![]() |
|
|||||||
| Direito Tributário colaboração: Diogo Barros |
![]() |
|
|
Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico |
|
|
|||
|
|||
|
Professor, fiquei com dúvida a respeito dessas duas questões do CESPE. Ambas foram consideradas verdadeiras segundo o gabarito oficia. Poderia me ajudar?
"São princípios constitucionais da seguridade social os princípios da universalidade da cobertura - universalidade objetiva - e da universalidade do atendimento - universalidade objetiva." Bom, eu conheço esses dois princípios, mas o que justifica um ser objetivo e o outro ser subjetivo? "A União tem competência legislativa para promulgar lei complementar definindo tratamento diferenciado e favorecido para empresas de pequeno porte, inclusive estabelecendo regime especial ou simplificado para o imposto sobre circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação." Aqui a minha dúvida é em relação a possibilidade da União dar tratamento favorecido a imposto que não é de sua competência, como o ICMS. Salvo engano, esses dias entrou em vigor o Simples Federal. Como a afirmativa foi considerada verdadeira, aproveito para perguntar se o Simples Federal tem algum tratamento para impostos da competência dos Estados ou dos Municípios. E o Super Simples? por onde anda? e o que estabelece? Obrigado! |
|
|
|||
|
|||
|
Professor,
quer dizer que a universalidade de cobertura é objetiva pq refere-se à coisa, enquando que a universalidade do atendimento é subjetiva pq refere-se às pessoas? Sendo assim, me parece, que o raciocínio é o mesmo a ser utilizado para saber quando uma imunidade tributária é objetiva ou subjetiva, ok? Desculpe insistir, mas não gostaria que me restasse nenhuma dúvidazinha. abraços! Citação:
|
![]() |
| Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| CF/Licitação:Tratamento favorecido a empresa nacional | concurseira.jnr | Direito Administrativo | 4 | Mon, 04/07/11 04:40 PM |
| Tratamento perdas | feeestudo | Contabilidade | 3 | Fri, 08/01/10 04:21 PM |
| Regime diferenciado das micro e pequenas empresas | HAWK | Estadual | 1 | Fri, 05/10/07 11:17 PM |
| Quórum diferenciado | Lucia Amaryt | Direito Constitucional | 0 | Fri, 20/07/07 09:58 AM |
| Tratamento diferenciado ou favorecido | Rafael_Caverna | Direito Tributário | 1 | Thu, 05/07/07 12:30 PM |