Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 15 de 28

Tópico: Simulado NR 7

  1. #1

    Padrão Simulado NR 7

    Pessoal, seguem aí as questões sobre PCMSO. Tentei mudar um pouco o estilo acrescentando questões de múltipla escolha retiradas de alguns concursos. Tive o objetivo de chamar a atenção para o fato de como as questões se repetem.

    Bom, espero que gostem,
    Força a todos.

    01. (CESGRANRIO/EngSJúnior-PETROBRAS 2005) Assinale a opção que apresenta uma determinação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) a ser implantado por uma empresa.

    (A) É obrigatória a implementação do PCMSO em toda e qualquer empresa e/ou instituição que possua 20 ou mais trabalhadores, regidos pela CLT.

    (B) O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) será emitido em 2 vias e para qualquer tipo de exame clínico obrigatório, devendo a 2ª via ser encaminhada à Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

    (C) São estabelecidos 6 tipos de exames: admissional, demissional, periódico, eventual, mudança de função e retorno ao trabalho.

    (D) O vínculo trabalhista de trabalhador temporário existe apenas entre este e a empresa prestadora de trabalho temporário, a qual estará sujeita ao PCMSO.

    (E) O PCMSO é um documento que deve ser homologado ou registrado nas DRT.

    02. (AnSS-MPU 2004) O PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos. Os exames médicos compreendem uma avaliação clínica e exames complementares. Assinale a opção que não contenha corretamente um exame médico, definido conforme a Norma Regulamentadora 07, do Ministério do Trabalho e Emprego.

    a) Exame admissional, a ser realizado antes que o trabalhador assine o contrato de trabalho.

    b) Exame periódico, a ser realizado a cada dois anos, para os trabalhadores entre dezoito anos e quarenta e cinco anos de idade.

    c) Exame de retorno ao trabalho, a ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia de volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença, acidente ou parto.

    d) Exame de mudança de função, a ser realizado obrigatoriamente antes da data de mudança.

    e) Exame demissional, a ser realizado até a data da homologação, desde que o último exame ocupacional tenha sido realizado há mais de 135 dias.


    03. (Méd-MT 1998) O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de uma empresa tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde de seu conjunto de trabalhadores. Em relação ao PCMSO, é incorreto afirmar:

    a) ao empregador compete custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, inclusive exames complementares

    b) ao empregador compete indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO

    c) na eventualidade da inexistência de médicos do trabalho em uma determinada localidade, a empresa poderá contratar médicos sem a referida especialidade, desde que os mesmos sejam especialistas em Clínica Médica

    d) o PCMSO deverá privilegiar o instrumental clínicoepidemiológico na abordagem da relação entre saúde e trabalho

    e) estarão desobrigadas da indicação de médico coordenador, as empresas de grau de risco 1 e 2, com até 50 (cinqüenta) empregados, em decorrência de negociação coletiva.


    04. (Méd-MT 1998) Em relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – é incorreto afirmar:

    a) o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter a indicação dos procedimentos médicos aos quais o trabalhador foi submetido, incluindo os exames complementares, assim como a data da realização dos mesmos.

    b) o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter o nome do médico encarregado da realização do exame, assim como o endereço ou outra forma de contato com o emitente do atestado.

    c) o PCMSO deverá obedecer a um planejamento anual e as ações preconizadas deverão compor o relatório anual.

    d) o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter a definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador irá exercer, exerce ou exerceu.

    e) o exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado todas as vezes em que o trabalhador afastar-se do trabalho, por mais de 30 dias, independente da motivação determinante do afastamento.


    05. (EngSSPleno-TRANSPETRO 2006) A NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) exige a indicação de médico com especialização em Medicina do Trabalho como coordenador do programa, EXCETO:

    (A) em empresas de grau de risco 1 e 2, com até cinqüenta empregados.

    (B) em empresas de grau de risco 3 e 4, com até vinte e cinco empregados.

    (C) em empresas de grau de risco 3 e 4, com mais de vinte e cinco empregados e até cinqüenta empregados, em decorrência de acordo coletivo.

    (D) se, no dimensionamento do SESMT, a empresa estiver desobrigada de manter o médico do trabalho.

    (E) se, na localidade em que estiver instalada a empresa não existir médico do trabalho para ser contratado, permitindo ao empregador contratar médico de outra especialidade.


    06. (CESGRANRIO/EngSPleno-PETROBRAS 2005) 77 O trabalhador exposto a crisotila e anfibólios pode adquirir a doença ocupacional denominada:

    (A) traqueobroquite.
    (B) asbestose.
    (C) bissinose
    (D) talcose.
    (E) silicose.

    07. (CESGRANRIO/EngSPleno-PETROBRAS 2006) 46 O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) estabelece que:

    I - compete ao empregador garantir a implementação e custeio do programa;
    II - todas as empresas terão que contratar médico do trabalho para coordenar o programa;
    III - o exame médico demissional será realizado até a data de homologação do encerramento do contrato de trabalho do empregado;
    IV - todo estabelecimento deve estar preparado para prestar os primeiros socorros, com material guardado em local apropriado e pessoas treinadas;
    V - o relatório anual do programa deve ser apresentado e discutido na CIPA quando a empresa possuir esta Comissão.

    Estão corretas apenas as afirmações:

    (A) I, II e III
    (B) I, III e IV
    (C) I, IV e V
    (D) II, III e IV
    (E) II, IV e V

    08. (Pref-Sorocaba 2008) 14. Com relação às diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, constante da NR-7 – Programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), é correto afirmar:

    (A) o intervalo entre os exames audiométricos poderá ser reduzido a critério do médico coordenador do PCMSO, desde que mantido o período mínimo de 90 dias entre exames.

    (B) são considerados dentro dos limites aceitáveis, os casos cujos audiogramas mostram limiares auditivos menores ou iguais a 15 dB (NA), em todas as freqüências examinadas.

    (C) nas empresas em que existir ambiente acusticamente tratado, que atenda à norma ISO 8253.1, a cabina audiométrica poderá ser dispensada.

    (D) o audiômetro será submetido a procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento, sendo que a aferição acústica deverá ser anual e a calibração acústica, obrigatoriamente, a cada 2 anos.

    (E) o trabalhador permanecerá em repouso auditivo por um período de 10 horas até o momento da realização do exame audiométrico.

    09. (FCC/An-MPU 2007) 35. Com relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ? PCMSO, é INCORRETO afirmar:

    (A) Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2 com até 100 empregados.

    (B) Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2 com até 50 empregados, em decorrência de negociação coletiva.

    (C) As empresas com mais de 10 e até 20 empregados, enquadradas nos graus de risco 3 ou 4, estarão desobrigadas de indicar médico do trabalho coordenador, em decorrência de negociação coletiva, se assistida por profissional do órgão regional competente em segurança e medicina do trabalho.

    (D) Compete ao médico coordenador realizar os exames médicos ou encarregar de realizá-los um profissional médico familiarizado com tais problemas.

    (E) Compete ao médico coordenador encarregar a realização dos exames complementares a profissionais ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados.

    10. (ACEP/EngSS-B. Nordeste 2008 1) 52. O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) deverá ser planejado e implantado, com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais normas regulamentadoras. Sobre as responsabilidades por este programa, NÃO compete ao empregador:

    A) elaborar e implementar o PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia.

    B) custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO.

    C) indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO.

    D) no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR-4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO.

    E) inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.

    11. (ACEP/EngSS-B. Nordeste 2008 1) 56. Saturnismo pode ser definido como uma doença ocupacional decorrente da exposição do trabalhador, sem a proteção adequada, aos fumos metálicos do:

    A) aço.
    B) alumínio.
    C) ferro.
    D) chumbo.
    E) zinco.

    12. (CESGRANRIO/INEA 2008) 46 A elaboração de um PCMSO bem estruturado depende da existência atualizada do

    (A) PGR
    (B) PCA
    (C) PPRA
    (D) PCMAT
    (E) PPEOB

    13. (CESGRANRIO/Téc-PETROBRAS 2008) 22 Sendo constatada a ocorrência de doenças profissionais numa empresa, por meio de exames médicos que incluem os definidos na NR-7, o médico coordenador do PCMSO deve

    (A) encaminhar o trabalhador à DRT para estabelecimento do nexo causal.

    (B) encaminhar o trabalhador ao posto de saúde para avaliação de incapacidade.

    (C) encaminhar o trabalhador à DSST para definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho.

    (D) indicar o afastamento do trabalhador do trabalho, mesmo não sendo necessário.

    (E) solicitar a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho.

    14. (CESPE/Pref-RB AC 2006) No que se refere ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na NR-7, julgue os itens a seguir.

    I - A empresa contratante de mão-de-obra prestadora de serviços deve informar à empresa contratada os riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação do PCMSO nos locais de trabalho onde os serviços estejam sendo prestados.

    II - O exame médico admissional deverá ser realizado até 30 dias depois que o trabalhador assumir suas funções.

    III - Para cada exame médico realizado, o médico tem de emitir o atestado de saúde ocupacional (ASO) em duas vias: a primeira via deve ficar no arquivo da empresa e a segunda, ser entregue ao trabalhador.

    IV - Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida. Deverá também manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

    15. (CESPE/Pref-Vitória 2008) A respeito de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), contemplado pela NR-7 do MTE, julgue os itens subseqüentes.

    I - O PCMSO deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além de constatar a existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

    II - O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: admissional; periódico; de retorno ao trabalho; demissional.

    III - O exame médico de mudança de função deve ser obrigatoriamente realizado antes de o empregado completar 30 dias na nova função.

    IV - O atestado de saúde ocupacional (ASO) deve conter, entre outros itens, o nome completo do trabalhador, os riscos ocupacionais específicos existentes, a indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador e o nome do médico coordenador do PCMSO não sendo necessária de identificação do registro no conselho regional de medicina desse profissional.

    16. A respeito do PCMSO, julgue os itens a seguir:

    I - Os registros constantes do Prontuário Clínico individual deverão ser mantidos por período mínimo de 30 (trinta) anos após o desligamento do trabalhador.

    II - O relatório anual deverá discriminar, por estabelecimentos da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados normais, assim como o planejamento para o próximo ano.

    III - As empresas desobrigadas de indicarem médico coordenador ficam dispensadas de elaborar o relatório anual.

    IV - Entende-se por perda auditiva por níveis de pressão sonora elevados as alterações dos limiares auditivos, do tipo sensorioneural, decorrente da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevados. Tem como características principais a reversibilidade e a progressão gradual com o tempo de exposição ao risco. A sua história natural mostra, inicialmente, o acometimento dos limiares auditivos em uma ou mais freqüências da faixa de 3.000 a 6.000 Hz. As freqüências mais altas e mais baixas poderão levar menos tempo para serem afetadas. Mesmo cessada a exposição, haverá progressão da redução auditiva.

    V - O exame audiométrico será executado por profissional qualificado, ou seja, médico ou engenheiro do trabalho, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.

    VI - O exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após a mesma, anualmente a partir de então, e na demissão.

    VII - O trabalhador permanecerá em repouso auditivo por um período mínimo de 16 horas até o momento de realização do exame audiométrico.

    VIII - Na impossibilidade da realização do exame audiométrico com a utilização de Cabina Audiométrica, o responsável pela execução do exame avaliará a viabilidade de sua realização em um ambiente silencioso, através do exame audiométrico em 2 (dois) indivíduos, cujos limiares auditivos, detectados em exames audiométricos de referência atuais, sejam conhecidos. Diferença de limiar auditivo, em qualquer freqüência e em qualquer um dos 2 (dois) indivíduos examinados, acima de 5 dB(NA) (nível de audição em decibel) inviabiliza a realização do exame no local escolhido.

    IX - Nos exames audiométricos de referência, são considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiogramas, nas freqüências de 3.000 e/ou 4.000 e/ou 6.000 Hz, apresentam limiares auditivos acima de 25 dB(NA) e mais elevados do que nas outras freqüências testadas, estando estas comprometidas ou não, tanto no teste da via aérea quanto da via óssea, em um ou em ambos os lados.

    X - A perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, por si só, não é indicativa de inaptidão para o trabalho, devendo-se levar em consideração na análise de cada caso, além do traçado audiométrico ou da evolução seqüencial de exames audiométricos, além de outros fatores.

  2. #2

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Ai vai...


    1A
    2E
    3E
    4B
    5E
    6C
    7B
    8D
    9C
    10D
    11D
    12C
    13E
    14 - c,e,e,c
    15 - c,c,e,e
    16 - c,e,e,e,e,e,e,c,e,c

    Mauri

  3. #3
    MARANHENSE

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Lá vai...

    1. D
    2. B
    3. C
    4. E
    5. E
    6. B
    7. B
    8. C
    9. A
    10. A
    11. D
    12. C
    13. E
    14. I. C;II. E; III. C; IV. C
    15. I. C; II. E; III. E; IV. E
    16. I. E; II. E; III. C; IV. E; V. E; VI. C; VII E; VIII. C; IX. E; X. C


  4. #4

    Padrão Re: Simulado NR 7

    1. D
    2. E
    3. C
    4. E
    5. E
    6. ?
    7. C
    8. C
    9. A
    10. A
    11. ?
    12. C
    13. E
    14. VFVV
    15. VVFF
    16. FVVFFVFVVV

    A resposta das questões 6 e 11 não está na NR, isso está no programa?
    Em provas de SST, principalmente para médico do trabalho, existem muitas questões sobre sobre as doenças relacionadas com a exposição certos elementos, mas eu sempre deixo de lado porque achava que não fazia parte do nosso programa...

  5. #5
    leozeira

    Padrão Re: Simulado NR 7

    1. D
    2. A
    3. C
    4. E
    5. E
    6. E
    7. C
    8. A
    9. A
    10. A
    11. A
    12. C
    13. E
    14. I. C;II. E; III. C; IV. C
    15. I. C; II. C; III. E; IV. E;
    16. I. E; II. E; III. C; IV. C; V. E; VI. C; VII E; VIII. C; IX. E; X. C

  6. #6
    leozeira

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Citação Postado Originalmente por @ Deca
    1. D
    2. E
    3. C
    4. E
    5. E
    6. ?
    7. C
    8. C
    9. A
    10. A
    11. ?
    12. C
    13. E
    14. VFVV
    15. VVFF
    16. FVVFFVFVVV

    A resposta das questões 6 e 11 não está na NR, isso está no programa?
    Em provas de SST, principalmente para médico do trabalho, existem muitas questões sobre sobre as doenças relacionadas com a exposição certos elementos, mas eu sempre deixo de lado porque achava que não fazia parte do nosso programa...

    tá sim Deca, lá em epidemiologia e doenças ocupacionais!

    PS. A questao 16 eu só li o anexo duas vezes e muito superficial, e o meu gabarito foi identico ao do maranhao, ou eu ele temos memoria fotografica e acertamos td ou estamos muito ruins de chute.

  7. #7

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Lá vai bomba:

    1 D
    2 A
    3 C
    4 E
    5 A
    6 B
    7 C
    8 C
    9 A
    10 D
    11 D
    12 C
    13 B
    14 CECC
    15 CCEE
    16 ECCEECECCC

  8. #8

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Citação Postado Originalmente por @ Deca

    A resposta das questões 6 e 11 não está na NR, isso está no programa?
    Em provas de SST, principalmente para médico do trabalho, existem muitas questões sobre sobre as doenças relacionadas com a exposição certos elementos, mas eu sempre deixo de lado porque achava que não fazia parte do nosso programa...

    Deca, pensei a mesma coisa que vc. Ainda não identifiquei a fonte para essas respostas. Acertei as duas mas por duas questões. Na NR15 quando ela fala que o asbesto branco é formado por fibras de de crisotila e o de amianto marrom (eu acho) é formado por essas fibras de anfibolios. Respondi por associação. A outra questão sobre saturnismo só acertei pq lembrei (sou Físico) que o nome se deu pq os gregos, como perceberam que o movimento dele era o mais lento entre todos os planetas, até então conhecidos, pensavam ser ele o mais pesado, logo, chumbo.

    Dois chutes! Léo, qual é a fonte dessas respostas mesmo....tá na NR7 ou naquela parte final do programa?

  9. #9

    Padrão Re: Simulado NR 7

    1 D
    2 E
    3 D
    4 E
    5 E
    6 B
    7 B
    8 E
    9 A
    10 A
    11 D
    12 C
    13 E
    14 F F V V
    15 V V F F
    16 F V V F V V F V V V

    Como ainda não peguei muitas questões de prova achei muito boa essa seleção...
    =D>

  10. #10
    Registrado em
    26/07/07
    Localização
    São Paulo
    Posts
    504

    Padrão Re: Simulado NR 7

    01. E
    02. D
    03. C
    04. E
    05. E
    06. B
    07. C
    08. A ?
    09. A
    10. A
    11. D
    12. ???
    13. E
    14.
    I - C
    II - E
    III - C
    IV - C
    15.
    I - C
    II - C
    III - E
    IV - E
    16.
    I - E
    II - C
    III - C
    IV - E
    V - C
    VI - E
    VII - E ?
    VIII - ?
    IX - ?
    X - C?

    =D> UFA! Nesta última boiei... mas chego lá... \/

  11. #11

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Vamos lá:

    1-D
    2-E
    3-C
    4-E
    5-E
    6-B
    7-C
    8-C
    9-A
    10-A
    11-D
    12-C
    13-E
    14-CECC
    15-CCEE
    16-ECCEEEECEC

    Muito bom o simulado,valeu!!!!!!!

  12. #12

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Bom pessoal, segue aí o gabarito do simulado:

    01. (CESGRANRIO/EngSJúnior-PETROBRAS 2005) Assinale a opção que apresenta uma determinação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) a ser implantado por uma empresa.

    (A) É obrigatória a implementação do PCMSO em toda e qualquer empresa e/ou instituição que possua 20 ou mais trabalhadores, regidos pela CLT.

    (B) O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) será emitido em 2 vias e para qualquer tipo de exame clínico obrigatório, devendo a 2ª via ser encaminhada à Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

    (C) São estabelecidos 6 tipos de exames: admissional, demissional, periódico, eventual, mudança de função e retorno ao trabalho.

    (D) O vínculo trabalhista de trabalhador temporário existe apenas entre este e a empresa prestadora de trabalho temporário, a qual estará sujeita ao PCMSO.

    (E) O PCMSO é um documento que deve ser homologado ou registrado nas DRT.

    D

    02. (AnSS-MPU 2004) 60- O PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos. Os exames médicos compreendem uma avaliação clínica e exames complementares. Assinale a opção que não contenha corretamente um exame médico, definido conforme a Norma Regulamentadora 07, do Ministério do Trabalho e Emprego.

    a) Exame admissional, a ser realizado antes que o trabalhador assine o contrato de trabalho.

    b) Exame periódico, a ser realizado a cada dois anos, para os trabalhadores entre dezoito anos e quarenta e cinco anos de idade.

    c) Exame de retorno ao trabalho, a ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia de volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença, acidente ou parto.

    d) Exame de mudança de função, a ser realizado obrigatoriamente antes da data de mudança.

    e) Exame demissional, a ser realizado até a data da homologação, desde que o último exame ocupacional tenha sido realizado há mais de 135 dias.

    A

    03. (Méd-MT 1998) 12- O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de uma empresa tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde de seu conjunto de trabalhadores. Em relação ao PCMSO, é incorreto afirmar:

    a) ao empregador compete custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, inclusive exames complementares

    b) ao empregador compete indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO

    c) na eventualidade da inexistência de médicos do trabalho em uma determinada localidade, a empresa poderá contratar médicos sem a referida especialidade, desde que os mesmos sejam especialistas em Clínica Médica

    d) o PCMSO deverá privilegiar o instrumental clínicoepidemiológico na abordagem da relação entre saúde e trabalho

    e) estarão desobrigadas da indicação de médico coordenador, as empresas de grau de risco 1 e 2, com até 50 (cinqüenta) empregados, em decorrência de negociação coletiva

    C

    04. (Méd-MT 1998) 19- Em relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – é incorreto afirmar:

    a) o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter a indicação dos procedimentos médicos aos quais o trabalhador foi submetido, incluindo os exames complementares, assim como a data da realização dos mesmos.

    b) o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter o nome do médico encarregado da realização do exame, assim como o endereço ou outra forma de contato com o emitente do atestado.

    c) o PCMSO deverá obedecer a um planejamento anual e as ações preconizadas deverão compor o relatório anual.

    d) o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter a definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador irá exercer, exerce ou exerceu.

    e) o exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado todas as vezes em que o trabalhador afastar-se do trabalho, por mais de 30 dias, independente da motivação determinante do afastamento.

    E

    05. (EngSSPleno-TRANSPETRO 2006) 30 A NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) exige a indicação de médico com especialização em Medicina do Trabalho como coordenador do programa, EXCETO:

    (A) em empresas de grau de risco 1 e 2, com até cinqüenta empregados.

    (B) em empresas de grau de risco 3 e 4, com até vinte e cinco empregados.

    (C) em empresas de grau de risco 3 e 4, com mais de vinte e cinco empregados e até cinqüenta empregados, em decorrência de acordo coletivo.

    (D) se, no dimensionamento do SESMT, a empresa estiver desobrigada de manter o médico do trabalho.

    (E) se, na localidade em que estiver instalada a empresa não existir médico do trabalho para ser contratado, permitindo ao empregador contratar médico de outra especialidade.

    E

    06. (CESGRANRIO/EngSPleno-PETROBRAS 2005) 77 O trabalhador exposto a crisotila e anfibólios pode adquirir a doença ocupacional denominada:

    (A) traqueobroquite.
    (B) asbestose.
    (C) bissinose
    (D) talcose.
    (E) silicose.

    B

    07. (CESGRANRIO/EngSPleno-PETROBRAS 2006) 46 O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) estabelece que:

    I - compete ao empregador garantir a implementação e custeio do programa;
    II - todas as empresas terão que contratar médico do trabalho para coordenar o programa;
    III - o exame médico demissional será realizado até a data de homologação do encerramento do contrato de trabalho do empregado;
    IV - todo estabelecimento deve estar preparado para prestar os primeiros socorros, com material guardado em local apropriado e pessoas treinadas;
    V - o relatório anual do programa deve ser apresentado e discutido na CIPA quando a empresa possuir esta Comissão.

    Estão corretas apenas as afirmações:

    (A) I, II e III
    (B) I, III e IV
    (C) I, IV e V
    (D) II, III e IV
    (E) II, IV e V

    B

    08. (Pref-Sorocaba 2008) 14. Com relação às diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, constante da NR-7 – Programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), é correto afirmar:

    (A) o intervalo entre os exames audiométricos poderá ser reduzido a critério do médico coordenador do PCMSO, desde que mantido o período mínimo de 90 dias entre exames.

    (B) são considerados dentro dos limites aceitáveis, os casos cujos audiogramas mostram limiares auditivos menores ou iguais a 15 dB (NA), em todas as freqüências examinadas.

    (C) nas empresas em que existir ambiente acusticamente tratado, que atenda à norma ISO 8253.1, a cabina audiométrica poderá ser dispensada.

    (D) o audiômetro será submetido a procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento, sendo que a aferição acústica deverá ser anual e a calibração acústica, obrigatoriamente, a cada 2 anos.

    (E) o trabalhador permanecerá em repouso auditivo por um período de 10 horas até o momento da realização do exame audiométrico.

    C

    09. (FCC/An-MPU 2007) 35. Com relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ? PCMSO, é INCORRETO afirmar:

    (A) Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2 com até 100 empregados.

    (B) Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2 com até 50 empregados, em decorrência de negociação coletiva.

    (C) As empresas com mais de 10 e até 20 empregados, enquadradas nos graus de risco 3 ou 4, estarão desobrigadas de indicar médico do trabalho coordenador, em decorrência de negociação coletiva, se assistida por profissional do órgão regional competente em segurança e medicina do trabalho.

    (D) Compete ao médico coordenador realizar os exames médicos ou encarregar de realizá-los um profissional médico familiarizado com tais problemas.

    (E) Compete ao médico coordenador encarregar a realização dos exames complementares a profissionais ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados.

    A

    10. (ACEP/EngSS-B. Nordeste 2008 1) 52. O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) deverá ser planejado e implantado, com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais normas regulamentadoras. Sobre as responsabilidades por este programa, NÃO compete ao empregador:

    A) elaborar e implementar o PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia.

    B) custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO.

    C) indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO.

    D) no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR-4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO.

    E) inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.

    A

    11. (ACEP/EngSS-B. Nordeste 2008 1) 56. Saturnismo pode ser definido como uma doença ocupacional decorrente da exposição do trabalhador, sem a proteção adequada, aos fumos metálicos do:

    A) aço.
    B) alumínio.
    C) ferro.
    D) chumbo.
    E) zinco.

    D

    12. (CESGRANRIO/INEA 2008) 46 A elaboração de um PCMSO bem estruturado depende da existência atualizada do

    (A) PGR
    (B) PCA
    (C) PPRA
    (D) PCMAT
    (E) PPEOB

    C

    13. (CESGRANRIO/Téc-PETROBRAS 2008) 22 Sendo constatada a ocorrência de doenças profissionais numa empresa, por meio de exames médicos que incluem os definidos na NR-7, o médico coordenador do PCMSO deve

    (A) encaminhar o trabalhador à DRT para estabelecimento do nexo causal.

    (B) encaminhar o trabalhador ao posto de saúde para avaliação de incapacidade.

    (C) encaminhar o trabalhador à DSST para definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho.

    (D) indicar o afastamento do trabalhador do trabalho, mesmo não sendo necessário.

    (E) solicitar a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho.

    E

    14. (CESPE/Pref-RB AC 2006) No que se refere ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na NR-7, julgue os itens a seguir.

    I - A empresa contratante de mão-de-obra prestadora de serviços deve informar à empresa contratada os riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação do PCMSO nos locais de trabalho onde os serviços estejam sendo prestados.

    II - O exame médico admissional deverá ser realizado até 30 dias depois que o trabalhador assumir suas funções.

    III - Para cada exame médico realizado, o médico tem de emitir o atestado de saúde ocupacional (ASO) em duas vias: a primeira via deve ficar no arquivo da empresa e a segunda, ser entregue ao trabalhador.

    IV - Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida. Deverá também manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

    CECC

    15. (CESPE/Pref-Vitória 2008) A respeito de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), contemplado pela NR-7 do MTE, julgue os itens subseqüentes.

    I - O PCMSO deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além de constatar a existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

    II - O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: admissional; periódico; de retorno ao trabalho; demissional.

    III - O exame médico de mudança de função deve ser obrigatoriamente realizado antes de o empregado completar 30 dias na nova função.

    IV - O atestado de saúde ocupacional (ASO) deve conter, entre outros itens, o nome completo do trabalhador, os riscos ocupacionais específicos existentes, a indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador e o nome do médico coordenador do PCMSO não sendo necessária de identificação do registro no conselho regional de medicina desse profissional.

    CCEE

    16. A respeito do PCMSO, julgue os itens a seguir:

    I - Os registros constantes do Prontuário Clínico individual deverão ser mantidos por período mínimo de 30 (trinta) anos após o desligamento do trabalhador.

    E

    II - O relatório anual deverá discriminar, por estabelecimentos da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados normais, assim como o planejamento para o próximo ano.

    E

    III - As empresas desobrigadas de indicarem médico coordenador ficam dispensadas de elaborar o relatório anual.

    C

    IV - Entende-se por perda auditiva por níveis de pressão sonora elevados as alterações dos limiares auditivos, do tipo sensorioneural, decorrente da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevados. Tem como características principais a reversibilidade e a progressão gradual com o tempo de exposição ao risco. A sua história natural mostra, inicialmente, o acometimento dos limiares auditivos em uma ou mais freqüências da faixa de 3.000 a 6.000 Hz. As freqüências mais altas e mais baixas poderão levar menos tempo para serem afetadas. Mesmo cessada a exposição, haverá progressão da redução auditiva.
    E

    V - O exame audiométrico será executado por profissional qualificado, ou seja, médico ou engenheiro do trabalho, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.

    E

    VI - O exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após a mesma, anualmente a partir de então, e na demissão.

    C

    VII - O trabalhador permanecerá em repouso auditivo por um período mínimo de 16 horas até o momento de realização do exame audiométrico.

    E

    VIII - Na impossibilidade da realização do exame audiométrico com a utilização de Cabina Audiométrica, o responsável pela execução do exame avaliará a viabilidade de sua realização em um ambiente silencioso, através do exame audiométrico em 2 (dois) indivíduos, cujos limiares auditivos, detectados em exames audiométricos de referência atuais, sejam conhecidos. Diferença de limiar auditivo, em qualquer freqüência e em qualquer um dos 2 (dois) indivíduos examinados, acima de 5 dB(NA) (nível de audição em decibel) inviabiliza a realização do exame no local escolhido.

    C

    IX - Nos exames audiométricos de referência, são considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiogramas, nas freqüências de 3.000 e/ou 4.000 e/ou 6.000 Hz, apresentam limiares auditivos acima de 25 dB(NA) e mais elevados do que nas outras freqüências testadas, estando estas comprometidas ou não, tanto no teste da via aérea quanto da via óssea, em um ou em ambos os lados.

    C

    X - A perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, por si só, não é indicativa de inaptidão para o trabalho, devendo-se levar em consideração na análise de cada caso, além do traçado audiométrico ou da evolução seqüencial de exames audiométricos, além de outros fatores.

    C

  13. #13

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Realmente muito bom o simulado. Parabens!! =D> =D> =D>

  14. #14

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Qual é o erro do item V da questão 7?

  15. #15

    Padrão Re: Simulado NR 7

    Citação Postado Originalmente por Beto Mga
    Qual é o erro do item V da questão 7?

    Tambem não vi erros, nem na questão 10 no item a!!!!


    Mauri

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Tópicos Similares

  1. 5 SIMULADO AFR-ES - SIMULADO + GABARITO
    By phephiscal in forum Área Fiscal
    Respostas: 0
    Última Mensagem: Fri, 26/12/08, 07:51 AM

Regras para Posts

  • Você não pode postar novos tópicos
  • Você não pode postar respostas
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar seus posts
  •  
quem somos
Nosso objetivo é ser uma ferramenta útil e gratuita à preparação para concursos. Para isso, nosso foco é o estudo por meio da discussão e resolução de questões teóricas e a troca de informações a respeito de concursos em um ambiente de participação e colaboração positivas.

O Fórum Concurseiros é uma iniciativa particular aberta a todos que entendem e compartilham dos seus objetivos.
Quer deixar uma sugestão ou tem alguma dúvida entre em contato
nossas redes