Mostrando resultados 1 até 4 de 4

Tópico: Diferencial de Alíquotas - Simples Nacional


  1. #1

    Padrão Diferencial de Alíquotas - Simples Nacional

    Empresa inscrita em SP, contribuinte do ICMS pelo regime RPA, adquire mercadoria destinada a uso, consumo ou integração ao ativo imobilizado, de outro Estado, cujo remetente é contribuinte optante do SIMPLES NACIONAL. Qual o procedimento para lançar e recolher o diferencial de alíquota devido ao Estado destinatário (SP) . Qual o fundamento legal?

    Considerando que um contribuinte enquadrado no Regime Periódico de Apuração RPA esteja adquirindo mercadoria para seu ativo imobilizado, ou material de uso e consumo de contribuinte de outro Estado enquadrado no “Simples Nacional”, informamos que o pagamento referente do diferencial de alíquota será devido. (art. 2º VI do RICMS/00, aprovado pelo Decreto nº 45.490/2000).

    Lembramos que o diferencial de alíquotas será exigido nas aquisições interestaduais de mercadoria destinada a compor o ativo imobilizado ou para serem utilizadas como material de uso ou consumo do contribuinte adquirente. (art. 2º VI do RICMS/00, aprovado pelo Decreto nº 45.490/2000).

    Conforme o § 5º do artigo 117 do RICMS/00, acrescentado pelo Decreto nº 53.216/2008, na hipótese de o remetente da mercadoria localizado em outro Estado ou o prestador do serviço estar sujeito ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - “Simples Nacional”, o contribuinte deverá escriturar no livro Registro de Apuração do ICMS, no período em que a mercadoria tiver entrado ou tiver sido tomado o serviço:

    1 - como crédito, no quadro “Crédito do Imposto - Outros Créditos”, com a expressão “Inciso II do Art. 117 do RICMS”, o valor do imposto resultante da aplicação da alíquota interestadual de 12% (doze por cento) sobre a base de cálculo correspondente à respectiva operação ou prestação;

    2 - como débito, no quadro “Débito do Imposto - Outros Débitos”, com a expressão “Inciso II do Art. 117 do RICMS”, o valor do imposto decorrente da aplicação da alíquota interna sobre a base de cálculo correspondente à operação ou prestação aludida no item 1.”

    FONTE: Consultoria CENOFISCO

  2. #2

    Padrão Re: Diferencial de Alíquotas - Simples Nacional

    Alguém poderia me explicar como funciona esse tal RPA (Regime periódico de Apuração)?

    Abs

  3. #3
    Registrado em
    03/02/07
    Localização
    SJCampos
    Posts
    237

    Padrão Re: Diferencial de Alíquotas - Simples Nacional

    Kra resumidamente RPA significa Regime Periódico de Apuração, é um tipo de enquadramento que o Estado dá a determinadas empresas que recolhem o ICMS periodicamente, ou seja, tem créditos e débitos sacou?
    o diferencial de aliquotas em SP é devido se vc for RPA e comprar ativo ou uso e consumo de outro estado; agora se voce for Simples em SP voce recolhe diferencial de aliquota se for ativo, consumo ou até mesmo materia prima ou produto pra revenda... Agora se voce é RPA em SP e compra de Simples de outro estado daí o procedimento é esse que você citou.

  4. #4

    Padrão Re: Diferencial de Alíquotas - Simples Nacional

    Obrigado pelos esclarecimentos..Grande abraço!


Tópicos Similares

  1. diferencial de alíquotas para empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL
    By Schruder in forum Legislação Tributária
    Respostas: 13
    Última Mensagem: Sat, 20/03/10, 10:27 PM
  2. SIMPLES NACIONAL
    By bobfox16 in forum Direito Tributário
    Respostas: 2
    Última Mensagem: Fri, 07/08/09, 03:45 PM
  3. Simples - diferencial de alíquota
    By semgabarito in forum Direito Tributário
    Respostas: 3
    Última Mensagem: Mon, 27/07/09, 10:20 PM
  4. Incidência de IPVA, e de ICMS (diferencial de aliquotas)
    By Daniel F in forum Legislação Tributária
    Respostas: 1
    Última Mensagem: Thu, 19/02/09, 07:04 AM
  5. SIMPLES NACIONAL
    By leoamp in forum Auditor-Fiscal
    Respostas: 1
    Última Mensagem: Mon, 28/04/08, 12:30 PM

Regras para Posts

  • Você não pode postar novos tópicos
  • Você não pode postar respostas
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar seus posts
  •  
quem somos
Nosso objetivo é ser uma ferramenta útil e gratuita à preparação para concursos. Para isso, nosso foco é o estudo por meio da discussão e resolução de questões teóricas e a troca de informações a respeito de concursos em um ambiente de participação e colaboração positivas.

O Fórum Concurseiros é uma iniciativa particular aberta a todos que entendem e compartilham dos seus objetivos.
Quer deixar uma sugestão ou tem alguma dúvida entre em contato
nossas redes
Compartilhe nas suas redes sociais e esteja sempre conectado.