Fórum Concurseiros!

Voltar   Fórum Concurseiros! > Concursos > Área Fiscal > Receita Federal > Auditor-Fiscal
Esqueci minha senha! Quero me registrar!

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo Fri, 18/05/07, 08:14 PM
Gorpo Gorpo está offline

Padrão Bens Públicos - Direito ReaL x Direito Pessoal

Pessoal,

Estou estudando bens públicos e está aparecendo muito os termos "Direito Real" e "Direito Pessoal". Alguém poderia me dizer o que significam e qual a diferença entre eles?
Responder com Citação
Antigo Fri, 18/05/07, 09:48 PM
Petruskinha® Petruskinha® está offline

Padrão

Direito Real recai sobre as coisas enquanto o Direito Pessoal sobre as pessoas.

Responder com Citação
Antigo Mon, 21/05/07, 10:47 PM
Gorpo Gorpo está offline

Padrão

Petruskinha,

Obrigado pela boa vontade mas não estou com dúvida com relação à semântica dos termos e sim quanto ao significado jurídico e aplicação na prática dos mesmos.
Vou tentar explicar melhor. A dúvida surgiu porque estudando uma aula on-line do professor Gustavo, ele fala que a Servidão administrativa só recai sobre bens imóveis, e tem natureza jurídica de direito real. No entanto a Ocupação Temporária também só recai sobre bens imóveis, mas tem natureza jurídica de direito pessoal. Pra finalizar, a Requisição também tem natureza jurídica de direito pessoal, Mas pode recair sobre bens imóveis, móveis e serviços.

Será que você ou algum dos demais colegas saberiam explicar mehor esses conceitos
Responder com Citação
Antigo Tue, 22/05/07, 12:53 AM
Petruskinha® Petruskinha® está offline

Padrão

Bom, aí entra uma pouco de Direito Civil.

A Servidão Administrativa tem natureza jurídica de direito real pq ela só recai sobre bens imóveis, ou seja, a coisa propriamente dita, creio q aí não gerou dúvidas, né?