Page 1 of 7 123 ... LastLast
Results 1 to 15 of 98

Thread: Novas Normas de Auditoria

  1. #1
    Join Date
    10/09/09
    Location
    2ª Região Fiscal
    Posts
    2,782

    Default Novas Normas de Auditoria

    Fala galera!

    O primeiro impacto dessas novidades quem vai sentir vai ser meu bolso, eheh. Não faz nem 1 mes que comprei o livro do Ricardo Ferreira. Acho que a partir o dia 1º de Janeiro, o livro ja vai estar defasado. Mas, acredito que primeiro devemos esperar algum Professor se pronunciar sobre tais mudanças.

    Esse aqui é o link que a colega LAYLA ( ela manja muito de Auditoria) aqui do FC me repassou.
    Aqui nesse link vc poderá baixar as resoluções-------> http://www.crcrs.org.br/resolucoes.htm

    Mais um link pra gente ficar antenado:
    http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=indauditinde

    ....
    Abaixo, a notícia.

    27/11/2009
    Plenário do CFC aprova 38 Normas Brasileiras de Auditoria
    Comunicação CFC

    O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou hoje 37 Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA) e uma Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA) convergidas ao padrão internacional. As novas normas são aplicáveis aos balanços com exercícios iniciados a partir de janeiro de 2010.

    A presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, destacou a relevância da aprovação das NBCs de auditoria, por se tratar das primeiras normas da área a serem editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade em consonância com as internacionais, editadas pela International Federation of Accounting (IFAC), e resultarem de um minucioso processo de convergência desenvolvido pelo CFC em conjunto com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

    A conselheira do CFC Verônica Souto Maior - que, juntamente com a Presidente do Ibracon Nacional, Ana María Elorrieta, coordena o Comitê Gestor da Convergência no Brasil - destacou as etapas do trabalho, as quais tiveram início há cerca de um ano. O Comitê Gestor, criado pelo CFC em 2007, desenvolve o trabalho de convergência de normas das áreas de auditoria, de assuntos regulatórios e do setor público, uma vez que o alinhamento da contabilidade societária ao padrão internacional (IFRS) é realizado pelo CPC.


    "A publicação dessas 38 normas (37 NBC TA e 1 NBC PA) representa um marco, porque o trabalho foi desenvolvido em bloco, com um volume grande de normas", afirma Verônica, acrescentando que um grupo específico do Comitê Gestor trabalhou durante um ano para a convergência dos conteúdos das NBC TA. Ainda segundo ela, esse grupo iniciou a tarefa a partir da tradução das International Standards on Auditing (ISAs) e posteriormente fez a adequação dos textos, que passaram por audiência pública e foram ajustados conforme as sugestões pertinentes.

    A coordenadora do Comitê Gestor ressaltou que a edição das 38 NBC TA atende ao estabelecido no Plano de Ação da Convergência, elaborado pelo Comitê e aprovado pela International Federation of Accounting (IFAC). Conforme Verônica, o Plano de Ação prevê também a realização de um treinamento voltado às pequenas e médias firmas de auditoria do País, com a finalidade de orientá-las sobre a adoção das novas normas.

    Acesse aqui os conteúdos das NBC TA.
    http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=116
    ....

    Tá dado o recado.

    Valeu galera.
    Last edited by Planador; Wed, 30/12/09 at 09:13 PM.

  2. #2

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Obrigado pela notícia Planador. Nem estava sabendo dessas novidades.
    38 normas!!! Muita coisa!
    Temos que ficar atentos quando o edital sair para sabermos se precisaremos estudá-las.

  3. #3
    Join Date
    16/03/09
    Location
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    1,736

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    po, eu parei de comprar livro de contabilidade.. ta defasando muito rapido.

  4. #4
    Join Date
    28/11/08
    Location
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    529

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Quote Originally Posted by salvetti View Post
    po, eu parei de comprar livro de contabilidade.. ta defasando muito rapido.

    caramba...
    mas e aí? a gente estuda por onde?

  5. #5
    vmf

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    essas normas revogaram as antigas, não conheco o conteudo , mas parece que mudou tudo, tentei achar uma norma onde tem os procedimentos de auditorias, onde tinha os testes substantivos, teste de observancia etc..

    Não consegui achar esse procedimentos nas normas novas

    Vamos ver os novos editais, mas acho que deverá ser tudo novo, pois quando tivermos atuando como fiscais, o que vai valer são essas novas não as velhas, então não tem sentido de perguntar sobre coisas que não tem aplicabilidade.

    Veja ela revoga a anterior.

  6. #6

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    TB Não consegui achar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1


    Quote Originally Posted by vmf View Post
    essas normas revogaram as antigas, não conheco o conteudo , mas parece que mudou tudo, tentei achar uma norma onde tem os procedimentos de auditorias, onde tinha os testes substantivos, teste de observancia etc..

    Não consegui achar esse procedimentos nas normas novas

    Vamos ver os novos editais, mas acho que deverá ser tudo novo, pois quando tivermos atuando como fiscais, o que vai valer são essas novas não as velhas, então não tem sentido de perguntar sobre coisas que não tem aplicabilidade.

    Veja ela revoga a anterior.

  7. #7

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    As normas estão no site do CFC (www.cfc.org.br). Tentei acessar o site mas o mesmo está com problemas técnicos.

    Entrei em contato com eles e eles disseram que já iniciaram a manutenção.

    Vou continuar tentando assim que conseguir alguma coisa posto aqui!

  8. #8
    da matta

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Recentemente, as Normas de Auditoria Independente emanadas pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade - sofreram mudanças. Tais mudanças já estão vigor desde 1º de janeiro de 2010. Anteriormente estavam em vigor as Resoluções CFC nºs. 820/97, 830/98, 836/99, 953/03, 981/03, 1.012/05, 1.022/05, 1.024/05, 1.029/05, 1.035/05, 1.036/05, 1.037/05, 1.038/05, 1.039/05, 1.040/05 e 1.054/05. Atualmente, a que está valendo é a Resolução CFC nº. 1.203/09, que aprovou a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. Esta passa a ser uma espécie de “Norma Mãe” da auditoria independente, como estão dizendo os auditores filiados ao IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

    Esta mudança teve suas raízes no crescente impacto da globalização para a economia do Brasil, que demandou a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais, tendo incluído também, neste contexto, as Normas de Auditoria Independente. Nesta linha, as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizados nas normas internacionais, conforme determina o Art. 1º da Resolução CFC nº 1.156/09.

    Entender um pouco melhor como estão estruturadas tais normas facilita a compreensão do contexto geral e, assim, o concurseiro pode se situar melhor para o seu estudo. Vamos lá, então! As Normas Brasileiras de Contabilidade classificam-se em Profissionais e Técnicas. A Resolução CFC Nº 1.156/09 dispõe sobre a Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade. As Normas Profissionais estabelecem regras de exercício profissional e classificam-se em:

    NBC PG - Geral

    NBC PA - do Auditor Independente

    NBC PI - do Auditor Interno

    NBC PP - do Perito

    Em relação à auditoria independente, A principal a ser estudada é a NBC TA 200, aprovada pela Resolução CFC nº. 1.203/09. Esta, como já disse, é a “Norma Mãe” da Auditoria Independente. No meu entendimento, certamente estará no próximo edital. Outras normas foram também elaboradas, como por exemplo a NBC TA 700, que trata da Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis. Outras normas da série 700 também foram elaboradas. São elas: NBC TA 705 - Modificações na Opinião do Auditor Independente, NBC TA 706 - Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente, NBC TA 710 - Informações Comparativas - Valores Correspondentes e Demonstrações Contábeis Comparativas e NBC TA 720 - Responsabilidade do Auditor em Relação a Outras Informações Incluídas em Documentos que Contenham Demonstrações Contábeis Auditadas. Tais normas tratam de pontos específicos relacionados com a Opinião do Auditor Independente. Quanto a estas, é mais prudente esperar o edital para ver se vão ser cobradas. Estudá-las agora, acredito ser precipitado. É melhor gastar seu tempo com outras matérias.

    Outro ponto importante a destacar é que a numeração seqüencial das normas (por exemplo: 700, 705, 710 e 720) obedece ao padrão internacional para uniformizar e facilitar a compreensão geral. Quanto aos intervalos entre as numerações, a intenção é de abrir lacunas para eventuais normas adicionais que poderão ser editadas sobre determinados aspectos relacionados aos temas respectivos. Neste caso, poderá haver uma norma que trate também de um ponto relacionado à Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente, e que receba o código NBC TA 701, por exemplo. Esta convergência aos padrões internacionais vai possibilitar, dentre outros aspectos, a redução dos custos de investimentos internacionais no país. Explico: é muito mais viável e menos custoso um investidor internacional injetar recursos no país quando ele sabe exatamente que informações estão contidas em um parecer sobre as demonstrações contábeis de uma empresa nacional. Sua decisão fica, de certa forma, facilitada, pois ele vai entender rapidamente tais informações e vai decidir mais rápido, com maior segurança, e a menores custos.

    Quanto à nomenclatura NBC TA, significa: Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas, de Auditoria. Todas as normas possuem a nomenclatura inicial de NBC, muito embora a idéia hoje seja que as normas sejam internacionais. Aliás, as novas normas aprovadas representam uma tradução das normas internacionais produzidas no âmbito do Comitê Gestor da Convergência das Normas que, no Brasil, foi coordenado conjuntamente pela Presidente do Ibracon Nacional, Ana María Elorrieta, e pela conselheira do CFC, Verônica Souto Maior.

    Para finalizar, podemos afirmar que a auditoria independente de demonstrações financeiras de todas as empresas com exercícios iniciados a partir de janeiro de 2010 deverá obrigatoriamente ser feita utilizando as novas Normas Brasileiras de Auditoria, aprovadas no final de novembro pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os concursos também deverão passar a cobrar tais normas. Ao todo, foram 37 Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA) e uma Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA) que estão convergidas ao padrão internacional.
    Last edited by da matta; Fri, 15/01/10 at 10:08 AM.

  9. Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Oi Pessoal,

    Fiz alguns comentários sobre as novas normas de auditoria e a relação delas com os tópicos do edital da SEFAZ/RJ no artigo http://www.pontodosconcursos.com.br/...oad/4831_D.pdf

    Espero que ajude. Bons estudos!

    Abraços,
    Davi Barreto

  10. #10
    Join Date
    19/10/09
    Location
    Jpa - Rio de Janeiro
    Posts
    179

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Quote Originally Posted by Davi Barreto View Post
    Oi Pessoal,

    Fiz alguns comentários sobre as novas normas de auditoria e a relação delas com os tópicos do edital da SEFAZ/RJ no artigo http://www.pontodosconcursos.com.br/...oad/4831_D.pdf

    Espero que ajude. Bons estudos!

    Abraços,
    Davi Barreto
    Valeu mestre!

  11. #11
    Join Date
    03/12/06
    Location
    Florianópolis!
    Posts
    1,648

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Alguém já pegou e copiou essas normas de auditoria novas q o Davi colocou no quadro?

    Parece q vamos ter q encarar normas novas e esquecer as antigas.

  12. #12
    Join Date
    19/10/09
    Location
    Jpa - Rio de Janeiro
    Posts
    179

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Quote Originally Posted by rodrigo07 View Post
    Alguém já pegou e copiou essas normas de auditoria novas q o Davi colocou no quadro?

    Parece q vamos ter q encarar normas novas e esquecer as antigas.

    Putz meu dia vai ter que ter 30 horas! Cada vez despejam mais matéria nas minhas costas!!

  13. #13
    Espertinha

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Segue:
    NOVAS NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE
    Basta clicar em NOVAS RESOLUÇÔES
    [ ]

    Quote Originally Posted by rodrigo07 View Post
    Alguém já pegou e copiou essas normas de auditoria novas q o Davi colocou no quadro?

    Parece q vamos ter q encarar normas novas e esquecer as antigas.

  14. #14

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Valeu, Espertinha!

  15. #15
    Espertinha

    Default Re: Novas Normas de Auditoria

    Falow...
    Algumas pessoas me disseram que não abre...
    Já fiz vários testes - e está abrindo sim....podem baixar!!!
    [ ]

    Quote Originally Posted by Manu Wood View Post
    Valeu, Espertinha!

Page 1 of 7 123 ... LastLast

Similar Threads

  1. Auditoria-novas ou antigas normas?
    By concurs in forum SEFAZ RJ
    Replies: 13
    Last Post: Fri, 25/03/11, 12:51 AM
  2. Normas de Auditoria - Novas vs. Antigas
    By hakuna_matata in forum Auditoria
    Replies: 0
    Last Post: Wed, 11/08/10, 09:20 PM
  3. Novas normas de Auditoria - Onde?
    By portodaluz in forum Auditoria
    Replies: 5
    Last Post: Wed, 11/08/10, 08:09 PM
  4. aplicação das novas normas de auditoria
    By SalomãoGrande in forum Auditoria
    Replies: 2
    Last Post: Fri, 11/06/10, 07:08 PM
  5. Novas normas de auditoria
    By k@tinh@ in forum Auditoria
    Replies: 5
    Last Post: Wed, 24/03/10, 06:13 PM

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •  
quem somos
Nosso objetivo é ser uma ferramenta útil e gratuita à preparação para concursos. Para isso, nosso foco é o estudo por meio da discussão e resolução de questões teóricas e a troca de informações a respeito de concursos em um ambiente de participação e colaboração positivas.

O Fórum Concurseiros é uma iniciativa particular aberta a todos que entendem e compartilham dos seus objetivos.
Quer deixar uma sugestão ou tem alguma dúvida entre em contato
nossas redes