Announcement

Collapse
No announcement yet.

Vida Concurseira - ICMS SC by rodrigo07

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • ROBERTO_SP3.0
    • 04/07/17
    • 40

Originally posted by CARDAN.AVELAR View Post
    Amigos, desculpe a ignorancia. Primeiro por nao saber onde postar a minha duvida, e segundo pela duvida em si. Sou tecnologo (ensino superior) e comecei agora a estudar para concurso. Nao sei qual area escolher, muito menos o cargo. Estou encontrando extrema dificuldade em encontrar informacoes de exigencia de escolaridade para os concursos previstos. Essa informacao deve vir no edital, mas sera tarde demais para estudar. Onde posso encontrar os cargos e areas mais adequados para quem fez curso de tecnologo? Sabendo disso de antemao, consigo me preparar melhor.
    BOA TARDE CARDAN.

O TEXTO ABAIXO EH DE OUTUBRO DE 2016.

Tecn?logo pode fazer concurso para cargos de n?vel superior?

Oferecido em algumas faculdades e universidades do Brasil, o curso de tecn?logo tem algumas caracter?sticas interessantes como: menor tempo de dura??o, maior especializa??o, variedade em ?reas de atua??o? Mas a grande d?vida dos concurseiros ? se tecn?logo pode fazer concurso para cargos de n?vel superior. E desde j? digo: A resposta ? SIM; candidatos com diploma de tecn?logo (quando devidamente reconhecidos pelo MEC como curso superior), podem concorrer ?s vagas nos concursos em que se exige ?n?vel superior? de escolaridade.

O curso de tecn?logo confere ao aluno a possibilidade de fazer concursos que exigem n?vel superior de gradua??o ? da mesma forma que os outros tipos de cursos de n?vel superior tradicionais oferecem. Inclusive ? o que encontramos expresso no portal do MEC:

?O contratante tem autonomia para decidir a qualifica??o do servidor que busca. Contudo, caso a exig?ncia seja de n?vel superior e/ou gradua??o, o formado em cursos tecn?logos est? apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exce??o em caso de solicita??o espec?fica da forma??o em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante ? o teor do edital de cada concurso no qual estar?o discriminados os t?tulos exigidos.?.

Ou seja, quem manda ? o edital de cada concurso. Ent?o, se no edital vier exigindo ?n?vel superior? ou ?gradua??o de n?vel superior?, a forma??o de tecn?logo atende ao requisito.

Vale ressaltar ainda que os requisitos exigidos no edital s?o para o exerc?cio do cargo e s? precisam ser comprovados no momento da posse. Portanto, caso o candidato atenda aos requisitos e ainda assim houver recusa de seu diploma para a posse, ele estar? amparado pela lei e poder? recorrer ? justi?a para fazer valer o seu direito.

Um ponto bastante interessante a se considerar, ? que h? alguns concursos que oferecem vagas exclusivamente para tecn?logos, como ? o caso do concurso para a Prefeitura de S?o Jos? do Norte, o Concurso P?blico do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia de Bras?lia (IFB), entre outros. Diferen?a entre curso Tecnol?gico, Bacharelado e Licenciatura

No Brasil existem, basicamente, tr?s tipos de cursos de n?vel superior: Bacharelado, Licenciatura e Tecn?logo. Vejamos o que significa cada um deles:

? Bacharelado: cursos superiores de gradua??o tradicional (Engenharias, Direito, Medicina, Educa??o F?sica, Qu?mica, etc). Quando perguntamos a algu?m: ?voc? fez faculdade de qu??? e a pessoa responde: ?Fiz Engenharia?, isso significa, traduzindo em mi?dos, que a pessoa tem bacharelado em Engenharia.

? Licenciatura: cursos superiores voltados para a forma??o de educadores. Basicamente preparam o estudante para dar aula como professor.

?Tecn?logo: tamb?m chamados de cursos tecnol?gicos, s?o cursos superiores parecidos com os de gradua??o tradicional, por?m, o que os diferencia, ? que t?m uma dura??o mais curta e um foco espec?fico em determinadas ?reas do conhecimento. Por exemplo: Tecnologia em Gest?o de Seguran?a Privada. A forma??o, resumidamente, qualifica os profissionais a gerir empresas e ?reas de seguran?a patrimonial; sua dura??o ? de 2 anos. CURIOSIDADES ? Algumas d?vidas que envolvem os cursos de tecn?logo:

?Existe algum curso de tecn?logo com dura??o menor que 2 anos?

N?o! A dura??o m?nima dos cursos ? de 2 anos.

-Tecn?logo ? um curso t?cnico de n?vel m?dio?

N?o! Por ter uma dura??o mais curta, ? comum haver essa d?vida, por?m ele ? reconhecido pelo MEC (Minist?rio da Educa??o) como curso de gradua??o de n?vel superior.

?Os cursos para tecn?logo podem ser feitos em cursos presenciais e/ou a longa dist?ncia (como ocorre com alguns cursos de bacharelado)?

Sim! Basta verificar as institui??es de n?vel superior que oferecem essa possibilidade.

?Tecnologia da Informa??o (TI) e Tecn?logo s?o a mesma coisa?

N?o fa?a confus?o. TI ? uma carreira de um profissional que fez cursos como: ci?ncia da computa??o, engenharia da computa??o, sistemas de informa??o e outros; Tecn?logo ? um tipo de gradua??o de n?vel superior que abrange v?rias cursos de diversas ?reas do conhecimento.

? Preciso me preocupar quando leio a seguinte exig?ncia: ?o curso de tecn?logo deve estar devidamente reconhecidos pelo MEC como curso superior??

N?o, o que voc? deve saber sobre isso ? que todos os cursos de tecn?logo s?o autorizados pelo MEC e que, para ser emitido o diploma, alguns cursos, em algumas institui??es de ensino, ainda precisam ser reconhecidos pelo MEC (j? que os cursos de tecn?logo s?o relativamente recentes no Brasil). E quando que isso ocorre? Ocorre quando curso tiver pelo menos uma turma formada e que esta j? tenha feito a prova do ENADE, s? isso. Para saber a situa??o de cada institui??o, basta acessar o site do e-MEC (http://emec.mec.gov.br).

Fontes: Portal do MEC e e-EMEC

Comentário

• Dryclean
      • 20/03/08
      • 666

Originally posted by CARDAN.AVELAR View Post
      Amigos, desculpe a ignorancia. Primeiro por nao saber onde postar a minha duvida, e segundo pela duvida em si. Sou tecnologo (ensino superior) e comecei agora a estudar para concurso. Nao sei qual area escolher, muito menos o cargo. Estou encontrando extrema dificuldade em encontrar informacoes de exigencia de escolaridade para os concursos previstos. Essa informacao deve vir no edital, mas sera tarde demais para estudar. Onde posso encontrar os cargos e areas mais adequados para quem fez curso de tecnologo? Sabendo disso de antemao, consigo me preparar melhor.
      Colega,

geralmente essa informa??o ? previsto no edital, da? vc pode localizar nos t?picos dos concursos aqui mesmo no FC.
      Para ?rea fiscal: http://www.forumconcurseiros.com/for...3%81rea-fiscal

Ou ir direto nos sites das bancas e baixar o ultimo edital, mas saiba que forma??o pode ser alterado com forma??o espec?fica ou forma??o aberta, inclusive para tecn?logo.

FEPESE
      FGV
      FCC
      ESAF
      CESPE
      (...)

Comentário

• Dryclean
        • 20/03/08
        • 666

Originally posted by rodrigo07 View Post

Perguntas de 1 milhao:
        Eh possivel edital ainda este ano?

Na pr?tica nem trabalhe com essa possibilidade.

Eh possivel provas no primeiro trimestre de 2018?

Poss?vel at? pode ser, mas altamente improv?vel.

Qual sera o numero de vagas provavel?

Acho que entre 30 e 40
        Muito obrigado pelo pronto atendimento ?s d?vidas, Rodrigo07!

Aproveitando a oportunidade, o que se fala sobre as medidas de austeridade do novo governo?

Isso deve empurrar o concurso mais para o final do ano de 2018 para nomear em 2019 numa expectativa de melhoria da RCL?

https://www.nsctotal.com.br/colunist...-governo-de-sc

Comentário

• ROBERTO_SP3.0
          • 04/07/17
          • 40

Fud.....guardadas as devidas proporcoes, aqui em sampa, no discurso de posse de um prefeito "empreendedor", ja ouvi esse discurso de "...fazer mais com menos, cortar gastos correntes e reduzir a maquina publica..." , e o concurso do iss sp foi para o espaco...

Originally posted by Dryclean View Post

Muito obrigado pelo pronto atendimento ?s d?vidas, Rodrigo07!

Aproveitando a oportunidade, o que se fala sobre as medidas de austeridade do novo governo?

Isso deve empurrar o concurso mais para o final do ano de 2018 para nomear em 2019 numa expectativa de melhoria da RCL?

https://www.nsctotal.com.br/colunist...-governo-de-sc

Comentário

• Dryclean
            • 20/03/08
            • 666

Prioridade absoluta a ser anunciada hoje pelo novo secretario da Fazenda, Paulo Eli : repassar rigorosamente todos os meses 14% da receita para o setor saude, junto com o duodecimo dos poderes. Segundo: controle das despesas com contratos a cada quatro meses. Sua equipe esta concluindo levantamento sobre todos os setores para definir com o governador quais os enxugamentos e cortes a serem aplicados.

https://www.nsctotal.com.br/colunist...a-e-da-fazenda

Comentário

• andre and
              • 07/09/14
              • 55

Galera, infelizmente o Governo publicou uma resolu??o que suspende todos os processo e atos que acarretem aumento de despesas no Estado, j? era.

Resolu??o n? 002/2018

Comentário

• ROBERTO_SP3.0
                • 04/07/17
                • 40

Originally posted by andre and View Post
                galera, infelizmente o governo publicou uma resolu??o que suspende todos os processo e atos que acarretem aumento de despesas no estado, j? Era.

Resolu??o n? 002/2018
                ......foi para o espaco mesmo, infelizmente.....igual aqui em sampa.... Mesmo discurso... Mesma decisao...politico eh tudo igual...so muda a mosca.

Comentário

• lelecwb
                  • 31/01/18
                  • 3

Alguem tem o link da resolucao? eu nao achei

Comentário

• dfdoliveira
                    • 22/09/14
                    • 2

Verifica na pagina 2 do Diario Oficial de SC, do dia 02 marco de 2018 (Edicao 20721). Fazenda. Resolucao GGG N. 002/2018.
                    (Sem acentos por conta do problema do forum)

Comentário

• Dryclean
                      • 20/03/08
                      • 666

https://www.nsctotal.com.br/colunist...dada-ao-estado

Comentário

• rodrigo07
                        • 03/12/06
                        • 1858

Acho q deu boa hein pessoal?

Comentário

• jmbatera
                          • 04/02/14
                          • 9

Sera que agora vai?

Comentário

• thiagoibj
                            • 12/05/17
                            • 15

Acho q deu boa hein pessoal?
                            Brother, vc acha poss?vel provas ainda este ano?

Comentário

• rodrigo07
                              • 03/12/06
                              • 1858

Esse ano acho q s? autoriza??o.

Comentário

• thiagoibj
                                • 12/05/17
                                • 15

Meu medo ? s? mudar o governo e o concurso dar 10 passos para tr?s, igual aconteceu no in?cio do processo com a sa?da do Gavazzoni.

Comentário

• LSkywalker
                                  • 07/03/14
                                  • 56

Nem edital?!

Tambem acredito em provas somente em 2019

Comentário

• rodrigo07
                                    • 03/12/06
                                    • 1858

Edital talvez. O pedido do secret?rio pelo concurso destaca o pedido de 40 vagas. J? est? por aih o doc, depois vcs leiam o completo.

Comentário

• thiagoibj
                                      • 12/05/17
                                      • 15

Edital talvez. O pedido do secret?rio pelo concurso destaca o pedido de 40 vagas. J? est? por aih o doc, depois vcs leiam o completo.
                                      Rodrigo, procede que voc?s est?o para perder a verba indenizat?ria do combust?vel?

Valeu!!

Comentário

• andre and
                                        • 07/09/14
                                        • 55

Como diz meu amigo "tem coisa que eh melhor deixar quieto e naum fazer alvoroco, nada vai ser equiparado por cima, se tem algo bom para uma carreira eles vaum eh tirar, jamais estender."

Comentário

• thiagoibj
                                          • 12/05/17
                                          • 15

Originally posted by andre and View Post
                                          Como diz meu amigo "tem coisa que eh melhor deixar quieto e naum fazer alvoroco, nada vai ser equiparado por cima, se tem algo bom para uma carreira eles vaum eh tirar, jamais estender."
                                          O problema foi que em SC estenderam demais!!

Comentário

• kingfiscal
                                            • 12/05/14
                                            • 349

Originally posted by thiagoibj View Post

Rodrigo, procede que voc?s est?o para perder a verba indenizat?ria do combust?vel?

Valeu!!
                                            Tem algo escrito sobre isso???

Comentário

• thiagoibj
                                              • 12/05/17
                                              • 15

Originally posted by kingfiscal View Post

Tem algo escrito sobre isso???
                                              Eu sei s? de boato

Comentário

• rodrigo07
                                                • 03/12/06
                                                • 1858

Como fa?o p ter permiss?o de colocar uma foto aqui? Andando est?.

Comentário

• Emival
                                                  • 20/01/14
                                                  • 125

Como fa?o p ter permiss?o de colocar uma foto aqui? Andando est?.
                                                  Boa !!

Comentário

• andre and
                                                    • 07/09/14
                                                    • 55

joga s? o link mesmo, upa em qq servidor a?

Comentário

• LSkywalker
                                                      • 07/03/14
                                                      • 56

Rodrigao, sempre fortalecendo o forum e animando a galera. Ano que vem trabalharemos juntos hahahaha.

Eu tentei postar uma foto, mas disse n?o tenho autoriza??o. Tenta postar aberto no facebook ou em outro servidor. Ou simplemente diz do que se trata, a gente acredita em voce hehe

Comentário

• rodrigo07
                                                        • 03/12/06
                                                        • 1858

T? andando como nunca. O pedido feito agora eh o msm q j? tinha feito pelo Gava. O diferente agora eh q foi pedido um estudo para avalia??o do impacto financeiro, ou seja, mais um passo. E vi agora q parece q esse estudo j? foi feito e entregue. Dessa vez t? andando.

Comentário

• LSkywalker
                                                          • 07/03/14
                                                          • 56

Ae Rodrigao, do que se trata esse reorganiza??o administrativa das ger?ncias regionais, descrita no documento como condicionante para noemacao?

Comentário

• thiagoibj
                                                            • 12/05/17
                                                            • 15

T? andando como nunca. O pedido feito agora eh o msm q j? tinha feito pelo Gava. O diferente agora eh q foi pedido um estudo para avalia??o do impacto financeiro, ou seja, mais um passo. E vi agora q parece q esse estudo j? foi feito e entregue. Dessa vez t? andando.
                                                            Ja falam em possiveis datas? Realmente, parece que est? voando o processo agora.

Comentário

• rodrigo07
                                                              • 03/12/06
                                                              • 1858

Originally posted by LSkywalker View Post
                                                              Ae Rodrigao, do que se trata esse reorganiza??o administrativa das ger?ncias regionais, descrita no documento como condicionante para noemacao?
                                                              Opa, td bom? ? comento esse tipo de coisa pq n?o falo em nome da sefaz td bem? S? p me resguardar msm.

Comentário

Working...
                                                              X