Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Disciplinas > Contabilidade Pública
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Wed, 27/06/07, 08:53 PM
Spider Spider está offline

Padrão ME AJUDEM COM ESTA DE CONTABILIDADE PÚBLICA ?

Olá, pessoal!

Podem me ajudar com as questões abaixo do TCU/2004 - CESPE de contabilidade pública?

1) Considere a seguinte situação hipotética. Ao final de um exercício, foram apurados os saldos constantes da tabela abaixo, referentes a um ente público.
(valores em R$ mil)
receitas orçamentárias 120 despesas orçamentárias 100
correntes 70 correntes 60
de capital 50 de capital 40
receitas extraorçamentárias 20 despesas extraorçamentárias 50
Nessa situação, os valores apresentados indicam que houve superavit na execução orçamentária e que o saldo financeiro, durante o exercício, teve um acréscimo de R$ 20 mil. ERRADA

2) Com a adoção da tabela de eventos como parte integrante do Plano de Contas da União, eliminaram- se os lançamentos relativos a cada fato contábil individualmente considerado. ERRADA

3) O resultado financeiro do exercício não é afetado pela receita lançada e não-arrecadada; o resultado econômico é afetado pela despesa empenhada e não-paga. ERRADA

4) No que se refere à natureza da diferenciação das despesas segundo a categoria econômica, julgue o item a seguir. Entre as razões que evidenciam a superioridade das despesas de capital em relação às correntes, destaca-se o fato de que são os investimentos, e não o custeio, que contribuem para o crescimento econômico e para a distribuição de renda. ERRADA

5) Com relação à natureza e ao efeito produzido pelos diversos tipos de variações patrimoniais, julgue o item que se segue. O cancelamento de uma dívida de um ente público constitui uma insubsistência passiva; uma do ação efetuada pelo mesmo ente caracteriza uma insubsistência ativa. No primeiro caso, ocorre uma variação ativa; no segundo, uma variação passiva. CERTA

Abraço!
Responder com Citação
Antigo Wed, 27/06/07, 09:07 PM
Rafael Encinas Rafael Encinas está offline

Padrão

Citação:
4) No que se refere à natureza da diferenciação das despesas segundo a categoria econômica, julgue o item a seguir. Entre as razões que evidenciam a superioridade das despesas de capital em relação às correntes, destaca-se o fato de que são os investimentos, e não o custeio, que contribuem para o crescimento econômico e para a distribuição de renda. ERRADA
Creio que esta está errada porque nem toda despesa de capital contribui para o crescimento, que é justamente o caso das inversões financeiras.

Citação:
5) Com relação à natureza e ao efeito produzido pelos diversos tipos de variações patrimoniais, julgue o item que se segue. O cancelamento de uma dívida de um ente público constitui uma insubsistência passiva; uma doação efetuada pelo mesmo ente caracteriza uma insubsistência ativa. No primeiro caso, ocorre uma variação ativa; no segundo, uma variação passiva. CERTA
Insubsistência é quando algo deixa de existir. Ativa é quando o ativo deixou o patrimônio, portanto uma despesa, e passiva quando o passivo foi embora, portanto uma receita.
Cancelamento de dívida = passivo foi embora = insubsistência passiva = receita = variação ativa.
Doação = ativo foi embora = insubsistência ativa = despesa = variação passiva.
Responder com Citação
Antigo Wed, 27/06/07, 09:24 PM

Padrão

Citação:
2) Com a adoção da tabela de eventos como parte integrante do Plano de Contas da União, eliminaram- se os lançamentos relativos a cada fato contábil individualmente considerado. ERRADA
Comentando esta questão, o Leonardo Nascimento, do VemConcursos diz o seguinte:

Primeiramente, convém analisarmos o que significa o termo “fato contábil individualmente considerado”. Pelo que pude perceber, a banca do CESPE não concebeu o fato de que um único fato contábil, individualmente, possa ensejar vários lançamentos contábeis, como seria correto. A meu ver, a banca entende que a arrecadação da receita, por exemplo, ao gerar lançamentos contábeis na própria Unidade Gestora, na sua respectiva Setorial Financeira em vários sistemas de contas, representa vários fatos contábeis.
Essa questão gera muitas dúvidas quanto à sua interpretação!
De qualquer forma, analisando sobre as duas óticas apresentadas, a questão é INCORRETA. Pois a tabela de eventos não eliminou os lançamentos dos “fatos contábeis individualmente considerados” e sim, parcialmente (existem algumas exceções), os “lançamentos contábeis individualmente considerados”
Responder com Citação
Antigo Wed, 27/06/07, 09:43 PM

Padrão

Citação:
1) Considere a seguinte situação hipotética. Ao final de um exercício, foram apurados os saldos constantes da tabela abaixo, referentes a um ente público.
(valores em R$ mil)
Nessa situação, os valores apresentados indicam que houve superavit na execução orçamentária e que o saldo financeiro, durante o exercício, teve um acréscimo de R$ 20 mil. ERRADA
Nessa eu vou chutar. Acho que está certo afirmar que houve superávit, já que se considera apenas as receitas e despesas orçamentárias. Contudo, o saldo financeiro levaria em conta também as extraorçamentárias.

Viajei?
Responder com Citação
Antigo Wed, 27/06/07, 09:44 PM
jonnybravo jonnybravo está offline

Padrão

Sipder,
Acredito q qdo o examinador está falando em saldo fianceiro ele quer a diferença entre os ingressos e os dispendios (balanco financeiro), sendo assim deve-se incluir as extreaorç
Não tenho certeza! mas acredito q seja isso!
abs,
jonny
Responder com Citação
Antigo Wed, 27/06/07, 09:45 PM
jonnybravo jonnybravo está offline

Padrão

desculpa, no item anterior falava da 1° questão
Responder com Citação
Antigo Wed, 27/06/07, 10:44 PM
conc_eng_civil conc_eng_civil está offline

Padrão

Vou tentar, ok?

1)Houve superávit na execução orçamentária (receitas>despesas - 20mil). Já a variação do saldo financeiro será igual ao resultado financeiro do exercício (ou seja, seria um decréscimo de 10 mil).

Considerando, para facilitar, que o saldo começou igual a 100:

INGRESSOS DISPÊNDIOS
ORÇA 120 100

EXTRA 20 50

SALDO 100 90--------------variação igual a -10 (90-100)

TOTAL 240 240

Quando ele diz 20 mil está querendo sugerir que a apuração do resultado financeiro não leva em conta os ingressos/dispêndios extra orçamentários.

2) Entendo que fatos contábeis são por exemplo: previsão da receita, recebimento de uma doação, empenho ou liquidação da despesa etc (ou seja, qualquer ato que mereça registro contábil). Com a tabela de eventos eles devem ser segmentados nas seguintes classes de eventos:

10 x xxx - Previsão da receita
20 x xxx - Dotação da despesa
40 x xxx - Empenho da despesa

Talvez essa história de "eliminar os lançamentos relativos a cada fato contábil individualmente considerados" se deva pelo fato de que todo empenho a ser realizado no período deve estar inserido na c;asse 40, por exemplo. Se meu raciocínio estiver correto, a questão está ERRADA realmente, porque os três últimos algarismos do código (xxx) podem ser classificados como código sequencial e vão variar em função dos registros realizados, que assim serão contabilizados individualmente.

3) Acho que o resultado financeiro do exercício não é afetado pela receita não-arrecadada (o regime é de caixa). Mas o resultado econômico é calculado na DVP (VARIAÇÕES ATIVAS - VARIAÇÕES PASSIVAS). Na segunda afirmativa, talvez o erro seja que o empenho, por si só, não altera a DVP já que a despesa é registrada apenas na liquidação ou no final do exercício com inscrição em restos a pagar não processados.

4) Não sei de onde o CESPE tirou isso. Pode ser como falou o curitibano.

5) Exatamente o que disse o curitibano. É o contrário do que normalmente se utiliza na Contabilidade empresarial (pelo menos para concurso) e o contrário do que foi definido pela STN (segundo o Gláuber). Mas o CESPE já manifestou em outras questões que entende insubsistência "ativa" como "do ativo" ou seja é uma variação passiva no patrimônio.
Responder com Citação
Antigo Wed, 27/06/07, 10:52 PM

Padrão

Valeu, pessoal

Continuemos a discussão.

Eu postei as questões aqui, justamente por achar que "já dava" para ter um desempenho satisfatório de CP.

Só que fui resolver a prova e ERREI TODAS AS QUESTÕES que aqui postei.

Pensei: nossa! estou fraco mesmo!

Só que pelo que constatei dos colegas, ao que parece, a questões são, realmente, bastante polêmicas!

Tremenda sacanagem do CESPE! Olha só o número de erradas que eu iria acumular!

Abraço!
Responder com Citação
Antigo Wed, 27/06/07, 10:54 PM
conc_eng_civil conc_eng_civil está offline

Padrão

Valeu, SPider.

Vamos compartilhando as dúvidas aí...rs

Um abraço.
Responder com Citação
Antigo Thu, 28/06/07, 09:45 AM

Padrão

Ainda não entendi sobre o acréscimo financeiro da qustão 1
Responder com Citação
Antigo Thu, 28/06/07, 10:34 AM
Betosampa Betosampa está offline

Padrão Re: ME AJUDEM COM ESTA DE CONTABILIDADE PÚBLICA ?

Citação:
Postado Originalmente por Spider
Olá, pessoal!

Podem me ajudar com as questões abaixo do TCU/2004 - CESPE de contabilidade pública?

(valores em R$ mil)

receitas totais= 140 - despesas totais=150 dferença -10, ou seja, o saldo financeiro teve um decréscimo e não acréscimo.

Os fatos contábeis continuam sendo lançados de forma individualizada, ou seja, cada sistema possui seus lançamentos de forma individual.

3) O resultado financeiro do exercício não é afetado pela receita lançada e não-arrecadada; o resultado econômico é afetado pela despesa empenhada e não-paga. ERRADA

A primeira parte está certa. a segunda parte está errada, pois na DVP, onde se apura o resultado econômico, este não é afetado pela despesa empenhada e não paga não afeta este sistema. É como se este sistema fosse a DRE da contabilidade geral.

Não existe esta superioridade relatada pela questão. Esta questão é absurda, pois para o ente público tanto é importante o gasto com pessoal, que é despesa corrente, quanto o gasto com uma obra pública, que é despesa de capital.

5) Com relação à natureza e ao efeito produzido pelos diversos tipos de variações patrimoniais, julgue o item que se segue. O cancelamento de uma dívida de um ente público constitui uma insubsistência passiva; uma do ação efetuada pelo mesmo ente caracteriza uma insubsistência ativa. No primeiro caso, ocorre uma variação ativa; no segundo, uma variação passiva. CERTA

Segundo os padrões normais da contabilidade pública, o cancelamento de uma dívida é considerado uma insubsistência passiva, pois deixa de existir a obrigação, aumentando assim o PL. logo é uma variação ativa. Uma doação efetuada é uma insubsistência ativa, pois deixa de existir o bem na entidade,caracterizando assim a diminuição do ativo, variação passiva, pois diminui o PL. Atente-se que a STN entende o contrário.

Abraço!
Responder com Citação
Antigo Thu, 28/06/07, 10:59 AM

Padrão

Valeu, Betosampa!

Uma verdadeira aula de contabilidade pública!
Responder com Citação
Antigo Thu, 28/06/07, 11:17 AM
Bellinha Bellinha está offline

Padrão

Colegas,

O livro da Editora Ferreira de Provas resolvidas de CPU / Cespe traz a questão 4.

O argumento do autor é que não há relação de superioridade entre as despesas de capital e as correntes. Uma não sobrevive sem a outra. Como exemplo cito a construção de um hospital, sem as despesas correntes para fazê-lo funcionar de nada ele adiantaria.

Espero ter sido clara, pois não estou com o livro aqui, se alguém continuar com dúvida nesta, posto a noite o comentário do autor.
Responder com Citação
Antigo Thu, 28/06/07, 11:22 AM
Bellinha Bellinha está offline

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Spider
Ainda não entendi sobre o acréscimo financeiro da qustão 1
Mas não houve acréscimo financeiro, por isso a questão está errada. Houve decréscimo patrimonial de 10.

RO + REO = 140
DO + DEO = 150

-10

Já qto ao superávit orçamentário está correto foi de 20 mesmo, veja
RO 120
DO 100
20
Responder com Citação
Antigo Thu, 28/06/07, 11:43 AM
Andrei Chikatilo Andrei Chikatilo está offline

Padrão

Beto sampa, concordo com todas suas explicações, exceto a da 3º questão. O resultado econômico é afetado pela despesa empenhada, uma vez que na DVP constam as variações orçamentárias, e dentro delas há despesa orçamentária, que por sua vez é realizada ao fim do ano com o empenho. Certeza ser esse gabarito o definitivo? Muito estranho...

Vlw.
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Posts