Mostrando resultados 1 até 11 de 11

Tópico: Valores para DOC e TED?

Question Valores para DOC e TED?

Afinal qual é o valor mínimo/limite para TED e DOC?

Estou encontrando divergência de informações:
    - Meu prof. diz que é DOC até R$ 2.999,99 e TED maior de R$ 3.000,00;
    - Na internet só encontro informações de DOC até 4.999,99 e TED maior de R$ 3.000,00;
    - Liguei pro BACEN pra tirar a dúvida e o cara me disse que o DOC é até R$ 4.999,99 e a TED não tem valor mínimo estabelecido.

Alguém tem alguma informação a respeito com referência confiável?

Padrão Re: Valores para DOC e TED?

O que o cara do BACEN quis dizer é que abaixo de 5000 vc pode usar o DOC sem tarifas adicionais. Se quiser transferir acima desse valor use a TED para não ter que pagar essas tarifas adicionais, sem falar que a TED não precisa passar pela COMPE.
    Última edição por leo182; Mon, 02/04/12 às 06:13 PM.

É o seguinte:

Até R$2.999,99 APENAS DOC
    De R$3.000,00 até 4.999,99 DOC ou TED
    Acima de R$5.000,00 APENAS TED

Maior que 3k pode ser tanto TED quanto DOC, o seu prof não está errado, mas não está certo, visto que não explica bem essa opção de escolha. Isso mudou faz pouco tempo, no máximo 2 anos, e depois de muitos anos com os mesmos valores, acho que é provável que caia algo do tipo em prova.

Pode acreditar, to falando pq trabalho em instituição financeira...

Thumbs up Re: Valores para DOC e TED?

Citação Postado Originalmente por Fsouza Ver Post
    É o seguinte:

Até R$2.999,99 APENAS DOC
    De R$3.000,00 até 4.999,99 DOC ou TED
    Acima de R$5.000,00 APENAS TED

Maior que 3k pode ser tanto TED quanto DOC, o seu prof não está errado, mas não está certo, visto que não explica bem essa opção de escolha. Isso mudou faz pouco tempo, no máximo 2 anos, e depois de muitos anos com os mesmos valores, acho que é provável que caia algo do tipo em prova.

Pode acreditar, to falando pq trabalho em instituição financeira...
    Exatamente isto, tenho nos meus estudos os mesmos dados

Citação Postado Originalmente por MoonieXiru Ver Post
    Exatamente isto, tenho nos meus estudos os mesmos dados
    Segundo meu professor, Jonas Barbosa, gerente de agência, aposentado do B.B. a lei deveria ser até 4.999,00 para DOC e acima disso para TED. Porém, ele acredita que tenha acontecido algum erro na hora da lei ser redigida e ficou, portanto, para DOC até R$4.999,00 e TED acima de R$3.000,00. Entre esses valores é facultativo ao cliente a escolha entre DOC e TED.

Pessoal, não houve erro nenhum na lei.

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (2002) implementou o DOC e o TED.

No início, o DOC era até 4.999,99 e TED de 5.000,00 em diante

Depois, em 2010, o TED passou a ser a partir de 3.000,00

Isso pra facilitar a liquidez do sistema financeiro, pois o TED é de compensação eletrônica e, por isso, o BACEN possui maior controle do fluido de capital, enquanto o DOC é de compensação tradicional, realizada apenas no final do dia, nos bancos.

Então, hoje, para valores entre 3.000,00 e 4.999,99 é optativo DOC ou TED, até 2.999,99 apenas DOC, e a partir de 5.000,00 apenas TED.

A tendência é que o valor mínimo do TED seja diminuído cada vez mais.

Lembrando que cheques emitidos por pessoa jurídica, com valor a partir de R$ 5.000,00, está sujeito à tarifas. Mais um "incentivo" para usarem o TED.

Victor
    Última edição por Lycann; Tue, 03/04/12 às 11:10 AM.

Citação Postado Originalmente por Lycann Ver Post
    Pessoal, não houve erro nenhum na lei.

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (2002) implementou o DOC e o TED.

No início, o DOC era até 4.999,99 e TED de 5.000,00 em diante

Depois, em 2010, o TED passou a ser a partir de 3.000,00

Isso pra facilitar a liquidez do sistema financeiro, pois o TED é de compensação eletrônica e, por isso, o BACEN possui maior controle do fluido de capital, enquanto o DOC é de compensação tradicional, realizada apenas no final do dia, nos bancos.

Então, hoje, para valores entre 3.000,00 e 4.999,99 é optativo DOC ou TED, até 2.999,99 apenas DOC, e a partir de 5.000,00 apenas TED.

A tendência é que o valor mínimo do TED seja diminuído cada vez mais.

Lembrando que cheques emitidos por pessoa jurídica, com valor a partir de R$ 5.000,00, está sujeito à tarifas. Mais um "incentivo" para usarem o TED.

Victor
    Segundo o Jonas há uma probabilidade de erro sim. A idéia seria abaixar os dois valores e não manter apenas um. Mas claro isso não vai ser questionado na prova. Independente de ter sido ou não erro a questão é que TED a partir de R$3.000,00 inclusive. DOC até R$4.999,99 e entre os dois valores é de escolha.

Pessoal, obrigado pelas respostas.

Eu imaginava que fosse isso mesmo pelas pesquisas que fiz.

Agora só fiquei pensando porque o cara do BACEN disse que o serviço de TED é opcional da Instituição Financeira e que ela (a Instituição Financeira) é quem define os valores limites para este serviço oferecido. Disse inclusive que a TED poderia ser feita com qualquer valor e citou como referência a circular 3115 (a qual institui a TED em 2002).
    Estranho né? Acho que ele estava meio perdido no assunto.

Segundo o professor Mattielo, é exatamente como o cara do Bacen te falou. Isso vc encontra no site do Bacen, está na Lei que rege TODOS os bancos. Acontece que os bancos estipulam um valor por conta própria pra inibir o ted, pois uma das diferenças entre eles é que o doc é feito um dia depois e o ted é feita a transiçao na hora, se vc fizer até as 17:30(horario de brasilia) o valor do ted dever ser transferido no mesmo dia, lembrando que os bancos trabalham com programas integrados, tal, isso causa um certo transtorno, pois tem que ser feito de imediato. Porém se vc chegar com a lei nas maos e mostrar pro gerente do banco que a lei que o rege determina que o ted pode ser feito com qualquer valor, ele vai ter que fazer!!!!nem que a transferencia seja de dez reais!!!!!! Paga a taxa(que eu acredito ser maior que do doc, pela velocidade da transferencia) e pronto!!!!!!!!!Espero ter ajudado
    Abs

Citação Postado Originalmente por maiquelroniele Ver Post
    Pessoal, obrigado pelas respostas.

Eu imaginava que fosse isso mesmo pelas pesquisas que fiz.

Agora só fiquei pensando porque o cara do BACEN disse que o serviço de TED é opcional da Instituição Financeira e que ela (a Instituição Financeira) é quem define os valores limites para este serviço oferecido. Disse inclusive que a TED poderia ser feita com qualquer valor e citou como referência a circular 3115 (a qual institui a TED em 2002).
    Estranho né? Acho que ele estava meio perdido no assunto.
    Pois é. O TED tem uma exceção:

Pode ser feito TED de qualquer valor, desde que seja para:

"registro e controle de fluxo de de recursos de pagamentos de salários, vencimentos, proventos, aposentadorias, pensões e similares"

ou para "liquidação antecipada de empréstimos e/ou arrendamento mercantil(leasing)"

Victor

Citação Postado Originalmente por Lycann Ver Post
    Pois é. O TED tem uma exceção:

Pode ser feito TED de qualquer valor, desde que seja para:

"registro e controle de fluxo de de recursos de pagamentos de salários, vencimentos, proventos, aposentadorias, pensões e similares"

ou para "liquidação antecipada de empréstimos e/ou arrendamento mercantil(leasing)"

Victor
    Exato, todo o direito não é absoluto.

Regras para Posts