Pgina 1 de 4 123 ... ltimaltima
Mostrando resultados 1 at 15 de 54

Tpico: Provveis Temas da Prova Discursiva - Redao

Padro Provveis Temas da Prova Discursiva - Redao

Tpico para palpites sobre temas da redao. Postem os seus. Seria interessante uma avaliao dos temas cobrados pela fundao Dom Cintra.

Se o tema atualidades, provvel que no cobrem redaes de temas especficos - por exemplo, um tema interessante seria os debates sobre o que o confisco e suas interpretaes como princpio tributrio.

Ou devo esperar por temas como Usina Belo Monte, Copa 2014, fim do Exaltasamba (argh) ...

Palpites?

Padro Re: Provveis Temas da Prova Discursiva - Redao

Dante, sendo um concurso para fisco municipal, talvez cobrem algo que tenha relevancia local, mas e apenas um palpite...

Abs e bons estudos!

Citao Postado Originalmente por luiz.venancio Ver Post
    Dante, sendo um concurso para fisco municipal, talvez cobrem algo que tenha relevancia local, mas e apenas um palpite...

Abs e bons estudos!
    Usina Belo Monte mesmo uma boa...

Mas indo pela onda do tema local heheh....
    Tema: "BH quando chove: O CAOS"

Citao Postado Originalmente por LCMP Ver Post

Usina de Belo Monte e Copa do Mundo so dois assuntos q acho MUITO possveis.

No consigo imaginar assuntos locais, at pq eles sabem q vem muita gente de fora fazer o concurso. A menos, claro, q queiram foder com quem vem de fora.

- Diviso ou no de Estados (Par), puxando para um assunto de constitucional.

Citao Postado Originalmente por LCMP Ver Post

J ouvi de um motorista de nibus: BH, se cospem no asfalto, engarrafa at a Cidade Administrativa" hahahaha

Ser que vale a pena estudar atualidades como disciplina parte, haja vista que a redao possui peso relevante?

Citao Postado Originalmente por Gambar Ver Post
    Ser que vale a pena estudar atualidades como disciplina parte, haja vista que a redao possui peso relevante?
    isso um a dvida minha tb. At porque, estudei tanto este ano que nem tive tempo de ficar por dentro das atualidades...

Pois , estou com um medo danado desta redao. J no sou muito boa ou rpida para escrever se esta banca me tira um tema que no tenho a mnima noo o bicho pega ... e ainda vo avaliar o conhecimento sobre o tema da redao ... eu ia preferir se a redao fosse sobre tpico de dir. tributrio ou legislao ...

Algum j viu uma prova de redao da Dom Cintra? Podia colocar aqui o que foi pedido para ilustrar o tpico?

Provas de redao do MAPA - Dom Cintra:

Cargo: Economista
    "QUESTO DISCURSIVA DE ECONOMIA
    Redigir um texto, no mnimo de 20 e no mximo de 30 linhas, sobre o tema:
    As vrias formas ou estruturas de mercado dependem de caractersticas relativas ao nmero de empresas que compem este mercado, do tipo do produto e do grau de insero, impactando a oferta e a demanda no mesmo.
    Para o desenvolvimento do tema, divida o texto em 4 pargrafos, abordando o que se prope nos itens abaixo:
    1) caracterizao da concorrncia pura. (2,5 pontos)
    2) caracterizao do monoplio. (2,5 pontos)
    3) caracterizao dos tipos de oligoplio. (2,5 pontos)
    4) caracterizao da concorrncia monopolstica. (2,5 pontos)"

Cargo: Contador
    "QUESTO DISCURSIVA DE CONTABILIDADE
    A contabilidade brasileira sofreu importantes evolues com o advento das Leis 11.638/07 e 11.941/09, ficando alinhada aos princpios contbeis internacionais.
    Para o desenvolvimento do tema, divida o texto em 4 pargrafos, abordando o que se prope nos itens abaixo:
    1) caracterizao das mudanas ocorridas no art. 176 da Lei 6.404 (demonstraes contbeis). (2,5 pontos)
    2) caracterizao da situao anterior e da situao atual do ativo permanente. (2,5 pontos)
    3) a situao atual do ativo diferido. (2,5 pontos)
    4) as mudanas no Art. 183 (critrios de avaliao do ativo) com relao aos Ativos de longo prazo e ao Intangvel. (2,5 pontos)"

Cargo: Administrao
    "QUESTO DISCURSIVA DE ADMINISTRAO
    As decises relativas aos investimentos e financiamentos no mbito das finanas corporativas envolvem aspectos relativos ao risco, ao retorno e s taxas de desconto dos fluxos de caixa futuros projetados.
    1) caracterizao de risco total, risco no diversificvel e risco diversificvel. (2,5 pontos)
    2) caracterizao do retorno exigido luz do modelo CAPM. (2,5 pontos)
    3) caracterizao do custo mdio ponderado de capital, com benefcio fiscal. (2,5 pontos)
    4) caracterizao do modelo de Gordon (2,5 pontos)"

Uma questo da Dom Cintra de vestibular (que mais relacionada ao tema atualidades):

"REDAO
    O Rio de Janeiro passou por grande turbulncia nas ltimas semanas devido greve dos soldados do Corpo de Bombeiros, a
    manifestaes de protestos e priso de muitos desses militares.
    Volta, ento, discusso um tema antigo: os que trabalham em servios essenciais populao, - segurana, atendimento mdico,
    abastecimento de gua e luz so exemplos desses servios - segundo alguns, no deveriam fazer greve; outros, porm, dizem que a greve
    um direito universal dos trabalhadores e, s vezes, o nico meio de conseguirem melhorias para sua atividade.
    Faa um texto de, no mnimo, 15(quinze) linhas e, no mximo, 20(vinte) linhas, em que voc se posicione diante desse problema;
    escreva seu texto em lngua culta e no deixe de apresentar argumentos adequados ao que voc defende."

Citao Postado Originalmente por Natashaam Ver Post
    Pois , estou com um medo danado desta redao. J no sou muito boa ou rpida para escrever se esta banca me tira um tema que no tenho a mnima noo o bicho pega ... e ainda vo avaliar o conhecimento sobre o tema da redao ... eu ia preferir se a redao fosse sobre tpico de dir. tributrio ou legislao ...

Algum j viu uma prova de redao da Dom Cintra? Podia colocar aqui o que foi pedido para ilustrar o tpico?
    Falta de conhecimento tcnico = Mesmo temor meu. Tambm escrevo devagar e demoro a pegar no tranco...

Se alguem ainda quiser as correes das redaes me contactem.

Pessoal, vocs tm algum modelo de discursiva de 30 a 45 linhas? Vocs sabem se a banca costuma estruturar os assuntos como nesses exemplos que a anjinhanew citou?

Dante, pode me mandar essas correes? Ja te mandei uma msg privada

Pgina 1 de 4 123 ... ltimaltima

Regras para Posts

• Voc no pode postar novos tpicos
  • Voc no pode postar respostas
  • Voc no pode postar anexos
  • Voc no pode editar seus posts
  •  
quem somos
Nosso objetivo ser uma ferramenta til e gratuita preparao para concursos. Para isso, nosso foco o estudo por meio da discusso e resoluo de questes tericas e a troca de informaes a respeito de concursos em um ambiente de participao e colaborao positivas.

O Frum Concurseiros uma iniciativa particular aberta a todos que entendem e compartilham dos seus objetivos.
Quer deixar uma sugesto ou tem alguma dvida entre em contato
nossas redes