Announcement

Collapse
No announcement yet.

Gigliane Concurseira

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Gigliane Concurseira
    • 25/11/06
    • 281

Gigliane Concurseira

Nome: PAULA GIGLIANE DE OLIVEIRA
    Formação: Administração de Empresas
    Naturalidade: Porto Velho - Rondônia

Sempre sonhei em postar aqui meu depoimento, quando conseguisse passar no TCU. E embora não tenha obtido uma nota extraordinária, atendendo a pedidos do pessoal do forum, amigos e mp's recebidos, estou escrevendo este depoimento com o intuito de contribuir na caminhada daqueles que desejam enfrentar o próximo TCU ou qualquer outro concurso. Darei ênfase ás técnicas de estudo que utilizei e rotina diária.

Início de Tudo
    Sempre estudei em escola pública e trabalhei desde meus 15 anos na área privada. Meu último emprego, antes de iniciar nos concursos, foi em 2005. Inicialmente, comprei um pacotão de apostilas da Central de Concursos, direcionado para a Receita Federal. Eu estudava e trabalhava, porém o meu trabalho exigia bastante de mim, inclusive sábados, domingos e alguns feriados. Então me sobrava pouco tempo para estudar. Não ganhava mal, pelo contrário, o salário era muito bom. Sabia que seria difícil encontrar uma empresa que pagasse melhor. Porém, o trabalho era muito desgastante e estressante, queria uma vida melhor, portanto decidi ingressar de cabeça nos concursos. Não tive muito apoio de minha família, afinal, para eles, eu ganhava um salário muito bom, por que sair??? Apoio incondicional tive de meu namorado, na época, hoje meu marido, peça fundamental em minha preparação.

Reserva Financeira

Antes de tudo, percebi que uma das grandes dificuldades dos concurseiros era o fator financeiro ao longo do tempo da preparação. E diante disso, antes de sair do emprego, fiz uma boa reserva de dinheiro para suportar as dificuldades no decorrer dos estudos, pois meu objetivo era passar num concurso bom, em qualquer parte do Brasil. Para isso, eu precisava ter uma boa reserva, para pagar as passagens/hotel e também para investir em bons livros.

Biblioteca e Ambiente de Estudo
    O primeiro passo foi observar as técnicas dos primeiros colocados dos concursos Top. Comecei a aplicá-las e adaptá-las às minhas condições. Li muitas entrevistas aqui do fórum, que me motivavam em momentos difíceis. Adquiri os melhores livros, indicados pelos "gênios". Montei meu ambiente de estudo: mesa adequada, computador bom, cadeira, iluminação, apoio para livros, abafador para ouvidos, cronômetro, etc. Como minha cidade é muito quente, ar-condicionado é artigo de primeira necessidade, e os custos de energia também estavam inclusos dentro do orçamento de estudos. Eu havia estimado que começaria a estar preparada para ser aprovada após 3 anos de estudos, mas consegui antes disso.

Nunca gostei de estudar em biblioteca. Prefiro estudar em casa porque posso adaptar o ambiente às minhas necessidades, embora, um dia ou outro eu tenha que usar abafador para ouvidos. Eu acordava às 03:00h porque era o horário que eu rendia mais. Isso varia de pessoa para pessoa. Nesse horário, sinto que minha mente está fresquinha e consigo absorver os assuntos mais facilmente.

Então as matérias de cálculos eu deixava para esse horário, ou seja, a parte da manhã eu passava sentada. Embora a cadeira que comprei seja muito confortável, estudar de 03h até meio-dia maltrata bastante a coluna, motivo pelo qual resolvi que as matérias de teoria eu estudaria deitada, lendo no notebook, e alternaria entre sentada e deitada. O importante é sentir-se confortável.

Também adquiri aulas em áudio e em vídeo, para ter mais uma opção de estudo. No meu caso, quando estudo muito tempo no computador, percebo um desgaste na vista, os olhos ficam vermelhos e sensíveis. Daí, eu passava para áudio ou vídeo.

Rotina de Estudos

Horas Estudadas
    Uma rotina de estudos é fundamental. Sem rotina, o estudo fica “solto” e você acaba perdendo o foco. Então, inicialmente, montei uma tabela de estudos, com carga de oito horas liquidas por dia. Como eu não estava trabalhando, estudar em casa exige disciplina, senão você acaba se acomodando. Então, eu adquiri um cronômetro. Assim, se telefone tocava, alguém chegava, ou ia tomar água, navegar pela internet, apertava o pause do cronômetro, e só reiniciava novamente, quando voltava a estudar o conteúdo planejado. Diariamente, estava envolvida com estudos, em torno de 12 horas diárias, entre estudar o planejado, organizar material de estudo, acessar o fórum, fazer as anotações dos estudos, etc. Muitos não gostam desse método, mas como sou bastante disciplinada, para mim funcionou. Depois, eu transferia as horas computadas para uma tabela, em que fazia o controle de horas estudadas, que era um dos dados que eu utilizava na minha planilha (que costumo chamar de oráculo) para medir meu desempenho.

Metas
    Todo o meu estudo sempre foi baseado em metas. Além das metas de horas diárias, o conteúdo de estudo também era baseado em metas, inclusive a quantidade de provas a serem resolvidas. Por exemplo, se iria encarar a área fiscal (ICMS), imprimia o edital do último concurso e estipulava um determinado tempo para fechá-lo. Assim, eu trabalhava com metas, e me mantinha focada.

Experiências

SEFIN/RO
    Em 2006, saiu o edital da SEFIN/RO, e me empenhei para este concurso. Ralei bastante, acordava às 03:00 da manhã, parava apenas para tomar café, almoçar, descansar 30 min, e tocava o barco até as 19hs, com poucos minutos de descanso entre uma matéria e outra. Três vezes por semana eu caminhava, para desestressar. Estudava em torno de 10 horas líquidas diárias.
    O máximo que consegui fazer naquela época foram 13 horas líquidas! Foi o concurso para o qual me desgastei e sofri mais. Por ter me esforçado tanto, e por estar só estudando, sentia uma certa obrigação de passar. Resultado: no dia, eu estava bastante nervosa e isso me atrapalhou muito. Cometi vários erros bobos, e apesar de ter obtido nota para passar, fui eliminada por 1 questão em português. Essa matéria tinha um percentual mínimo a ser feito. Mas, não fiquei triste. Percebi que a estratégia estava certa. E havia começado a bater na trave. Não recomendo essa rotina de estudos, pois é muito desgastante. Mas, tem o lado bom, pois obtive uma bagagem de conhecimento muito boa, em pouco espaço de tempo.

TCE-RO – minha primeira vitória
    Em 2007, os boatos de que o edital do TCU estava iminente eram fortes, então comecei a estudar exclusivamente para o TCU. Nesse meio tempo, saiu o edital do TCE-RO, e como as matérias eram afins, resolvi tentar, sem nenhum compromisso de passar. Mas, dessa vez não me desgastei tanto. No dia da prova fiquei tranqüila, afinal, para mim era só um teste, pois o concurso que eu queria mesmo era o TCU. Resultado: Passei nos cargos de nível superior e de nível médio simultaneamente! Nossa, nem acreditei. Ou melhor, comecei a acreditar que era possível. A partir desse momento percebi que comecei a ter o apoio familiar, que antes não tive.

TCU/2007
    Mais confiante, continuei a batalha pra o TCU/2007. Estudava em média 8 horas líquidas por dia. Só que quando o edital saiu, percebi que o conteúdo era muito extenso. Havia assuntos que eu nunca tinha estudado com profundidade: INTOSAI, Declaração de Lima, Auditoria Operacional, de Conformidade, Financeira, etc.

Estratégia Errada
    Decidi que eu deveria montar uma estratégia. Abandonar algumas matérias, para focar melhor em outras. Então, abandonei as matérias que seriam mais “fáceis” ou que teriam menos questões: inglês, atualidades e contabilidade de custos.
    Depois eu iria ver que essa foi a pior estratégia que eu poderia adotar. Enfim, fiz bastantes exercícios, simulados, provas anteriores do Cespe e de outras bancas. Lanço na planinha o desempenho nas provas. Mesmo que seja provas da ESAF a planilha computa o resultado no estilo Cespe (certas – erradas). O oráculo, 15 dias antes da prova, estava acusando meu rendimento entre 50 e 52% líquido de acertos (estilo cespe), com exceção daquelas três matérias que eu havia abandonado. Mas, na minha cabeça eram matérias que cairiam poucas questões e eu poderia compensar em outras matérias.
    No dia da prova eu não consegui controlar a ansiedade, o nervosismo e a pressão psicológica, sentia a obrigação de passar naquele concurso, afinal, eu só estudava, se eu não passasse, todos ao meu redor iriam dizer: “não passou? Mas você só estuda!...”.
    Então, em minha mente eu precisava fazer o mínimo, não poderia ser eliminada. Então, resolvi marcar somente as questões que eu tinha certeza estarem corretas. Aquelas que eu tinha dúvidas, não marcaria em hipótese alguma e deixaria atualidades e inglês por último.

O cronograma era: Resolver as questões na ordem que estavam, marcar com uma círculo aquelas questões longas, para que eu pudesse voltar depois das discursivas. Após dar a primeira passada pelas questões objetivas, comecei a resolver as discursivas.
    Mas, me perdi totalmente no tempo, e quando dei por mim, havia pouco tempo para fazer a segunda discursiva e voltar para as outras questões objetivas. Resultado: fiz a última discursiva correndo, faltavam 45 minutos para preencher o gabarito e resolver o resto das questões. Como o tempo era curto, e ainda faltavam resolver as de atualidades e de inglês completas, respondi algumas de atualidades, mas as de inglês, para mim pareciam grego. Por conta do nervosismo e do pouco tempo, eu não conseguia raciocinar para entender o que as questões estavam pedindo. Foi uma negação. O alarme soou indicando o fim de prova e entreguei o gabarito, com apenas 50 questões marcadas.

Quando cheguei em casa e vi que deixei várias questões fáceis de inglês em branco, deixei de responder várias questões bobas de atualidades, inclusive sobre futebol! Não, eu queria me MATAR!!!! Arrancar meus cabelos.
    Detalhe, eu teria de acertar ao menos 30 questões líquidas, ou seja, eu poderia errar apenas 10 questões. E, por incrível que pareça, meu subconsciente havia me condicionado a isso, porque realmente eu errei 10 questões! Certas (40) – Erradas (10) = 30 pontos, ou seja, 30% da prova, o mínimo para não ser eliminada.

Naquela noite eu não dormi. Passei a noite em claro, chorei, senti raiva, etc. No dia seguinte, como tudo estava mesmo perdido, não ia deixar de fazer a prova não. Fui para a prova sem compromisso nenhum, afinal, eu já não teria chances nenhuma. Marquei todas as questões que eu tinha certeza e aquelas em que eu tinha dúvida. Deixei em branco apenas aquelas que eu realmente não sabia. Entreguei o gabarito com apenas 12 questões em branco, faltando 15 minutos para encerrar as provas. Resultado: Resultado extraordinário! Fiz 60% da prova! Minha nota foi superior a muita, muita gente que conseguiu passar. Todos falavam que tinham se ferrado na segunda prova, e que a nota final tinha caído. No meu caso foi o contrário, minha nota subiu tanto que quase compensou a mer...&%*@ que fiz no primeiro dia.

Ainda assim, consegui ficar no 9 lugar, sendo que para meu Estado eram 6 vagas. Se eu tivesse respondido algumas de inglês e atualidades, eu estaria dentro das vagas. Interessante é que fiz 50% da prova, percentual esse que o oráculo estava registrando.

Os Erros ensinam
    Aprendi muito com meus próprios erros. Hoje sei que eu poderia ter passado tranquilamente no TCU/2007.

Auto-Controle e confiança

O que me derrubou no TCU/2007 foi o nervosismo e a estratégia errada. Pois conhecimento pra passar eu tinha. Então, primeiro de tudo: Confie em você. Não se sinta na obrigação de passar. Não faça a prova pensando que você “tem que passar”. Faça com a intenção de resolver todas as questões que você puder. Brigue com a prova, primeiro resolva as questões, depois o resultado virá. Não pense em conseguir uma quantidade de pontos mínimos para passar. Pois você não conseguira passar sem resolver a prova. Pense apenas em resolver toda a prova, em destrinchar as questões. Passar é só conseqüência.

Conteúdo a Estudar

Nunca abandone matéria nenhuma! Por mais fácil e irrelevante que pareça, não a abandone. Monte sua estratégia de outra forma, reduza o horário, ou os exercícios, mas não deixe de estudá-la. Simule o tempo de prova. Faça provas com horários marcados para início e fim, e seja disciplinado. Faça as discursivas da mesma forma. Pode parecer estranho, mas para passar não basta conhecimento, você tem de ser bom em resolver prova, em administrar o tempo, o estresse e o nervosismo. E o nervosismo aflora mais, quando percebemos que temos pouco tenho para resolver as questões. Treine seu raciocínio e sua serenidade, fazendo provas e estipulando um tempo curto para a resolução. Você consegue resolver com calma uma questão longa, que exija raciocínio, em apenas um minuto? Faça um teste. Você vai ver que consegue resolvê-la tranquilamente se o tempo não estiver correndo no cronômetro. Porém, se você estiver com o cronômetro acionado, seu cérebro não raciocina. Se você conseguir controlar isso, você terá autocontrole e muita vantagem na prova.

CGU/2008
    Após a derrota no TCU/2007, foi difícil levantar. Mas, liguei meu otimismo e minha motivação no máximo e fui em frente. No final de 2007 os boatos de saída do edital da CGU estavam fortes. E eu iria tentar mais esse. Também para não perder o pique de estudos, além disso, as matérias são afins, e segundo os boatos deveria abrir no mínimo umas 4 ou 5 vagas para Analista em meu Estado. Saiu o edital da CGU. Detalhe: para meu Estado saíram apenas 1 vaga para a área de saúde de 1 para a área de engenharia. Que banho de água fria. Não quis tentar a área de Controle Interno porque só havia para Brasília, e lá eu tinha consciência que eu não conseguiria passar.

Estratégia
    Todo concurso, toda prova, toda preparação e em todos os momentos de nossa vida, precisamos sempre adotar estratégias, planejamento. Nada pode ser feito sem um estudo ou sem consciência.
    Pensei muito para decidir se fazia ou não o concurso da CGU. Seriam 3 tipos de provas: Conhecimentos Comuns, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados. As duas primeiras eram matérias afins ao TCU. A última era a Especializada por área. Imaginei que nas duas primeiras eu me sairia bem. Meu calcanhar de Aquiles seria a prova especializada. Porém, em minha análise, para a área de saúde, os profissionais daquele ramo se sairiam péssimos nas duas primeiras, e talvez até fossem eliminados. Apostei nessa estratégia. E me dediquei a estudar para a área de saúde, afinal, a prova especializada valia 3 pontos! Após a prova, percebi que as matérias de saúde, haviam sido cobradas com extrema profundidade, pois a conversa que rolava no fórum CW era que nem os profissionais da área haviam se saído bem naquelas matérias especializadas.
    Resultado: apesar de achar que estaria fora, fui aprovada em segundo lugar! E o primeiro colocado não era da área de saúde, era da mesma área que eu: Administração.
    Depois conferi meu rendimento das matérias afins do TCU e comparei com o rendimento do pessoal de Brasília. Se eu tivesse feito para lá, ficaria com a colocação 67 para a área de Controle Interno e não teria passado. Acertei na estratégia.

TCU 2008
    Após a vitória da CGU, eu estava mais animada, e o TCE-RO já estava chamando o pessoal aprovado e eu seria a próxima. Portanto, tava tranqüila, seria chamada. E o salário não era ruim. Quase 5k.
    Reiniciei meus estudos para o TCU/2008. Ah...eu nunca freqüentei cursinho. Eu sempre estudei só (fisicamente). Na verdade só eu nunca me senti, pois eu estudava com dois amigos virtuais, que também freqüentam e colaboram bastante aqui no fórum, são: Atlhon e Tony SJR. Grandes amigos que fiz nessa jornada de estudos e que apesar de não conhecê-los pessoalmente, tenho um grande carinho pelos dois.

Rotina de Estudos
    Nosso grupo virtual sempre trabalhou muito seriamente e com comprometimento. Tínhamos simulados semanalmente, incluindo uma prova discursiva, que era corrigida pelo companheiro. Depois debatíamos as dúvidas das questões objetivas e o assunto abordado nas discursivas. Esse nosso grupo virtual foi essencial para minha aprovação.

Estratégia
    Saiu o edital e embora eu imaginasse que haveriam mais vagas para Rondônia, foram somente 2 vagas. Para Brasília foram 87 vagas! Nossa, muitas vagas. Fiquei tentada em tentar para brasília, tendo em vista que fui bem na CGU. Porém, sabia que todos iriam pensar dessa maneira. Pela análise que fiz das notas do pessoal de Brasília no concurso da CGU, eu teria ficado na colocação 67. Considerando que as 87 vagas eram muito atrativas, e que todo o pessoal que fez para a CGU faria também o concurso do TCU, cheguei a conclusão que ainda não daria pra passar em Brasília.

Fiz uma triagem dos possíveis concorrentes do meu Estado, e achei que teria mais chances para cá, embora fossem apenas 2 vagas. Sabia que concorrentes de fora do estado também viriam, mas estes possivelmente não seriam tão bons candidatos, pois se fossem bons, confiariam no seu taco e fariam para Brasília, que eram 87 vagas. Decidi, me inscrevi para Rondônia. Depois do resultado, vi que essa estratégia foi a melhor realmente.

Foram incluídas mais 3 matérias novas: DCI, DPC e Penal. Minha estratégia agora foi outra. Nada de abandonar nada! Comprei livros e apostilas recomendadas de Civil, DPC e Penal. Montei um cronograma de estudo especial só pra elas, pois eu estava fraquíssima naqueles conteúdos. Estudei todas as matérias do edital, e todos os pontos deste.

Nesse ano eu não “me acabei” de tanto estudar como tinha feito no anterior. Estudava em média de 6 a 7 horas líquidas. Mas, eu não estava fazendo nenhuma base, estava apenas aprofundando os conhecimentos. Mas, eu mantinha minha rotina diária: havia uma quantidade determinada de questões a resolver; assuntos a serem estudados por matéria; enfim, nada era solto, tudo estava planejado e esquematizado. E eu estudava também nos domingos e feriados. Nessa época, confesso que deixei a família e a vida social de lado. Tenho uma amiga muito querida que já fazia quase um ano que não a via, por causa dos estudos. E parentes também na mesma situação.

Alimentação
    Esse foi outro ponto importante na minha preparação. Minha alimentação era composta de frutas, legumes e pouca carne.
    Pela manhã o cardápio era sempre salada de frutas, granola, cereais, mel e iogurte. No almoço muita salada verde e legumes. Essa dieta alimentar me proporcionava bastante energia para o estudo. A carne “pesa” no estômago, e isso traz sonolência, prejudicando a rotina. No período em que estive com essa alimentação não fiquei nem ao menos com gripe. E sempre me senti disposta todos os dias.
    Portanto, recomendo uma boa alimentação para enfrentar a rotina de estudos.

Prova
    Reservei 15 dias para a revisão do conteúdo e pela experiência que eu tive treinando resolver provas do cespe, descobri que para mim não funciona a técnica de marcar só as que tenho certeza. Então decidi marcar todas as questões que eu tivesse certeza e aquelas que eu tivesse uma razoável dúvida. Aquelas que eu não sabia, ou que realmente não me lembrava, deixaria em branco. No dia da prova segui à risca o planejado, e dessa vez não me perdi no tempo. Fiz tudo certinho. Ainda me sobrou tempo para rever algumas questões e tentei até o último minuto de prova, não deixei nenhuma questão por falta de atenção, analisei todas, conscientemente. Fui a última a sair da sala de provas, tanto no primeiro quanto no segundo dia. Saí do colégio com a missão de dever cumprido. Graças a Deus, deu tudo certo.

Consegui fazer 63% da prova, mais uma vez comprovei que o método de estudo estava correto, e minha planilha registrava rendimento em torno de 60% a 65%.

É isso, consegui ser aprovada em primeiro lugar para Rondônia, estou infinitamente feliz por ter conseguido essa vitória. Acho que a ficha não caiu ainda, pois sonhei, esses dias, que ainda não tinha passado, e no meu sonho eu recomeçava a estudar novamente. Mas quando acordei, respirei aliviada, é verdade: Passei no TCU!
  • Sonny
    • 14/01/07
    • 513

Re: Gigliane Concurseira

Parabéns! Muito bom!

E a bibliografia uso algo diferente do pessoal?

Vc era chamada de anti-social pelo seus amigos, com lidava com isso?

Comentário

• ROGERIOBAD
      • 24/03/07
      • 353

Ops! vou ser o primeiro a te dar parabéns Gigliane! então: P-A-R-A-B-E-N-S!!!!
      Você mostrou ser uma pessoa determinada! curta essa vitória !

Comentário

• ROGERIOBAD
        • 24/03/07
        • 353

Corrigindo, fiquei "quase" na pole!

Comentário

• Memekonics
          • 03/10/07
          • 6

Muito bom o seu depoimento. Parabéns! Espero que você seja muito feliz no seu novo trabalho.
          Abçs

Comentário

• arkadya
            • 20/06/07
            • 24

=D> Parabens pela vitoria.
            Adorei seu depoimento, alias sempre gosto de ler cada depoimento postado pois alem de ser uma injeção de animo ajuda a definir estratégias e corrigir possiveis erros no mode de estudar.
            Tudo de bom na nova carreira Gigliane

Comentário

• conc_eng_civil
              • 25/11/06
              • 1131

Parabéns Gigliane! =D>

Você merece esta vitória! Agora é só comemorar!

Até o curso de formação.

Abraço.

Comentário

• Tony SJR
                • 26/11/06
                • 837

Paulinha,

PARABÉNS! Mesmo com nosso contato virtual de mais de um ano, sequer imaginava como era sua rotina de estudos e sua história de concurseira. Puxa, você acordava às 3 da manhã? Caramba, quanta dedicação!

Suas ponderações foram todas muito pertinentes, aliás, quando você me falou que optaria por concorrer na CGU para a área de Saúde em RO, achei muito estranho! Pensei que você estaria arriscando muito ou algo do tipo, mas pelo que acabo de ler, vejo que você é extramemente calculista nas suas estratégias. Impossível ser mais precisa nas suas decisões. Na sequência, também achei arriscado demais focar nas duas únicas vagas para RO novamente, mas os fatos mostraram que você teve muita razão nas suas escolhas, e foram todas muito acertadas. Tá de parabéns, de novo!

Auto-Controle e confiança
                O que me derrubou no TCU/2007 foi o nervosismo e a estratégia errada. Pois conhecimento pra passar eu tinha. Então, primeiro de tudo: Confie em você. Não se sinta na obrigação de passar. Não faça a prova pensando que você “tem que passar”. Faça com a intenção de resolver todas as questões que você puder. Brigue com a prova, primeiro resolva as questões, depois o resultado virá. Não pense em conseguir uma quantidade de pontos mínimos para passar. Pois você não conseguira passar sem resolver a prova. Pense apenas em resolver toda a prova, em destrinchar as questões. Passar é só conseqüência.
                Isso aí é algo que aprendi após o TCU2007. Eu havia decidido, antes da prova, fazer X pontos e isso me prejudicou. Depois do fracasso, larguei esse pensamento e me comprometi a entender a banca e resolver da melhor forma possível as questões, pois, de fato, a pontuação é apenas o resultado do seu conhecimento e de uma prova bem feita!

Pessoal, abandonem de vez essa história de "preciso fazer 65% líquido para entrar"!!! Concentrem-se em aprender a teoria e fazer muitos exercícios. Depois de resolvê-los, calculem seu resultado em % e acompanhem, pois ele subirá ao longo do tempo de estudo. Por fim, uma nota boa será consequência de uma prova bem feita. Não se assustem com as notas de corte, pois eu também as achava absurdas!!! Preocupem-se em aprender e fazer bem feito aquilo que se propõe a fazer! O resto, virá!

Comentário

• Sonny
                  • 14/01/07
                  • 513

Valeu pelas dicas Tony!

Estamos aguardando o seu depoimento hehe.

Comentário

• Graciano Rocha
                    • 16/03/07
                    • 669

Gigliane, meus sinceros parabéns. Sei que todos os anos o pessoal que passa no TCU é guerreiro ao extremo, mas o fato de poder conhecê-los daqui a pouco me deixa mais próximo e mais honrado. Até breve!

Comentário

• Petruskinha®
                      • 26/10/06
                      • 743

=D> Parabéns, é um depoimento mais interessante que o outro!!!

Vcs são a tropa de elite do TCU!!!

Comentário

• EWANDER
                        • 25/11/06
                        • 46

Obrigado por compartilhar suas estratégias conosco
                        =D> Parabéns

Comentário

• Gigliane Concurseira
                          • 25/11/06
                          • 281

Oi, Sonny

Realmente, recebi muitas reclamações dos meu amigos e parentes. Eles não entendiam muito bem essa vida de concurseiro...sempre achavam que os estudos era uma desculpa para minhas ausências do ciclo social. Não entendiam que prejuízo haveria num singelo almoço de família num domingo, ou um aniversário num sábado.

Antes, eu justificava minha ausência, explicava um pouco da rotina de estudos, mas depois achei melhor não dar explicação nenhuma, pois achavam um exagero imenso de minha parte, e que aquele esforço todo era bobagem.

Mas, eu não me deixei abater por isso. Hoje, eles reconhecem a minha dedicação e já compreendem o porquê de meu afastamento.

Quanto a bibliografia que utilizei, foi praticamente a mesma do pessoal:

LÍNGUA PORTUGUESA
                          - Gramática: Teoria Claudia Koz, Cegalla
                          - Questôes: Exercícios da Claudia Koz, provas anteriores
                          - Redação, Literatura e Interpretação de Texto: Renato Aquino

ATUALIDADES
                          - Revistas semanais, telejornais.
                          - Folha on line

CONTROLE EXTERNO
                          - Livro de Teoria do Luis Henrique Lima
                          - Livro de Exercicios do Luis Henrique Lima
                          - Livro de teoria Francisco Carrilho
                          - Valdecir Pascoal
                          - LOTCU, RITCU
                          - CF

DIREITO CONSTITUCIONAL
                          - Direito Constitucional Descomplicado - Vicente Paulo (Impetus)
                          - Aulas do Ponto Teoria - Gustavo Barchet
                          - Pedro Lenza

DIREITO ADMINISTRATIVO
                          - Direito Administrativo - Marcelo Alexandrino (Impetus)
                          - Questões comentadas de Direito Administrativo/Cespe - Gustavo Barchet (Campus)
                          - Livro Teoria Gustavo Barchet

DIREITO CIVIL
                          Código Civil
                          Sinopses da Saraiva
                          Maria Helena Diniz (somente como apoio)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL
                          Código de Processo Civil
                          Sinopses da Saraiva

DIREITO PENAL
                          Sinopses Saraiva
                          Curso de Direito Penal – Professor Julio Marqueti

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
                          Análise de Balanços - Exercícios - Ed Luiz Ferrari (Campus)
                          Análise das Demonstrações Contábeis - Dante Matarazzo
                          Análise de Balanços - Marion
                          Apostila de ADCE do professor Luciano Oliveira

AFO / CONTABILIDADE PÚBLICA
                          Direito Financeiro - Valdecir Pascoal
                          Orçamento Público – James Giacomoni (Atlas)
                          Curso Básico de Contabilidade Pública - Glauber Mota
                          Provas comentadas de Contabilidade Pública, AFO e LRF - Glauber Mota
                          Balanços Públicos, Teoria e Prática - Hélio Kohama
                          Lei 4320
                          LC 101/00
                          LRF comentada - Jacoby Fernandes
                          Manual de Receitas Publicas da STN
                          Manual de Elaboração do RREO
                          Manual de Elaboração do RGF
                          Portaria 163/01 da STN
                          Lei 10.180/2001
                          Decreto 2829/98
                          Finanças Públicas: Livro Giambiagi

AUDITORIA GOVERNAMENTAL
                          Auditoria - Ricardo Ferreira
                          Auditoria Governamental - Professor Marcelo Aragão
                          Auditoria Governamental - Cláudio Zorzo
                          Manuais do TCU
                          Leis e resoluções diversas (CVM, CFC, etc)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                          Aulas do Eduardo Fávero
                          Cadernos da ENAP
                          Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato (Campus)

DISCURSIVA
                          - Curso do Ponto dos Concursos - Professor Luiz Henrique Lima
                          - Pareceres e Relatórios do TCU - Site TCU

Abs,

Originally posted by Sonny
                          Parabéns! Muito bom!

E a bibliografia uso algo diferente do pessoal?

Vc era chamada de anti-social pelo seus amigos, com lidava com isso?

Comentário

• Gigliane Concurseira
                            • 25/11/06
                            • 281

Obrigada a todos pelo carinho!

Tony, Conc_eng_civil e Dr. Lecter.

Nos vemos no Curso de Formação. \/

Comentário

• F1
                              • 25/06/07
                              • 85

Parabéns Gigliane!!

Muito bom o seu depoimento.

Comentário

• Zé Pequeno
                                • 25/11/06
                                • 775

Gigliane,

Meu parabéns!!! Seu depoimento foi excelente. Fiquei muito feliz de ver que vc havia sido aprovada. Há algum tempo vemos pessoas daqui do FC lutando bravamente... e uma delas era você.

A cada depoimento vejo que ainda preciso fazer alguns ajustes na minha forma de estudar para alcançar os resultados desejados.

Curta o momento!

Marcos

Comentário

• Docinho_JF
                                  • 26/11/06
                                  • 62

Parabéns Gigliane, pela persistência e dedicação...
                                  Foi bom saber um pouquinho de você antes de nos conhecermos pessoalmente.

Um abraço,

Comentário

• Fernando Neira
                                    • 21/08/07
                                    • 1228

Por duas vezes (CGU e TCU) eu tentei alcançar essa menina, mas ela sempre me deixou pra trás...

Parabéns! \/

Lembro muito bem o dia em que você postou aqui no Fórum dizendo que ia concorrer aqui em Rondônia para AFC/Saúde no concurso da CGU. Eu tava cheio de esperanças pensando que ia ser moleza esse concurso, mas você tirou toda minha "tranquilidade"

Paula, você passou no TCU com todos os méritos. Aqui no Estado não há ninguém que mereceu mais essa aprovação do que você. É uma pessoa batalhadora, esforçada e que sabe traçar bem uma estratégia até a vitória.

Espero que faça um bom trabalho na SECEX/RO.

Parabéns.

Comentário

• Sayuri
                                      • 04/12/06
                                      • 66

.

Parábéns Gigliane Concurseira!
                                      Isso mostra que somente com determinação e disciplina se consegue algo na vida.
                                      Que você tenha sempre essa energia positiva!
                                      Sayuri

Comentário

• Guest's Avatar
                                        Guest

Gigliane, eu estava realmente esperando seu depoimento assim como estou esperando tb pelo do Tony,
                                        adorei!!!
                                        vc é bastante determinada, merece muito essa aprovação, vc fez por onde e conseguiu...
                                        gostei muito das suas dicas, e uma delas até fiz hoje, estudei um pouquinho deitada... rsrs
                                        minha coluna está pedindo socorro...rsrsrs
                                        bom mais uma vez, vc é mais um exemplo e sua trajetória aqui relatada é mais uma para eu ler qdo desanimar...

so me conte uma coisa, como era isso de acordar às 3??? que horas vc dormia??

grande abraço, parabéns mesmo.... e muito sucesso no seu novo trabalho!!!

Comentário

• Lisbella
                                          • 01/10/07
                                          • 35

Parabéns Gigliane!

Adorei seu depoimento! Vi que nós duas temos algo em comum: também tenho sonhado que minha aprovação no TCU foi um engano! Já sonhei que reprovei na redação, uma outra vez sonhei que tinha uma segunda prova que não fui fazer! Todas as vezes acordei muito aflita, mas ainda bem que era apenas um sonho ruim!
                                          Nos vemos em breve no CF!

Abraço,

Lisbella.

Comentário

• Gigliane Concurseira
                                            • 25/11/06
                                            • 281

Oi, Marcos,

Todos sabem que vc também é um batalhador e que tem sido de extrema relevância aqui no forum, ajudando os colegas nessa peleja. Admiro muito a contribuição que tem dado a todos nós. Torço muito por você e tenho certeza lque vc logo alcancará seu objetivo. Será muito bom ser sua colega no TCU.

Abs,

Originally posted by Marcos Menezes
                                            Gigliane,

Meu parabéns!!! Seu depoimento foi excelente. Fiquei muito feliz de ver que vc havia sido aprovada. Há algum tempo vemos pessoas daqui do FC lutando bravamente... e uma delas era você.

A cada depoimento vejo que ainda preciso fazer alguns ajustes na minha forma de estudar para alcançar os resultados desejados.

Curta o momento!

Marcos

Comentário

• Gigliane Concurseira
                                              • 25/11/06
                                              • 281

Aí, Fernando.

Sem comentários....entrar de primeira no TCU, igual vc fez, é um feito extraordinário. =D>

Sim, lembro muito bem daquele dia, quando vi seu nome, sozinho, na lista de AFC-Saúde/RO, pensei: vou me incluir na lista para fazer companhia ao Fernando.... kkkkk

É isso aí, vamos fazer um bom trabalho na SECEX/RO!

Abs.

Originally posted by Fernando Neira

Por duas vezes (CGU e TCU) eu tentei alcançar essa menina, mas ela sempre me deixou pra trás...

Parabéns! \/

Lembro muito bem o dia em que você postou aqui no Fórum dizendo que ia concorrer aqui em Rondônia para AFC/Saúde no concurso da CGU. Eu tava cheio de esperanças pensando que ia ser moleza esse concurso, mas você tirou toda minha "tranquilidade"

Paula, você passou no TCU com todos os méritos. Aqui no Estado não há ninguém que mereceu mais essa aprovação do que você. É uma pessoa batalhadora, esforçada e que sabe traçar bem uma estratégia até a vitória.

Espero que faça um bom trabalho na SECEX/RO.

Parabéns.

Comentário

• Gigliane Concurseira
                                                • 25/11/06
                                                • 281

Oi, debby!

Sobre o horário que eu estudava é o seguinte:

Meu melhor rendimento é de madrugada e pela manhã até umas 10:00h. Depois disso, a barulheira começa: vizinhos barulhentos com música alta, cães latindo a todo vapor, buzinas dos carros, crianças chorando e gritando, fora que essa época de eleição foi terrível com os carros de som.

Então, eu tive de condicionar meu relógio biológico. Comecei acordando as 05:00h e a cada semana diminuía um bocadinho. Não foi do dia pra noite que me acostumei a esse horário. Meu "expediente" terminava ás 18:00hs, e nesse horário eu já estava bocejando. Ia dormir em torno das 07hs ou 7:30h, caindo de sono!

Esse era mais um empencilho, que me atribuiu o status de "anti-social", para sair com os amigos, pois no horário que eles estavam saindo de casa, eu já estava no quinto sono...srsrs

Até hoje ainda não voltei totalmente ao normal. Ainda sinto sono muito cedo, 08:30h. Mas, com certeza voltar ao normal é mais rápido que o contrário.

Abs,

Originally posted by debbyaguiar
                                                Gigliane, eu estava realmente esperando seu depoimento assim como estou esperando tb pelo do Tony,
                                                adorei!!!
                                                vc é bastante determinada, merece muito essa aprovação, vc fez por onde e conseguiu...
                                                gostei muito das suas dicas, e uma delas até fiz hoje, estudei um pouquinho deitada... rsrs
                                                bom mais uma vez, vc é mais um exemplo e sua trajetória aqui relatada é mais uma para eu ler qdo desanimar...

Comentário

• Guest's Avatar
                                                  Guest

nossa... vc trocou a noite pelo dia mesmo!

eu tb estudo em casa, preferia assim pois não existe biblioteca muito perto de casa, então me deslocar todos os dias ia ficar complicado... mas em casa para mim é tranquilo, não tem muito barulho, só de vez em qdo o som do vizinho, mas de vez em qdo...

Originally posted by Gigliane Concurseira
                                                  Oi, debby!

Sobre o horário que eu estudava é o seguinte:

Meu melhor rendimento é de madrugada e pela manhã até umas 10:00h. Depois disso, a barulheira começa: vizinhos barulhentos com música alta, cães latindo a todo vapor, buzinas dos carros, crianças chorando e gritando, fora que essa época de eleição foi terrível com os carros de som.

Então, eu tive de condicionar meu relógio biológico. Comecei acordando as 05:00h e a cada semana diminuía um bocadinho. Não foi do dia pra noite que me acostumei a esse horário. Meu "expediente" terminava ás 18:00hs, e nesse horário eu já estava bocejando. Ia dormir em torno das 07hs ou 7:30h, caindo de sono!

Esse era mais um empencilho, que me atribuiu o status de "anti-social", para sair com os amigos, pois no horário que eles estavam saindo de casa, eu já estava no quinto sono...srsrs

Até hoje ainda não voltei totalmente ao normal. Ainda sinto sono muito cedo, 08:30h. Mas, com certeza voltar ao normal é mais rápido que o contrário.

Abs,

Originally posted by debbyaguiar
                                                  adorei!!!

Comentário

• Danizinha-AFT
                                                    • 07/07/08
                                                    • 67

Parabéns moça!!!
                                                    Muito sucesso e tudo de bom pra vc.
                                                    Espero um dia tb ter a oportunidade de escrever meu próprio depoimento, tão lindo e vitorioso como o seu.
                                                    Abração. =D>

Comentário

• Gigliane Concurseira
                                                      • 25/11/06
                                                      • 281

Obrigada, Lisbella!

Ainda bem que são só sonhos ruins....rsrsr

Nos vemos no CF! \/

Originally posted by Lisbella
                                                      Parabéns Gigliane!

Adorei seu depoimento! Vi que nós duas temos algo em comum: também tenho sonhado que minha aprovação no TCU foi um engano! Já sonhei que reprovei na redação, uma outra vez sonhei que tinha uma segunda prova que não fui fazer! Todas as vezes acordei muito aflita, mas ainda bem que era apenas um sonho ruim!
                                                      Nos vemos em breve no CF!

Abraço,

Lisbella.

Comentário

• Gigliane Concurseira
                                                        • 25/11/06
                                                        • 281

Oi, Danizinha!

Continue firme, pois cada dia que passa vc está mais próxima da vitória, e certamente terá um linda história pra contar.

Originally posted by Danizinha-AFT
                                                        Parabéns moça!!!
                                                        Muito sucesso e tudo de bom pra vc.
                                                        Espero um dia tb ter a oportunidade de escrever meu próprio depoimento, tão lindo e vitorioso como o seu.
                                                        Abração. =D>

Comentário

• SAIGONN
                                                          • 12/11/07
                                                          • 139

Gigliane,

...quanto profissionalismo em sua estratégia de estudos...muito bom mesmo. Meus parabéns pela aprovação!!!!

Comentário

• Mari_S
                                                            • 23/06/07
                                                            • 91

PARABÉNS, Gigliane!!!

Vi que disciplina e planejamento de estudos foram primordiais para a sua aprovação.

Uma dúvida: você começou a praticar as provas anteriores próximo do edital ou durante os estudos teóricos? Vc. fazia pelo PC ou imprimia-os?

Comentário

Working...
                                                            X