Mostrando resultados 1 até 3 de 3

Tópico: SIMULADO NR 20 e 21

  1. #1
    LeoCientista

    Padrão SIMULADO NR 20 e 21

    NR 20 – LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES

    OBS.1: pessoal, mesclei no simulado questões de concursos, trechos tirados das NRs, as famosas “pegadinhas” e desenvolvimento de uma semi-redação (se é q poderíamos chamar assim) acerca de um tema dentro da NR 20. Acredito q possamos nos moldar a qq possibilidade de o concurso pedir algo parecido. Não há divisão de áreas (NR 20 e NR 21), pois elas virão assim, misturadas, e, qto mais nós praticarmos desta forma, será mais próximo do real no concurso.

    OBS.2: por falta de questões de SST em abundância, principalmente das bancas da CESPE e ESAF, coloquei questões de concursos para Engenheiro do Trabalho, Médico do Trabalho, Técnico do Trabalho etc., onde foi possível encontrar. Podem alguns achar q as questões são meio nebulosas e fora de enquadramento para o nosso concurso. Como disse, faltam questões nesta área, portanto, preferi disponibilizar questões deste tipo a disponibilizar questões q nada acrescentam – somente com o intuito de cumprir com a obrigação. Se não ajudar, atrapalhar não vai de forma alguma, pelo contrário, nos dará condições de estarmos mais preparados.

    OBS.3: obedecerei fielmente ao prazo definido para apresentar o gabarito, qual seja, 3 e 4 de outubro, independente da qtde de respostas.

    OBS.4: a questão subjetiva está fora de correção, por motivos óbvios. Mas seria interessante q postássemos nossas respostas para q, além de treinarmos, tenhamos como argumentar em cima do assunto cobrado.

    Valeu pessoal e um bom simulado a todos!!!

    LC

    QUESTÕES DE CONCURSO TIPO CESPE

    1. (PMV/SEMAD (ES) - Eng. de Seg-2008) Um caminhão-tanque de empresa de transporte de combustíveis, carregado com óleo diesel, tombou próximo de um córrego em uma cidade de porte médio. O líquido atingiu o leito de um rio, após impregnar parte da mata ciliar. O motorista, com pequenas escoriações, percebeu um princípio de incêndio no óleo do motor e, prontamente, combateu o fogo com extintor portátil. Autoridades locais isolaram a área para evitar aproximação de curiosos, visto que havia risco de explosão e odor bastante acentuado do óleo.
    A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

    a. Recomenda-se para o combate a esse tipo de incêndio o extintor à base de água pressurizada.
    b. Por ter sido derramado e por ser um composto formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio, o óleo dísel provocou uma contaminação na fauna.
    c. A mata atingida pelo óleo dísel é um tipo de cobertura vegetal nativa que fica às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d'água e represas.

    2. (PMV/SEMAD (ES) - Eng. de Seg-2008) Um caminhão-tanque de empresa de transporte de combustíveis, carregado com óleo diesel, tombou próximo de um córrego em uma cidade de porte médio. O líquido atingiu o leito de um rio, após impregnar parte da mata ciliar. O motorista, com pequenas escoriações, percebeu um princípio de incêndio no óleo do motor e, prontamente, combateu o fogo com extintor portátil. Autoridades locais isolaram a área para evitar aproximação de curiosos, visto que havia risco de explosão e odor bastante acentuado do óleo.
    A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

    a. No que concerne à degradação ambiental, o dísel derivado do petróleo é menos agressor do que o biodísel, que é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis.
    b. O acidente relatado não contribuiu para poluição do ar.
    c. Na situação descrita, o motorista sofreu acidente de trabalho.

    3. (PMV/SEMAD (ES) - Eng. de Seg-2008) Incêndio em depósito de materiais recicláveis mobiliza bombeiro militar e brigada voluntária. O fogo teve início nos condutores elétricos da máquina de prensar garrafas plásticas, do tipo PET (polyethylene terephthalate). Na pressa para combater o princípio de incêndio, e sem treinamento adequado, trabalhadores do galpão usaram extintores à base de CO2 (gás carbônico) e PQS (pó químico seco) antes de desligar a energia elétrica. O fogo se alastrou rapidamente e atingiu as garrafas plásticas. A energia elétrica foi desligada e o corpo de bombeiros foi chamado; a brigada voluntária da empresa vizinha deu apoio na retirada dos trabalhadores. Grande quantidade de fumaça e calor tomou conta do ambiente. Os bombeiros militares combateram o incêndio com mangueiras com água em jatos sólidos. Duas vítimas necessitaram de socorro urgente: uma senhora com queimaduras de primeiro grau e um senhor com queimadura de terceiro grau.
    Após atendimento pré-hospitalar, as vítimas foram levadas na viatura da corporação para o hospital municipal, sem risco de morte.
    Com base nesse texto e na legislação sobre segurança do trabalho, julgue os itens que se seguem.

    a. No triângulo do fogo, as garrafas PET devem ser identificadas como combustíveis; o calor advindo dos condutores elétricos, como fonte ígnea; e o ar ambiente, como comburente.
    b. O princípio utilizado pelos bombeiros para o combate ao incêndio relatado foi o abafamento.
    c. As duas vítimas de queimadura sofreram doenças classificadas como profissionais.

    4. (PMV/SEMAD (ES) - Eng. de Seg-2008) Incêndio em depósito de materiais recicláveis mobiliza bombeiro militar e brigada voluntária. O fogo teve início nos condutores elétricos da máquina de prensar garrafas plásticas, do tipo PET (polyethylene terephthalate). Na pressa para combater o princípio de incêndio, e sem treinamento adequado, trabalhadores do galpão usaram extintores à base de CO2 (gás carbônico) e PQS (pó químico seco) antes de desligar a energia elétrica. O fogo se alastrou rapidamente e atingiu as garrafas plásticas. A energia elétrica foi desligada e o corpo de bombeiros foi chamado; a brigada voluntária da empresa vizinha deu apoio na retirada dos trabalhadores. Grande quantidade de fumaça e calor tomou conta do ambiente. Os bombeiros militares combateram o incêndio com mangueiras com água em jatos sólidos. Duas vítimas necessitaram de socorro urgente: uma senhora com queimaduras de primeiro grau e um senhor com queimadura de terceiro grau.
    Após atendimento pré-hospitalar, as vítimas foram levadas na viatura da corporação para o hospital municipal, sem risco de morte.
    Com base nesse texto e na legislação sobre segurança do trabalho, julgue os itens que se seguem.

    a. Em todas as empresas deve haver pessoas capacitadas a usar corretamente equipamentos de combate a incêndio.
    b. Fogo em equipamento elétrico energizado é classificado como de classe B.
    c. Na situação relatada, os trabalhadores utilizaram corretamente os tipos de extintores nos condutores elétricos em chamas.

    5 PETROBRAS/Tec Seg I – CESPE – 2007) Um ônibus desgovernado, transportando empregados de suas residências para a empresa, chocou-se com um posto de combustíveis, originando um princípio de incêndio no combustível que vazou de uma das bombas de gasolina. O fogo foi logo combatido pela brigada de incêndio do posto, que utilizou carretas de extintor de pó químico seco. Dois empregados e o motorista do ônibus tiveram ferimentos leves, foram socorridos e levados ao hospital, mas retornaram às atividades normais de trabalho no dia seguinte. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

    a. Conforme a norma NR-23, na situação em apreço, o fogo é classificado como classe A.
    b. Na situação relatada, é correto afirmar que o acidente provocou danos materiais e pessoais.
    c. Os empregados que estavam no ônibus sofreram acidente classificado como acidente típico.
    d. A brigada de incêndio do posto em questão deveria ser formada por empregados em cargos de supervisão, definidos pelo empregador, devidamente treinados no combate a princípio de incêndio.
    e. Na situação descrita, a brigada usou o método do resfriamento para combater o princípio de incêndio.

    QUESTÕES TIPO ESAF

    6 (SP – Turismo – CAIPIMES/Eng. Seg Trab – 2007) A temperatura mínima que uma substância libera vapores combustíveis que, em mistura com o ar e sem a presença de uma fonte de ignição, se inflamam é denominada:

    a. temperatura de combustão (fire point).
    b. temperatura de ignição (ignition point).
    c. temperatura de inflamação (flah point).
    d. zona inflamável.

    7 (Pref. Louveira (SP)/VUNESP – Eng. Seg Trab – 2007) A respeito da prevenção e combate a incêndios, é certo afirmar que:

    a. Para incêndios de classe B, envolvendo óleo, gasolina, graxa, tinta ou gás liqüefeito de petróleo, o uso do extintor tipo água só é aplicável se usado com jato pleno, pois na forma de neblina não tem qualquer eficácia.
    b. Ponto de inflamabilidade é a temperatura mínima em que o combustível começa a desprender vapores que, ao entrarem em contato com alguma fonte externa de calor, se incendeiam.
    c. A combustão espontânea envolve a reação exotérmica que ocorre com algumas substâncias como os metais piróforos ou pirofóricos, ao entrarem em contato com o oxigênio do ar ou com agentes oxidantes.
    d. Um importante agente extintor é o halon, constituído por gases hidrogenados e que, em particular para incêndios da classe C, apresenta maior eficiência que o monóxido de carbono.
    e. Quando a propagação do calor é feita de molécula para molécula do corpo, por movimento vibratório, que será tanto mais intenso quanto maior for a condutividade térmica do material, tem-se o fenômeno da convecção.

    8 (SP – Turismo – CAIPIMES/Eng. Seg Trab – 2007) A bacia de contenção é uma área constituída por uma depressão, pela topografia do terreno ou ainda limitada por dique, destinada a conter eventuais vazamentos de produtos. Em relação a armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis a NBR 7505-1 exige que a bacia de contenção atenda à seguinte condição:

    a. A capacidade volumétrica da bacia de contenção de tanques horizontais deve ser no mínimo igual ao volume do maior dos tanques horizontais nela contidos.
    b. No caso da bacia de contenção que possua um único tanque, sua capacidade volumétrica deve ser no mínimo igual ao volume desse tanque.
    c. Apresentar coeficiente de permeabilidade máximo de 106 cm/s, referenciado a água a 20° C e a uma coluna de água igual a altura do dique.
    d. A capacidade volumétrica da bacia de contenção deve ser no mínimo igual ao volume do maior tanque, mais o volume de deslocamento da base desse tanque, mais os volumes equivalentes aos deslocamentos dos demais tanques, suas bases e dos diques intermediários.

    9 (SP – Turismo – CAIPIMES/Eng. Seg Trab – 2007) Em relação a projeto e construção de tanques para armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis, a NBR 7505-1 estipula que a resistência elétrica do tanque à terra, mesmo com todas as tubulações desconectadas, deva ser inferior a:

    a. 150 W.
    b. 10 kW.
    c. 10 W.
    d. 15 W.

    10 (SP – Turismo – CAIPIMES/Eng. Seg Trab – 2007)
    Com relação a segurança com solda autógena, vários são os cuidados a serem tomados, inclusive no manuseio dos cilindros. O acetileno é o mais utilizado dos gases como combustível, sendo altamente inflamável e perigoso. Em relação aos cuidados de segurança a serem tomados na sua utilização, é incorreto afirmar:

    a. deve-se armazenar os dois cilindros de acetileno e oxigênio separadamente e em posição horizontal.
    b. deve-se armazenar os dois cilindros de acetileno e oxigênio longe de elementos combustíveis e materiais inflamáveis.
    c. não se deve movimentar os cilindros de acetileno e oxigênio rodando-os ou arrastando-os.
    d. proceder à abertura das válvulas de forma lenta, a fim de evitar que uma elevação repentina da pressão possa explodir os reguladores de pressão, abrindo e acendendo o acetileno em primeira estância, e depois abrir e ajustar o oxigênio.

    QUESTÕES TIPO “PEGADINHA”

    11 Tanques de armazenamento de líquidos combustíveis, de superfície ou equipados com respiradouros de emergência, com a capacidade de 250.000 L, deverão ser localizados a uma distância mínima de 5 m das vias públicas.

    12 O espaçamento mínimo longitudinal entre 2 (dois) tanques de armazenamento de líquidos combustíveis diferentes, ou de armazenamento de qualquer outro combustível, deverá ser de 6,00m (seis metros).

    13 De acordo com entendimento próprio da NR 21 (Trabalho a Céu Aberto), as fossas negras deverão estar, no mínimo, 15,00m (quinze metros) do poço; 10,00m (dez metros) da casa, em lugar livre de enchentes e à jusante do poço.

    14 Os respiradouros dos tanques enterrados deverão ser localizados de forma que fiquem fora de edificações e no mínimo a 3,50m (três metros e cinqüenta centímetros) de altura do nível do solo.

    15 Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, a NR 21 (Trabalho a Céu Aberto) determina q sejam cogentes as medidas de profilaxia de epidemias, de acordo com as normas de saúde pública.

    16 Deverá existir letreiro com dizeres "Não Fume" e "Inflamável" em todas as vias de acesso ao local de armazenagem.

    17 A área de armazenagem de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), incluindo a tomada de descarga e os seus aparelhos, será delimitada por um alambrado de material vazado que permita boa ventilação e de altura mínima de 1,60m (um metro e oitenta centímetros).

    18 Segundo a NR 21 (Trabalho a Céu Aberto), é possível, na hipótese de equipes de trabalho, a moradia coletiva da família dos integrantes da equipe, desde q haja compartimentos separados para as famílias.

    QUESTÃO TIPO REDAÇÃO

    19 O transporte de líquidos combustíves é uma das atividades profissionais q mais requer cuidados por parte das autoridades públicas, pois envolve material de extrema periculosidade àqueles q a desenvolvem. Em função do fato exposto discorra, em uma semi-redação de 10 (dez) linhas, acerca das medidas de segurança na atividade de transporte de líquidos combustíveis, e q envolve principalmente a atuação do auditor-fiscal do Trabalho, vetor fundamental de cumprimento das normas de segurança neste importante sistema.

  2. #2
    Registrado em
    26/07/07
    Localização
    São Paulo
    Posts
    504

    Padrão Re: SIMULADO NR 20 e 21

    1.
    a. F
    b. V
    c. F

    2.
    a. F
    b. F
    c. V

    3.
    a. V
    b. F
    c. F

    4.
    a. V
    b. F
    c. V

    5.
    a. F
    b. V
    c. F
    d. F
    e. F

    6 - C
    7 - B
    8 - ???
    9 - ???
    10 - A


    11 E
    12 C
    13 C
    14 C
    15 C
    16 C
    17 E
    18 E

    19 Por enquanto, essa vai ficar.

    Caro Leo, muito bom o simulado. Mas, na minha humilde opinião, essas questões, como a 8 e 9, estão um pouco além do nível do concurso para AFT, levando-se em conta o último, claro (não sabemos o que vem pela frente...). Exige um conhecimento técnico, inclusive de Normas da ABNT. Por ora, não estou em condições de discorrer sobre o tema proposto. Entretanto, é uma prática muito interessante para o aprendizado e eventual questão discursiva na prova.

    Valeu, meu amigo!!!

    Abraço e bons estudos a todos!

  3. #3
    LeoCientista

    Padrão Re: SIMULADO NR 20 e 21

    Gde Justin, tenho ficado meio ausente pela escassez de tempo, mas gostaria de fazer 3 considerações:

    1- Perdoe-me pela demora em postar o gabarito. Como o FC ficou fora do ar nos dias em q eu disponibilizaria as respostas, acabei deixando para depois, e, qdo menos percebi, me atrasei;

    2- Tens razão, analisando direitinho essas questões de concursos, elas estão mesmo meio fora do escopo. Mas, como disse antes, quis colocar exercícios de certames em cima destas NRs para q praticássemos os assuntos, embora tenha acabado por colocar questões q, realmente, estão “exigentes” demais; e

    3- Postarei depois outro simulado com questões somente da literalidade das normas – as famosas “pegadinhas”. Assim, teremos mais material sobre estas NRs.

    No mais, meu amigo, vamos em frente...

    Aos estudos!

    LC


    NR 20 – LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES

    QUESTÕES DE CONCURSO TIPO CESPE

    1. (PMV/SEMAD (ES) - Eng. de Seg-2008) Um caminhão-tanque de empresa de transporte de combustíveis, carregado com óleo diesel, tombou próximo de um córrego em uma cidade de porte médio. O líquido atingiu o leito de um rio, após impregnar parte da mata ciliar. O motorista, com pequenas escoriações, percebeu um princípio de incêndio no óleo do motor e, prontamente, combateu o fogo com extintor portátil. Autoridades locais isolaram a área para evitar aproximação de curiosos, visto que havia risco de explosão e odor bastante acentuado do óleo.
    A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

    a. Recomenda-se para o combate a esse tipo de incêndio o extintor à base de água pressurizada.
    Errada! O incêndio é classe B, portanto, o possível extintor à base de água q poderia ser empregado seria o à base de água em forma de neblina

    b. Por ter sido derramado e por ser um composto formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio, o óleo diesel provocou uma contaminação na fauna.
    Errada!

    c. A mata atingida pelo óleo diesel é um tipo de cobertura vegetal nativa que fica às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d'água e represas.
    Correta!

    2. (PMV/SEMAD (ES) - Eng. de Seg-2008) Um caminhão-tanque de empresa de transporte de combustíveis, carregado com óleo diesel, tombou próximo de um córrego em uma cidade de porte médio. O líquido atingiu o leito de um rio, após impregnar parte da mata ciliar. O motorista, com pequenas escoriações, percebeu um princípio de incêndio no óleo do motor e, prontamente, combateu o fogo com extintor portátil. Autoridades locais isolaram a área para evitar aproximação de curiosos, visto que havia risco de explosão e odor bastante acentuado do óleo.
    A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

    a. No que concerne à degradação ambiental, o diesel derivado do petróleo é menos agressor do que o biodiesel, que é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis.
    Errada!


    b. O acidente relatado não contribuiu para poluição do ar.
    Errada!

    c. Na situação descrita, o motorista sofreu acidente de trabalho.
    Correta!

    3. (PMV/SEMAD (ES) - Eng. de Seg-2008) Incêndio em depósito de materiais recicláveis mobiliza bombeiro militar e brigada voluntária. O fogo teve início nos condutores elétricos da máquina de prensar garrafas plásticas, do tipo PET (polyethylene terephthalate). Na pressa para combater o princípio de incêndio, e sem treinamento adequado, trabalhadores do galpão usaram extintores à base de CO2 (gás carbônico) e PQS (pó químico seco) antes de desligar a energia elétrica. O fogo se alastrou rapidamente e atingiu as garrafas plásticas. A energia elétrica foi desligada e o corpo de bombeiros foi chamado; a brigada voluntária da empresa vizinha deu apoio na retirada dos trabalhadores. Grande quantidade de fumaça e calor tomou conta do ambiente. Os bombeiros militares combateram o incêndio com mangueiras com água em jatos sólidos. Duas vítimas necessitaram de socorro urgente: uma senhora com queimaduras de primeiro grau e um senhor com queimadura de terceiro grau.
    Após atendimento pré-hospitalar, as vítimas foram levadas na viatura da corporação para o hospital municipal, sem risco de morte.
    Com base nesse texto e na legislação sobre segurança do trabalho, julgue os itens que se seguem.

    a. No triângulo do fogo, as garrafas PET devem ser identificadas como combustíveis; o calor advindo dos condutores elétricos, como fonte ígnea; e o ar ambiente, como comburente.
    Correta! Exatamente esta a configuração de triângulo do fogo.

    b. O princípio utilizado pelos bombeiros para o combate ao incêndio relatado foi o abafamento.
    Errada! Resfriamento.

    c. As duas vítimas de queimadura sofreram doenças classificadas como profissionais.
    Errada! Elas sofreram acidente do trabalho.

    4. (PMV/SEMAD (ES) - Eng. de Seg-2008) Incêndio em depósito de materiais recicláveis mobiliza bombeiro militar e brigada voluntária. O fogo teve início nos condutores elétricos da máquina de prensar garrafas plásticas, do tipo PET (polyethylene terephthalate). Na pressa para combater o princípio de incêndio, e sem treinamento adequado, trabalhadores do galpão usaram extintores à base de CO2 (gás carbônico) e PQS (pó químico seco) antes de desligar a energia elétrica. O fogo se alastrou rapidamente e atingiu as garrafas plásticas. A energia elétrica foi desligada e o corpo de bombeiros foi chamado; a brigada voluntária da empresa vizinha deu apoio na retirada dos trabalhadores. Grande quantidade de fumaça e calor tomou conta do ambiente. Os bombeiros militares combateram o incêndio com mangueiras com água em jatos sólidos. Duas vítimas necessitaram de socorro urgente: uma senhora com queimaduras de primeiro grau e um senhor com queimadura de terceiro grau.
    Após atendimento pré-hospitalar, as vítimas foram levadas na viatura da corporação para o hospital municipal, sem risco de morte.
    Com base nesse texto e na legislação sobre segurança do trabalho, julgue os itens que se seguem.

    a. Em todas as empresas deve haver pessoas capacitadas a usar corretamente equipamentos de combate a incêndio.
    Correta!

    b. Fogo em equipamento elétrico energizado é classificado como de classe B.
    Errada! Neste caso, o incêndio é classificado como de classe C.

    c. Na situação relatada, os trabalhadores utilizaram corretamente os tipos de extintores nos condutores elétricos em chamas.
    Correta! Como se trata de incêndio classe C, os extintores previstos são: dióxido carbono: classes B e C, preferencialmente. Pode ser utl classe A em seu início; e pó químico seco: classes B e C. Pode ser tb utilizado o à base de água pulverizada.

    5 PETROBRAS/Tec Seg I – CESPE – 2007) Um ônibus desgovernado, transportando empregados de suas residências para a empresa, chocou-se com um posto de combustíveis, originando um princípio de incêndio no combustível que vazou de uma das bombas de gasolina. O fogo foi logo combatido pela brigada de incêndio do posto, que utilizou carretas de extintor de pó químico seco. Dois empregados e o motorista do ônibus tiveram ferimentos leves, foram socorridos e levados ao hospital, mas retornaram às atividades normais de trabalho no dia seguinte. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

    a. Conforme a norma NR-23, na situação em apreço, o fogo é classificado como classe A.
    Errada! Incêndio classe B

    b. Na situação relatada, é correto afirmar que o acidente provocou danos materiais e pessoais.
    Correta!

    c. Os empregados que estavam no ônibus sofreram acidente classificado como acidente típico.
    Errada! Sofreram acidentes do trabalho.

    d. A brigada de incêndio do posto em questão deveria ser formada por empregados em cargos de supervisão, definidos pelo empregador, devidamente treinados no combate a princípio de incêndio.
    Errada! Não há nas normas nenhum pré-requisito de cargos de supervisão, direção ou gerência para os integrantes de uma brigada de incêndio.

    e. Na situação descrita, a brigada usou o método do resfriamento para combater o princípio de incêndio.
    Errada! Abafamento.


    QUESTÕES TIPO ESAF

    6 (SP – Turismo – CAIPIMES/Eng. Seg Trab – 2007) A temperatura mínima a que uma substância libera vapores combustíveis que, em mistura com o ar e sem a presença de uma fonte de ignição, se inflamam é denominada:

    a. temperatura de combustão (fire point).
    b. temperatura de ignição (ignition point).
    c. temperatura de inflamação (flash point).
    d. zona inflamável.

    Letra b.


    7 (Pref. Louveira (SP)/VUNESP – Eng. Seg Trab – 2007) A respeito da prevenção e combate a incêndios, é certo afirmar que:

    a. Para incêndios de classe B, envolvendo óleo, gasolina, graxa, tinta ou gás liqüefeito de petróleo, o uso do extintor tipo água só é aplicável se usado com jato pleno, pois na forma de neblina não tem qualquer eficácia.
    b. Ponto de inflamabilidade é a temperatura mínima em que o combustível começa a desprender vapores que, ao entrarem em contato com alguma fonte externa de calor, se incendeiam.
    c. A combustão espontânea envolve a reação exotérmica que ocorre com algumas substâncias como os metais piróforos ou pirofóricos, ao entrarem em contato com o oxigênio do ar ou com agentes oxidantes.
    d. Um importante agente extintor é o halon, constituído por gases hidrogenados e que, em particular para incêndios da classe C, apresenta maior eficiência que o monóxido de carbono.
    e. Quando a propagação do calor é feita de molécula para molécula do corpo, por movimento vibratório, que será tanto mais intenso quanto maior for a condutividade térmica do material, tem-se o fenômeno da convecção.

    Letra c.


    8 (SP – Turismo – CAIPIMES/Eng. Seg Trab – 2007) A bacia de contenção é uma área constituída por uma depressão, pela topografia do terreno ou ainda limitada por dique, destinada a conter eventuais vazamentos de produtos. Em relação a armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis a NBR 7505-1 exige que a bacia de contenção atenda à seguinte condição:

    a. A capacidade volumétrica da bacia de contenção de tanques horizontais deve ser no mínimo igual ao volume do maior dos tanques horizontais nela contidos.
    b. No caso da bacia de contenção que possua um único tanque, sua capacidade volumétrica deve ser no mínimo igual ao volume desse tanque.
    c. Apresentar coeficiente de permeabilidade máximo de 106 cm/s, referenciado a água a 20° C e a uma coluna de água igual a altura do dique.
    d. A capacidade volumétrica da bacia de contenção deve ser no mínimo igual ao volume do maior tanque, mais o volume de deslocamento da base desse tanque, mais os volumes equivalentes aos deslocamentos dos demais tanques, suas bases e dos diques intermediários.

    Letra d.


    9 (SP – Turismo – CAIPIMES/Eng. Seg Trab – 2007) Em relação a projeto e construção de tanques para armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis, a NBR 7505-1 estipula que a resistência elétrica do tanque à terra, mesmo com todas as tubulações desconectadas, deva ser inferior a:

    a. 150 W.
    b. 10 kW.
    c. 10 W.
    d. 15 W.

    Letra c.


    10 (SP – Turismo – CAIPIMES/Eng. Seg Trab – 2007) Com relação a segurança com solda autógena, vários são os cuidados a serem tomados, inclusive no manuseio dos cilindros. O acetileno é o mais utilizado dos gases como combustível, sendo altamente inflamável e perigoso. Em relação aos cuidados de segurança a serem tomados na sua utilização, é incorreto afirmar:

    a. deve-se armazenar os dois cilindros de acetileno e oxigênio separadamente e em posição horizontal.
    b. deve-se armazenar os dois cilindros de acetileno e oxigênio longe de elementos combustíveis e materiais inflamáveis.
    c. não se deve movimentar os cilindros de acetileno e oxigênio rodando-os ou arrastando-os.
    d. proceder à abertura das válvulas de forma lenta, a fim de evitar que uma elevação repentina da pressão possa explodir os reguladores de pressão, abrindo e acendendo o acetileno em primeira estância, e depois abrir e ajustar o oxigênio.

    Letra a.


    QUESTÕES TIPO “PEGADINHA”

    11 Tanques de armazenamento de líquidos combustíveis, de superfície ou equipados com respiradouros de emergência, com a capacidade de 250.000 L, deverão ser localizados a uma distância mínima de 5 m das vias públicas.
    Errada! Vide item 20.1.3 e tabela A


    12 O espaçamento mínimo longitudinal entre 2 (dois) tanques de armazenamento de líquidos combustíveis diferentes, ou de armazenamento de qualquer outro combustível, deverá ser de 6,00m (seis metros).
    Errada! Vide item 20.1.5.

    13 De acordo com entendimento próprio da NR 21 (Trabalho a Céu Aberto), as fossas negras deverão estar, no mínimo, 15,00m (quinze metros) do poço; 10,00m (dez metros) da casa, em lugar livre de enchentes e à jusante do poço.
    Correta!

    14 Os respiradouros dos tanques enterrados deverão ser localizados de forma que fiquem fora de edificações e no mínimo a 3,50m (três metros e cinqüenta centímetros) de altura do nível do solo.
    Correta!

    15 Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, a NR 21 (Trabalho a Céu Aberto) determina q sejam cogentes as medidas de profilaxia de epidemias, de acordo com as normas de saúde pública.
    Errada! Vide item 21.4.

    16 Deverá existir letreiro com dizeres "Não Fume" e "Inflamável" em todas as vias de acesso ao local de armazenagem.
    Correta!

    17 A área de armazenagem de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), incluindo a tomada de descarga e os seus aparelhos, será delimitada por um alambrado de material vazado que permita boa ventilação e de altura mínima de 1,60m (um metro e oitenta centímetros).
    Errada! Vide item 20.3.13

    18 Segundo a NR 21 (Trabalho a Céu Aberto), é possível, na hipótese de equipes de trabalho, a moradia coletiva da família dos integrantes da equipe, desde q haja compartimentos separados para as famílias.
    Errada! Vide item 21.6.1.

Tópicos Similares

  1. 5 SIMULADO AFR-ES - SIMULADO + GABARITO
    By phephiscal in forum Área Fiscal
    Respostas: 0
    Última Mensagem: Fri, 26/12/08, 07:51 AM

Regras para Posts

  • Você não pode postar novos tópicos
  • Você não pode postar respostas
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar seus posts
  •  
quem somos
Nosso objetivo é ser uma ferramenta útil e gratuita à preparação para concursos. Para isso, nosso foco é o estudo por meio da discussão e resolução de questões teóricas e a troca de informações a respeito de concursos em um ambiente de participação e colaboração positivas.

O Fórum Concurseiros é uma iniciativa particular aberta a todos que entendem e compartilham dos seus objetivos.
Quer deixar uma sugestão ou tem alguma dúvida entre em contato
nossas redes