jornalística. Mas a abordagem que a mídia vem fazendo é de tal intensidade que guarda semelhança com o período pré-eleitoral. O grave acidente em Congonhas, lamentável sob todos os aspectos, vem sendo explorado como se fosse uma conseqüência da crise aérea. A imprensa apressou-se em apontar culpados, julgá-los e condená-los, antes mesmo que as investigações se iniciassem. Quem conhece os procedimentos em acidentes semelhantes sabe que as causas, geralmente, se devem a vários fatores. Caberia à imprensa uma apuração mais rigorosa e não apresentar à sociedade um “choque de versões”, com endereço certo: o Palácio do Planalto. Identifica-se nitidamente o interesse político que tem relação com a história da mídia brasileira, com suas opções políticas e seus interesses comerciais.

A “grande imprensa” ressente-se do resultado eleitoral. Não se conforma com a intenção do atual governo de criar uma rede pública de televisão. Não aceita, também, que seja instituído um novo marco regulatório para as produções audiovisuais. Tem arrepios quando o governo propõe democratizar o setor com a entrada em operação da tv digital. E o Conselho Federal de Jornalismo que seria criado para regular a profissão dos jornalistas, assim como ocorre com médicos, psicólogos, engenheiros e advogados, nem pensar!
( Franzé Ribeiro. Aviões , mídia e poder. O Povo 28/07/2007)


01- Assinale a opção que está de acordo com as idéias do texto.

a) A orientação argumentativa do último parágrafo mantém uma relação de contraste com o resto do texto.
b) Pressupõe-se que os jornalistas dão importância ao problema da crise aérea.
c) A história da mídia brasileira confunde-se nitidamente com suas opções políticas e seus interesses comercias.
d) A imprensa está conformada com os intentos do governo de criar uma rede pública de televisão, mas não aceita a instituição de um mecanismo regulatório para as produções audivisuais.
e) Com a entrada da tv digital e com a criação do Conselho Federal de Jornalismo, a profissão dos jornalistas será regulamentada.

02- Em relação às estruturas lingüísticas do texto, marque a opção correta.

a) De acordo com as idéias do texto, o pronome “ela”(L2) tem como referente a expressão “a existência”.
b) A expressão “imbuir-se”(L.2) está na voz passiva sintética, por isso ela não pode ser substituída pela forma correspondente “ser imbuída”.
c) A vírgula usada após “jornalistas não estão acima da lei”(L.3) pode ser suprimida sem prejuízo da correção gramatical.
d) É possível a troca do verbo “cabe”(L.3) pelo verbo “compete”, sem que se alterem os processos sintáticos e a coerência do texto.
e) A introdução do período pelo conector “mas”(L.5) ocasiona uma fragmentação lógico-semântica no texto, uma vez que tal conjunção somente inicia oração.

03- Assinale a opção que completa de forma coerente e gramaticalmente correta o texto a baixo.


Da noite para o dia, o Brasil atingiu a memorável marca de US$ 1 trilhão de PIB e, _______________, ficamos mais ricos, pelos menos na estatística. Isso aumentou o risco da complacência do governo _______________ os erros, os problemas e os atrasos do país. Foi um ajuste metodológico necessário, _____________ o risco é alimentar a idéia de que está tudo bem. Não está. O desemprego aumentou, como previsto; o consumidor está menos confiante, portanto menos propenso ao consumo. _________________ , parte desse aumento do PIB é elevação dos gasto do governo, que antes não era vista com precisão. Agora a medida é mais precisa. Isso mostrou o que todos já sabiam.
( Miriam Leitão.Coelhos da Cartola. O Globo, 30 de março de 2007, com adaptações.)

a) Subitamente – com – mas – além disso.
b) Lentamente – com – porque – outrora.
c) Lentamente – pelos – embora – por conseguinte.
d) Subitamente – sobre – mas – além disso.
e) Repentinamente – sobre – pois – dessa forma

04- Assinale a opção em que foram plenamente respeitadas as prescrições gramaticais.

a) Cinco meses depois de reeleito, o presidente Lula, que na campanha, pedia que o deixassem trabalhar conseguiu montar um Ministério que está longe de ser a escalação de um time para entrar em campo imediatamente e virar o jogo.
b) É com espanto que se ler uma entrevista, como a dada ontem pelo ministro do trabalho, Carlos Lupi, feliz com sua chance de fatiar as secretarias regionais do trabalho para “ acomodar” seus muitos aliados.
c) Revisões estatísticas, como as do PIB brasileiro, deveriam ser vistas apenas como estatísticas, mas estão sendo usadas para esconder que o ajuste fiscal foi feito nos últimos anos com aumento de impostos, e não com redução de despesas. O Brasil, mesmo com o PIB revisto, cresce menos que a média mundial.
d) O Ministério da Saúde que tem a maior parcela do orçamento e a vantagem de correção automática dos seus gastos em qualquer conjuntura econômica ou orçamentária, já reclamou: se o PIB subiu, sua parcela nos gastos gerais , que é sempre uma fração do PIB, tem que crescer.
e) A Previdência, que precisa ser revista por irrecorríveis razões demográficas, foi somente recalculada sobre novas bases e, milagrosamente, o déficit encolheu. Com o novo PIB, ficará ainda menor. Então, não a reforma a se fazer, pois a revisão da metodologia do PIB foi feita de forma séria.
( Miriam Leitão. Coelhos da Cartola. O Globo, 30 de março de 2007, com adaptações.)

05- Marque a opção que preenche corretamente a seqüência de lacunas do texto, tornando-o coeso e coerente.


Nem sempre é fácil identificar a violência. __________ , uma cirurgia não constitui violência, ___________ visa ao bem do paciente, ______________ é feita com o consentimento do doente. __________________ será violência se a operação for realizada sem necessidade ou se o paciente for usado como cobaia de experimento científico sem a devida autorização.
( Maria Lúcia de A.Aranha e Maria Helena P. Martins. Temas de Filosofia. P. 171, com adaptações)

a) Como exemplo – mas certamente – primeiro porque – depois porque.
b) Mas certamente – primeiro porque – depois por que – por exemplo.
c) Por exemplo – primeiro por que – depois porque – embora certamente.
d) Mas certamente – por exemplo – primeiro porque – depois porque.
e) Por exemplo – primeiro porque – depois porque – mas certamente.
Responder com Citação
  #2  
Antigo Sat, 06/10/07, 12:28 PM
ronaldo ronaldo está offline
 
Registrado em: 16/12/06
Localização: Fortaleza-Ce
Posts: 2,072
Padrão

06- No texto abaixo, foram subtraídos sinais de pontuação por números. Assinale a seqüência de sinais de pontuação que devem ser inseridos nos espaços indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto. Desconsidere a necessidade de transformar letras minúsculas em maiúsculas.


O economista cabeça-de-planilha é um tipo peculiar (1 ) ele estudou economia, em geral fez uma pós-graduação no exterior, e aprendeu modelos matemáticos. Esses modelos tentam identificar o que se chama de situação de equilíbrio ma economia. Ou seja (2 ) de quanto deve ser o câmbio, os juros, para que a inflação fique em determinado patamar (3 ) o crescimento em outro e assim por diante. É uma planilha bem montadinha que visa a responder a algumas questões (4 ) se baixa os juros para tanto, para quanto irá o câmbio, de quanto será a inflação (5 ) e assim por diante.
( Luis Nassif , com adaptações)


(1) (2) (3) (4) (5)

a) . : , . ,
b) . , , : ,
c) ; . , : .
d) , . ; , .
e) ; , , - ,


Leia os testos abaixo para responder à questão 07

TEXTO 1
É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato uma violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciado não terão estrutura suficiente para atender à demanda.
( trecho adaptado de Alberto Corazza, on-line)

TEXTO 2
Vários motivos me levaram a este livro. Dois se destacam pelo grau de envolvimento: raiva e esperança. Explico-me: raiva por ver o quanto a cultura ainda é vista como artigo supérfluo em nossa terra; esperança por observar quantos movimentos culturais têm acontecido em nossa história, e quase sempre como forma de resistência ou transformação(...)
(trecho adaptado de Martin Feijó )

TEXTO 3
O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza, é um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só se explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão também as formas da ação humana.
( trecho adaptado Maria Lúcia de A. Aranha e Maria Helena P. Martins )

07- Sobre estruturação de parágrafo analise as afirmações abaixo.

I- O primeiro texto é estruturalmente organizado por uma declaração;
II- O segundo texto é estruturalmente organizado por uma oposição;
III- O segundo texto obedece a uma estrutura por comparação;
IV- O terceiro texto não é estruturalmente organizado por uma definição.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras:

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV

08- Os fragmentos abaixo foram adaptados do livro Convite à Filosofia, de Marilena Chauí, para compor três itens. Julgue-os em relação às regras gramaticais do padrão culto da língua portuguesa para assinalar a opção correta a seguir.

I- Para que haja conduta ética, é necessário que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores, sendo por isso responsáveis por suas ações e seus sentimentos e pelas conseqüências do que faz e sente.
II- A consciência moral se manifesta, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar-se na ação. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as conseqüências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins e a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo.
III- A vontade é esse poder deliberativo e decisório do agente moral. Para que exerça tal poder sobre o sujeito moral, a vontade deve ser livre, isto é, não pode estar submetida à vontade de um outro nem pode estar submetida aos instintos e às paixões, mas, ao contrário, deve ter poder sobre eles e elas.

Estão respeitadas as regras gramaticais apenas

a) no item I
b) nos itens I e II
c) no item II
d) nos itens II e III
e) no item III

09- Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a seqüência correta.

( ) Ora, a “cultura” da escola é a cultura do meio ambiente onde vivem as classes privilegiadas. As crianças dessas classes mais favorecidas estão habituadas desde a mais tenra infância à linguagem que a escola exige. Os textos escritos, os livros e jornais fazem parte de seu universo familiar e são percebidos como fonte de prazer e de diversão.

( ) Este mal-estar experimentado pelas crianças dos meios menos favorecidos pode desembocar numa atitude de recusa da escola, que se traduz em erros constantes , num mutismo dentro da sala de aula, em suma, na instalação progressiva do aluno numa situação de fracasso.

( ) Estas crianças sentem-se, assim, naturalmente à vontade na escola: mesma linguagem, mesma presença do livro, mesma cultura. Elas terão menos que outros o sentimento de que a escola é um mundo desligado arbitrariamente da realidade. Por isso também suportarão melhor as obrigações escolares, entrarão mais facilmente no jogo da expressão verbal e do raciocínio abstrato.

( ) Quando a criança chega à escola, ela traz consigo experiências, atitudes, valores, hábitos de linguagem, que constituem e refletem a cultura de sua família e de seu meio social. O desenvolvimento se sua inteligência, de sua personalidade, de sua afetividade foi construído pela assimilação destas atitudes e destes valores.

( ) Ao inverso, as crianças dos meios populares sentem grande estranheza diante da linguagem, normas e valores da escola, que são totalmente diferentes daqueles a que estão habituados. Elas se sentirão ainda mais inferiorizadas pelo fato de não poderem trazer para a escola sua maneira de falar e sua experiência na família e no bairro menos favorecido. Elas se sentirão perdidas diante da falta de sentido e utilidade imediata dos exercícios escolares.
( trecos adaptados de Barbette Harper. Cuidado, escola!. p.75)

a) 5°, 3°, 2°, 1°, 4°
b) 3°, 2°, 4°, 5°, 1°
c) 2°, 5°, 3°, 1°, 4°
d) 4°, 1°, 5°, 3°, 2°
e) 1°, 4°, 2°, 5°, 3°

10- Assinale a opção que não constitui continuação coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto abaixo.

A função da moral é garantir o funcionamento, a estabilidade da vida em sociedade e a possibilidade de melhorá-la. Ora como as necessidades sociais variam no tempo e no espaço, as normas morais também sofrem mudanças.

a) Os antigos gregos, por exemplo, sacrificavam as crianças deficientes. Para eles, tal procedimento não era imoral, uma vez que os deficientes não correspondiam ao ideal de homem grego.
b) As normas morais variam também entre sociedades de uma mesma época e até de um mesmo país. É o caso de alguns estados norte-americanos onde, ao contrário de outros, admite-se a pena de morte.
c) Explica-se o relativismo das normas morais em função das diferentes e específicas situações em que são praticadas. Em outras palavras, a moral se encarna no contexto histórico-social de cada povo.
d) O relativismo moral pode acarretar um descrédito da própria moral. A solidariedade, a fidelidade, a honestidade e a justiça são valores morais universalmente aceitos e praticados.
e) Contudo, a moral constitui uma característica essencial do homem em sociedade, um valor imprescindível pelo qual perpassa toda a história da humanidade.
( trechos adaptados de Elizabeth Bório e Cassiano Cordi. Para Filosofa. p.48)
_________________
Responder com Citação
  #3  
Antigo Sat, 06/10/07, 10:05 PM
dentista_concurseiro dentista_concurseiro está offline
 
Registrado em: 03/07/07
Posts: 35
Padrão

1 c
2 d
3 a
4 c
5 e
Responder com Citação
  #4  
Antigo Sat, 06/10/07, 10:13 PM
dentista_concurseiro dentista_concurseiro está offline
 
Registrado em: 03/07/07
Posts: 35
Padrão

desculpe
Responder com Citação
  #5  
Antigo Sat, 06/10/07, 10:20 PM
dentista_concurseiro dentista_concurseiro está offline
 
Registrado em: 03/07/07
Posts: 35
Padrão

6 b
7d
8 e
9 a
10 a
Responder com Citação
  #6  
Antigo Sun, 07/10/07, 11:27 AM
Gica Lilica Gica Lilica está offline
 
Registrado em: 25/11/06
Localização: Araçatuba - SP
Posts: 320
Padrão

1A
2D
3A
4C
5E
6B
7A ?
8E ?
9C
10C

quero so ver rs
Responder com Citação
  #7  
Antigo Tue, 09/10/07, 01:59 PM
ronaldo ronaldo está offline
 
Registrado em: 16/12/06
Localização: Fortaleza-Ce
Posts: 2,072
Padrão

GABARITO OFICIAL

1-B
2-D
3-A
4-C
5-E
6-B
7-A
8-D
9-C
10-E
Responder com Citação
  #8  
Antigo Tue, 09/10/07, 05:20 PM
Gica Lilica Gica Lilica está offline
 
Registrado em: 25/11/06
Localização: Araçatuba - SP
Posts: 320
Padrão

até q nao fui taaaaaao mal ehhehehe
Responder com Citação
  #9  
Antigo Tue, 09/10/07, 08:02 PM
ronaldo ronaldo está offline
 
Registrado em: 16/12/06
Localização: Fortaleza-Ce
Posts: 2,072
Padrão

A todos que participaram deste simulado, meus parabéns.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Língua Portuguesa Ronan Moreira Língua Portuguesa 1 Mon, 27/09/10 12:10 PM
Simulado Língua Portuguesa - AFRFB2009 L Justin Língua Portuguesa 1 Mon, 04/01/10 10:14 PM
Língua Portuguesa marcelombl AFT 26 Thu, 26/11/09 09:27 PM
Simulado de Língua Portuguesa - EPPGG - ESAF/2009 L Justin Língua Portuguesa 9 Sun, 27/09/09 09:33 PM
SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA ronaldo Língua Portuguesa 10 Sun, 07/10/07 12:25 PM




Horários baseados na GMT -2. Agora são 11:02 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2014, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil