Mostrando resultados 1 até 2 de 2

Tópico: Fluxo de caixa relevante


  1. #1

    Padrão Fluxo de caixa relevante

    Em termos de orçamento de capital, a saída de caixa
    incremental (investimento) e as entradas de caixa
    resultantes e subsequentes recebem o nome de fluxo de
    caixa:
    (A) não convencional
    (B) convencional
    (C) incremental
    (D) residual
    (E) relevante

    Gabarito: E

    Concordo que o gabarito esteja correto, mas, se o fluxo de caixa relevante é também chamado de fluxo de caixa incremental, a letra C também estaria correta. Certo? Alguém pode me ajudar a sanar essa dúvida?
    Última edição por mariavilac; Thu, 03/05/12 às 11:00 AM.

  2. #2

    Padrão Re: Fluxo de caixa relevante

    Maria,

    seguinte, tive dúvida nessa questão tb. O que eu andei lendo, e que pelo menos me deu uma luz, foi...

    Um fluxo de caixa RELEVANTE em um projeto é aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que está vinculado à questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto e aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa INCREMENTAIS. Portanto, entender o conceito de fluxo incremental é fundamental na análise de implantação de um projeto.

    Em termos gerais, podemos dizer que os fluxos de caixa incrementais, quando observados em uma avaliação de projetos de investimentos, refletem toda e qualquer alteração nos fluxos futuros da empresa que serão de certa forma influenciados pela realização do projeto.

    Exemplo:
    Uma empresa de transportes aéreos muito bem posicionada no mercado, que paga seus credores e fornecedores em dia, que tem uma situação de ativos excelente, que tem um projeto de desenvolvimento futuro com compra e assinatura de opção firme para novas aeronaves, compra uma outra empresa em fase terminal. Na verdade, o que interessa a essa empresa bem posicionada são as linhas que a outra empresa sucateada tem. É claro que, ao incorporar essa outra empresa falida, cheia de problemas, insolvente, a empresa bem estrutura terá que avaliar quais os impactos esse novo projeto de investimento trará para seus fluxos de caixa futuros. E como ficaria esta empresa no futuro, se não incorporasse a empresa falida? Todas essas observações são muito importantes. Esta é a base da razão incremental de avaliação.

    Na avaliação de projetos de investimentos, portanto, se faz necessário avaliar quais são os custos irrecuperáveis antes da tomada de decisão.

    Eu tinha marcado letra b (convencional, ou seja, entrada e saída), mas acho q nesse caso ele teria que falar de TIR, certo ou não?
    Última edição por cadurg; Fri, 04/05/12 às 01:55 PM.


Regras para Posts

  • Você não pode postar novos tópicos
  • Você não pode postar respostas
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar seus posts
  •  
quem somos
Nosso objetivo é ser uma ferramenta útil e gratuita à preparação para concursos. Para isso, nosso foco é o estudo por meio da discussão e resolução de questões teóricas e a troca de informações a respeito de concursos em um ambiente de participação e colaboração positivas.

O Fórum Concurseiros é uma iniciativa particular aberta a todos que entendem e compartilham dos seus objetivos.
Quer deixar uma sugestão ou tem alguma dúvida entre em contato
nossas redes