Mostrando resultados 1 até 5 de 5

Tópico: Instrumentos de Planejamento (PPA - LDO - LOA)

Padrão Instrumentos de Planejamento (PPA - LDO - LOA)

(CESPE - IPAJM/2010 - Contador) Planos, programas, diretrizes e orçamentos constituem-se em leis a partir da Constituição Federal de 1988. Com relação a essas leis e suas conexões, assinale a opção correta.

a) As leis que criem ou majorem tributos devem ser aprovadas até a aprovação da lei de diretrizes orçamentárias (LDO).

b) Caberá ao Poder Legislativo elaborar o projeto de lei orçamentária, na hipótese de o Poder Executivo não enviá-lo ao Poder Legislativo.

c) Não há impedimento formal à modificação da LDO, mesmo após a aprovação da lei orçamentária anual (LOA), mas as modificações têm de estar em consonância com o PPA.

d) O orçamento do segundo exercício do mandato presidencial só pode ser executado após a aprovação do plano plurianual (PPA).

e) As empresas estatais não dependentes incluem as despesas de custeio no orçamento fiscal e as de capital, no orçamento de investimentos das estatais.

ALGUÉM PODERIA COMENTAR ESSE GABA???

Grato pela atenção de todos!

Att,

Rogério "TUKA"

Padrão Re: Instrumentos de Planejamento (PPA - LDO - LOA)

Citação Postado Originalmente por Rogerio "TUKA" Ver Post
    (CESPE - IPAJM/2010 - Contador) Planos, programas, diretrizes e orçamentos constituem-se em leis a partir da Constituição Federal de 1988. Com relação a essas leis e suas conexões, assinale a opção correta.

a) As leis que criem ou majorem tributos devem ser aprovadas até a aprovação da lei de diretrizes orçamentárias (LDO).

b) Caberá ao Poder Legislativo elaborar o projeto de lei orçamentária, na hipótese de o Poder Executivo não enviá-lo ao Poder Legislativo.

c) Não há impedimento formal à modificação da LDO, mesmo após a aprovação da lei orçamentária anual (LOA), mas as modificações têm de estar em consonância com o PPA.

d) O orçamento do segundo exercício do mandato presidencial só pode ser executado após a aprovação do plano plurianual (PPA).

e) As empresas estatais não dependentes incluem as despesas de custeio no orçamento fiscal e as de capital, no orçamento de investimentos das estatais.

ALGUÉM PODERIA COMENTAR ESSE GABA???

Grato pela atenção de todos!

Att,

Rogério "TUKA"
    Tudo bem, TUKA?

"c) Não há impedimento formal à modificação da LDO, mesmo após a aprovação da lei orçamentária anual (LOA), mas as modificações têm de estar em consonância com o PPA."

Vamos por partes:

"Não há impedimento formal à modificação da LDO". Certo, a LDO pode ser modificada durante a sua vigência por meio de uma lei específica. Seria engessar demais o planejamento se não houvesse a possibilidade de modificações para refletir as atuais condições e necessidades.

"mesmo após a aprovação da lei orçamentária anual (LOA)". Certo também, não existe nada que diga que após a aprovação da LOA não se poderá modificar a LDO. Mais uma vez seria engessar o planejamento.

"mas as modificações têm de estar em consonância com o PPA." Certo. A LDO, por expressa disposição da CF, deve estar em consonância com o PPA. "§ 4º - As emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias não poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o plano plurianual."

Grande pedrobraz!

Tudo tranquilo e com vc?

Pois é...

Confesso a vc que essa alteração na LDO, para mim, é nova! Nunca havia passado pela minha cabeça e eu tbm nunca ouvi falar que a LDO poderia ser alterada durante a sua vigência.

Eu sempre soube que o projeto da LDO é que pode ser alterado mediante emendas no parlamento e essas alterações teriam que estar devidamente compatíveis com o PPA.

Transcrevo o § 4º do art. 166 da CF mto bem lembrado por vc:

"§ 4º - As emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias não poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o plano plurianual."

Essa assertiva está mal elaborada, não?

Abç!

Att,

Rogério "TUKA"

Citação Postado Originalmente por Rogerio "TUKA" Ver Post
    Grande pedrobraz!

Tudo tranquilo e com vc?

Pois é...

Confesso a vc que essa alteração na LDO, para mim, é nova! Nunca havia passado pela minha cabeça e eu tbm nunca ouvi falar que a LDO poderia ser alterada durante a sua vigência.

Eu sempre soube que o projeto da LDO é que pode ser alterado mediante emendas no parlamento e essas alterações teriam que estar devidamente compatíveis com o PPA.

Transcrevo o § 4º do art. 166 da CF mto bem lembrado por vc:

"§ 4º - As emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias não poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o plano plurianual."

Essa assertiva está mal elaborada, não?

Abç!

Att,

Rogério "TUKA"
    Esse parágrafo trata das emendas ao projeto, que é outra fase. A questão trata da Lei e não do projeto. A Lei pode ser alterada durante sua vigência por outra lei. Da mesma forma deve ser compatível com o PPA, que é "hierarquicamente superior".

Valeuuuu, Pedro!

Mto grato pelos esclarecimentos...

Abç!

Att,

Rogério "TUKA"

Regras para Posts