Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Como passei para 3 concursos!!

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtro
  • Tempo
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • PBiton
    • 27/11/06
    • 479

Como passei para 3 concursos!!

Agora posso escrever nesse espaço... contar como passei.
    Como realmente não sou bom com isso, vou colar da estrutura que outros usaram,

QUEM:
    Philippe Calafange Biton
    Advogado – formado pela Faculdade Nacional de Direito (faculdade de direito da UFRJ), atuante na área tributária até meados de fevereiro de 2008.
    Agora: Fiscal de Rendas do Estado do Rio de Janeiro.

Breve histórico pré-concursos:
    Tive sorte de nascer em uma família que sempre me apoiou em tudo que fiz, e que me ensinou a não desistir.
    Fui aluno do Colégio Pedro II (Humaitá) da 5ª série até o fim do 2° grau (1998).
    Passei no vestibular de Educação física (1998), mas resolvi não continuar para poder estudar pra Direito.
    No vestibular de 1999 passei em direito para UFRJ, UFF, Unirio e UERJ (as 4 públicas do RJ), e escolhi a UFRJ por motivos pessoais.
    Na época de estagiário, vi que teria que saber bastante línguas estrangeiras para poder me destacar, motivo pelo qual fui morar na Inglaterra e na França (logo após a aprovação na prova da OAB-RJ). Onde, refletindo, vi que o melhor caminho seria o concurso público.
    Quando voltei, comecei a estudar pra área fiscal (pq um dos meus colegas de faculdade havia sido aprovado para AFRF em 2005) e tive vários erros grotescos na preparação (que vou escrever abaixo).

Concursos prestados

2003 ou 2004 – TJERJ (não lembro o cargo) – Fui REPROVADO muito abaixo do n° de vagas... acho q se chamassem 20 vezes o n° de vagas eu ainda estaria fora (e olha q eram muitas vagas);

2006 – Auditor do RS (ICMS RS) – estava estudando por apostilas de um conhecido curso daqui do RJ e fiquei REPROVADO por poucas questões (AQUI TIVE MEU PRIMEIRO ERRO);

2006 – ISS SP – Já estava me preparando sério e, quando corrigi o meu gaba, pensei q havia passado, pq fiz setenta e poucos porcento... mas fui novamente REPROVADO, ficando muito atrás do número de vagas... foi minha primeira decepção;

2007 – TRF RJ – fiz o concurso para analista – Fui REPROVADO mas foi mais uma batida na trave...AQUI FOI MEU SEGUNDO ERRO!!

2008 – ICMS RJ – fui REPROVADO por diversos motivos, entre outros por estar tentando conciliar trabalho com estudos (MEU 4° ERRO)

2008/2009 – ICMS RJ II – tinha largado o trabalho e estava estudando umas 10h por dia... saí da prova com a certeza q havia passado... e fiquei arrasado quando vi que havia sido REPROVADO;

2009 – APOFP SP – tendo em vista que não tinha qualquer outro concurso em vista, novamente dei um tiro fora da área fiscal..... Foi o 1° concurso que usei algumas dicas e reflexões que fiz após o fiasco anterior.... e fui APROVADO

2009 – ICMS RJ III – fiz a prova focado em SP, e só olhei as matérias específicas na semana da prova. Tive a sorte de fazer a prova no colégio que tanto adoro, o que me deu tranquilidade e me levou à APROVAÇÃO
    2009 – ICMS SP – Já estava tranquilo com a nota do RJ e me deu mais gás para estudar... continuei a usar as dicas e idéias e acabei APROVADO no terceiro concurso seguido;

HOJE – Só quero saber de relaxar, comemorar, planejar meu casamento e continuar com meu hobbie (poker).
  • PBiton
    • 27/11/06
    • 479

Re: Como passei para 3 concursos!!

COMO:
    Aqui vou postar os erros e acertos que tive.
    IMPORTANTE: como o próprio Alex Meireles (guru... rs) disse, isso é uma coisa bem pessoal... deu certo comigo, mas pode não dar com outras pessoas... cada um tem q se conhecer e ver o que é melhor pra si.

ERROS:
    1° erro - Estudar por apostilas – No início (antes de conhecer o Fórum), acreditei que eu poderia passar apenas estudando por apostilas... é... aquelas q se compra em jornaleiro aqui no RJ.
    Importante: Fuja desse mico... é o principal erro dos iniciantes e vai atrasar anda mais sua aprovação.

2° erro - Atirar pra tudo quanto é lado – Cada concurso é único, com matérias diferentes e, em cada uma delas, com um foco diferente. Deve-se escolher uma única área e focar nela, e, quando for escolhida a banca do certame, foque nela, faça tudo quanto é prova q vc encontrar.
    Importante: Escolha uma área e não desfoque... não faça concurso para outra... a não ser que não precise estudar nenhuma matéria nova.

3° erro – Fazer cursinho “Pacotão” - Esse é o segundo erro mais comum nos iniciantes. Para saber porque é um erro, vamos pensar como eles são criados.
    Coloca-se um ou dois professores bons e completa com outros que estão encalhados, dando um desconto para quem fizer o “pacote”.
    Importante: Deve-se escolher o curso pelo professor... de preferência fazer por módulos. Fica um pouco mais caro, mas vale bastante a pena (é uma relação de custo-benefício muito positiva)

4° erro – Trabalho X Estudo – Realmente admiro aqueles que conseguem, mas quando eu estava trabalhando, chegava em casa cansado e não rendia bem nos estudos. Foi o principal atraso da minha preparação.
    Importante: para aqueles que têm a mesma sorte que eu tiveais ou alguém que apoie e possa te bancar por um tempo, aproveite!! Peça as contas do trampo e estude em tempo integral... acredite... vale a pena.
    OBS: existem pessoas que conseguem fazer os dois e com excelente qualidade... eu vi que não conseguia. Você deve analisar o seu caso.

5° erro – O mais importante – ARROGÂNCIA – É... eu fui bem arrogante achando que sabia como estudar, que me conhecia mais que qualquer um. Só mudei isso depois do ICMS RJ II, quando refleti e vi que poderia melhorar minha preparação com algumas coisas.

ACERTOS:
    CARGA HORÁRIA:
    não tinha uma carga pré-definida... respeitava meu ritmo. Havia dias que estudava apenas 5h, e outros que estudava 14h... tudo dependia de como me sentia. Desrespeitar isso é um tiro no pé, pq o rendimento vai ser baixo e vai comprometer o rendimento do dia seguinte....
    Uma vez ouvi uma frase que adorei: “Concurso é uma guerra que travamos uma batalha a cada dia”..... Assim, posso perder a batalha hoje, mas o que importa é a soma delas.

REVISÕES: fazer revisões esporádicas, por meio de resumos, mapas, etc... Sempre fazia essa revisão da matéria inteira logo após corrigir a bateria de questões que me dispunha a fazer. Assim, mantinha fresca na minha mente.

MAPAS MENTAIS: o principal aprendizado que tive – é o resumo mais eficaz que existe. Mas deve-se ter alguns cuidados, como: colocar diversas cores (associando cada uma delas a aluma coisa – ex: vermelho = muito Importante; verde = pegadinha frequente, etc), fazer seu próprio resumo, com sua estrutura lógica (vou contar abaixo uma história para mostrar essa importância); e revisar continuamente o mapa.
    OBS: lembro que no dia do ICMS RJ III, estávamos eu, o 00001 e o lammer na lanchonete, na frente do local de provas, relendo nossos resumos, e eles pediram pra ler meus mapas. Enquanto eu estudava 5 mapas (com retenção de quase 100%), eles liam 1 deles, sem reter muito. Pq a estrutura q usei era diferente... perfeito para minha lógica, e bem diferente da deles.

MNEMÔNICOS – nós 3 ficávamos tentando CRIAR os nossos próprios mnemônicos sobre as matérias. Sendo quase todos impublicáveis aqui (hehehe). Assim, tentem usar algo pessoal, que vocês gostem. Nós criávamos sobre sexo, carros, etc.

VÁLVULA DE ESCAPE – Tenha sempre algo que você faça todos os dias para usar como válvula de escape dos estudos. É para combater o estresse.... melhora a qualidade e o rendimento dos estudos, bem como sua saúde. O meu é o Poker e Finanças.

O MAIS IMPORTANTE!!!
    Tente ficar rodeado somente daqueles que te apoiam. Tente se afastar daqueles que só te colocam pra baixo.
    Eu tive minha família que me apoiou, mas o principal foi minha noiva, Luciana, que sempre esteve do meu lado.
    Sem isso, a tentação de desistir ficará sempre batendo à porta, além de atrapalhar os estudos.

Comentário

• PBiton
      • 27/11/06
      • 479

BIBLIOGRAFIA E CURSOS:
      Vou agora colocar os cursos e livros que recomendo, para cada matéria:

Português – Coleção “As últimas do português” do prof. Décio Sena – Indispensável, além de fazer o máximo de provas possíveis da banca.

Matemática Financeira e estatística – Recomendo os cursos do Sérgio Carvalho no EVP, principalmente o com 100 questões comentadas dele (MF e estat básica), além do de estatística inferencial. Muitos elogiam bastante os cursos e materiais do Prof. Pedro Belo, mas eu não conheço, não podendo opinar.

Tributário – livro do prof. João Marcelo Rocha e cursos do prof. Alexandre Lugon (Unilearn e Canal dos Concursos)... principalmente os de exercícios.

Empresarial – Fiz o curso de exercícios e o de teoria com o prof Adir Gonçalves... que adorei. Estudei ainda o livro do Fábio Ulhoa.

Constitucional – cursos da Cristina Luna e Flávia Bahia, além do livro do prof. Vicente Paulo, Além de diversos exercícios.

Direito Administrativo – Aqui, ouso a discordar de alguns colegas. Acho incomparáveis os professores Henrique Cantarino e Luiz Gustavo (o primeiro já está dando aula no Canal dos Concursos)... excepcionais, principalmente na correção de exercícios.
      Civil – Fui com a base da faculdade... achei que não valia a pena estudar essa matéria pelo pequeno peso.

Informática – Curso e livro do prof. João Antônio, junto com leitura de alguns sites especializados.

Economia – Micro e Macro..... Avellar é incomparável. Já assisti de outros, que foram mais teóricos, mas ele foca apenas no que e como cai nas provas.... acho indispensável esse curso (leve bastante canetas coloridas para fazer os gráficos... o mais importante). Há pouco tempo, assisti um pedaço do curso de micro com o prof César Frade e achei fenomenal.... realmente não sei qual é o melhor... acho q ficaria empatado...rs

Finanças públicas – Estudei pelo curso da Profa. Ana Paula no EVP e pelo Livro de questões comentadas do Prof. Marlos.... pra mim, a melhor combinação.

Contabilidade de Custos – Curso do prof. Moraes Jr..... Absolutamente o melhor material, junto com o livro do prof Viceconti.

Contabilidade Avançada (teoria) – Curso do Unilearn com o Prof. Cláudio Cardoso – nunca vi ninguem explicando tão bem essa matéria.

Contabilidade Geral – Cursos de exercícios do prof Antônio Cesar (pra pegar o ritmo) e do Sergio Adriano (Demolidor), para se desafiar. Acho q essa preparação é a melhor possível.

Resoluções da CVM – Teve agora um curso com o prof. Antônio Cesar sobre essas resoluções, onde ele dissecou cada uma... foi o meu diferencial no RJ e em SP.

Legislação – Aqui foi onde eu mais me preparei.....
      Para SP: Aulas do Unilearn de exercícios do Prof. Rosa e do prof. Vilson Cortez (Tudão)... fiquei sabendo muito disso.... acho q é a melhor preparação possível.
      Para RJ – Sem pensar foram o curso do prof. Diniz e os livros de exercícios dele (junto com os comentários aqui no Fórum)

Bem... é isso.... Acho q deu pra passar bastante da minha preparação.

Agora lembrem de duas frases:
      “Concurso é uma guerra que travamos uma batalha a cada dia”
      “Desistir é fácil, o difícil é continuar”

E, como diz meu amigo Rogério.... "FACA NA CADEIRA!!"

Bons estudos e continuem firmes no propósito!!

Abs a todos

Philippe

Comentário

• Guest's Avatar
        Visitante

Parabéns pela aprovação!

Me diz como vc fazia pra conciliar o horário das quase 20 disciplinas?

Obrigado

Comentário

• Guest's Avatar
          Visitante

Meus parabéns !!! Me identifiquei com os mesmos erros que vc cometeu no início de carreira de um Concurseiro. Realmente, quando não conseguimos a aprovação, ficamos sem rumo, mas o seu depoimento me deu forças para continuar a minha luta para passar num concurso da área fiscal. Estou nesta luta há 2 anos, tendo só logrado em passar nos concursos de nível médio, mas percebi que trabalhar mesmo em algo que não iria me sastifazer profissionalmente, financeiramente e pessoalmente, me fez lançar novamente neste árduo caminho até a aprovação. Muito obrigado pelas informações referentes aos cursos e materiais utilizados, pois são eles que garantem pelo menos 70% da aprovação e os 30%, dependem exclusivamente da nossa dedicação incondicional aos estudos de forma estratégica e eficiente. Parabéns novamente, e obrigado pelas dicas. =D> =D> =D>

Comentário

• IurisMar
            • 16/11/07
            • 71

Parabéns PBiton ! agora vc vai colher o que plantou....que Deus continue iluminando seu caminho.

Comentário

• PBiton
              • 27/11/06
              • 479

Postado Originalmente por Sulamericano
              Parabéns pela aprovação!

Me diz como vc fazia pra conciliar o horário das quase 20 disciplinas?

Obrigado
              Bem...

Graças a Deus, eu já tinha uma boa base nas matérias principais. Por isso somente fiquei fazendo revisões e exercícios.
              As outras matérias, eu fiquei estudando por exercícios, estudando apenas o que eu errava e/ou tinha dúvidas.

Abs

PH

Comentário

• PBiton
                • 27/11/06
                • 479

Postado Originalmente por markon
                Meus parabéns !!! Me identifiquei com os mesmos erros que vc cometeu no início de carreira de um Concurseiro. Realmente, quando não conseguimos a aprovação, ficamos sem rumo, mas o seu depoimento me deu forças para continuar a minha luta para passar num concurso da área fiscal. Estou nesta luta há 2 anos, tendo só logrado em passar nos concursos de nível médio, mas percebi que trabalhar mesmo em algo que não iria me sastifazer profissionalmente, financeiramente e pessoalmente, me fez lançar novamente neste árduo caminho até a aprovação. Muito obrigado pelas informações referentes aos cursos e materiais utilizados, pois são eles que garantem pelo menos 70% da aprovação e os 30%, dependem exclusivamente da nossa dedicação incondicional aos estudos de forma estratégica e eficiente. Parabéns novamente, e obrigado pelas dicas. =D> =D> =D>
                Fico feliz por ter ajudado... é exatamente esse o propósito de eu ter escrito.

Abs

Comentário

• VissiV
                  • 28/01/08
                  • 21

Meus parabéns!
                  Realmente a família é a base para uma vitória com sabor de vitória.
                  Seguindo sempre em frente,
                  Abraços,
                  Rogério.

Comentário

• Atuario Leao
                    • 03/09/09
                    • 5

Meus parabéns rapaz

Comentário

• AndreWo
                      • 26/11/08
                      • 20

Parabéns cara, vc é uma inspiração aí pros concurseiros bebês que nem eu.

Gostei do FACA NA CADEIRA uahuehauhsauhe, alguém ai que manja de photoshop podia até fazer um logo com isso neh?

Comentário

• tranieri1976
                        • 31/08/09
                        • 333

P Biton,
                        Gostei muito das suas dicas.
                        Voce descreveu bem seu caminho até a aprovação. Parabéns.
                        Sei que serei aprovado. É só uma questão de tempo.
                        Vou focar somente nos ICMSs...RF to fora.
                        Ajudou muito as dicas sobre materiais.
                        Vou procurar mater contato com o pessoal aqui do fórum.
                        Pessoal, vamos em frente...que edital vem de repente.
                        Obrigado a todos que vieram a este tópico,
                        voces já me ajudaram muito!

Comentário

• arqclarissa
                          • 24/08/08
                          • 315

P Biton

parabéns pela conquista!o que eu gostei mto foi da valvula de escape!o stress é o que mata nessa vida concurseira: boataria, pressão, competição nos cursinhos....se a gente entra na onda.....o mar engole fácil!...........

ah....lembrei...parabéns pros noivos! felicidades!
                          see ya

Comentário

• felipepaz
                            • 02/04/07
                            • 632

Parabéns, cara, você atingiu o nirvana, neste momento o que você fizer traça!!!...

sigo na luta...

Comentário

• Guest's Avatar
                              Visitante

Postado Originalmente por AndreWo
                              Parabéns cara, vc é uma inspiração aí pros concurseiros bebês que nem eu.

Gostei do FACA NA CADEIRA uahuehauhsauhe, alguém ai que manja de photoshop podia até fazer um logo com isso neh?
                              Eu acho que iria ficar meio "estranho". Uma faca na cadeira. Vc ia sentar em cima de que?

Abraços

Comentário

Working...
                              X