Mostrando resultados 1 até 4 de 4

Tópico: Prorrogação do contrato de trabalho CLT

Question Prorrogação do contrato de trabalho CLT

Oi gente, preciso de um exclarecimento:

Eu sei que o contrato por prazo determinado só pode ser prorrogado por uma única vez, respeitando o prazo máximo e não necessita ser por igual período.

Sei também que a prorrogação tem que ser prevista desde o início, sob pena de se transformar em um contrato por prazo indeterminado. Aí vem a dúvida:

É necessário estipular o prazo da prorrogação desde o início do contrato?

Ex. Posso contratar por experiência por 30 dias, dando aviso ao trabalhador apenas da possibilidade da prorrogação dentro do limite, (1 a 60 dias), prazo esse a ser estipulado na prorrogação?
    Ou deve-se definir o prazo da possível prorrogação no momento em que é feito o contrato a termo inicial?

Se possível fundamentem, muito obrigado!

Padrão Re: Prorrogação do contrato de trabalho CLT

A partir do art. 445 da CLT e da súmula 188 do TST, tem-se a possibilidade de prorrogação do contrato de trabalho por prazo determinado. No entanto, não há a obrigação de declarar no contrato qual o tempo de sua prorrogação, havendo somente a obrigação, conforme o exemplo formulado por você, que a prorrogação seja feita até o 30º dia do contrato. A critério do empregador, o contrato poderá ser prorrogado uma única vez pelo período que este achar conveniente, até o limite legal de 90 dias (contrato + prorrogação).

Espero que outros colegas complementem a resposta, para o enriquecimento do tópico.

Abs,

Citação Postado Originalmente por bytezera Ver Post
    Oi gente, preciso de um exclarecimento:

Eu sei que o contrato por prazo determinado só pode ser prorrogado por uma única vez, respeitando o prazo máximo e não necessita ser por igual período.

Sei também que a prorrogação tem que ser prevista desde o início, sob pena de se transformar em um contrato por prazo indeterminado. Aí vem a dúvida:

É necessário estipular o prazo da prorrogação desde o início do contrato?

Ex. Posso contratar por experiência por 30 dias, dando aviso ao trabalhador apenas da possibilidade da prorrogação dentro do limite, (1 a 60 dias), prazo esse a ser estipulado na prorrogação?
    Ou deve-se definir o prazo da possível prorrogação no momento em que é feito o contrato a termo inicial?

Se possível fundamentem, muito obrigado!

Olha, pelo oque eu estudei, concordo com o colega.
    Precisa haver no contrato apenas a possibilidade dele ser prorrogado, até porque a prorrogação não é obrigatória, o empregado ou empregador podem não desejá-la.

Então acredito que não seja necessária a data exata da prorrogação.

Espero que alguém tenha uma respota mais embasada.

Tereza,

lendo teu questionamento fiquei em dúvida sobre qual dos "contratos por prazo determinado" você estaria se referindo (uma vez que temos o previsto na CLT, o da lei 9601/98, o Temporário da lei 6019/74 e o de "obra certa"). Mas pelo desenrolar da conversa, inclusive com colega se referido a súmula 188 e ao art. 445, §unico, imagino que seja sobre o "contrato de experiência". O contrato de experiência, é sim uma modalidade do contrato de trabalho por prazo determinado com duração máxima de 90 dias. Dentro desses 90 dias, pode-se fazer uma única prorrgação conforme dispõe o art. 451.
    Como não existe nenhum dispostivo na CLT (uma vez estarmos tratando dessa modalidade de contrato de trabalho por prazo determinado) entendo que não é necessário estar previsto a possibilidade de prorrogação, principalmente diante da natureza desse contrato de trabalho, que é uma verificação de ambos (empregador e empregado) se o negocio vai dar certo. No entanto como a maioria desses contratos são escritos, ná prática essa previsão deve existir como uma cláusula padrão.

Respondendo a tua pergunta, entendo que pode sim e não a nada, juridicamente falando, que obrigue você a deixar isso previamente estabelecido. Logo, se você contratou por 30 dias, pode prorrogar por mais 60 sem problema nenhum.
    Afim de enriquecer o debate, registro que existe jurisprudência no sentido de não aceitar as cláusulas de prorrogação tácita embora não seja o entendimento dominante, senão vejamos:

Cláusula de prorrogação automática. Nulidade do pacto. A cláusula de prorrogação automática constitui vício insanável, que torna nulo de pleno direito o pacto de experiência, porquanto submete à condição resolutiva, previamente, dois prazos finais, utilizáveis a critério unilateral do empregador, deixando o empregado na incerteza quanto ao verdadeiro término do contrato a termo. Assim, na dúvida quanto à real duração de um contrato a termo que, por si mesmo, já é considerado na doutrina como nefasto ao empregado, há de presumir a contratação por tempo indeterminado. TRT-SP-02960242810- Ac. 8ª T. – Rel. Wilma N. de Araújo Vaz da Silva – DOE –17.2.98. Revista Synthesis 27/98, p. 203.

No mais, chamo atenção para o fato de que se não houver a cláusula de prorrogação automática e for interesse do patrão prorrogar o contrato de experiência, se faz condição fulcral que seja feita até a data do seu termo, porque deixando passar converter-se-á em contrato por prazo indetermiado.

Mais uma coisa, não confundir prorrogação do contrato de experiência com a "renovação", prevista no art 452.

abs!

Tópicos Similares

1. Dúvida DT - Contrato de Trabalho
    By -=Khali=- in forum AFT
    Respostas: 3
    Última Mensagem: Sat, 23/01/10, 12:31 PM
  2. Contrato de trabalho por prazo indeterminado
    By Joquinhas in forum Direito Administrativo
    Respostas: 4
    Última Mensagem: Tue, 17/03/09, 12:53 AM
  3. Sumula TST - Contrato de trabalho
    By passei2008 in forum Direito do Trabalho