Mostrando resultados 1 até 4 de 4

Tópico: projetos - estrutura matricial forte, fraca, balanceada

Padrão projetos - estrutura matricial forte, fraca, balanceada

alguem poderia explicar ou indicar um texto completo sobre o assunto?

teve uma prova da cespe q teve como uma das questoes a afirmação de q numa estrutura matricial fraca tanto o gerente como as equipes do projeto desenvolvem trabalhos paralelos a suas areas funcionais concomitantemente à atuação no projeto no qual estão alocados.

isso foi dado como certo. mas tudo q eu li sobre o assunto dizia apenas sobre o nivel de autoridade do gerente de projeto (maior na estrutura forte, menor na fraca e equilibrada na balanceada).

Padrão Re: projetos - estrutura matricial forte, fraca, balanceada

Estrutura matricial fraca (ou matricial funcional): a autorida é exercida pelo gerente funcional. O gerente de projetos está subordinado ao um dos gerentes funcionais. Esta é uma estruturaadequada a organizações com poucos projetos interdisciplinares que apresentam baixo grau de prioridade, em que o organograma reflete uma estrutura funcional tradicional.

Estrutura matricial forte (ou matricial por projetos): é o contrário da matricial funcional. A autoridade é exercida pelo gerente de projeto, que é o responsável por sua conclusão e a quem compete mobilizar recursos e definir equipes de trabalho. Assim, o gerente de projeto possui ampla autoridade sob a maioria dos aspectos do projeto e está associado a ele em tempo integral.

Os gerentes funcionais possuem pouca influência nas atividades do projeto. É uma estrutura adequada a organizações com muitos projetos interdisciplinares ou que sejam prioritários para o sucesso da organização. Dispõe de muitos recursos e longos prazos.
    Estrutura matricial balanceada: o gerente de projeto designado atua em bases iguais com os gerentes funcionais. Representa um meio termoem relação às autoridades do gerente de projetos e dos gerentes funcionais.

Fragmento de texto do professor Marco Aurélio Corrêa

Recomendadíssimo.Espero ter ajudado.

pelicano, muito obrigada! eu tinha visto o organograma desses tipos de matrizes, porem nao estava claro pra mim. agora vc traduziu o desenho, perfeita a colocação.
    muito grata!!

Citação Postado Originalmente por maia.adri Ver Post
    pelicano, muito obrigada! eu tinha visto o organograma desses tipos de matrizes, porem nao estava claro pra mim. agora vc traduziu o desenho, perfeita a colocação.
    muito grata!!
    Disponha!Bons estudos!

Regras para Posts