Announcement

Collapse
No announcement yet.

Do ZERO ao TCE-SP em 4 MESES!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • JIFF00
    • 07/09/17
    • 36

Do ZERO ao TCE-SP em 4 MESES!

Ola meu carol! Muito prazer. Escrevo tudo aqui embaixo muito alegre, grato e animado em poder ajuda-lo de alguma forma em sua jornada de concurseiro. Seja reafirmando conviccoes, seja encorajando pessoas que passaram/passam os mesmos desafios que eu.

Antes de compartilhar minha historia com voces, eh importante dividir alguns pontos introdutorios.,.
    Se voce quiser, pode pular os proximos esses pontos e ir direto para a PARTE II do depoimento:

1) Nao sou coach, nao fiz coaching e nao estou ligado a nenhum cursinho/professor. O principal objetivo de eu compartilhar minha historia com voces aqui eh exercer a gratidao (varias historias no forum me ajudaram a continuar estudando "naqueles dias") e a solidariedade (penso que devemos tratar o proximo como gostamos de ser tratados e eu gostaria de ler algumas coisas aqui algum tempo atras, quando comecei minha vida de concurseiro)
    2) Demorei bastante para escrever esse depoimento porque nao achava, inicialmente, que ele poderia ser util para quem esta travando a batalha diaria suada rumo a aprovacao. Principalmente porque meu caso foi um pouco atipico e nao queria parecer arrogante. presuncoso, magico ou qualquer outra coisano final do dia, tenho que reconhecer que o que foi fundamental para eu passar foi uma boa dose de sorte (que pessoalmente interpreto como bencao de Deus mesmo).

Dito isso, vamos lah para minha historia!

Resumindo alguns fatos:

Estado civil: Casado
    Naturalidade: Sao Paulo - SP
    Formacao: Administracao - USP
    Inicio dos estudos: Setembro 2017
    Prova: Dezembro 2017
    Aprovacao: AFF-ADM 32o lugar (TCE-SP)

PARTE I | DO PRIVADO AO PUBLICOJetrocm, comecei a seguir a pagina dele no face nessa epoca. Ele me ajudou muito a desenvolver essa "visao" para a carreira publica.

Juntamos dinheiro, fizemos projecoes para 1 ano e meio de desemprego e decidimos.
    Eu iria mesmo pedir demissao para tentar um unico concurso publico, sem nunca ter estudado para isso antes, faltando menos de 4 meses para a prova. .

PARTE II | CONCURSEIRO CAFE COM LEITE AFIANDO O MACHADOE eu decidi investir 1 semana estudando sobre como estudar. ISSO FOI FUNDAMENTAL PARA MINHA APROVACAO!!mais sentido para mim. E por fim iv) montei meu plano de estudos, por materia, segundo o edital anterior e considerando meu nivel-dificuldade nos ciclos de estudo.

E ai, comecei o metodo bunda na cadeira pra valer.

PARTE III | THE BATTLE BEGINS

Vou contar alguns detalhes do que eu fiz, mas aqui eh um ponto bem individual de cada um. Mas espero que ajude de alguma forma.
    Resumidamente dividindo minha preparacao em pre e pos-edital, ela ficou assim:

A) Pre-edital

Horas liquidas de estudo: 8 horas total (intervalo de 1 hora no almoco e breaks de 10 minutos a cada 1,5 hora)
    # exercicios/dia: ~120 (basicamente soh os do PDF)
    fim de semana: soh estudava 4 horas liquidas no sabado (revisao da semana) o resto era com a familia, amigos e a igreja
    exercicio fisico: 5x semana

O segredo para mim nessa etapa intensa de aprendizado foram i) as revisoes periodicas ii) o exercicio fisico que fazia eu dormir muito bem e ter alta produtividade nos estudos iii) o bom planejamento nos pesos de cada materia nos ciclos de estudo (acabei gabaritando DAD na prova, com 4 meses de estudo da materia). iv) nao vi nenhuma video-aulaHoras liquidas de estudo: 10 horas total (intervalo de 1 hora no almoco e breaks de 10 minutos a cada 1,5 hora assistindo video-aulas)
    # exercicios/dia: ~400 (TEC CONCURSOS - excelente ferramenta)
    Lei seca: Coloquei no meu ciclo ler as principais leis varias vezes (8.666 e LRF por exemplo li inteira umas 4x)
    fim de semana: estudava 10 horas liquidas no sabado (fazendo provas anteriores da BANCA) o domingo era com a familia, amigos e a igreja
    exercicio fisicoPARTE IV | OLHANDO PARA FRENTE

Enquanto estou aguardando a nomeacao, estou estudando para o TCUNao desanime!

Para aqueles que acreditam em Deus, segue uma passagem que esta colada na minha parede de estudos:

Esse eh meu desejo a todos! Que Deus os guiem pelos caminhos certos.

Eu adoro falar de espiritualidade e sua relacao com a carreira profissional, economia, concursos, metodo de estudos e etc
    Quem tiver interesse ou tiver qualquer duvida do que escrevi aqui, pode mandar msg no privado que eu respondo

Eh isso ai, um grande abraco!
  • Joao Eduardo
    • 04/10/11
    • 163

Parabens pela aprova?ao!! Muito bacana o depoimento.. como eram suas revisoes? Vc seguia o metodo do Alexandre Meirelles? Poderia citar a bibliografia usada no concurso?

Abs e sucesso no cargo!

Comentrio

• rbransons
      • 18/08/17
      • 38

Sobre essa parte de exercicios fisicos, eu faco isso no final do dia quando o cerebro ja ta cansado e em vez de materia eu ouco umas musicas pra relaxar. Vc realmente conseguiu absorver algum conteudo ouvindo esses audios e aulas durante os exercicios ou acha q n valeu a pena?

No mais, parabens pelo relato! Boa sorte estudando pra auditor do TCU, o ceu e o limite!

Comentrio

• JIFF00
        • 07/09/17
        • 36

Originally posted by Joao Eduardo View Post
        Parabens pela aprova?ao!! Muito bacana o depoimento.. como eram suas revisoes? Vc seguia o metodo do Alexandre Meirelles? Poderia citar a bibliografia usada no concurso?

Abs e sucesso no cargo!
        Fala meu caro! Obrigado

Revisoes: Eu seguia basicamente o metodo do Alexandre Meirelles sim. Principalmente na parte de resumos. Acabava usando uma ou outra ferramenta/tecnica de outros lugares.

Bibliografia: Eu comprei o pacote fechado do Estrategia, entao fui com todos os professores classicos de la (Erick Alves, Ricardo Vale, Sergio Mendes, etc...) Esses sao muito bons e super indico. Mas tiveram alguns que eu nao gostei tanto assim... Mas ai eh uma questao mais pessoal.
        No Estrategia, o nivel geral dos professores sao bons. Agora, se voce quiser se aprofundar (como agora eu preciso por estar estudando pro TCU), eh melhor comprar alguns outros livros mesmo.

Comentrio

• JIFF00
          • 07/09/17
          • 36

Originally posted by rbransons View Post
          Sobre essa parte de exercicios fisicos, eu faco isso no final do dia quando o cerebro ja ta cansado e em vez de materia eu ouco umas musicas pra relaxar. Vc realmente conseguiu absorver algum conteudo ouvindo esses audios e aulas durante os exercicios ou acha q n valeu a pena?

No mais, parabens pelo relato! Boa sorte estudando pra auditor do TCU, o ceu e o limite!
          Obrigado amigo!

No meu caso, acho que valeu a pena para revisar o conteudo na fase de pos edital, mas nao seria muito efetivo para "absorver conteudo novo" em uma fase pre-edital, por exemplo.
          Por incrivel que pare?a cairam 2 questoes na prova que lembro ateh hoje de ter visto o Ricardo Vale falando sobre o assunto, corrigindo uma questao super parecida da banca, quando estava fazendo esteira kkkkk Se voce quer maximizar seu tempo de estudos, pos-edital, eh uma excelente tecnica, mesmo que voce guarde soh 20% daquilo que esta ouvindo... pq voce acaba transformando um tempo do seu dia "improdutivo" em produtivo.

Mas eu fazia isso logo pela manha neh? Mente novinha, fresh and new. No seu caso que faz no final do dia, realmente nao sei se teria condicoes de guardar alguma coisa kkk depende do tempo que voce estuda! Se voce estuda em torno de umas 6-8 horas por dia e soh faz isso, eu arrisco a dizer que vale a pena. Se voce estuda mais do que isso, acho melhor seguir na musica para desestressar o cerebro mesmo.

De qualquer forma, acredito que um teste vale a pena

Comentrio

• Naked Snake
            • 15/01/18
            • 26

?timo texto! Obrigado!

Comentrio

• FocadaSF
              • 08/03/15
              • 3

Jiff00, meus parab?ns pelo seu grande feito! Poderia dizer qual material utilizou para estudo de contabilidade?

Comentrio

• JIFF00
                • 07/09/17
                • 36

Originally posted by FocadaSF View Post
                Jiff00, meus parab?ns pelo seu grande feito! Poderia dizer qual material utilizou para estudo de contabilidade?
                Obrigado!

No cargo que eu passei nao caiu contabilidade. Mas estava usando Gabriel Rabelo do Estrategia para Geral e Possati para Publica.

Agora que estou estudando pro TCU, vi que havia materiais melhores no mercado. Silvio Sande, ou mesmo Sergio Adriano (contabildiade 3D) sao mateirias referencia para o pessoal. Publica tao falando bem do Igor Cintra, mas nunca estudei por ele.

Um abs

Comentrio

• marigraniel
                  • 20/01/13
                  • 127

Baita depoimento.

Amigo, gostaria de pedir uma ajuda para me situar com rela??o ?s revis?es. Estou bem perdida nisso.

Eu montei um ciclo por t?picos, e nao por hora (considero mais eficiente pra mim), porem, eu nao estou sabendo como/quando fazer revis?es. Como voc? encaixou isso? Voc? fazia revis?es por meio de exercicos ou apenas lendo grifos/anota??es?

Obrigada desde ja, e meus sinceros parabens pela aprova??o

Comentrio

• JIFF00
                    • 07/09/17
                    • 36

Originally posted by marigraniel View Post
                    Baita depoimento.

Amigo, gostaria de pedir uma ajuda para me situar com rela??o ?s revis?es. Estou bem perdida nisso.

Eu montei um ciclo por t?picos, e nao por hora (considero mais eficiente pra mim), porem, eu nao estou sabendo como/quando fazer revis?es. Como voc? encaixou isso? Voc? fazia revis?es por meio de exercicos ou apenas lendo grifos/anota??es?

Obrigada desde ja, e meus sinceros parabens pela aprova??o
                    Em termos de frequencia, eu fazia o classico mesmo. revis?o de 24h-48h/7d (fazia aos sabados)/e acabei fazendo uma revisao do edital inteiro pq em 45 dias ja tinha fechado o edital.

Em termos do como, o que eu sugiro e que funcionou bastante bem para mim eh. Quanto MAIS dominio do conteudo voce tem, use MENOS grifos/anotacoes e MAIS exercicios.
                    Digo isso pq os exercicios apesar de fazerem voce gravar o que eh mais importante de acordo com a banca, eles proporcionam um conhecimento mais "vertical" daquele assunto enquanto que os resumos/anota?oes te dao uma revisao mais "horizontal"
                    Exemplo: para voce passar por todo o conteudo de LRF , voce teria que fazer milhares de exercicios. Enquanto que poderia facilmente montar alguns mapas mentais e surfar por todo o conteudo de forma menos profunda em 3 horas.

Por isso minha teoria (e que funcionou para mim) eh que quanto maior seu dominio sobre o conteudo (maior seu conhecimento horizontal) menor eh a necessidade de passar por TODA a materia com resumos e maior eh a necessidade de cobrir gaps especificos no seu conhecimento, atraves de exercicios.

Entao o que eu acabei fazendo foi, no pre edital, soh lia os resumos/grifos e uns 10 exercicios no maximo nas revisoes. E perto/pos-edital, lia um ULTRA resumo em 4 minutos e soh fazia exercicios.

Espero ter ajudado rs

Um grande abra?o

Comentrio

• marigraniel
                      • 20/01/13
                      • 127

Originally posted by JIFF00 View Post

Em termos de frequencia, eu fazia o classico mesmo. revis?o de 24h-48h/7d (fazia aos sabados)/e acabei fazendo uma revisao do edital inteiro pq em 45 dias ja tinha fechado o edital.

Em termos do como, o que eu sugiro e que funcionou bastante bem para mim eh. Quanto MAIS dominio do conteudo voce tem, use MENOS grifos/anotacoes e MAIS exercicios.
                      Digo isso pq os exercicios apesar de fazerem voce gravar o que eh mais importante de acordo com a banca, eles proporcionam um conhecimento mais "vertical" daquele assunto enquanto que os resumos/anota?oes te dao uma revisao mais "horizontal"
                      Exemplo: para voce passar por todo o conteudo de LRF , voce teria que fazer milhares de exercicios. Enquanto que poderia facilmente montar alguns mapas mentais e surfar por todo o conteudo de forma menos profunda em 3 horas.

Por isso minha teoria (e que funcionou para mim) eh que quanto maior seu dominio sobre o conteudo (maior seu conhecimento horizontal) menor eh a necessidade de passar por TODA a materia com resumos e maior eh a necessidade de cobrir gaps especificos no seu conhecimento, atraves de exercicios.

Entao o que eu acabei fazendo foi, no pre edital, soh lia os resumos/grifos e uns 10 exercicios no maximo nas revisoes. E perto/pos-edital, lia um ULTRA resumo em 4 minutos e soh fazia exercicios.

Espero ter ajudado rs

Um grande abra?o
                      Obrigada pela resposta, ajudou muito!

S? pra ver se eu entendi: ent?o voc? separava um tempo todos os dias para fazer a revis?o do conte?do visto no dia anterior, isso?

Comentrio

• Thiago
                        • 12/12/10
                        • 49

Ola meu carol! Muito prazer. Escrevo tudo aqui embaixo muito alegre, grato e animado em poder ajuda-lo de alguma forma em sua jornada de concurseiro. Seja reafirmando conviccoes, seja encorajando pessoas que passaram/passam os mesmos desafios que eu.

Antes de compartilhar minha historia com voces, eh importante dividir alguns pontos introdutorios.,.
                        Se voce quiser, pode pular os proximos esses pontos e ir direto para a PARTE II do depoimento:

1) Nao sou coach, nao fiz coaching e nao estou ligado a nenhum cursinho/professor. O principal objetivo de eu compartilhar minha historia com voces aqui eh exercer a gratidao (varias historias no forum me ajudaram a continuar estudando "naqueles dias") e a solidariedade (penso que devemos tratar o proximo como gostamos de ser tratados e eu gostaria de ler algumas coisas aqui algum tempo atras, quando comecei minha vida de concurseiro)
                        2) Demorei bastante para escrever esse depoimento porque nao achava, inicialmente, que ele poderia ser util para quem esta travando a batalha diaria suada rumo a aprovacao. Principalmente porque meu caso foi um pouco atipico e nao queria parecer arrogante. presuncoso, magico ou qualquer outra coisa. O titulo chamativo eh soh pra chamar a maior quantidade de pessoas poss?vel para o post hahahaha. Se qualquer coisa que eu disser, ajudar 1 s? pessoa, jah ficarei muito feliz.
                        3) Nao eh meu objetivo dar a falsa sensacao que toda trajetoria no mundo dos concursos publicos pode ser t?o curta como foi a minha. Nao acredito nisso. Acredito em um metodo personalizado de estudos, em dedicacao, equilibrio e sacrificio. Mas no final do dia, tenho que reconhecer que o que foi fundamental para eu passar foi uma boa dose de sorte (que pessoalmente interpreto como bencao de Deus mesmo).

Dito isso, vamos lah para minha historia!

Resumindo alguns fatos:

Estado civil: Casado
                        Naturalidade: Sao Paulo - SP
                        Formacao: Administracao - USP
                        Inicio dos estudos: Setembro 2017
                        Prova: Dezembro 2017
                        Aprovacao: AFF-ADM 32o lugar (TCE-SP)

PARTE I | DO PRIVADO AO PUBLICO

Diferente de muitos colegas aqui, eu NUNCA sonhei com o setor publico. N?o tenho familia no setor publico. N?o tinha muitos conhecidos servidores. Na minha faculdade, pelo menos, a carreira publica era algo que parecia que ficava em uma 3a dimensao parelela. Apesar de ter estudado em uma autarquia estadual (soube disso soh depois, obviamente) n?o tive UMA MATERIA relacionada a adm publica. Ou seja, essa hipotese de carreira para mim era inexistente. Entao fiz minha curta carreira no setor privado. Trabalhei na startup do iFood (hoje eh gigante, mas na epoca que trabalhei la era um quartinho), na AmBev e em consultorias estrategicas (tipo uma Big 4, soh que mais voltada para consultoria do que auditoria) e passei 2 anos lah, fazendo projetos em mais de 15 empresas diferentes. Casei, estava com uma excelente carreira no setor privado e adorava o que eu fazia. Mas...

Faltava alguma coisa.

E cada dia que saia no jornal mais uma noticia de quao corrupta, ineficiente, burocratica e clientelista nossa gestao publica era, essa coisa ficava mais clara.

Passei a refletir que nao queria passar mais da metade da minha vida util dando dinheiro para quem ja tinha um monte de dinheiro rs. Mas, na verdade, queria contribuir diretamente para um pais mais justo, mais eficiente, mais integro, um pais melhor, principalmente para as pessoas mais necessitadas. Poderia ser na fun?ao que fosse! Dentro do meu circulo de atua??o queria fazer a diferen?a e influenciar outros a fazer o mesmo, dentro do possivel.

Entao eu pensei, por que nao tento concurso publico? Lindo!!!
                        O unico problema eh que eu trabalhava 11h-15h por dia. Rotina impossivel de conciliar com os estudos!

Ai a realidade (o povo e a duvida) vieram a tona!

- " Voce eh maluco, recem-casado, desistir de um trabalho bom para estudar pra concurso?"
                        - "Pode esquecer! Hoje em dia eh tudo fraudado! E os que nao sao fraudados concorrencia cai em cima!"
                        - "Tenho um conhecido que estuda ha 5 anos pra Receita e ainda nao passou... voce vai nessa mesmo?"
                        - " Voce esta disposto a perder os melhores anos da sua vida estudando? E se nao abrir concursos? Voce ta vendo as noticias?"
                        - "O que voce pensa que vai fazer de diferente no setor publico? O problema eh sistemico, mesmo nao querendo, voce vai acabar fazendo parte dele!"

Pois bem, se voce ja ouviu algo do tipo... NAO FIQUE DESANIMADO meu amigo, pois EH POSSIVEL, mesmo com todas essas adversidades. Experiencia propria rs
                        Com um bom planejamento financeiro (para nao fazer nenhuma loucura), apoio de pessoas importantes para voce e dedicacao, sua hora vai chegar! Soh nao desista dos seus sonhos, pois nossas maiores conquistas estao atras da porta do medo. (como disse Will Smith rs)

Depois de muitas conversas com minha esposa, amigos, conselhos e contas, saiu uma noticia sobre a autorizacao do concurso do TCE-SP. Nao sabia o que o tribunal fazia na epoca, entao fui pesquisar e vi que era exatamente o que eu estava procurando! Fiscalizar recursos publicos e melhorar a adm publica. TOP!
                        Vai um abraco especial ao Jetrocm, comecei a seguir a pagina dele no face nessa epoca. Ele me ajudou muito a desenvolver essa "visao" para a carreira publica.

Juntamos dinheiro, fizemos projecoes para 1 ano e meio de desemprego e decidimos.
                        Eu iria mesmo pedir demissao para tentar um unico concurso publico, sem nunca ter estudado para isso antes, faltando menos de 4 meses para a prova. .

PARTE II | CONCURSEIRO CAFE COM LEITE AFIANDO O MACHADO

- Nunca tive contato com Direito na minha vida. O maximo foi 1 ou 2 aulas de introducao na Faculdade. (que ninguem prestava atencao)
                        - Gestao Publica e Poltiicas Publicas tambem nao, auditoria muito menos
                        - Portugues e Raciocinio Logico nao estudava desde o vestibular
                        - Informatica da Vunesp eh tragicomica
                        - Contabilidade eu achava que sabia alguma coisa, mas quando fui responder questoes de concursos e vi que era bem mais decoreba de leis, NBCs, CPCs do que analise de demonstrativos, tamb?m vi que n?o sabia nada.

Ou seja, tinha que engolir, aprender e reaprender um edital inteiro em pouquissimos meses. Escolhi o cargo de AFF-ADM apenas para fugir de Civil e Penal (AFO, DCO e DAD ja eram desafios gigantes para mim) - n?o tinha tempo a perder!

Isso tudo me lembrou daquele proverbio sobre a importancia de se afiar o machado. E eu decidi investir 1 semana estudando sobre como estudar. ISSO FOI FUNDAMENTAL PARA MINHA APROVACAO!!! Foi ai que pesquisei materiais de estudo tambem e acabei optando por comprar um pacote do Estrategia.
                        Se voce ainda nao dedidou um tempo produtivo e serio para isso, por favor, olhe com carinho!! Nao adianta nada voce estudar meses, anos, se voce estuda errado. Geralmente o metodo que aprendemos na escola eh totalmente ineficiente para concursos publicos e eu aprendi isso na minha 1a semana! Assisti inumeros videos e aulas:
                        - Fernando Mesquita
                        - WIlliam Douglas
                        - Gerson Arag?o
                        - Aulas introdutorias do Estrategia
                        - etc etc

Entao, i) aprendi rapido aquele mar de tecnicas de estudo (ciclo de estudos, cronogramas, revisao, sites de exercicios, resumos, grifos,grupos de whats etc...) ii) testei grande parte deles durante alguns dias iii) vi o que fazia mais sentido para mim. E por fim iv) montei meu plano de estudos, por materia, segundo o edital anterior e considerando meu nivel-dificuldade nos ciclos de estudo.

E ai, comecei o metodo bunda na cadeira pra valer.

PARTE III | THE BATTLE BEGINS

Vou contar alguns detalhes do que eu fiz, mas aqui eh um ponto bem individual de cada um. Mas espero que ajude de alguma forma.
                        Resumidamente dividindo minha preparacao em pre e pos-edital, ela ficou assim:

A) Pre-edital

Horas liquidas de estudo: 8 horas total (intervalo de 1 hora no almoco e breaks de 10 minutos a cada 1,5 hora)
                        # exercicios/dia: ~120 (basicamente soh os do PDF)
                        fim de semana: soh estudava 4 horas liquidas no sabado (revisao da semana) o resto era com a familia, amigos e a igreja
                        exercicio fisico: 5x semana

O segredo para mim nessa etapa intensa de aprendizado foram i) as revisoes periodicas ii) o exercicio fisico que fazia eu dormir muito bem e ter alta produtividade nos estudos iii) o bom planejamento nos pesos de cada materia nos ciclos de estudo (acabei gabaritando DAD na prova, com 4 meses de estudo da materia). iv) nao vi nenhuma video-aula, achava que video-aula demorava muito e no PDF eu rendia bem mais

Nesse ritmo, e com um edital razoavelmente curto, consegui fechar o edital do concurso passado (vi todo conteudo 2x) 3 dias antes de lan?arem o edital novo!

B) Pos-edital

Horas liquidas de estudo: 10 horas total (intervalo de 1 hora no almoco e breaks de 10 minutos a cada 1,5 hora assistindo video-aulas)
                        # exercicios/dia: ~400 (TEC CONCURSOS - excelente ferramenta)
                        Lei seca: Coloquei no meu ciclo ler as principais leis varias vezes (8.666 e LRF por exemplo li inteira umas 4x)
                        fim de semana: estudava 10 horas liquidas no sabado (fazendo provas anteriores da BANCA) o domingo era com a familia, amigos e a igreja
                        exercicio fisico: 3x semana (assistindo video-aulas ou audio das leis)

O segredo para mim nessa etapa de revis?o foi i) fazer MUITOS exercicios da banca (devo ter feito quase 20 mil da Vunesp) e provas anteriores (fiz umas 10) ii) Lei seca na VEIA, pdf, impresso, audio, osmose iii) grifos e mapas mentais inteligentes (fizeram toda a diferen?a para eu jogar na memoria de longo prazo realmente o que era mais importante)

Mas sendo sincero, tive dias bem ruins de estudo nesse meio tempo. Dias que passava o dia inteiro para fazer 20 exercicios de tanta pressao, cansa?o, ansiedade e sabe la Deus quais outras coisas passam na nossa cabe?a nesses momentos. Nao acho que tem essa historia de "hacker da produtividade" que consegue manter seu rendimento em 100% durante meses. Acredito que o importante eh reconhecermos que somos seres humanos limitados, que esses dias vao chegar e que devemos lidar com eles da melhor forma que podemos, aproveitando os dias que estamos animados

C) Semana da Prova

Fui diminuindo o ritmo gradativamente para conseguir chegar 100% no dia da prova (na sexta eu estudei apenas 4 horas liquidas). Fui no aulao sabado (serviu mais para aliviar o stress do que revisar o conteudo). E fui na academia para dormir melhor. Aqui eh meio tentativa e erro, nao da pra saber o que da certo/errado para voce ateh tentar.
                        Eu por exemplo, me arrependo um pouco de ter ido no aulao. Poderia ter visto de casa as partes mais importantes e ter feito mais exercicio fisico. Mas ai soh testando pra saber rs

PARTE IV | OLHANDO PARA FRENTE

Enquanto estou aguardando a nomeacao, estou estudando para o TCU, e continuo com o mesmo sonho de "contribuir diretamente para um pais mais justo, mais eficiente, mais integro, um pais melhor"

Para voce que jah eh servidor, independentemente do que fa?a, lembre-se que eh um privilegio poder gastar parte da sua vida contribuindo para um pais tao carente e necessitado como o nosso, sua profissao tem MUITO significado e impacto na vida de milhares de pessoas. Espero come?ar a "servir" junto com voces logo!
                        Para voce que nao eh e esta em busca da estabilidade, qualidade de vida, etc (que sao atrativos excelentes do setor publico), lembre-se que alem de tudo isso, voce tambem esta se preparando para um cargo que pode te dar muita satisfa?ao pessoal e orgulho por poder contribuir com nossa sociedade. Nao desanime!

Para aqueles que acreditam em Deus, segue uma passagem que esta colada na minha parede de estudos:
                        "Confie no Senhor de todo o cora??o e n?o se apoie na sua pr?pria intelig?ncia. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrar? o caminho certo." Pv 3:5-6

Esse eh meu desejo a todos! Que Deus os guiem pelos caminhos certos.

Eu adoro falar de espiritualidade e sua relacao com a carreira profissional, economia, concursos, metodo de estudos e etc
                        Quem tiver interesse ou tiver qualquer duvida do que escrevi aqui, pode mandar msg no privado que eu respondo

Eh isso ai, um grande abraco!
                        Bom dia amigo!

Lindo seu depoimento, principalmente para quem ta come?ando, mas me diga a?, como fez para conciliar seu trabalho de 11 horas dia com 10 horas l?quidas de estudo em p?s edital, ainda mais para quem disse ter come?ado do zero?

Comentrio

• JIFF00
                          • 07/09/17
                          • 36

Originally posted by marigraniel View Post

Obrigada pela resposta, ajudou muito!

S? pra ver se eu entendi: ent?o voc? separava um tempo todos os dias para fazer a revis?o do conte?do visto no dia anterior, isso?
                          Exato! Se meu ciclo de estudo na materia era de 1,5hora por exemplo, usava os primeiros 15 minutos fazendo revisao do conteudo anterior

Comentrio

• JIFF00
                            • 07/09/17
                            • 36

Originally posted by Thiago View Post

Bom dia amigo!

Lindo seu depoimento, principalmente para quem ta come?ando, mas me diga a?, como fez para conciliar seu trabalho de 11 horas dia com 10 horas l?quidas de estudo em p?s edital, ainda mais para quem disse ter come?ado do zero?
                            Bom dia meu caro!
                            Talvez nao tenha ficado claro no depoimento, mas quando decidi prestar o concurso eu sai do meu antigo emprego! Cai de cabe?a nos estudos.

Um grande abraco

Comentrio

• Jalv08
                              • 14/11/14
                              • 1

Ola, parabens, JIFF00 ! E otimo ler depoimentos como o seu, fiquei muito motivada
                              Minha duvida e em rela?ao ao seu metodo de estudo ((
                              iii) grifos e mapas mentais inteligentes), voce grifava e fazia mapas mentais enquanto lia o conteudo, ou alternava as tecnicas ? Como sistematizou isso ?

Comentrio

• JIFF00
                                • 07/09/17
                                • 36

Originally posted by Jalv08 View Post
                                Ola, parabens, JIFF00 ! E otimo ler depoimentos como o seu, fiquei muito motivada
                                Minha duvida e em rela?ao ao seu metodo de estudo ((
                                iii) grifos e mapas mentais inteligentes), voce grifava e fazia mapas mentais enquanto lia o conteudo, ou alternava as tecnicas ? Como sistematizou isso ?
                                Obrigado minha cara

Na 1a vez que lia o material eu grifava
                                Da 2a vez que eu lia os grifos eu fazia o mapa mental

So fazia mapa mental para conteudos faceis de sistematizar e com muitos pontos importantes (por exemplo algumas Leis) Meu Mapa mental da lei anti corrupcao tinha uns 10 topicos, e conseguia matar 90% das questoes soh com o mapa mental

Comentrio

• dihhansen
                                  • 06/03/14
                                  • 17

Parabens!!!

Estudei para esse concurso mas nao consegui. Estudei 4/5 meses tambem, mas infelizmente nao posso deixar meu trabalho (ainda rs)... Ent?o nao consegui estudar tanto quanto queria...

Obrigada pelo depoimento! Prova de que com esforco e dedicacao, tudo eh possivel

Abs

Comentrio

• Da_Dinamarca
                                    • 18/02/07
                                    • 321

Obrigado minha cara

Na 1a vez que lia o material eu grifava
                                    Da 2a vez que eu lia os grifos eu fazia o mapa mental

So fazia mapa mental para conteudos faceis de sistematizar e com muitos pontos importantes (por exemplo algumas Leis) Meu Mapa mental da lei anti corrupcao tinha uns 10 topicos, e conseguia matar 90% das questoes soh com o mapa mental
                                    Quanto aos mapas mentais, vc jah sabia fazer ou aprendeu para estudar para concursos? Neste ?ltimo caso, aprendeu onde/com quem? Grato.

Comentrio

Working...
                                    X