Mostrando resultados 1 até 2 de 2

Tópico: Tratamento diferenciado ou favorecido

Padrão Tratamento diferenciado ou favorecido

Professor, fiquei com dúvida a respeito dessas duas questões do CESPE. Ambas foram consideradas verdadeiras segundo o gabarito oficia. Poderia me ajudar?

"São princípios constitucionais da seguridade social os princípios da universalidade da cobertura - universalidade objetiva - e da universalidade do atendimento - universalidade objetiva."

Bom, eu conheço esses dois princípios, mas o que justifica um ser objetivo e o outro ser subjetivo?

"A União tem competência legislativa para promulgar lei complementar definindo tratamento diferenciado e favorecido para empresas de pequeno porte, inclusive estabelecendo regime especial ou simplificado para o imposto sobre circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação."

Aqui a minha dúvida é em relação a possibilidade da União dar tratamento favorecido a imposto que não é de sua competência, como o ICMS. Salvo engano, esses dias entrou em vigor o Simples Federal. Como a afirmativa foi considerada verdadeira, aproveito para perguntar se o Simples Federal tem algum tratamento para impostos da competência dos Estados ou dos Municípios.

E o Super Simples? por onde anda? e o que estabelece?

Obrigado!

Padrão

Professor,

quer dizer que a universalidade de cobertura é objetiva pq refere-se à coisa, enquando que a universalidade do atendimento é subjetiva pq refere-se às pessoas?

Sendo assim, me parece, que o raciocínio é o mesmo a ser utilizado para saber quando uma imunidade tributária é objetiva ou subjetiva, ok?

Desculpe insistir, mas não gostaria que me restasse nenhuma dúvidazinha.

abraços!

Citação Postado Originalmente por Rafael_Caverna
    Na primeira vc pôs ambas como se fossem objetivas, mas a do atendimento é q é a SUBJETIVA, certo ? A universalidade da cobertura, significa dizer q serão abrangidos todos os problemas q ensejem a proteção social (ou seja, sobre a "coisa"). E a universalidade de atendimento significa q todas as pessoas serão abrangidas pela seguridade social (ou seja, sobre as pessoas). Blz ? Uma tem a ver com os problemas sociais, já a outra tem a ver com as pessoas que serão protegidas pela seguridade.
    A segunda tem a ver com o art.146,III,d) da CF. É quase literal. Não há problema algum. O Super Simples é a mesma coisa que o Simples Nacional. Está na LC 123/06. A regulamentação (o q saiu até agora) vc pode ver no site da receita federal. Ok ?

Tópicos Similares

1. CF/Licitação:Tratamento favorecido a empresa nacional
    By concurseira.jnr in forum Direito Administrativo
    Respostas: 4
    Última Mensagem: Mon, 04/07/11, 03:40 PM
  2. Tratamento perdas
    By feeestudo in forum Contabilidade
    Respostas: 3
    Última Mensagem: Fri, 08/01/10, 03:21 PM
  3. Respostas: 1
    Última Mensagem: Fri, 05/10/07, 10:17 PM
  4. Quórum diferenciado