Mostrando resultados 1 até 4 de 4

Tópico: Lia Salgado: passou no concurso, mesmo com quatro filhos para cuidar

Padrão Lia Salgado: passou no concurso, mesmo com quatro filhos para cuidar

Lia de Alencar Barreira e Salgado, ou simplesmente Lia Salgado, é, hoje, uma autora de sucesso do mundo dos concursos. O livro Como vencer a maratona dos concursos públicos deve contribuir (e muito) para inúmeras pessoas que estão nesta corrida não desistirem diante das pedras no caminho que, inevitavelmente, aparecerão.

Os rascunhos ela escreveu enquanto ainda era uma concurseira e dava duro para conquistar a tão desejada vaga no funcionalismo público. “O livro nasceu como um desabafo nos últimos meses da minha maratona. Escrevia quase todas as noites, antes de dormir, e jogava os papéis ao lado da cama. Não pensava em fazer um livro, apenas colocava no papel o que estava na cabeça para poder relaxar e dormir”, conta.

Esta jornada, no entanto, começou há muito tempo. Nascida e criada em Niterói (RJ), assim que terminou o segundo grau, Lia decidiu prestar concursos para conseguir sua autonomia financeira. Ela havia acabado de ingressar na faculdade de direito e – em um tempo onde os processos seletivos não eram tão disputados como atualmente – logo surgiram os bons resultados. Foi aprovada na seleção para o cargo de fiscal de posturas da Prefeitura de Niterói e, pouco depois, ocorreu a nomeação para o Banco do Brasil, onde ela permaneceu por 14 anos. Já casada e mãe de dois filhos, Lia aderiu ao plano de demissão voluntária da instituição e decidiu alçar voo solo.

Ela montou, com outros dois sócios, um ateliê de pintura em tecidos. “Os trabalhos eram lindos, mas, ainda assim, o dinheiro que ganhava era pouco para sustentar uma família de cinco pessoas. Nesta época, já tinha mais dois filhos e estava separada”.

Foi então que a mãe de Lia começou a despertar aquela concurseira que estava adormecida. Ela levava jornais com notícias sobre processos seletivos, mostrava os salários e tentava convencer a filha a retornar aos concursos. Decidida a recomeçar, Lia elegeu a área fiscal – por não exigir formação específica e contar com bons salários – e participou de três seleções (INSS, ICMS-SP e ISS-Niterói), mas não conseguiu a aprovação em nenhuma delas e chegou a desistir. “Me julguei incapaz de concorrer com pessoas que não tinham as dificuldades para se preparar que eu tinha. Eram quatro filhos para cuidar, falta de dinheiro, de tempo e dificuldade nas matérias exatas”, conta.

Como os obstáculos persistiam, Lia acabou chegando à conclusão de que sua melhor saída ainda era aquela e começou, novamente, a estudar. Do momento em que se matriculou no cursinho preparatório Academia do Concurso Público até a nomeação como fiscal de tributos de Niterói, passaram-se exatos três anos. No início, como ela mesma confessa, sua preparação foi a pior possível. Deixava acumular matéria, não reservava tempo para o lazer, prestava provas para as quais não havia se preparado bem e acabou ficando doente.

O tempo, a experiência e as reprovações a fizeram mudar de estratégia. Ainda bem. Lia passou a fazer um planejamento de horários e conteúdo, reservou os domingos para as crianças e o descanso e, na reta final, fechou o ateliê e começou a frequentar bibliotecas, onde podia estudar com mais tranquilidade e por períodos mais longos. “No primeiro ano, estudava uma hora por dia ou meia ou nada, por causa do trabalho e das crianças. Só conseguia ir às aulas. No último semestre, estudava 10 horas diárias, com intervalos no meio da manhã e da tarde e uma boa pausa para o almoço e o lanche da noite. Sem saber, estava descobrindo a fórmula mágica da aprovação”, revela.

Foi assim, com muito esforço, dedicação e uma pontinha de dor no peito por conviver pouco com os filhos, que Lia passou em três concursos e atua há sete anos como fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro. Sua trajetória de sucesso provavelmente inspirou o primogênito, que, além de psicólogo, é servidor público.

Hoje, com a vida devidamente em ordem, ela garante que não pretende enfrentar outra seleção. Seus projetos, no entanto, não param e Lia adianta que vem novidade por aí. Por enquanto, ela deixa a vida seguir, trabalhando e fazendo outras coisas que gosta, como escrever e, claro, ajudar quem acaba de entrar nesta maratona. “Fico muito feliz quando percebo que posso ajudar as pessoas com a minha história”, conclui.
    http://jcconcursos.uol.com.br/Concur...um-livro-28226

Lightbulb Re: Lia Salgado: passou no concurso, mesmo com quatro filhos para cuid

A história dela foi a 1ª que eu ouvi (da palestra) sobre concursos. Justamente a dela... A de uma pessoa que tava ralando pra caramba e tinha tudo pra usar como desculpa, porém superou tudo isso e "chegou lá"!
    Realmente motivadora a história dela. Recomendo.

Padrão Re: Lia Salgado: passou no concurso, mesmo com quatro filhos para cuid

Citação Postado Originalmente por Roger75 Ver Post
    Obrigada Roger por colocar esta história, eu ñ conhecia e fiquei muito feliz com a garra da Lia, só conheci os livros, q interessante né?
    Abraços
    Márcinha

Padrão Re: Lia Salgado: passou no concurso, mesmo com quatro filhos para cuid

A Lia é um exemplo de força e superação! É uma pessoa admirável por sua história de vida.

Tópicos Similares

1. Qual o próximo concurso pra quem não passou na receita?
    By Marc sp in forum Área Controle e Gestão
    Respostas: 4
    Última Mensagem: Fri, 22/10/10, 06:31 PM
  2. Respostas: 18
    Última Mensagem: Sun, 30/05/10, 05:22 PM
  3. Respostas: 0
    Última Mensagem: Thu, 25/02/10, 04:16 PM
  4. Morador de rua que passou em um concurso público...
    By NEO LUTTOR in forum Como fui aprovado!
    Respostas: 6
    Última Mensagem: Sat, 28/11/09, 03:25 PM

Regras para Posts