Página 1 de 36 12311 ... ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 15 de 534

Tópico: Mpu 2013

  1. #1

    Padrão Mpu 2013

    Autorizado!!

    Agora é só começar os estudos!!

    18/7 - Ramos do MPU participam da consolidação da proposta orçamentária para 2013
    A proposta orçamentária do Ministério Público da União para 2013 já foi aprovada pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal e pelo Conselho de Assessoramento Superior do Ministério Público da União, com a participação de todos os ramos do MPU. O próximo passo é enviar a proposta para o Poder Executivo. O prazo para o envio é 15 de agosto.

    A proposta será enviada à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) com a previsão de reajuste nos salários de membros e servidores. Além disso, prevê nomeação de servidores nas vagas da lei nº 12.321/2010, bem como as demandas de membros para todo MPU.

    Reunião com a SOF - Em reunião realizada em 22 de junho com a secretária de orçamento federal, Célia Corrêa, e integrantes da equipe técnica da SOF, representantes dos quatro ramos do Ministério Público da União e da Escola Superior do MPU (ESMPU) apresentaram as necessidades específicas dos respectivos órgãos, bem como o planejamento que estará presente na proposta orçamentária da instituição para o orçamento do 2013.

    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, frisou o trabalho desenvolvido nos últimos anos para dar qualidade ao gasto em todo o MPU e agradeceu à SOF pelo contato direto mantido na reunião, possibilitando explicar melhor a real necessidade da instituição e o esforço que tem sido depreendido para a identificação das áreas que necessitam de investimento de recursos no Ministério Público.

    Segundo Gurgel, os pleitos que serão encaminhados na proposta, tanto de custeio quanto de política de pessoal são baseados em profundas análises de um corpo técnico preocupado com a consistência do que é solicitado de recursos ao Governo Federal. “Nos esforçamos muito para apresentar as nossas reais necessidades. Temos nos empenhado permanentemente para que as solicitações encaminhadas à União sejam lastreadas por um planejamento efetivo, partindo de elementos realmente aferidos”, disse.

    Célia Corrêa também destacou a importância do encontro para a SOF, uma vez que o diálogo franco sobre as dificuldades enfrentadas pelo MPU ajudam na hora de distribuir os recursos na peça orçamentária. Ela comprometeu-se a empregar um olhar especial às demandas indicadas e comentou que os relatos compõem um quadro mais válido de tudo o que está acontecendo de crítico, indo além da mera informação encaminhada em papel. “Essa reunião foi muito importante para nós. Saímos daqui com especial atenção a tudo o que foi mencionado e daremos um olhar especial ao MPU na hora de decidirmos”, comentou.

    Durante o encontro, o secretário-geral do MPU, Lauro Cardoso, expôs a política de alinhamento entre o que é planejado e o orçamento da instituição, informando que o planejamento estratégico já é uma realidade em cada ramo. Ele também disse que, em cada unidade administrativa, destaca-se os responsáveis pela gestão e o ordenador de despesas, de maneira separada, possibilitando um melhor controle da execução orçamentária e acompanhamento do cumprimento de metas.

    Cardoso apontou a grande dificuldade de implementação da Lei 12.321/2010, que dispõe sobre criação de novos cargos e funções previstos para todo o MPU, em virtude da limitação de dotação orçamentária para provimento inicial que ocorre anualmente. Para o próximo ano, a proposta é alocar quantitativo mínimo de 25% do que está previsto na lei 12.321/2010, bem como as demandas de membros para todo MPU, todas inseridas na proposta orçamentária em construção.

    Ainda em relação à novos ingressos, o SG explicou que o provimento projetado deve atender principalmente à estruturação de gabinetes e criação de unidades em municípios, tendo em vista o processo célere de interiorização da Justiça observado atualmente. Em todo o MPU, a proposta encaminhada à SOF pretende incluir 239 novos cargos de membros, 1068 de analistas, 1114 de técnicos, além de 1073 novas funções e cargos em comissão. Além disso, será incluído o quantitativo de 10% do previsto no PL 2.200/11 para iniciar a formação de quadro próprio da ESMPU.

    O secretário-geral comentou ainda acerca da necessidade de reajuste do custeio do programa de saúde e assistência social do MPU, o Plan-Assiste, informando que a média da contrapartida da União em relação ao Judiciário Federal está bem acima do que é praticado atualmente em relação ao Ministério Público. A ideia é ampliar de oitenta e cinco reais para aproximadamente R$ 165,00. A iniciativa tem o intuito de melhorar a qualidade do plano e o acesso aos membros e servidores.

    Lauro Cardoso disse ainda que outra ação prevista na proposta orçamentária é a alocação de recursos para que seja consolidado o programa de exame periódico de saúde, destinado aos membros e servidores do MPU e que já deve entrar em vigor a partir do dia 1º de julho, de acordo com a Portaria PGR/MPU n° 301/2012.

    Em relação ao ingresso de novos servidores, Cardoso informou a previsão de lançamento de edital, ainda no segundo semestre, para realização de concurso público para técnicos e analistas. O provimento, segundo ele, levaria em consideração as novas vagas criadas, a partir da aprovação da proposta de orçamento apresentada, e ocorreria no próximo ano.

    Ramos e Escola – Durante a reunião, os diretores-gerais dos ramos puderam apresentar as suas realidades. No caso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o diretor-geral Vetuval Martins Vasconcelos chamou atenção para a alarmante distância da realidade de provimento e construção de prédios na instituição, em relação à criação de varas da Justiça no DF e alocação de servidores nos novos fóruns.

    O Ministério Público Militar também destacou suas necessidades de pessoal, apontando que de acordo com decisões do Conselho Nacional do Ministério Público tem assumido novas demandas. Além disso, o diretor-geral do MPM, Jaime de Cassio Miranda, explicou que proporcionalmente tem sentido efetivamente a necessidade de ampliação e renovação de seus quadros assim como os demais ramos.

    O procurador-geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo, destacou a urgência do ramo no atendimento ao pleito para implementação das novas vagas do Ministério Público do Trabalho. Ele informou a realidade da falta de pessoal nas unidades e a necessidade de organização dos recursos humanos no ramo. Segundo ele, os pleitos do MPU são extremamente justos, tendo em vista o aumento da demanda da sociedade. Para ele, entretanto o atendimento ao pleito inicial do MPT vai apenas sanar a situação emergencial vigente.

    Nicolao Dino, diretor-geral da ESMPU informou que as características de necessidade de pessoal da escola são totalmente distintas, uma vez que, além de técnicos administrativos, os quadros requerem profissionais da área da pedagogia e educação. O procurador regional da República destacou que a ESMPU pleiteia a criação de uma estrutura própria, através do Projeto de Lei 2.200/2011, de iniciativa do procurador-geral da República, pois os servidores da instituição de ensino do MPU são cedidos cordialmente pelos ramos.

    Fonte: PGR Informa

  2. #2

    Padrão Re: Mpu 2013

    Alguém fez uma análise dos dois últimos editais do MPU?
    Há uma diferença enorme com relação às matérias cobradas, estou na dúvida também com relação aos estados que esse concurso deve abranger, se alguém tiver alguma idéia e quiser compartilhar agradeço.

  3. #3

    Padrão Re: Mpu 2013

    Aqui em Recife abriu um curso voltado para o MPU. Conversei com algumas pessoas do curso e eles disseram que é de fonte segura essas matérias e que é pouco provável que o edital mude.
    http:// www . espacohebervieira . com . br/ehv/cursos/mpu-combo-completo.html (tudo junto)

    Mas a dica é começar a estudar as matérias básicas: português, informática, direito constitucional, direito administrativo, legislação aplicada ao MPU (sempre cai), administração pública e gestão de pessoas (cespe anda cobrando muito).

  4. #4

    Padrão Re: Mpu 2013

    É um concurso que promete, como o MTE!!!!
    Alguém sabe quais são os tribunais que estão previstos para sair em 2013?

    Vlw!!

  5. #5

    Padrão Re: Mpu 2013

    Há comentários a respeito do TRT 23° região!

    Bons estudos!

  6. #6

    Smile Re: Mpu 2013

    Citação Postado Originalmente por Arlytton Ver Post
    Aqui em Recife abriu um curso voltado para o MPU. Conversei com algumas pessoas do curso e eles disseram que é de fonte segura essas matérias e que é pouco provável que o edital mude.
    http:// www . espacohebervieira . com . br/ehv/cursos/mpu-combo-completo.html (tudo junto)

    Mas a dica é começar a estudar as matérias básicas: português, informática, direito constitucional, direito administrativo, legislação aplicada ao MPU (sempre cai), administração pública e gestão de pessoas (cespe anda cobrando muito).
    Ola amigo Bom dia...
    Gostaria de saber se atraves desta fonte vc sabe se o conteudo programatico e tb para o ANALISTA???
    Pelo que vi no site, este conteudo aborda para tecnico. O conteudo de ANALISTA vai ser igual ao conteudo do ultimo edital??

  7. #7

    Smile Re: Mpu 2013

    Senhores(as), no edital diz sobre prova discursiva...
    Alguem sabe me dizer se vai ter prova discursiva?? No ultimo concurso teve?? Pois pelo calculo fica meio dificil, 150 questoes e mais a discursiva...
    No ultimo concurso teve prova discursiva???

    grato abs fico no aguardo

  8. #8

    Padrão Re: Mpu 2013

    acho meio dificil uma prova pra tamanho órgão e cargos sem prova discursiva, ainda mais sendo o cespe!vai afiando a caneta ae parceiro!!!chega 2013 bendito!

  9. #9

    Padrão Re: Mpu 2013

    Citação Postado Originalmente por RBRmg20 Ver Post
    Ola amigo Bom dia...
    Gostaria de saber se atraves desta fonte vc sabe se o conteudo programatico e tb para o ANALISTA???
    Pelo que vi no site, este conteudo aborda para tecnico. O conteudo de ANALISTA vai ser igual ao conteudo do ultimo edital??

    Olá amigo,

    Infelizmente não sei lhe informar... Mesmo tendo essa informação eu estou com um pouco de receio, ultimamente os editais estão mudando de formas drásticas. Mesmo assim já estou me preparando com base no último edital. Esse será um concurso que promete!!

    Bons estudos!!

  10. #10

    Padrão Re: Mpu 2013

    Citação Postado Originalmente por jr_oliveira Ver Post
    acho meio dificil uma prova pra tamanho órgão e cargos sem prova discursiva, ainda mais sendo o cespe!vai afiando a caneta ae parceiro!!!chega 2013 bendito!
    É verdade!!! Eu sempre penso: "A tendência é piorar e a única solução é se preparar". O jeito é estudar como nunca e aguardar o bendito edital.

    Não vejo a hora desse 2013 chegar!!

    MPU aí vamos nós!!

  11. #11

    Padrão Re: Mpu 2013

    Quais livros vocês estão usando para os estudos?

  12. #12

    Padrão Re: Mpu 2013

    http://www.pciconcursos.com.br/notic...para-mpu-e-boa

    o q vcs acham dessa galera?

    "A Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, respondeu há pouco, em audiência pública da Comissão Mista de Orçamento, a questionamentos de internautas sobre a proposta orçamentária de 2013, feitos via portal e-Democracia. Deny Eduardo Pereira Alves, Guilherme Gomes, Onésimo Nunes Rocha Filho, Ethel Camargo e Alan Gustavo Santana Ribeiro quiseram saber da ministra os critérios adotados pelo governo para estabelecer reajuste de 15,8% em três anos para diferentes carreiras do Ministério Público da União (MPU), com defasagens salariais distintas. Segundo ela, o Poder Executivo considerou que não havia condições de apresentar propostas diferenciadas.

    A Ministra acrescentou que a média salarial do MPU, de R$ 17 mil, é maior do que a de outros poderes e chega a ser o dobro do Executivo. "Garantir o poder de compra nos próximos três anos nos parece uma boa proposta", disse Belchior.

    A Ministra também falou sobre a previsão de cortes orçamentários, em resposta ao internauta Luis Nakajo. De acordo com Miriam, a intenção do Executivo é minimizar os contingenciamentos.

    A reunião já foi encerrada no Plenário 2.

  13. #13

    Padrão Re: Mpu 2013

    Citação Postado Originalmente por Aline Alves Ver Post
    Alguém fez uma análise dos dois últimos editais do MPU?
    Há uma diferença enorme com relação às matérias cobradas, estou na dúvida também com relação aos estados que esse concurso deve abranger, se alguém tiver alguma idéia e quiser compartilhar agradeço.

    Oi, pois é, os dois últimos editais foram tão diferentes... se for o cespe, deve mudar tbm algumas específicas, se for outra banca nem se fala... fica difícil focar nesse concurso, mas se for pra dar um palpite, imagino que se for cespe, gestão de pessoas e arquivologia devem continuar, pelos últimos concursos... gestão de projetos foi bem cobrado para analista adm da Anac...

  14. #14

    Padrão Re: Mpu 2013

    Citação Postado Originalmente por Arlytton Ver Post
    É verdade!!! Eu sempre penso: "A tendência é piorar e a única solução é se preparar". O jeito é estudar como nunca e aguardar o bendito edital.

    Não vejo a hora desse 2013 chegar!!

    MPU aí vamos nós!!
    Concordo contigo

  15. #15
    Registrado em
    07/01/12
    Localização
    Porto Velho - Rondonia
    Posts
    48

    Padrão Re: Mpu 2013

    Sou novo e me interessei pelo MPU, gostaria de saber se há possibiliades de haver cargos de nível médio para este certame.

Página 1 de 36 12311 ... ÚltimaÚltima

Regras para Posts

  • Você não pode postar novos tópicos
  • Você não pode postar respostas
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar seus posts
  •  
quem somos
Nosso objetivo é ser uma ferramenta útil e gratuita à preparação para concursos. Para isso, nosso foco é o estudo por meio da discussão e resolução de questões teóricas e a troca de informações a respeito de concursos em um ambiente de participação e colaboração positivas.

O Fórum Concurseiros é uma iniciativa particular aberta a todos que entendem e compartilham dos seus objetivos.
Quer deixar uma sugestão ou tem alguma dúvida entre em contato
nossas redes