Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 15 de 17

Tópico: Depoimento de minha aprovação no concurso público

Padrão Depoimento de minha aprovação no concurso público

À PEDIDOS, LÁ VAI...

Olá pessoal, sou Ubiratan, ou simplesmente Bira – para os íntimos e não íntimos. Compartilharei minha breve e bem sucedida experiência em concursos públicos desde o final de 2005 até a aprovação no concurso para Auditor Fiscal do ICMS/CE. Na verdade, já tinha vontade de fazer isso, mas foram tantos os compromissos pós-aprovação que acabei esquecendo.

Antes de falar como logrei êxito, contarei um pouco de minha história de vida até 25 de outubro de 2005. Assim como o William Douglas, sou concurseiro desde criancinha, pois passei na prova do Colégio Militar entre os primeiros lugares. Em seguida veio o vestibular pelo qual muitos de nós passamos e eu fui aprovado no curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB), e desde então, meu “espírito concurseiro” adormeceu.

Sempre tive vontade de ser servidor público, mas minha instabilidade e meus medos me impediam de trilhar por esse caminho. Raramente eu fazia um plano e dava continuidade, além disso, sempre tive pavor ao fracasso, eu não suportava a idéia de morrer de estudar para um concurso público e não passar. Assim, se eu fizesse um concurso público sem estudar, não passaria, mas ficaria em paz comigo mesmo, essa era meu pensamento.

Sendo assim, tomei o rumo da iniciativa privada, e minha meta era ser meu próprio patrão, ter meu próprio negócio. E consegui, pelo menos por algum tempo. Entretanto, minha empresa entrou para o enorme filão das microempresas que abrem e fecham em menos de um ano e, depois de mais uma tentativa fracassada de trabalhar como empregado, entrei em depressão.

Fiz tratamento e me livrei da depressão, mas ainda estava sem rumo. Foi então que, em 24 de outubro de 2005, dia em que saiu o edital para o concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal, decidi mergulhar de cabeça no mundo dos concursos, e comecei a estudar no dia seguinte.

Como a prova seria em dezembro de 2005, obviamente eu não tive maiores pretensões para aquele certame, mas sem dúvida evoluí bastante, pois perdi o medo do fracasso, via o concurso público como a salvação para mim, e decidi estudar até passar em um bom concurso, através do qual eu pudesse dar a volta por cima.

Perder o medo do fracasso foi muito importante, mas foi apenas o primeiro grande passo, não era o bastante, eu precisava de bons materiais de estudo e de metodologia. Entrar em um bom cursinho foi o segundo grande passo, pois aprendi bastante e tive a orientação necessária sobre qual material usar para os estudos. Em março de 2006 – se não me engano –, meu vizinho me indicou o artigo do Alexandre Meirelles intitulado “Manual do Concurseiro”, a leitura do depoimento do Alexandre foi o terceiro grande passo, pois ler suas palavras, além de me motivar ainda mais, revolucionou minha maneira de estudar.

Além do concurso para AFRF em 2005, no primeiro semestre de 2006 fiz diversos concursos para adquirir experiência: TRF, AFT, AFC/CGU, e ICMS/PB. Apesar de não ter passado em nenhum deles, não vi a reprovação em nenhum deles como fracasso, mas como mais uma etapa na aprovação que estava por vir – eu me considerava como alguém “grávido” de uma vaga. Para que vocês tenham uma idéia, somente não passei no concurso do ICMS/PB em maio de 2006 por duas questões.

Neste momento, eu já sabia que via as coisas com a visão do concurseiro bem sucedido. Ao invés de colecionar fracassos adquiri experiência, e assim continuei a caminhar em passos largos rumo à aprovação em terceiro lugar no concurso para Auditor Fiscal da Receita Estadual no Ceará, o ICMS/CE.

Apenas alguns números a título de curiosidade:

1) Entre o dia que decidi estudar e o dia da minha aprovação se passaram exatamente 1 ano, 3 meses e 3 dias, e passei em 3º lugar. Portanto, elegi o número 3 como meu número da sorte.

2) Quando eu decidi fazer os ciclos de estudo, por indicação do Meirelles, passei a registrar minhas horas de estudo HBC (hora-bunda-cadeira) em uma planilha do Excel, e de março de 2006 até a data da prova do ICMS/CE, 28 de janeiro de 2007, foram cronometradas e registradas 1008 horas.

3) Meu recorde de horas HBC de estudo em um único dia foi de 8 horas e 10 minutos, mas minha média diária era em torno de variava em 4 a 6 horas-dia durante a semana e, às vezes, estudava nos fins de semana (lógico que com o edital publicado era estudo todo santo dia).

Agora que fui aprovado em um excelente concurso público e minha nomeação está próxima, gostaria abrir meu coração e compartilhar um grande dilema que nos últimos dias tem me atormentado dia e noite sem parar: tenho gastado parte do meu tempo planejando meu orçamento para saber quando poderei realizar minha demanda por consumo reprimida nos últimos dois anos, mas ainda não sei se nos próximos meses eu compro um carro novo, um flat ou os dois ao mesmo tempo.

Relatei esse meu doce problema não para ser esnobe, mas para enfatizar que ser servidor público tem essa grande vantagem: você terá um dinheiro certo todo mês, e poderá fazer planos a médio e longo prazos. Além dos meus planos consumistas, também tenho planos de continuar estudando, mas ainda não sei se de imediato faço a faculdade de Direito e parto para os concursos jurídicos em um futuro próximo, ou faço Mestrado em uma área de interesse da Fazenda Pública do Ceará, que aumentará a minha remuneração no meu cargo de auditor (outro dilema...). Por enquanto, posso dizer que não pretendo fazer novos concursos na área fiscal, a fila andou, e um concorrente a menos vocês terão.

Ah sim, só pra terminar, como alguns sabem, também estou dando aulas no Curso Master, de Direito Tributário, e até agora não tomei conhecimento de nenhuma reclamação sobre minha aula. E por falar nela, tenho que terminar de preparar a aula de hoje (10/10/2007).

Um grande abraço e sucesso a todos.

Ubiratan Júnior.

Padrão

Parabéns pelo sucesso bira!

Padrão Parabéns!

Parabéns pelo sucesso da sua jornada.
    Obrigado pelo seu depoimento. E agora é só torcer pelo Tricolor, né!
    Um grande abraço,
    T a t o

Padrão

Bira ( me desculpe, sou um não-íntimo, mas era assim que o via sendo chamado na sala SEFAZ-CE)

cara, depoimento extraordinário, simplesmente fantástico e animador, pô em um ano e três meses e passar naquele concurso, estupendo,

espero que você esteja sempre por aqui pra nos influenciar e nos auxiliar.

apoveita e cola esse depoimento na sala da receita, o pessoal lá tá precisando, não o colei por receio de estar invadindo seu livre-arbítrio,

abraços

Padrão

Citação Postado Originalmente por ronaldo
    Bira ( me desculpe, sou um não-íntimo, mas era assim que o via sendo chamado na sala SEFAZ-CE)

cara, depoimento extraordinário, simplesmente fantástico e animador, pô em um ano e três meses e passar naquele concurso, estupendo,

espero que você esteja sempre por aqui pra nos influenciar e nos auxiliar.

apoveita e cola esse depoimento na sala da receita, o pessoal lá tá precisando, não o colei por receio de estar invadindo seu livre-arbítrio,

abraços
    Pode colar lá, eu deixo, não conheço ninguém lá da sala da Receita.
    Valeu.

Padrão este bira tem futuro.

nessas aulas de exercícios vc está se ''garantindo'' bira. na minha opinião vc será o titular no master. questão de tempo. boa sorte.

Padrão Re: Depoimento de minha aprovação no concurso público

Citação Postado Originalmente por Birovski
    2) Quando eu decidi fazer os ciclos de estudo, por indicação do Meirelles, passei a registrar minhas horas de estudo HBC (hora-bunda-cadeira) em uma planilha do Excel, e de março de 2006 até a data da prova do ICMS/CE, 28 de janeiro de 2007, foram cronometradas e registradas 1008 horas.

3) Meu recorde de horas HBC de estudo em um único dia foi de 8 horas e 10 minutos, mas minha média diária era em torno de variava em 4 a 6 horas-dia durante a semana e, às vezes, estudava nos fins de semana (lógico que com o edital publicado era estudo todo santo dia).

Ubiratan Júnior.
    Beleza de depoimento Ubiratan!
    Sobre ele gostaria de comentar justamente este trecho... Que me dá certo alívio, um conforto, pois vejo em muitas salas deste Fórum e também do Fórum do CW, pessoas que dizem estudar 10-12hrs por dia (líquidos!) e fico, sinceramente, cabisbaixo, desmotivado total por não conseguir essas mesmas horas de estudo. Eu tenho anotado cada minuto de HBC e minha média é 4h~4h30’ por dia, sendo o meu recorde 6h07’. Fazem 40 dias que iniciei o controle...

Citação Postado Originalmente por TopFortal

Ubiratan Júnior.
    Sobre ele gostaria de comentar justamente este trecho... Que me dá certo alívio, um conforto, pois vejo em muitas salas deste Fórum e também do Fórum do CW, pessoas que dizem estudar 10-12hrs por dia (líquidos!) e fico, sinceramente, cabisbaixo, desmotivado total por não conseguir essas mesmas horas de estudo. Eu tenho anotado cada minuto de HBC e minha média é 4h~4h30’ por dia, sendo o meu recorde 6h07’. Fazem 40 dias que iniciei o controle...
    Saber estudar é melhor do que estudar feito um louco.

Padrão

Caro Bira,

Seu depoimento realmente me é bastante motivador, já que possuo uma pequena empresa e estou muito voltada aos concursos públicos. Gostaria de fazer uma pergunta que nunca lhe foi feita... rsrsrsr. Qual o seu método de estudos?? Que considera saber estudar??

Padrão

Citação Postado Originalmente por RODRIGOMR
    Caro Bira,

Seu depoimento realmente me é bastante motivador, já que possuo uma pequena empresa e estou muito voltada aos concursos públicos. Gostaria de fazer uma pergunta que nunca lhe foi feita... rsrsrsr. Qual o seu método de estudos?? Que considera saber estudar??
    Basicamente, eu segui a metodologia sugerida pelo Alexandre Meirelles em seu artigo "Manual do Concurseiro".

http://alexandremeirelles.googlepages.c ... emeirelles

Valeu.

Padrão

É iteressante como as coisas acontecem....
    Morro de rir quando lembro meu amigo Bira entrando na sala para fazer prova de AFRF/2005. Na época nem o conhecia, no entanto o que me chamou a atenção foi ver que ele segurava alguns lanchinhos basicos (dificil enumerar: uns dois sandubas, agua, biscoito, etc, etc. e eu só que uma garrafinha de agua) para fazer a prova.
    É animador por saber que a fila andou. E ainda por saber tambem que tenho mais ou menos o mesmo tempo de estudo.
    Ler um depoimento é sempre estimulante, pricipalmente quando se está um pouco desestimulada.
    Gostaria de aproveitar e perguntar o que vc fazia nessas horas, aparentemente árduas, para ganhar um pouco de estimulo.
    Parabens pelo sucesso!!!!
    um gde abço
    Dani

Padrão

Citação Postado Originalmente por Danielle
    Gostaria de aproveitar e perguntar o que vc fazia nessas horas, aparentemente árduas, para ganhar um pouco de estimulo.
    Entre outras coisas, olhava para a cópia do contracheque de um conhecido AFRF, e olha que era antes do aumento.

Bira.

Padrão

Citação Postado Originalmente por Danielle
    É iteressante como as coisas acontecem....
    Morro de rir quando lembro meu amigo Bira entrando na sala para fazer prova de AFRF/2005. Na época nem o conhecia, no entanto o que me chamou a atenção foi ver que ele segurava alguns lanchinhos basicos (dificil enumerar: uns dois sandubas, agua, biscoito, etc, etc. e eu só que uma garrafinha de agua) para fazer a prova.
    É animador por saber que a fila andou. E ainda por saber tambem que tenho mais ou menos o mesmo tempo de estudo.
    Ler um depoimento é sempre estimulante, pricipalmente quando se está um pouco desestimulada.
    Parabens pelo sucesso!!!!
    um gde abço
    Dani
    Danielle, eu faço o que fiz: solicito aos vitoriosos que contem o que fizeram pra vencer.

Citação Postado Originalmente por TopFortal

Ubiratan Júnior.
    Saber estudar é melhor do que estudar feito um louco.
    Logo quando vi a quantiade de horas dele já vi que se tratava de uma pessoa séria.....tenho dois anos de estudo...e uma resistência na bunda conquistada com muito afinco....e quando chego em oito horas líquidas fico feliz pq realmente não é fácil.....desses que falam em 14..15 horas eu já não me assusto..pq já noto que nem cuidar do próprio horário cuidam....e pra fazer 8 horas realmente as vezes passamos 12..13 horas envolvidos...pq não dá pra fazer direto isso ae....

Parabéns..como engenheiro fico feliz quando vejo um colega conquistando a vitória!

Sempre tive vontade de ser servidor público, mas minha instabilidade e meus medos me impediam de trilhar por esse caminho. Raramente eu fazia um plano e dava continuidade, além disso, sempre tive pavor ao fracasso, eu não suportava a idéia de morrer de estudar para um concurso público e não passar. Assim, se eu fizesse um concurso público sem estudar, não passaria, mas ficaria em paz comigo mesmo, essa era meu pensamento.
    Meu deus, parece que fui eu quem escreveu isso!!! Me identifiquei muito com seu depoimento. Além de ter um medo exagerado do fracasso, fico bem desmotivada ao ler por aí que tem gente estudando 12 horas líquidas.. Consigo no máximo 6, e fico esgotada...

E a parte do consumo reprimido então... hahahaha!!! Eu também ja estou planejando o que fazer com meu salário, isso que nem fiz concurso ainda!!! maluca

Fico muito feliz por você, sua história é show! Meus parabéns!

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Tópicos Similares

1. Minha aprovação no AFRFB, depois de 6 reprovações
    By Beautiful in forum Como fui aprovado!
    Respostas: 164
    Última Mensagem: Mon, 25/08/14, 03:38 AM
  2. A historia de minha aprovação na OAB
    By Ciberdek in forum Como fui aprovado!
    Respostas: 14
    Última Mensagem: Wed, 11/01/12, 07:00 PM
  3. Aprovação em concurso público Expectativa de Direito Ainda?
    By AuditorBr in forum Direito Administrativo
    Respostas: 1
    Última Mensagem: Sun, 03/07/11, 05:31 PM
  4. Aprovação em concurso público pode ser considerado um título?
    By acenos in forum Direito Administrativo
    Respostas: 0
    Última Mensagem: Thu, 22/04/10, 08:46 PM

Regras para Posts