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Tpico: Conselhos para uma redao nota mxima - por Franklin-DPF

  1. #1

    Padro Conselhos para uma redao nota mxima - por Franklin-DPF

    Citao Postado Originalmente por DPF Franklin
    Conselhos para uma redao nota mxima no concurso do CESPE

    A dica a seguir para uma redao de 30 a 60 linhas.

    1) No invente. Se no pedir para por o ttulo, no ponha.

    2) No use, JAMAIS, a primeira pessoa do singular.

    3) Para uma redao de 30 a 60 linhas, escreva, no mximo, 40 linhas (sempre faa isso).

    O professor que for corrigir j vai comear *&%+ da cara a ter de corrigir redaes longas. Alm do que, quanto mais escrever maiores as chances de errar.
    O corretor no quer saber de seus esdrxulos pensamentos longos. Fale $@#%&, mas fale pouco.

    4) Faa sempre a seguinte estrutura:

    .....uma introduo, com 6 ou, no mximo, 7 linhas.
    .....APENAS dois pargrafos de desenvolvimento, com 10 a 12 linhas.
    .....uma concluso, com 7 a, no mximo, 9 linhas.

    Ou seja, sua redao ter 4 pargrafos apenas. Introduo+desenvolvimento 1+desenvolvimento2+concluso.

    Quanto ao contedo:
    ----na introduo, defina, de forma geral, o tema. Apenas defina. Mais nada.

    Exemplo:
    O tema "a violncia".

    Ento comece sua redao definindo:
    " a violncia ....." uma definio simples, concisa, sem palavras difceis nem palavras excessivamente comuns.

    Exemplo:
    "A violncia um grave problema social. Ela destri os valores....etc....etc..."

    V assim at, no mximo 7 linhas. No passe disso. faa frases pequenas. No tenha medo de usar o ponto final bastante. Na dvida, entre ponto, virgula e ponto e vrgula, use sempre o ponto.
    Ainda na introduo, na ltima linha da introduo, faa uma chamada para os dois desenvolvimentos.

    Ainda seguindo o exemplo acima, definindo violncia, poderia usar a ltima frase como assim: "a violncia destris os valores da sociedade e colabora para a perpetuao das disparidades sociais".

    Veja que esta frase possui dois ncleos:
    Destruir valores da sociedade e Perpetuao das disparidades sociais.

    Estes dois ncleos sero os ncleos de cada pargrafo dos desenvolvimentos.

    No pargrafo dois (desenvolvimento 1), use o primeiro ncleo: destruir os valores da sociedade. Fale apenas sobre isso. Cite, se for o caso, exemplos. Explique o que isso.
    (no esquea que o pargrafo, obrigatoriamente, deve ter de 10 a 12 linhas)

    No terceiro pargrafo (desenvolvimento 2) use o outro ncleo: "perpetuar disparidades sociais". Fale sobre isso, defina isso. Cite exemplos. No esquea, tambm de 10 a 12 linhas.

    Finalmente o 4 e ltimo pargrafo, concluso.
    Volte ao tema inicial, agora dando a sua pessoa definio para isso, e mostrando uma possvel soluo para o problema. (com o mximo de 7 a 9 linhas).

    Pronto...
    Aps fazer a redao d uma lida novamente. Substitua palavras que voc tem dvida na ortografia por sinnimas.
    Passe a limpo, respeitando alinhamento (deixe sua redao "justificada", usando uma linguagem de informtica").
    Cuide com a vrgula. Na dvida em por ou no vrgula, insira uma expresso que assim voc no ter dvida.

    Exemplo:
    Voc tem a frase "A violncia destri os valores com uma fora insupervel" Voc acha que pode haver uma vrgula "A violncia destri os valores, com uma fora insupervel".
    Pegue e desloque a expresso... "A violncia, com uma fora insupervel, destri os valores" ou insira uma expresso estranha, "a violncia destri os valores, usando da prpria natureza humana, com uma fora insupervel".

    copirght, gelak, todos os direitos reservados.
    proibida a publicao ou cpias, salvo se citado a fonte e o autor.

    Enfim, amigos e secadores, esta uma sugesto de quem, em trs redaes seguidas tirou 5, pelo CESPE.


    ========
    No me lembro exatamente onde perdi pontos (eram vrios parmetros alguns subjetivos) mas sei que no tive erro algum de acentuao, gramtica, concordncia...
    Levei o espelho da correo para o meu professor de portugus que achou muito injusta a nota. Segundo ele, a coeso e a coerncia estavam perfeitas tb...
    Deixei o espelho com ele, pois ele pediu para usar no CRED (Curso de Redao).

    Fiz oficina de portugus com um professor muito bom, aqui do Rio, chamado Celso Arago. Nunca mais vou esquecer de suas aulas: Primeiro, faz a introduo (um pargrafo de preferncia, no qual se apresentam o Tema, a Tese e os Argumentos), depois, parte-se para o desenvolvimento (onde se analisam os argumentos, cada qual em um pargrafo prprio, que se inicia pelo TPICO FRASAL e termina pela sua discuso); finalmente, faz-se a concluso do texto (retorma-se o tema e/ou a tese e/ou os argumentos, acrescentando0se um juzo crtico qu realmente contribua com o que se quis deiscurtir.

    Na minha opinio humilde eu acho que a maneira mais fcil de se aprender a escrever re-re-re-escrever-se um texto vrias vezes...

    EXEMPLO?????

    Pegue um texto de jornal jornalstico e capture o tema principal e os argumentos mais interessantes. Use no mximo trs argumentos um em cada pargrafo, de de 6 a oito linhas. Faa sua redao a partir da... Acredite. Para quem est comeando mais fcil!

    Assim, j que esse tpico se prope a ajudar com a redao vamos a um exemplo real que eu fiz.

    Texto (folha de SP)

    O professor do futuro
    Numa pesquisa de opinio concluda na semana passada sobre o futuro do ensino superior, uma parcela expressiva de alunos da Universidade de So Paulo -18%- disse acreditar que o professor tem os dias contados. No conseguiria sobreviver s novas tecnologias, perdendo a guerra contra as mquinas.
    Essa viso radical, digna de filme de fico cientfica, est ancorada na crena de que os novos meios de captao e transmisso de dados vo mudar o jeito como ocorre o aprendizado.
    O levantamento foi conduzido pela Escola do Futuro, laboratrio de tecnologia educacional da USP, com base numa amostragem de 280 alunos de comunicao, administrao, economia, psicologia, engenharia, direito, medicina e educao. Nos cenrios imaginados, a pesquisa revela, por tabela, medos, frustraes e esperanas da elite universitria brasileira.
    generalizada a convico de que a aprendizagem ser contnua ao longo da vida (98%); muitas das aulas sero dadas distncia (62%), o aluno poder montar seu prprio curso (55%), ferramentas como TV, vdeo e teleconferncia sero primordiais (55%). Por consequncia, as salas de aula no teriam lugar fsico especfico (41%).
    A partir dessas constataes, natural que uma fatia considervel suponha -e, diga-se, com uma boa dose de razo- que, no futuro, o diploma perder importncia. Afinal, o estudante iria aprender mesclando experincias profissionais, ajudado por mltiplos mecanismos espalhados pelos mais diversos locais.
    "H uma sensao de que tudo, ou quase tudo, vai ser diferente", afirma Oriana White, professora de marketing e responsvel pelo levantamento.
    O futuro, alis, j passado. J est funcionando, baseada na USP e envolvendo vrias universidades dentro e fora do Brasil, a chamada "Cidade do Conhecimento" - uma rede de comunicao on line que une estudantes e profissionais.
    Independentemente de qualquer cenrio que possa parecer ficcional, a imagem do professor tradicional, aquele das aulas expositivas, no das melhores.
    Os alunos foram indagados sobre qual a melhor forma de aprender: 31% apontaram as aulas expositivas. Empate com quem prefere "estudar sozinho em casa ou na biblioteca" (30%). Em seguida, deu "trabalhos em grupos/seminrios" (20%), e, depois, "pesquisas prticas" (14%). Ou seja, a minoria v no professor expositivo o melhor caminho para o saber.
    So ntidas, na pesquisa, a insegurana diante da velocidade da produo do conhecimento e a percepo de defasagem da escola com a realidade. O principal anseio que diminua ou desaparea a diferena entre a profisso, submetida a velozes mudanas, e a sala de aula.
    No caso da USP, por exemplo, onde foi realizada a pesquisa, pode-se ver a educao do futuro no apenas dentro, mas, especialmente, fora de seus mais requintados laboratrios.
    A universidade desenvolve uma frtil experincia de composio de seus programas de extenso para que os alunos atuem na comunidade, o que vai da alfabetizao de adultos, apoio a escolas na periferia e assessoria tecnolgica a pequenos e microempresrios a incubadoras de empresas.
    O papel da Coordenadoria Executiva de Cooperao Universitria e Atividades Especiais (Cecae) fazer com que os alunos de diferentes faculdades trabalhem juntos, cada qual utilizando seus conhecimentos, nas mesmas tarefas. Ajudar uma escola da periferia pode envolver desde a Faculdade de Educao, passando pelos arquitetos, mdicos, engenheiros, fsicos, qumicos, bilogos. Investe-se nas instalaes, no currculo, na formao dos professores e na sade dos estudantes e de seus familiares.
    Um dos mais importantes cursos de administrao do pas, a Fundao Getlio Vargas (FGV), em So Paulo, montou um ncleo para aproximar prtica e teoria. Esse ncleo tem como misso investigar casos concretos de administrao e repass-los aos alunos e professores. Investigam-se, ao mesmo tempo, novos mecanismos de transmisso de dados.
    Nessa aproximao entre saber e fazer est o valor das chamadas empresas juniores das faculdades, que projetam os estudantes nos desafios profissionais. E tambm o valor das faculdades que conseguem atrair para suas fileiras professores bem-sucedidos em suas carreiras, capazes de compartilhar experincias.
    um equvoco imaginar que a universidade do futuro ser aquela que melhor lidar com as mquinas. Bobagem. A boa escola ser aquela que submeter seus alunos maior quantidade possvel de experimentaes e pesquisas, nas quais o professor desempenhe o papel de facilitador.
    Aulas expositivas, de fato, podem perfeitamente estar em um arquivo na internet, acessveis a qualquer um.
    O professor, portanto, passa a ser ainda mais importante na seleo das informaes essenciais

    Lendo o texto acima escrevi uma redao sobre a Faculdade do Futuro (Tema prximo)

    1 Como ser a Faculdade do Futuro?

    O processo dinmico, pelo qual a sociedade atravessa, refletir na relao escola, professor e aluno (TEMA+TESE NO TPICO FRASAL). Novos meios de captao e transmisso de dados vo transformar o ensino superior, quanto estrutura fsica, em algo no to imprescindvel (ARGUMENTO 1). Profissionais e alunos estaro mais prximos, diminuindo a defasagem entre a faculdade e a realidade (ARGUMENTO 2), no se esquecendo dos professores, ponto chave dessa questo, que sero bem mais do que simples expositores de aulas (ARGUMENTO 3).
    (DESENVOLVIMENTO ARG. 1)Em recente pesquisa realizada dentre alunos da USP, constatou-se que a grande maioria acredita que, num futuro prximo, aulas sero ministradas distncia (REPARE O TPICO FRASAL FRASE INTRODUTRIA, CURTA E COESA ABRINDO O PARGRAFO SE REPETE EM TODOS OS PARGRAFOS). H uma sensao coletiva de que o futuro ser diferente. A escola, como espao fsico, dar lugar a uma estrutura mais malevel, podendo, dessa maneira, superar grandes barreiras. Assim, os avanos iro no s ratificar o nome de boas instituies de ensino, como tambm possibilitaro um maior nmero de alunos ter acesso ao ensino superior(DEBATE PLENO). Esses ingredientes agiro como um catalisador, sinrgico, de modo a aproximar realidades e incrementar a educao no apenas dentro, mas especialmente fora de requintados laboratrios (FINAL ENRIQUECEDOR, TB CURTO).
    (DESENVOLVIMENTO ARG. 2)Ademais, aproximar pratica e teoria ser um dos grandes avanos em termos de ensino. Trazer profissionais bem-sucedidos em suas reas, partilhando experincias com alunos e professores possibilitar o exame de novos casos, novas experincias e novos aprendizados, de forma mais clara e objetiva. Da mesma forma, com uma faculdade de portas abertas, o profissional, que precisa dar continuidade em seus estudos, poder estar sempre atualizado, na vanguarda, com novas tecnologias e estudos, aumentando ainda mais sua capacidade profissional.
    (DESENVOLVIMENTO ARG. 3)No entanto, ao contrrio do que parece, o papel do professor ganhar ainda mais importncia, agora no mais como um expositor de matrias, apenas. Aulas expositivas podem ser alocadas em arquivos na internet, podendo ser acessados por qualquer um, de qualquer lugar. O professor atuar como um gerente de ensino, selecionando informaes, submetendo aos alunos a maior quantidade de experincias possveis, e, principalmente, orientar o melhor caminho a ser seguido: seu papel ser o de facilitador.
    (CONCLUSO RETOMANDO A TESE PROPOSTA)Desse modo, a faculdade do futuro ser bem diferente da realidade atual. A tecnologia propiciar maior agilidade ao ligar, como uma ponte, a realidade ao ncleo de ensino. Os avanos tecnolgicos sero imprescindveis, mas a melhor instituio de ensino no ser aquela que melhor lidar com mquinas. O ambiente de ensino, o convvio entre mestre e pupilo, assim como a melhor maneira de passar o conhecimento so caractersticas humanas, e somente humanas.


    "amigos, malucos e demais..

    redao como regra de bolo.

    um pargrafo inicial de no mximo sete ou oito linhas onde vc vai definir o tema.. apenas definir o tema..apenas definir o tema...apenas..

    dois ou trs pargrafros de desenvolvimento onde vc vai mostrar pontos diferentes acerca do tema que vc deveria ter definido no primeiro..
    (cada pargrafo no mximo, no mximo no mximo no mximo..com 10, 11 linhas..)

    finalmente uma concluso, de no mximo no mximo, no mximo, 7 ou 8 linhas onde vc vai se posicionar (nao use a primeira pessoa, t filhinho??) sobre o tema.

    acabou...

  2. #2

    Padro continuando...

    Citao Postado Originalmente por DPF Franklin
    tirei 5 (nota mxima) e escrevi 34 linhas..e chega..

    agora tem gente que acha que escritor..

    escreve quase 60 linhas...s vezes nem cabe...da toma choque mesmo..

    tem gente que acha que tem que pr ttulo...toma mais choque..

    tem gente que acha que parente do Machado de Assis... comea a escrever palavras desconhecidas..visivelmente forando a amizade.. "VOCABULRIO INADEQUADO" neles!!!

    tem gente que nunca foi professor na vida, muito menos de portugus, e acha que o corretor fica feliz com uma redao de quase 60 linhas..


    pelo amor de Deus...escrevam 30, 31, e acabou, filhinhos... quanto mais escreve mais erra...sabiam?

    exemplo para vocs, amigos..



    tema: "a redao em um concurso"


    comecei..


    pargrafo 1 - introduo
    "A redao uma maneira subjetiva de avaliar a compreenso dos cadidatos. Ela avalia tanto a correo gramatical, quanto a forma de se expressar....etc.....
    (continua falando aproximadamente umas 7 linhas sobre o que redao......na ltima linha voc puxa os dois ou tres pargrafos de desenvolvimento)

    PARGRAFO 2 - desenvolvimento, parte 1


    "Por um lado, a redao possibilita a avaliao crtica do conhecimento adquirido pelo candidato.
    Etc... "

    NESTE PARGRAFO, AMIGOS, FALEM O PARAGRAFO TODO, O PARAGRAFO TODO, O PAGRAGRAFO TODO, ETC.. SOBRE ESTA FRASE INCIAL.. NAO MUDE O ENFOQUE SENAO VC TOMA CHOQUE NA ESTRUTURAO DO PERODO. FALE MAIS OU MENOS 10 OU 11 LINHAS.


    PARGRAFO 3 - desenvolvimento 2


    "Em outro ponto, a redao permite uma maneira subjetiva de se julgar os candidatos. Etc...

    AGORA QUERIDOS..FALEM TODO O PARAGRAFO, TODO O PARAGRAFO, TODO O PARAGRAFO.. SOBRE ESTE PERODO INCIAL.. NAO MUDE O ASSUNTO, MESMO QUE VC TENHA IDEIAS GENAIS, QUE EUI SEI QUE TEM, MAS PELO AMOR DE DEUS . NAO MUDE O ASSUNTO.. SENAO VC TOMA MAIS CHOQUE..


    pargrafo 4 - concluso.

    "A redao precisa ser analisada dentro de aspectos de isonomia de tratamento e de critrios pr-estabelecidos. etc..


    AGORA NA CONCLUSO USE SUAS IDIAS GENIAIS PARA PROPOR SOLUES.. NO MXIMO 6 OU 7 LINHAS..




    vc pergunta..por que esse rigor quanto ao nmero de linhas??

    ora, vc tem de escrever entre 30 e 60 , essa quantidade que sugeri refere-se a aproximadamene 35 linhas..


    no estou me achando o melhor de todos, apenas um conselho de quem tirou 5,00 no ltimo concurso, tirei 5,00 na civil e 4,90 no penltimo para a PF.


    Obs. no conheo nenhum professor do CESPE, e nem quero conhecer.


    em vez de vc ficar procurando a mutreta dos outros cadidatos, estude mais, pratique mais redao e nao confunda fazer dissertao, com mostrar para alguem que vc tem alma de poeta..
    eles no querem poetas nem escritores, seno teriam pedido uma poesia ou ou livro...eles querem pessoas simples, diretas e sem muito nhem nhem nhem nhem...

    =============

    Completando:

    Todo pargrafo deve ter uma frase sntese do mesmo, a qual chamada tpico frasal.

    No primeiro pargrafo, ela termina o mesmo e consiste na idia central que ser desenvolvida na redao.

    Nos pargrafos de desenvolvimento ela quwe os inicia, a seguir desenvolve-se a raciocnio do pargrafo com base nela. No se esqueam cada pargrafo um argumento em relao idia do primeiro pargrafo.

    No encerramento, retomem a idia inicial e "concluam" com base no desenvolvimento dado.

    -x-

    Escrevam simples, sem utilizar figuras de linguagem incomuns, nem inverter a ordem dos elementos da orao (sujeito->verbo->objeto) a redao em portugus, no em ingls ou alemo.

    Evitem oraes subordinadas nas subordinadas nas subordinadas, quase me ferrei por conta disso.

    -x-

    Leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam.

    =============

    Vinte e sete dicas para escrever bem


    1. Deve-se evitar abrev., etc.

    2. Desnecessrio faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorvel dos copidesques. Tal prtica advm de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisstico.

    3. Anule aliteraes altamente abusivas.

    4. "no esquea das maisculas", como j dizia dona loreta, minha professora l no colgio alexandre de gusmo, no ipiranga.

    5. Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.

    6. O uso de parnteses (mesmo quando for relevante) desnecessrio.

    7. Estrangeirismos esto out; palavras de origem portuguesa esto in.

    8. Chute o balde no emprego de gria, mesmo que sejam maneiras, t ligado?

    9. Palavras de baixo calo podem transformar seu texto numa $@#%&.

    10. Nunca generalize: generalizar, em todas as situaes, sempre um erro.

    11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetio da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

    12. No abuse das citaes. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros no tem idias prprias".

    13. Frases incompletas podem causar.

    14. No seja redundante, no preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto , basta mencionar cada argumento uma s vez. Em outras palavras, no fique repetindo a mesma idia.

    15. Seja mais ou menos especfico.

    16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

    17. A voz passiva deve ser evitada.

    18. Use a pontuao corretamente o ponto e a virgula especialmente ser que ningum sabe mais usar o sinal de interrogao

    19. Quem precisa de perguntas retricas?

    20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

    21. Exagerar cem bilhes de vezes pior do que a moderao.

    22. Evite mesclises. Repita comigo: "mesclises: evit-las-ei!"

    23. Analogias na escrita so to teis quanto chifres numa galinha.

    24. No abuse das exclamaes! Nunca! Seu texto fica horrvel!

    25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreenso da idia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idia central, o que nem sempre torna o seu contedo acessvel, forando, desta forma, o pobre leitor a separ-la em seus componentes diversos, de forma a torn-las compreensveis, o que no deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hbito que devemos estimular atravs do uso de frases mais curtas.

    26. Cuidado com a ortografia, para no estuprar a lngua portuguesa.

    27. Seja incisivo e coerente, ou no.

  3. #3

    Padro Continuando...

    Citao Postado Originalmente por DPF Franklin
    Erros gramaticais e ortogrficos devem, por princpio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqncia, merecem ateno redobrada. Veja os cem mais comuns do idioma e use esta relao como um roteiro para fugir deles.

    1-"Mal cheiro", "mau-humorado". Mal ope-se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar.

    2-"Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois sculos. / Fez 15 dias.

    3-"Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, tambm invarivel: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais.

    4-"Existe" muitas esperanas. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanas. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peas. / Restaram alguns objetos. / Sobravam idias.

    5-Para "mim" fazer. Mim no faz, porque no pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer.

    6-Entre "eu" e voc. Depois de preposio, usa-se mim ou ti: Entre mim e voc. / Entre eles e ti.

    7-"H" dez anos "atrs". H e atrs indicam passado na frase. Use apenas h dez anos ou dez anos atrs.

    8-"Entrar dentro". O certo: entrar em. Veja outras redundncias: Sair fora ou para fora, elo de ligao, monoplio exclusivo, j no h mais, ganhar grtis, viva do falecido.

    9-"Venda prazo". No existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda: Salto (moda de) Lus XV. Nos demais casos: A salvo, a bordo, a p, a esmo, a cavalo, a carter.

    10-"Porque" voc foi? Sempre que estiver clara ou implcita a palavra razo, use por que separado: Por que (razo) voc foi? / No sei por que (razo) ele faltou. / Explique por que razo voc se atrasou. Porque usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trnsito estava congestionado.

    11-Vai assistir "o" jogo hoje. Assistir como presenciar exige a: Vai assistir ao jogo, missa, sesso. Outros verbos com a: A medida no agradou (desagradou) populao. / Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / Aspirava ao cargo de diretor. / Pagou ao amigo. / Respondeu carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes.

    12-Preferia ir "do que" ficar. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. prefervel segue a mesma norma: prefervel lutar a morrer sem glria.


    13-O resultado do jogo, no o abateu. No se separa com vrgula o sujeito do predicado. Assim: O resultado do jogo no o abateu. Outro erro: O prefeito prometeu, novas denncias. No existe o sinal entre o predicado e o complemento: O prefeito prometeu novas denncias.

    14-No h regra sem "excesso". O certo exceo. Veja outras grafias erradas e, entre parnteses, a forma correta: "paralizar" (paralisar), "beneficiente" (beneficente), "xuxu" (chuchu), "previlgio" (privilgio), "vultuoso" (vultoso), "cincoenta" (cinqenta), "zuar" (zoar), "frustado" (frustrado), "calcreo" (calcrio), "advinhar" (adivinhar), "benvindo" (bem-vindo), "asceno" (ascenso), "pixar" (pichar), "impecilho" (empecilho), "envlucro" (invlucro).

    15-Quebrou "o" culos. Concordncia no plural: os culos, meus culos. Da mesma forma: Meus parabns, meus psames, seus cimes, nossas frias, felizes npcias.

    16-Comprei "ele" para voc. Eu, tu, ele, ns, vs e eles no podem ser objeto direto. Assim: Comprei-o para voc. Tambm: Deixe-os sair, mandou-nos entrar, viu-a, mandou-me.

    17-Nunca "lhe" vi. Lhe substitui a ele, a eles, a voc e a vocs e por isso no pode ser usado com objeto direto: Nunca o vi. / No o convidei. / A mulher o deixou. / Ela o ama.

    18-"Aluga-se" casas. O verbo concorda com o sujeito: Alugam-se casas. / Fazem-se consertos. / assim que se evitam acidentes. / Compram-se terrenos. / Procuram-se empregados.

    19-"Tratam-se" de. O verbo seguido de preposio no varia nesses casos: Trata-se dos melhores profissionais. / Precisa-se de empregados. / Apela-se para todos. / Conta-se com os amigos.

    20-Chegou "em" So Paulo. Verbos de movimento exigem a, e no em: Chegou a So Paulo. / Vai amanh ao cinema. / Levou os filhos ao circo.

    21-Atraso implicar "em" punio. Implicar direto no sentido de acarretar, pressupor: Atraso implicar punio. / Promoo implica responsabilidade.

    22-Vive "s custas" do pai. O certo: Vive custa do pai. Use tambm em via de, e no "em vias de": Espcie em via de extino. / Trabalho em via de concluso.

    23-Todos somos "cidades". O plural de cidado cidados. Veja outros: caracteres (de carter), juniores, seniores, escrives, tabelies, gngsteres.

    24-O ingresso "gratuto". A pronncia correta gratito, assim como circito, intito e fortito (o acento no existe e s indica a letra tnica). Da mesma forma: flido, condr, recrde, avro, ibro, plipo.

    25-A ltima "seo" de cinema. Seo significa diviso, repartio, e sesso equivale a tempo de uma reunio, funo: Seo Eleitoral, Seo de Esportes, seo de brinquedos; sesso de cinema, sesso de pancadas, sesso do Congresso.

    26-Vendeu "uma" grama de ouro. Grama, peso, palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, so a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc.

    27-"Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de.

    28-No viu "qualquer" risco. nenhum, e no "qualquer", que se emprega depois de negativas: No viu nenhum risco. / Ningum lhe fez nenhum reparo. / Nunca promoveu nenhuma confuso.

    29-A feira "inicia" amanh. Alguma coisa se inicia, se inaugura: A feira inicia-se (inaugura-se) amanh.

    30-Soube que os homens "feriram-se". O que atrai o pronome: Soube que os homens se feriram. / A festa que se realizou... O mesmo ocorre com as negativas, as conjunes subordinativas e os advrbios: No lhe diga nada. / Nenhum dos presentes se pronunciou. / Quando se falava no assunto... / Como as pessoas lhe haviam dito... / Aqui se faz, aqui se paga. / Depois o procuro.

    31-O peixe tem muito "espinho". Peixe tem espinha. Veja outras confuses desse tipo: O "fuzil" (fusvel) queimou. / Casa "germinada" (geminada), "ciclo" (crculo) vicioso, "caberio" (cabealho).

    32-No sabiam "aonde" ele estava. O certo: No sabiam onde ele estava. Aonde se usa com verbos de movimento, apenas: No sei aonde ele quer chegar. / Aonde vamos?

    33-"Obrigado", disse a moa. Obrigado concorda com a pessoa: "Obrigada", disse a moa. / Obrigado pela ateno. / Muito obrigados por tudo.

    34-O governo "interviu". Intervir conjuga-se como vir. Assim: O governo interveio. Da mesma forma: intervinha, intervim, interviemos, intervieram. Outros verbos derivados: entretinha, mantivesse, reteve, pressupusesse, predisse, conviesse, perfizera, entrevimos, condisser, etc.

    35-Ela era "meia" louca. Meio, advrbio, no varia: meio louca, meio esperta, meio amiga.

    36-"Fica" voc comigo. Fica imperativo do pronome tu. Para a 3. pessoa, o certo fique: Fique voc comigo. / Venha pra Caixa voc tambm. / Chegue aqui.

    37-A questo no tem nada "haver" com voc. A questo, na verdade, no tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma: Tem tudo a ver com voc.

    38-A corrida custa 5 "real". A moeda tem plural, e regular: A corrida custa 5 reais.

    39-Vou "emprestar" dele. Emprestar ceder, e no tomar por emprstimo: Vou pegar o livro emprestado. Ou: Vou emprestar o livro (ceder) ao meu irmo. Repare nesta concordncia: Pediu emprestadas duas malas.

    40-Foi "taxado" de ladro. Tachar que significa acusar de: Foi tachado de ladro. / Foi tachado de leviano.

    41-Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordncia no plural: Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um). / Era um dos que sempre vibravam com a vitria.

    42-"Cerca de 18" pessoas o saudaram. Cerca de indica arredondamento e no pode aparecer com nmeros exatos: Cerca de 20 pessoas o saudaram.

    43-Ministro nega que "" negligente. Negar que introduz subjuntivo, assim como embora e talvez: Ministro nega que seja negligente. / O jogador negou que tivesse cometido a falta. / Ele talvez o convide para a festa. / Embora tente negar, vai deixar a empresa.

    44-Tinha "chego" atrasado. "Chego" no existe. O certo: Tinha chegado atrasado.

    45-Tons "pastis" predominam. Nome de cor, quando expresso por substantivo, no varia: Tons pastel, blusas rosa, gravatas cinza, camisas creme. No caso de adjetivo, o plural o normal: Ternos azuis, canetas pretas, fitas amarelas.

    46-Lute pelo "meio-ambiente". Meio ambiente no tem hfen, nem hora extra, ponto de vista, mala direta, pronta entrega, etc. O sinal aparece, porm, em mo-de-obra, matria-prima, infra-estrutura, primeira-dama, vale-refeio, meio-de-campo, etc.

    47-Queria namorar "com" o colega. O com no existe: Queria namorar o colega.

    48-O processo deu entrada "junto ao" STF. Processo d entrada no STF. Igualmente: O jogador foi contratado do (e no "junto ao") Guarani. / Cresceu muito o prestgio do jornal entre os (e no "junto aos") leitores. / Era grande a sua dvida com o (e no "junto ao") banco. / A reclamao foi apresentada ao (e no "junto ao") Procon.

    49-As pessoas "esperavam-o". Quando o verbo termina em m, o ou e, os pronomes o, a, os e as tomam a forma no, na, nos e nas: As pessoas esperavam-no. / Do-nos, convidam-na, pe-nos, impem-nos.

    50-Vocs "fariam-lhe" um favor? No se usa pronome tono (me, te, se, lhe, nos, vos, lhes) depois de futuro do presente, futuro do pretrito (antigo condicional) ou particpio. Assim: Vocs lhe fariam (ou far-lhe-iam) um favor? / Ele se impor pelos conhecimentos (e nunca "impor-se"). / Os amigos nos daro (e no "daro-nos") um presente. / Tendo-me formado (e nunca tendo "formado-me").

  4. #4

    Padro Continuando...

    Citao Postado Originalmente por DPF Franklin
    51-Chegou "a" duas horas e partir daqui "h" cinco minutos. H indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distncia ou tempo futuro (no pode ser substitudo por faz): Chegou h (faz) duas horas e partir daqui a (tempo futuro) cinco minutos. / O atirador estava a (distncia) pouco menos de 12 metros. / Ele partiu h (faz) pouco menos de dez dias.

    52-Blusa "em" seda. Usa-se de, e no em, para definir o material de que alguma coisa feita: Blusa de seda, casa de alvenaria, medalha de prata, esttua de madeira.

    A artista "deu luz a" gmeos. A expresso dar luz, apenas: A artista deu luz quntuplos. Tambm errado dizer: Deu "a luz a" gmeos.

    Estvamos "em" quatro mesa. O em no existe: Estvamos quatro mesa. / ramos seis. / Ficamos cinco na sala.

    53-Sentou "na" mesa para comer. Sentar-se (ou sentar) em sentar-se em cima de. Veja o certo: Sentou-se mesa para comer. / Sentou ao piano, mquina, ao computador.

    54-Ficou contente "por causa que" ningum se feriu. Embora popular, a locuo no existe. Use porque: Ficou contente porque ningum se feriu.

    55-O time empatou "em" 2 a 2. A preposio por: O time empatou por 2 a 2. Repare que ele ganha por e perde por. Da mesma forma: empate por.

    56- medida "em" que a epidemia se espalhava... O certo : medida que a epidemia se espalhava... Existe ainda na medida em que (tendo em vista que): preciso cumprir as leis, na medida em que elas existem.

    57-No queria que "receiassem" a sua companhia. O i no existe: No queria que receassem a sua companhia. Da mesma forma: passeemos, enfearam, ceaste, receeis (s existe i quando o acento cai no e que precede a terminao ear: receiem, passeias, enfeiam).

    58-Eles "tem" razo. No plural, tm assim, com acento. Tem a forma do singular. O mesmo ocorre com vem e vm e pe e pem: Ele tem, eles tm; ele vem, eles vm; ele pe, eles pem.

    59-A moa estava ali "h" muito tempo. Haver concorda com estava. Portanto: A moa estava ali havia (fazia) muito tempo. / Ele doara sangue ao filho havia (fazia) poucos meses. / Estava sem dormir havia (fazia) trs meses. (O havia se impe quando o verbo est no imperfeito e no mais-que-perfeito do indicativo.)

    60-No "se o" diz. errado juntar o se com os pronomes o, a, os e as. Assim, nunca use: Fazendo-se-os, no se o diz (no se diz isso), v-se-a, etc.

    61-Acordos "polticos-partidrios". Nos adjetivos compostos, s o ltimo elemento varia: acordos poltico-partidrios. Outros exemplos: Bandeiras verde-amarelas, medidas econmico-financeiras, partidos social-democratas.

    62-Fique "tranquilo". O u pronuncivel depois de q e g e antes de e e i exige trema: Tranqilo, conseqncia, lingia, agentar, Birigi.

    63-Andou por "todo" pas. Todo o (ou a) que significa inteiro: Andou por todo o pas (pelo pas inteiro). / Toda a tripulao (a tripulao inteira) foi demitida. Sem o, todo quer dizer cada, qualquer: Todo homem (cada homem) mortal. / Toda nao (qualquer nao) tem inimigos.

    64-"Todos" amigos o elogiavam. No plural, todos exige os: Todos os amigos o elogiavam. / Era difcil apontar todas as contradies do texto.

    65-Favoreceu "ao" time da casa. Favorecer, nesse sentido, rejeita a: Favoreceu o time da casa. / A deciso favoreceu os jogadores.

    66-Ela "mesmo" arrumou a sala. Mesmo, quanto equivale a prprio, varivel: Ela mesma (prpria) arrumou a sala. / As vtimas mesmas recorreram polcia.

    67-Chamei-o e "o mesmo" no atendeu. No se pode empregar o mesmo no lugar de pronome ou substantivo: Chamei-o e ele no atendeu. / Os funcionrios pblicos reuniram-se hoje: amanh o pas conhecer a deciso dos servidores (e no "dos mesmos").

    68-Vou sair "essa" noite. este que desiga o tempo no qual se est ou objeto prximo: Esta noite, esta semana (a semana em que se est), este dia, este jornal (o jornal que estou lendo), este sculo (o sculo 20).

    69-A temperatura chegou a 0 "graus". Zero indica singular sempre: Zero grau, zero-quilmetro, zero hora.

    70-A promoo veio "de encontro aos" seus desejos. Ao encontro de que expressa uma situao favorvel: A promoo veio ao encontro dos seus desejos. De encontro a significa condio contrria: A queda do nvel dos salrios foi de encontro s (foi contra) expectativas da categoria.

    71-Comeu frango "ao invs de" peixe. Em vez de indica substituio: Comeu frango em vez de peixe. Ao invs de significa apenas ao contrrio: Ao invs de entrar, saiu.

    72-Se eu "ver" voc por a... O certo : Se eu vir, revir, previr. Da mesma forma: Se eu vier (de vir), convier; se eu tiver (de ter), mantiver; se ele puser (de pr), impuser; se ele fizer (de fazer), desfizer; se ns dissermos (de dizer), predissermos.

    73-Ele "intermedia" a negociao. Mediar e intermediar conjugam-se como odiar: Ele intermedeia (ou medeia) a negociao. Remediar, ansiar e incendiar tambm seguem essa norma: Remedeiam, que eles anseiem, incendeio.

    74-Ningum se "adequa". No existem as formas "adequa", "adeqe", etc., mas apenas aquelas em que o acento cai no a ou o: adequaram, adequou, adequasse, etc.

    75-Evite que a bomba "expluda". Explodir s tem as pessoas em que depois do d vm e e i: Explode, explodiram, etc. Portanto, no escreva nem fale "exploda" ou "expluda", substituindo essas formas por rebente, por exemplo. Precaver-se tambm no se conjuga em todas as pessoas. Assim, no existem as formas "precavejo", "precavs", "precavm", "precavenho", "precavenha", "precaveja", etc.

    76-Governo "reav" confiana. Equivalente: Governo recupera confiana. Reaver segue haver, mas apenas nos casos em que este tem a letra v: Reavemos, reouve, reaver, reouvesse. Por isso, no existem "reavejo", "reav", etc.

    77-Disse o que "quiz". No existe z, mas apenas s, nas pessoas de querer e pr: Quis, quisesse, quiseram, quisssemos; ps, pus, pusesse, puseram, pusssemos.

    78-O homem "possue" muitos bens. O certo: O homem possui muitos bens. Verbos em uir s tm a terminao ui: Inclui, atribui, polui. Verbos em uar que admitem ue: Continue, recue, atue, atenue.

    79-A tese "onde"... Onde s pode ser usado para lugar: A casa onde ele mora. / Veja o jardim onde as crianas brincam. Nos demais casos, use em que: A tese em que ele defende essa idia. / O livro em que... / A faixa em que ele canta... / Na entrevista em que...

    80-J "foi comunicado" da deciso. Uma deciso comunicada, mas ningum " comunicado" de alguma coisa. Assim: J foi informado (cientificado, avisado) da deciso. Outra forma errada: A diretoria "comunicou" os empregados da deciso. Opes corretas: A diretoria comunicou a deciso aos empregados. / A deciso foi comunicada aos empregados.

    81-Venha "por" a roupa. Pr, verbo, tem acento diferencial: Venha pr a roupa. O mesmo ocorre com pde (passado): No pde vir. Veja outros: frma, plo e plos (cabelo, cabelos), pra (verbo parar), pla (bola ou verbo pelar), plo (verbo pelar), plo e plos. Perderam o sinal, no entanto: Ele, toda, ovo, selo, almoo, etc.

    82-"Inflingiu" o regulamento. Infringir que significa transgredir: Infringiu o regulamento. Infligir (e no "inflingir") significa impor: Infligiu sria punio ao ru.

    83-A modelo "pousou" o dia todo. Modelo posa (de pose). Quem pousa ave, avio, viajante, etc. No confunda tambm iminente (prestes a acontecer) com eminente (ilustre). Nem trfico (contrabando) com trfego (trnsito).


    84-Espero que "viagem" hoje. Viagem, com g, o substantivo: Minha viagem. A forma verbal viajem (de viajar): Espero que viajem hoje. Evite tambm "comprimentar" algum: de cumprimento (saudao), s pode resultar cumprimentar. Comprimento extenso. Igualmente: Comprido (extenso) e cumprido (concretizado).

    85-O pai "sequer" foi avisado. Sequer deve ser usado com negativa: O pai nem sequer foi avisado. / No disse sequer o que pretendia. / Partiu sem sequer nos avisar.

    86-Comprou uma TV "a cores". Veja o correto: Comprou uma TV em cores (no se diz TV "a" preto e branco). Da mesma forma: Transmisso em cores, desenho em cores.

    86-"Causou-me" estranheza as palavras. Use o certo: Causaram-me estranheza as palavras. Cuidado, pois comum o erro de concordncia quando o verbo est antes do sujeito. Veja outro exemplo: Foram iniciadas esta noite as obras (e no "foi iniciado" esta noite as obras).

    87-A realidade das pessoas "podem" mudar. Cuidado: palavra prxima ao verbo no deve influir na concordncia. Por isso : A realidade das pessoas pode mudar. / A troca de agresses entre os funcionrios foi punida (e no "foram punidas").

    88-O fato passou "desapercebido". Na verdade, o fato passou despercebido, no foi notado. Desapercebido significa desprevenido.

    89-"Haja visto" seu empenho... A expresso haja vista e no varia: Haja vista seu empenho. / Haja vista seus esforos. / Haja vista suas crticas.

    90-A moa "que ele gosta". Como se gosta de, o certo : A moa de que ele gosta. Igualmente: O dinheiro de que dispe, o filme a que assistiu (e no que assistiu), a prova de que participou, o amigo a que se referiu, etc.

    91- hora "dele" chegar. No se deve fazer a contrao da preposio com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo: hora de ele chegar. / Apesar de o amigo t-lo convidado... / Depois de esses fatos terem ocorrido...

    92-Vou "consigo". Consigo s tem valor reflexivo (pensou consigo mesmo) e no pode substituir com voc, com o senhor. Portanto: Vou com voc, vou com o senhor. Igualmente: Isto para o senhor (e no "para si").

    93-J "" 8 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: J so 8 horas. / J (e no "so") 1 hora, j meio-dia, j meia-noite.

    94-A festa comea s 8 "hrs.". As abreviaturas do sistema mtrico decimal no tm plural nem ponto. Assim: 8 h, 2 km (e no "kms."), 5 m, 10 kg.

    95-"Dado" os ndices das pesquisas... A concordncia normal: Dados os ndices das pesquisas... / Dado o resultado... / Dadas as suas idias...
    Ficou "sobre" a mira do assaltante. Sob que significa debaixo de: Ficou sob a mira do assaltante. / Escondeu-se sob a cama. Sobre equivale a em cima de ou a respeito de: Estava sobre o telhado. / Falou sobre a inflao. E lembre-se: O animal ou o piano tm cauda e o doce, calda. Da mesma forma, algum traz alguma coisa e algum vai para trs.

    96-"Ao meu ver". No existe artigo nessas expresses: A meu ver, a seu ver, a nosso ver.

  5. #5

    Padro

    Citao Postado Originalmente por Figueiredo
    Pergunto a todos que foram aprovados no concurso, seja para agente, delegado ou perito....

    Dar ou no dar Ttulo a Redao

    O que vocs fizeram

    J assisti aulas em que o professor disse que se deve dar ttulo, outros dizem que no, que se deve comear com a introduo logo na primeira linha da folha de resposta.

    E ai, o que fazer

    Qual o procedimento correto para a prova da Policia Federal

  6. #6

    Padro

    Citao Postado Originalmente por gutoceb
    1 - Jamais dar ttulo redao: pode ser entendido como sinal de identificao...
    2 - Normalmente expressamente proibido dar ttulo (a nem pensar n...)
    3 - Nao botei titulo e tirei 5 (nota maxima) no concurso de 2004.

  7. #7

    Padro

    Citao Postado Originalmente por Paschoal/SP
    Caro Figueiredo.

    Sou Agente Federal, da ltima turma. Tirei nota mxima na Redao do CESPE nesse concurso. Porm, em 2002 fui reprovado nessa prova. Passei ento a estudar redaes para concurso a fundo. Veja algumas dicas:

    *no coloque ttulo na redao (a menos que a banca exija). Tirei nota mxima nas trs redaes que me corrigiram e em nenhuma coloquei ttulo.

    A redao para concursos pblicos exige do candidato certos cuidados... tais quais:

    *no escreva em letras de forma.
    *cuidado com caligrafia.
    *o texto deve ser sucinto, sem ser pobre.

    Bem, creio que basicamente isso. Agora, vc deve treinar bastante, pois s com a prtica que ir passar a escrever melhor a cada dia.

    Abrao e boa sorte.

    Paschoal.

  8. #8

    Padro

    Citao Postado Originalmente por IDPF
    Tirei 3.91 na redao. No sabia dessa dica de no colocar ttulo. Eu coloquei e talvez isso explique a minha nota, porque eu conferi o texto e com certeza no cometi muitos erros, no fugi ao tema e etc...
    Eu utilizei um esquema de redao que aprendi no cursinho pr-vestibular que o professor chamava de "tpico frasal". Isso j resolveu meu problema no vestibular e nesse concurso e digo que isso me facilita a montagem do texto.

  9. #9

    Padro

    Citao Postado Originalmente por KGB
    Citao Postado Originalmente por Paschoal/SP
    *no escreva em letras de forma.
    Na discursiva para escrivo nacional em 2004 eu escrevi em letra de forma - nica legvel que sei fazer - e tirei 3.99; no havia nenhuma anotao de desconto na planilha sobre esse fato... ser que procede mesmo?

  10. #10

    Padro

    [quote=Mahpa.MHP]
    Citao Postado Originalmente por KGB
    Citao Postado Originalmente por "Paschoal/SP":2d8nys8y
    *no escreva em letras de forma.
    Na discursiva para escrivo nacional em 2004 eu escrevi em letra de forma - nica legvel que sei fazer - e tirei 3.99; no havia nenhuma anotao de desconto na planilha sobre esse fato... ser que procede mesmo?
    [/quote:2d8nys8y]

  11. #11

    Padro

    Citao Postado Originalmente por Incrvel Rcula
    Voc pode usar letra de forma, desde que consiga diferenciar minsculas de maisculas. Eu fiz dessa forma e tirei nota mxima. Tambm no coloquei ttulo.

    Incrvel

  12. #12

    Padro

    Pessoal, essa uma dvida que eu tenho j faz algum tempo...no caso de uma prova de engenharia, onde comum usarmos siglas para tecnologias (Ex: CDMA, TDMA, GSM), podemos escreve-las com letra de forma ou no? O que quero dizer , fazendo toda a discursiva com letra cursiva, somente as siglas podem ser em letra de forma?

  13. #13
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    Padro

    S lembrando: essas dicas so de autoria de outros concurseiros, OK?! No fui eu quem elaborou todas essas dicas.

    Abraos a todos

  14. #14

    Padro

    De concurseiro para concurseiro!!!
    permitida a letra de forma!!!
    Desde que haja diferenciao entre maisculas e minsculas. Seja pelo tamanho ou pela forma habitual de se escrever!

  15. #15
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    Padro

    Citao Postado Originalmente por candangoloko
    De concurseiro para concurseiro!!!
    permitida a letra de forma!!!
    Desde que haja diferenciao entre maisculas e minsculas. Seja pelo tamanho ou pela forma habitual de se escrever!
    Perfeito

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