Mostrando resultados 1 até 5 de 5

Tópico: Dúvida - Fato Gerador do IPTU

Padrão Dúvida - Fato Gerador do IPTU

Olha eu aqui de novo...rs

Diz o art. 32 do CTN:

"O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município."

Eu não entendo bem a diferença entre posse e domínio. E também não faço idéia do que seja imóvel por natureza ou imóvel por acessão física...

Socorro!!!!!!!!

Padrão Re: Dúvida - Fato Gerador do IPTU

Eu não entendo bem a diferença entre posse e domínio.
    Lo, um exemplo pra vc entender:

Vc tem um apartamento e o aluga pra mim.

Quem tem a posse do apê? EU (ou seja, posse eh kem tah utilizando o apê)

Quem tem o domínio do apê? VOCÊ (ou seja, tem o domínio kem eh o dono do apê)

Ok?

E também não faço idéia do que seja imóvel por natureza ou imóvel por acessão física...
    Isso eh direito civil...dah uma procurada na internet ou no próprio Código Civil q existem mais classificações de bens.

Imóvel por natureza - o solo e tudo qdo se lhe incorporar naturalmente, compreendendo as árvores e os frutos pendentes, o espaço aéreo e o subsolo.

Imóvel por acessão física - tudo aquilo q o homem incorporar definitivamente ao solo, como a semente, os edifícios e construções. (acessão = justaposição, aumento, acréscimo ou aderência de uma coisa sobre outra)

Abç

Trovao, obrigada pela resposta.

Mas ficou uma dúvida. Eu também pensei assim sobre o domínio. Mas aí, eu pensei que este é o conceito de propriedade (dono do AP)...Eu ainda não exnxergo diferença entre posse e domínio...Pra mim, propriedade é do dono, do titular do imóvel; posse e domínio são a utilização, tipo o locatário ou usufrutuário...Só que tem uma sutil diferença entre os dois últimos que eu ainda não consegui ver...tô ceguinha...rs

Mas agradeço sua atenção, viu?

Vc tem razão, Lo....a diferença q eu dei eh entre Posse e Propriedade...e realmente eh bastante dificil achar diferença entre Posse e Domínio.

Pesquisei alguns sites e encontrei uma explicação "mais ou menos":

Num exemplo de contrato de compra e venda de um imóvel, a posse seria a promessa de compra e venda e o domínio o registro em cartório no nome do comprador.

Sei lah se isso tah certo....melhor esperar algm complementar!!!

Abç

Lo Vianna e Trovão, vou tentar explicar:

O domínio útil está relacionado com o instituto da enfiteuse, previsto no art. 678, do antigo CC:

"Dá-se a enfiteuse, aforamento, ou emprazamento, quando por ato entre vivos, ou de última vontade, o proprietário atribui a outrem o domínio útil do imóvel, pagando a pessoa, que o adquire, e assim se constitui enfiteuta, ao senhorio direto uma pensão, ou foro, anual, certo e invariável".

Então, em resumo, quando instituída a enfiteuse, o enfiteuta adquire o chamado "domínio útil", que nada mais é do que o direito de usufruir do bem da forma mais ampla e que lhe convier. O proprietário que recebe o valor anual é chamado de senhorio (ou nu-proprietário), e ele passa a deter a chamada "nua propriedade", quer dizer, um resquício de propriedade, não tendo sequer o direito de utilizar o imóvel.

O novo CC não mais trata do instituto, proibindo, inclusive, a constituição de novas enfiteuses e de subenfiteuses (art. 2038).

Espero que tenha ficado um pouco mais claro.

Qualquer coisa estamos aí.

Abraço.

Tópicos Similares

1. Dúvida Fato Gerador - Esaf
    By unique in forum Direito Tributário
    Respostas: 3
    Última Mensagem: Thu, 17/05/12, 11:42 AM
  2. Dúvida Fato Gerador
    By marcor1974 in forum Legislação Tributária
    Respostas: 5
    Última Mensagem: Fri, 10/06/11, 08:47 AM
  3. Dúvida sobre Fato Gerador de IR