Announcement

Collapse
No announcement yet.

5º Lugar pra Obras TCU em 2 meses e não sou Civil...

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • enge_vo
    • 30/08/11
    • 93

Re: 5º Lugar pra Obras TCU em 2 meses e não sou Civil...

Caro João, primeiramente, obrigado. Eu fazia um esquema parecido com o seguinte: 6 dias por semana, 4 dias pra prova específica, 2 pra básica. Nesses quatro dias de específica estudava 2 disciplinas, uma a cada dois dias, tipo assim: Esp1 - Esp2 - Bas1 - Esp1 - Esp2 - Bas2. Na próxima semana: Esp3 - Esp4 - Bas 3 - Esp3 - Esp4 - Bas 4. Na semana seguinte eu retornava ao início. Considere-se que eu não estudava nem portugês, nem inglês e só revisei constitucional e administrativo durante o almoço, no domingo de manhã, ou outro momento que sobrava tempo, mas não comprometia o meu horário acima.

Eu lia sempre no computador e não fazia marcações, pq não teria tempo de ler depois, mas se eu tivesse tempo, eu faria meu próprio resumo, de preferência escrito à mão e não digitado, eu pelo menos acho que fixa-se bem mais, apesar da dor gigante no punho depois de uma noite bem estudada... hehehe.

gde abs.

Originally posted by Joao Eduardo View Post
    Cara, meus parabéns pela aprovação! Digna de aplausos!!! Vc estudava por ciclos? Esgotava primeiro uma aula para depois partir para outra? E só mais uma pergunta, vc lia tudo pelo computador ou imprimia todas as aulas? Se lia e marcava tudo no computador, qual ferramenta vc usava para marcações?
    Abs!!!

Comentário

• fisichella
      • 13/06/12
      • 31

Muito bom esse tópico. Excelentes dicas. Parabéns enge_vo por esse ato nobre de continuar nos ajudando e postando nesse fórum mesmo após já ter sido aprovado no concurso. Suas palavras são muito animadoras e esclarecedoras para quem ainda continua na caminhada rumo ao TCU.

Comentário

• Hugo Campos
        • 24/06/11
        • 187

Originally posted by enge_vo View Post
        Pessoal,

Segundo: Princípio de Paretto: 20% das razões causam 80% dos resultados... é fato... 20 do que está no edital, do que é o conteúdo será responsável por 80% da nota... saiba perfeitamente esses 20%... se vc sabe isso, pode acertar 80%, perder 20, e teria 60% liquido, seria primeiro lugar em Obras... Eu nunca quis saber tudo, decorar tudo, perder tempo então con decoreba e besteiras, muitas enumerações, incisos, detalhes, isso pode até te dar uns pontinhos, mas não é isso que te faz passar... é preciso saber filtrar, estudar bem não pe estudar muito e sim estudar direito, corretamente... eficiência de estudo... é claro que isso é algo meu, mas acho que todos podem desenvolver esta capacidade de abstração e saber o que é mais importante e o que é menos... fui 5º lugar pra Obras e confesso que não sei todos os valores previstos na 8666 decorados, não mesmo... mas não importa... importa a essência, a lógica, o conteúdo principal, as relações estabelecidas na lei e não os seus valores... lá dentro haverá a lei para consulta e o trabalho não é feito de decoreba e sim de raciocínio...
        Olá enge_vo, tudo bem?

Achei sensacional o exemplo de estudo de acordo com o princípio de pareto.

Como vc identificou esses 20% de mais importante? Qual foi seu método?

Estudo para Analista tributário da RF. Estive pensando em pegar todas as provas passadas desse cargo, olhar questão por questão e ver oq realmente caiu nessas provas. Assim, estudar realmente só os conteúdos que já caíram.

O que vc acha?

Abração!

Comentário

• enge_vo
          • 30/08/11
          • 93

Olá Hugo Campos,

O mais complicado é explicar como encontrar esses 20%. Eu acho que pra mim foi uma espécie de sentimento, depois de ver muitas questões e ler as aulas do ponto onde dá pra perceber o tom que cada matéria é tratada. Em algum ponto, eu simplesmente apostava que certos decorebas não seriam cobrados e se fossem, quase todo mundo erraria...

Qto a olhar as provas passadas, eu acho muito válido. Em todo caso, fique atento à banca das provas anteriores, para ver se foram diferentes da atual. É preciso, sempre, um pouco de bom senso... como eu já comentei, eu nunca vou estudar nacionalidade assim como eu estudo os direitos fundamentais, porque é claro que a chance de eu ganhar pontos com nacionalidade é bem menor...

Não acho que vc deva abdicar de estudar todo o edital, estude tudo, mas gaste mais tempo naquilo que é mais significativo, tem maior peso na prova e mais chance de cair...

Precisando, estamos por aqui. Abs.

[CENTER]
          Originally posted by Hugo Campos View Post
          Olá enge_vo, tudo bem?

Achei sensacional o exemplo de estudo de acordo com o princípio de pareto.

Como vc identificou esses 20% de mais importante? Qual foi seu método?

Estudo para Analista tributário da RF. Estive pensando em pegar todas as provas passadas desse cargo, olhar questão por questão e ver oq realmente caiu nessas provas. Assim, estudar realmente só os conteúdos que já caíram.

O que vc acha?

Abração!

Comentário

• DGOES86
            • 27/11/12
            • 27

Grande enge_vo! Saiu o edital do TCU, peço auxílio a você que tanto tem nos ajudado aqui, usando a sua estratégia de focar em ser bom e não ótimo, se você fosse prestar concurso para essa prova, nas mesmas condições de que quando foi aprovado, com diferença de serem as matérias agora desse edital 2013, que dicas você nos daria? Qual a melhor estratégia? Esquecer algumas disciplinas ou focar em todas? Meu amigo, o que você faria? Abraço

Comentário

• enge_vo
              • 30/08/11
              • 93

Pessoal, olhei o edital e tá complicado deixar alguma matéria de lado. Eu só não estudava português e inglês pq eu já sabia... Primeiro priorize os conhecimentos especificos, divida o tempo em 1/3 para básicas e 2/3 para específicas. Se vc perceber, civil + penal + processo terão juntos uns 15 itens, e mais uns 6 ou 7 de inglês. Tudo isso deve ter menos tempo gasto. Português pra quem estuda, const e adm e controle externo devem ser objeto de bastante estudo, bem como as específicas com foco em auditoria, adm pub e contabilidade... Ou seja, acho que tudo né... pelo número de vagas, tá precisando saber quase tudo nesse... hehehehe.

Comentário

• marigraniel
                • 20/01/13
                • 124

Demais! Muito bom... Você é inteligente demais, poxa vida! Saiu do zero em várias matérias difíceis e conseguiu. Meus parabéns, você merece. Que Deus te abençoe muito nessa nova carreira.

Pergunta BEM de iniciante: como você fazia para estudar? Estudava apenas os tópicos que estavam no edital (por exemplo, direito penal, no edital, pede: 1 A lei penal no tempo e no espaço. 2 Infração penal: elementos e espécies.), ou pegava o livro da matéria e estudava tudo?

Obrigada, e parabéns, mais uma vez.

Comentário

• souza305
                  • 20/04/10
                  • 79

Antes de tudo...PARABÉNS, meu amigo. Eu achava que era o único a pensar assim, sou horrível para decorar algo, o pessoal brinca comigo dizendo que tenho memória ruim, mas só consigo lembrar do que estudei fazendo alguma analogia...aí sim, se eu decorar algo vou esquecer em menos de 1min e fico desanimado por não lembrar, entro em pânico e meu estudo vai por água abaixo, então evito isso ao máximo. Acho que é meio característico da minha área de TI, não decorar e sim aprender.

Abraços

Comentário

• simone ferreira
                    • 12/01/14
                    • 28

Parabéns , muito bom seu depoimento!

Comentário

• enge_vo
                      • 30/08/11
                      • 93

Pessoal, obrigado a todos pelas palavras que sempre colocaram aqui. Sumi um pouco, me afastei do fórum, das aulas e etc. Mas venho com grande satisfação comunicar aos colegas que em Julho passado recebi a notícia de obtenção do 1º lugar no concurso para Consultor Legislativa da Câmara dos Deputados, área 4. Na última sexta-feira fui nomeado e em breve tomarei posse no novo cargo. Em breve tentarei colocar aqui mais algum relato e dividir também o que foi essa experiência para mim. Grande abraço a todos.

Comentário

• Joao Eduardo
                        • 04/10/11
                        • 153

Rapaz, vc é diferenciado mesmo viu!!! Estou no aguardo do seu novo depoimento.

Abs!!!

Comentário

• Joao Eduardo
                          • 04/10/11
                          • 153

Up!
                          Aguardando seu novo depoimento.

Abs!

Comentário

• rborges
                            • 01/04/10
                            • 110

enge_vo, queria uma dicas suas sobre o que estudar para o concursos de Técnico do TCU. Será que você poderia me dar uma dicas de como aprende a identificar os assuntos que mais podem cair em prova?

Comentário

• rborges
                              • 01/04/10
                              • 110

enge_vo, será que poderíamos trocar algumas ideias por email?

Comentário

• rborges
                                • 01/04/10
                                • 110

enge_vo, no concurso de auditor do TCU vc marcou todas as questões ou deixou algumas em branco?

Comentário

• enge_vo
                                  • 30/08/11
                                  • 93

Pessoal, desculpem a minha ausência... Obrigado pelos cumprimentos mais recentes. Infelizmente ainda não consegui escrever o novo relato a respeito da minha aprovação para consultor legislativo porque o trabalho aqui é bem pesado. Em todo caso, venho aqui indicar obra da qual sou co-autor e que conta as histórias, os dramas, as conquistas e as técnicas de alguns grandes nomes em aprovações em concurso. A obra se chama Missão Aprovação, da editora Saraiva. O valor está abaixo de 40 reais... Acredito ser acessível. Também sou professor do Ponto, eventualmente podem encontrar algum curso ou artigo meu lá. E, por fim, fiquem à vontade para mandar email para brunno_mkt1@yahoo.com.br. No DF também sou professor do IDP e dou alguns coachings.... Mas fiquem tranquilos, dicas e aquele bate-papo serão sempre free e bem-vindos. Como dica ao colega que perguntou... Nunca marque todas os itens numa prova do Cespe... mas seu índice de questões em branco não pode ultrapassar a faixa de 7% da prova, senão fica muito difícil ser aprovado. Abraços e boa sorte a todos.

Comentário

Working...
                                  X