Mostrando resultados 1 at 6 de 6

Tpico: Dvida sobre dbito inscrito na dvida ativa

Padro Dvida sobre dbito inscrito na dvida ativa

Depois que o dbito inscrito na dvida existe prazo para execuo? a Fazenda tem 5 anos para executar ou o dbito inscrito no prescreve?

Localizao
    Receita Federal - BRA

Padro Re: Dvida sobre dbito inscrito na dvida ativa

Art. 173. O direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio extingue-se aps 5 (cinco) anos, contados:

I - do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado;

II - da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado.

portanto antes de 5 anos deve ser constitudo o crdito tributrio

aps constitudo o crdito tributrio:

Art. 160. Quando a legislao tributria no fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crdito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lanamento.

decorrido 30 dias, o crdito se torna vencido e estar automaticamente includo em divida ativa

Art. 174. A ao para a cobrana do crdito tributrio prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituio definitiva.

Pargrafo nico. A prescrio se interrompe:

I - pela citao pessoal feita ao devedor;

I pelo despacho do juiz que ordenar a citao em execuo fiscal; (Redao dada pela Lcp n 118, de 2005)

II - pelo protesto judicial;

III - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor;

IV - por qualquer ato inequvoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do dbito pelo devedor.

depois de constitudo, a fazenda tem 5 anos para mover a ao de execuo fiscal, sob pena de prescrio do crtido devido.

e ao de execuo fiscal segue tramites processuais especficos. mas em relao ao crdito, este j no prescreve mais. pode ser impugnado, etc...

no sei se fui claro
    espero ter ajudado...
    abraos

Citao Postado Originalmente por Pete Sampras
    Depois que o dbito inscrito na dvida existe prazo para execuo? a Fazenda tem 5 anos para executar ou o dbito inscrito no prescreve?
    Bom, a lei que trata deste assunto a 6.830/80. Veja o art. 1, pargrafo 3:

"A inscrio, que se constitui no ato de controle administrativo da legalidade, ser feita pelo rgo competente para apurar a liquidez e certeza do crdito e suspender a prescrio, para todos os efeitos de direito, por 180 dias ou at a distribuio da execuo fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquiele prazo". (grifo meu)

Acredito que este seja o prazo para a execuo j que fica suspensa a prescrio e aps este prazo no h mais que se falar em cobrana.

Espero ter te ajudado...

De sua amiga, bj

oi Kle,
    esse prazo de 180 dias apenas suspende a prescrio. no termina com a possibilidade de cobrana, o prazo de 5 anos retomaria a contagem depois desse prazo de 180 dias.

ombudsman, valeu pela resposta. eu tinha chegado nesses artigos, mas fiquei com uma dvida boba aqui. acho que isso que vc postou mesmo.

abs

Realmente!!

Como a gente fica esquecido depois de algum tempo sem estudar a matria... Claro, com a inscrio em dvida ativa a prescrio se INTERROMPE, ou seja, se inicia do zero contando ento, da para a frente mais 5 anos.

Valeu...

Localizao
    Receita Federal - BRA

conforme os colegas disseram acima, iniciada a execuo fiscal, a prescrio se interrompe e caso no finalizada em 180 dias, recomessa pelo prazo de 5 anos...

mas a parte da lei 6830 no estou muito afiado, pois faz parte de contecioso administrativo e processo fiscal... talvez seja o caso de me aprofundar na matria...
    valew

abraos

Tpicos Similares

1. Dvida: dvida ativa
    By cassio_cunha in forum Direito Tributrio
    Respostas: 3
    ltima Mensagem: Wed, 03/11/10, 05:08 PM
  2. Dvida - Dvida Ativa.
    By carlos68 in forum Contabilidade Pblica
    Respostas: 4
    ltima Mensagem: Mon, 11/01/10, 08:48 AM
  3. Duvida em Divida Ativa
    By isismel in forum Administrao Financeira e Oramentria
    Respostas: 1
    ltima Mensagem: Mon, 07/12/09, 06:34 PM
  4. SOCORRO - Dvida na q. 21 da JUCERJA sobre Dvida Ativa
    By Vagner Alberto in forum Contabilidade Pblica
    Respostas: 3
    ltima Mensagem: Mon, 22/09/08, 08:50 PM
  5. DVIDA DVIDA ATIVA
    By bsbeto99 in forum Contabilidade Pblica
    Respostas: 1
    ltima Mensagem: Sat, 05/07/08, 07:44 AM

Regras para Posts

• Voc no pode postar novos tpicos
  • Voc no pode postar respostas
  • Voc no pode postar anexos
  • Voc no pode editar seus posts
  •  
quem somos
Nosso objetivo ser uma ferramenta til e gratuita preparao para concursos. Para isso, nosso foco o estudo por meio da discusso e resoluo de questes tericas e a troca de informaes a respeito de concursos em um ambiente de participao e colaborao positivas.

O Frum Concurseiros uma iniciativa particular aberta a todos que entendem e compartilham dos seus objetivos.
Quer deixar uma sugesto ou tem alguma dvida entre em contato
nossas redes