Announcement

Collapse
No announcement yet.

De vendedor de picolé a AFRF

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • WJ Fernandes
    • 08/06/09
    • 106

De vendedor de picolé a AFRF

Hoje completa um ano que tomei posse no mais alto cargo do executivo Federal: Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Segue um pouco da história até a aprovação:
    Sou mineiro do interior das Minas Gerais, Porto Firme - uma cidadezinha de 10mil habitantes.
    Durante minha adolescência fiz diversos serviços como: ajudante de oficina mecânica, ajudante de pedreiro (servente) e vender picolé na rua, entre outros.
    Somos seis irmãos, meu pai era pedreiro e minha mãe se aposentou como auxiliar de serviços gerais da escola onde estudei, dessa forma eu e meus irmãos começamos a trabalhar muito cedo.
    Meu Pai e minha Mãe são minhas fontes de inspiração, exemplo de garra, determinação e integridade, honestidade....
    Estudei durante toda minha vida em escola pública, o ensino médio na E.E. Imaculada Conceição e o Curso Superior na Univ. Federal de Lavras.
    Durante os 4,5 anos da faculdade morei no alojamento estudantil (no Brejão) e vivi da bolsa de iniciação científica.

Vida de concurseiro:
    Minha vida de concurseiro iniciou-se antes de concluir o Curso de Engenheiro Agrônomo. Fui aprovado no concurso de Perito Federal Agrário do Incra em 2º lugar para o estado de MG
    Trabalhei no Incra por 08 anos.
    Em 2009/2010 retomei os estudos para concurso inicialmente com foco na área fiscal.
    Isso ocorreu após uma palestra do Alexandre Meirelles na rede LFG.
    Entretanto, acabei fazendo todos os concursos que apareciam, Ciclo de gestão, CVM, SUSEP, Aneel, Tribunal de Contas....
    Não passei em nenhum desses, certamente minha estratégia de sair atirando para todos os lados estava errada.
    Certo momento caiu a ficha que o foco não deveria ser a aprovação em um concurso específico e sim no processo de preparação.
    Então decidi fazer apenas concurso para área fiscal e me focar no processo de preparação para essa área, minha meta era fazer um planejamento bem feito e cumpri-lo.....a aprovação seria a consequência. Foquei na causa.
    Assim, fiz um planejamento arrojado, adotei um/dois materiais por disciplina para me acompanhar até a aprovação. Fui cumprido o planejado e fazendo concursos apenas na área fiscal.
    Acordava todos os dias muito cedo para estudar antes de ir para o trabalho, normalmente acordava entra 4-5h da madrugada, estudava aos finais semana e todas as minhas férias eram para estudar.
    Nessa época já tinha minha filha mais velha, Maria Fernanda (que hj tem 04 anos).
    Um fator decisivo durante todo esse processo foi o apo da minha esposa.
    Durante esse período fui conciliando a vida de pai, marido, servidor do Incra e concurseiro.
    Fui monitorando minha evolução a cada concurso realizado e analisando em quais disciplinas precisava melhorar mais e dedicar mais tempo de estudos.

Dessa forma, após pagar o preço, foi aprovado e nomeado nos seguintes concursos da área fiscal:
    - Analista Tributário da Receita Federal;
    - Auditor Fiscal do Município de Campinas;
    - Auditor-Fiscal da Receita Federal;

Aprovado aguardando nomeação para o segundo semestre de 2016:
    - Auditor- Fiscal Estadual de Pernambuco.

Hoje trabalho em uma das melhores delegacias de fiscalização da RF.

Uma mensagem que deixo para quem está na vida de estudante para concurso é:
    Jamais desista de seus sonhos.
    e
    Respeite a seguinte Lei do Universo: “Toda causa tem uma consequência”.
    Foque na causa, foque no processo de preparação, comemore a cada hora estudada a cada livro encerrado....a consequência (aprovação) acontecerá naturalmente.

Os principais materiais utilizados para o concurso da Receita Federal foram:

D1- Língua Portuguesa
    PDF – Curso Regular da Claudia Kozlowski do Ponto dos Concursos
    PDF – Curso em Exercícios ESAF da Claudia Kozlowski do Ponto dos Concursos

D2- Espanhol
    PDF do Ponto dos Concursos
    TEC Concursos

D3- Raciocínio Lógico Quantitativo
    PDF – Curso de RLQ do Guilherme Neves do Ponto dos Concursos

D4- Administração Geral e Pública
    PDF – Curso do Rodrigo Rennó do Estratégia
    TEC Concursos

D5- Direito Constitucional
    PDF- Curso Regular do Vicente de Paulo do Ponto dos Concursos
    TEC Concursos

D6- Direito Administrativo
    Livro do Vicente de Paulo e Marcelo Alexandrino
    Tec Concursos

D7- Direito Tributário
    Livro do Ricardo Alexandre
    TEC Concursos

D8 - Auditoria
    PDF – Curso do Prof. Rodrigo Fontenelle
    TEC Concursos

D9 - Contabilidade Geral e Avançada
    Livro do Sergio Adriano (Demolidor)
    Curso em Video do Silvio Sande de exercícios ESAF

D10 - Legislação Tributária
    PDF do Prof. Murilo Lo Visco do Ponto

D11 - Comércio Internacional e Legislação Aduaneira
    PDF do Prof Ricardo Vale do Estratégia

Agradeço muito ao pessoal do FC, quase não entro por aqui mas qq é só me achar lá no face (https://www.facebook.com/welington.fernandes.940)

Postagem no Face com mais de 150 compartilhamentos:

https://m.facebook.com/story.php?sto...00000644245559

Entrevista do Ponto:
    https://www.pontodosconcursos.com.br...gton-fernandes

Matéria em Jornal:
    http://ocorvo-veloz.blogspot.com.br/...or-fiscal.html

E-mail para dúvidas:
    auditor.fernandes@gmail.com
  • M. Barreto
    • 24/04/14
    • 190

Parabéns!! Fico muito emocionada com histórias como a sua, nos mostra que com muita dedicação podemos conquistar o que quisermos. Obrigada por compartilhar. Gostaria de fazer uma pergunta, quando vc passou pra analista da receita federal vc estudava todas as matérias para auditor fiscal ou apenas baseado no edital de analista?

Comentário

• WJ Fernandes
      • 08/06/09
      • 106

Originally posted by M. Barreto View Post
      Parabéns!! Fico muito emocionada com histórias como a sua, nos mostra que com muita dedicação podemos conquistar o que quisermos. Obrigada por compartilhar. Gostaria de fazer uma pergunta, quando vc passou pra analista da receita federal vc estudava todas as matérias para auditor fiscal ou apenas baseado no edital de analista?

Valeu M. Barreto,
      Quando estudei para analista me ative as disciplinas do cargo de analista. Na minha época o concurso foi no mesmo dia em 2012, aí escolhi fazer o de Analista.

Comentário

• raphaelfarias
        • 26/03/14
        • 150

Parabéns, cara! Muito legal sua história.
        Como você fazia pra se concentrar na hora de estudar? Tem dias que eu vou estudar e acabo me distraindo com alguma coisa... quando vou ver, já se passaram 40min das poucas 3h por dia que possuo pra estudar (trabalho 44h semanais).

Comentário

• WJ Fernandes
          • 08/06/09
          • 106

Originally posted by raphaelfarias View Post
          Parabéns, cara! Muito legal sua história.
          Como você fazia pra se concentrar na hora de estudar? Tem dias que eu vou estudar e acabo me distraindo com alguma coisa... quando vou ver, já se passaram 40min das poucas 3h por dia que possuo pra estudar (trabalho 44h semanais).

Valeu raphaelfarias,

Então tem uma técnica muito bacana para se concentrar que utilizei durante minha preparação que é a de utilização do pomodoro.
          Essa técnica é matadora!!! Testada e compravada!!!!

Ela consiste em vc fazer determinada tarefa durtante 30 mim com concentração total, descançar 3 min, depois mais meis hora, depois 10 min de descanço, depois mais meia hora e assim por diante

30 min de estudo
          03 min de descanço
          30 min de estudo
          10 min de descanço
          30 min de estudo
          3 min de descanço
          30 min de estudo
          10 min de descanço
          ......

Esse tempo pode ser ajustado, mas não recomendo mais que 30 min por pomodoro.

Nos dias de semana eu fazia 5-6 pomodoros, aos sabados e domingo uns 16 pomodoros....

A grande vantagem que qualquer meia hora vc consegue aproveitar e estudar.

tem programinhas que dá para baixar para o computador e para android....aí vc ajusta os tempos conforme sua necessidade.

No android eu uso o: Clockwork Tomato

Comentário

• Marcelo_Ide
            • 29/06/16
            • 10

Originally posted by WJ Fernandes View Post
            Hoje completa um ano que tomei posse no mais alto cargo do executivo Federal: Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Segue um pouco da história até a aprovação:
            Sou mineiro do interior das Minas Gerais, Porto Firme - uma cidadezinha de 10mil habitantes.
            Durante minha adolescência fiz diversos serviços como: ajudante de oficina mecânica, ajudante de pedreiro (servente) e vender picolé na rua, entre outros.
            Somos seis irmãos, meu pai era pedreiro e minha mãe se aposentou como auxiliar de serviços gerais da escola onde estudei, dessa forma eu e meus irmãos começamos a trabalhar muito cedo.
            Meu Pai e minha Mãe são minhas fontes de inspiração, exemplo de garra, determinação e integridade, honestidade....
            Estudei durante toda minha vida em escola pública, o ensino médio na E.E. Imaculada Conceição e o Curso Superior na Univ. Federal de Lavras.
            Durante os 4,5 anos da faculdade morei no alojamento estudantil (no Brejão) e vivi da bolsa de iniciação científica.

Vida de concurseiro:
            Minha vida de concurseiro iniciou-se antes de concluir o Curso de Engenheiro Agrônomo. Fui aprovado no concurso de Perito Federal Agrário do Incra em 2º lugar para o estado de MG
            Trabalhei no Incra por 08 anos.
            Em 2009/2010 retomei os estudos para concurso inicialmente com foco na área fiscal.
            Isso ocorreu após uma palestra do Alexandre Meirelles na rede LFG.
            Entretanto, acabei fazendo todos os concursos que apareciam, Ciclo de gestão, CVM, SUSEP, Aneel, Tribunal de Contas....
            Não passei em nenhum desses, certamente minha estratégia de sair atirando para todos os lados estava errada.
            Certo momento caiu a ficha que o foco não deveria ser a aprovação em um concurso específico e sim no processo de preparação.
            Então decidi fazer apenas concurso para área fiscal e me focar no processo de preparação para essa área, minha meta era fazer um planejamento bem feito e cumpri-lo.....a aprovação seria a consequência. Foquei na causa.
            Assim, fiz um planejamento arrojado, adotei um/dois materiais por disciplina para me acompanhar até a aprovação. Fui cumprido o planejado e fazendo concursos apenas na área fiscal.
            Acordava todos os dias muito cedo para estudar antes de ir para o trabalho, normalmente acordava entra 4-5h da madrugada, estudava aos finais semana e todas as minhas férias eram para estudar.
            Nessa época já tinha minha filha mais velha, Maria Fernanda (que hj tem 04 anos).
            Um fator decisivo durante todo esse processo foi o apo da minha esposa.
            Durante esse período fui conciliando a vida de pai, marido, servidor do Incra e concurseiro.
            Fui monitorando minha evolução a cada concurso realizado e analisando em quais disciplinas precisava melhorar mais e dedicar mais tempo de estudos.

Dessa forma, após pagar o preço, foi aprovado e nomeado nos seguintes concursos da área fiscal:
            - Analista Tributário da Receita Federal;
            - Auditor Fiscal do Município de Campinas;
            - Auditor-Fiscal da Receita Federal;
            Aprovado aguardando nomeação para o segundo semestre de 2016:
            - Auditor- Fiscal Estadual de Pernambuco.

Hoje trabalho em uma das melhores delegacias de fiscalização da RF.

Uma mensagem que deixo para quem está na vida de estudante para concurso é:
            Jamais desista de seus sonhos.
            e
            Respeite a seguinte Lei do Universo: “Toda causa tem uma consequência”.
            Foque na causa, foque no processo de preparação, comemore a cada hora estudada a cada livro encerrado....a consequência (aprovação) acontecerá naturalmente.

Os principais materiais utilizados para o concurso da Receita Federal foram:

D1- Língua Portuguesa
            PDF – Curso Regular da Claudia Kozlowski do Ponto dos Concursos
            PDF – Curso em Exercícios ESAF da Claudia Kozlowski do Ponto dos Concursos

D2- Espanhol
            PDF do Ponto dos Concursos
            TEC Concursos

D3- Raciocínio Lógico Quantitativo
            PDF – Curso de RLQ do Guilherme Neves do Ponto dos Concursos

D4- Administração Geral e Pública
            PDF – Curso do Rodrigo Rennó do Estratégia
            TEC Concursos

D5- Direito Constitucional
            PDF- Curso Regular do Vicente de Paulo do Ponto dos Concursos
            TEC Concursos

D6- Direito Administrativo
            Livro do Vicente de Paulo e Marcelo Alexandrino
            Tec Concursos

D7- Direito Tributário
            Livro do Ricardo Alexandre
            TEC Concursos

D8 - Auditoria
            PDF – Curso do Prof. Rodrigo Fontenelle
            TEC Concursos

D9 - Contabilidade Geral e Avançada
            Livro do Sergio Adriano (Demolidor)
            Curso em Video do Silvio Sande de exercícios ESAF

D10 - Legislação Tributária
            PDF do Prof. Murilo Lo Visco do Ponto

D11 - Comércio Internacional e Legislação Aduaneira
            PDF do Prof Ricardo Vale do Estratégia

Agradeço muito ao pessoal do FC, quase não entro por aqui mais se alguém quiser trocar uma ideia é só me acha lá no face (https://www.facebook.com/welington.fernandes.940)

Parabéns! São histórias inspiradoras como essa que me fazem continuar nessa luta.

Comentário

• WJ Fernandes
              • 08/06/09
              • 106

Originally posted by Marcelo_Ide View Post

Parabéns! São histórias inspiradoras como essa que me fazem continuar nessa luta.

Valeu Marcelo_Ide

Comentário

• raphaelfarias
                • 26/03/14
                • 150

Valeu raphaelfarias,

Então tem uma técnica muito bacana para se concentrar que utilizei durante minha preparação que é a de utilização do pomodoro.
                Essa técnica é matadora!!! Testada e compravada!!!!

Ela consiste em vc fazer determinada tarefa durtante 30 mim com concentração total, descançar 3 min, depois mais meis hora, depois 10 min de descanço, depois mais meia hora e assim por diante

30 min de estudo
                03 min de descanço
                30 min de estudo
                10 min de descanço
                30 min de estudo
                3 min de descanço
                30 min de estudo
                10 min de descanço
                ......

Esse tempo pode ser ajustado, mas não recomendo mais que 30 min por pomodoro.

Nos dias de semana eu fazia 5-6 pomodoros, aos sabados e domingo uns 16 pomodoros....

A grande vantagem que qualquer meia hora vc consegue aproveitar e estudar.

tem programinhas que dá para baixar para o computador e para android....aí vc ajusta os tempos conforme sua necessidade.

No android eu uso o: Clockwork Tomato

WJ Fernandes, muito obrigado! Uma amiga já havia comentado comigo sobre esta técnica, mas eu não testei. Vou tentar estudar assim para ver se me concentro melhor.
                E sobre o seu estudo, você sentia alguma dificuldade (cansaço físico, vista cansada etc.) pra estudar durante a semana? Você estudava depois que chegava do trabalho também, ou só antes do trabalho?
                Eu já tentei acordar mais cedo antes de sair pra trabalhar. Por um tempo deu certo, mas depois de um tempo não conseguia mais acordar por causa do cansaço rs.

Comentário

• Mugiwara
                  • 12/06/15
                  • 1

Parabéns pela conquista, histórias como a sua que me motivam a continuar nessa trajetória, sucesso !

Comentário

• WJ Fernandes
                    • 08/06/09
                    • 106

Originally posted by raphaelfarias View Post

WJ Fernandes, muito obrigado! Uma amiga já havia comentado comigo sobre esta técnica, mas eu não testei. Vou tentar estudar assim para ver se me concentro melhor.
                    E sobre o seu estudo, você sentia alguma dificuldade (cansaço físico, vista cansada etc.) pra estudar durante a semana? Você estudava depois que chegava do trabalho também, ou só antes do trabalho?
                    Eu já tentei acordar mais cedo antes de sair pra trabalhar. Por um tempo deu certo, mas depois de um tempo não conseguia mais acordar por causa do cansaço rs.

Então,

Os desafios sempre irão aparecer, mas vc tem que ser maior que eles!!!!
                    Eu estudava antes de ir para o trabalho, acordava bem cedo (umas 5h da manhã) e estudava 30min a 1h no horário do almoço.
                    Em relação a acordar cedo no início é difícil, mas depois acostuma, para vc ter idéia até hj eu acordo 6h da manhã.
                    Para ganhar tempo na hora do almoço normalmente eu levava marmita ou almoçava bem rápido em algum restaurante perto do trabalho.
                    O cansaço é inevitável, mas vc tem que ser mais forte que ele....para ajudar no cansasso (quando tinha edital na praça) eu tomava um polivitamínico Pharmaton (http://www.pharmaton.com.br/).
                    Raramente eu estudava após o trabalho, minha filha/família me damandava tempo também.
                    Mas após o trabalho (à noite) eu separava o marrial que eu iria utilizar no dia seguinte deixava já sobre a mesa, para eu acordar não peder tempo com nada.

Comentário

• WJ Fernandes
                      • 08/06/09
                      • 106

Originally posted by Mugiwara View Post
                      Parabéns pela conquista, histórias como a sua que me motivam a continuar nessa trajetória, sucesso !

Valeu Mugiwara

Comentário

• raphaelfarias
                        • 26/03/14
                        • 150

Então,

Os desafios sempre irão aparecer, mas vc tem que ser maior que eles!!!!
                        Eu estudava antes de ir para o trabalho, acordava bem cedo (umas 5h da manhã) e estudava 30min a 1h no horário do almoço.
                        Em relação a acordar cedo no início é difícil, mas depois acostuma, para vc ter idéia até hj eu acordo 6h da manhã.
                        Para ganhar tempo na hora do almoço normalmente eu levava marmita ou almoçava bem rápido em algum restaurante perto do trabalho.
                        O cansaço é inevitável, mas vc tem que ser mais forte que ele....para ajudar no cansasso (quando tinha edital na praça) eu tomava um polivitamínico Pharmaton (http://www.pharmaton.com.br/).
                        Raramente eu estudava após o trabalho, minha filha/família me damandava tempo também.
                        Mas após o trabalho (à noite) eu separava o marrial que eu iria utilizar no dia seguinte deixava já sobre a mesa, para eu acordar não peder tempo com nada.

Então, só que eu já acordo cedo pra ir trabalhar. Acordo por volta de 5:50. Nesse tempo que tentei acordar mais cedo, acordava por volta de 3 da manhã e tentava estudar. Deu certo só por um tempo rs. Sobre o Pharmaton, vou pesquisar. Eu tomava um complexo vitamínico, mas depois de um tempo acabei parando. Acho que senti falta também por ter parado de fazer as caminhadas/corridas que estava fazendo tb.
                        Bom, vou tentar seguir a dica dos pomodoros. Obrigado pela atenção, cara!
                        Se quiser, comenta aí como é o dia a dia na RFB rs.

Comentário

• FERA2003
                          • 01/12/06
                          • 14

gton, gostaria que, por gentileza, você me tirasse as seguintes dúvidas:

1º sobre o método pomodoro que você falou, no caso cada pomodoro tem 30 minutos, é isso?
                          2º sobre o órgão e a atividade de auditor, o que você está achando até agora?
                          3º a Receita tem algum plano de saúde próprio ou por alguma associação? recebemos algum valor nesse sentido?
                          4º Quantas matérias você costumava estudar por dia? fazia ciclos?

Desde já agradeço!

Comentário

• WJ Fernandes
                            • 08/06/09
                            • 106

Originally posted by FERA2003 View Post
                            gton, gostaria que, por gentileza, você me tirasse as seguintes dúvidas:

1º sobre o método pomodoro que você falou, no caso cada pomodoro tem 30 minutos, é isso?
                            2º sobre o órgão e a atividade de auditor, o que você está achando até agora?
                            3º a Receita tem algum plano de saúde próprio ou por alguma associação? recebemos algum valor nesse sentido?
                            4º Quantas matérias você costumava estudar por dia? fazia ciclos?

Desde já agradeço!

1ª Cada pomodoro era de 30 min sim, tem gente que utiliza 25min. Mas nesse tempo é foco total. Se vc parar para atender o telefone tem que iniciar o pomoro novamente. Não pode parar no meio e nem dar pausa no cronômetro. Por isso é bom usar os aplicativos ou aqueles timer de cozinha eles não tem como dar pausa. Usar o cronômetro o risco de sabotagem (pausar para tudo) é muito grande.

2ª. Depois irei fazer um artigo maior explicando um pouco como são as atividades aqui na RF.

3ª A receita não tem plano de saúde não, tem pela associação ou pelo sidicato, fica mais barado que o mercado. No serviço público o que tem é uma participação do governo federal, ele te reembolsa um valor, mais detalhes a respeito do reemboldo e auxílio alimantação:
                            http://www.planejamento.gov.br/assun...cutivo-federal

4ª Usava ciclos sim, durante a semana (como era de 2-3h0 estudava duas discipllinas nos sábado e domingo estudava mais disciplinas a depender do ciclo.

Comentário

• rafatn
                              • 19/05/11
                              • 72

WJ Fernandes, inicialmente parabéns!
                              Você tem o controle de quantas horas líquidas estudou especificamente pra AFRFB? E o percentual médio de acertos durante a preparação? Abraço

Comentário

• DuraesTrab
                                • 14/05/16
                                • 4

Muito bacana seu relato! Parabéns!

Comentário

• narcisofa
                                  • 01/09/15
                                  • 16

Meus parabéns cara!

Você batalhou e venceu!!

Tenho uma pergunta.. qntas horas líquidas você estudava por semana? Pelo que li até aqui, parece que vc estudava pouco..

Abs

Comentário

• forbyd
                                    • 20/05/16
                                    • 11

Parabéns WJ Fernandes !!
                                    MUito sucesso

Pode me tirar um duvida (curiosidade rs) você estuda melhor com PDF do que por vídeo? Reparei que o material usado a maioria é PDF, tirando o Silvio S. em vídeo.
                                    Quando você estudava os PDF seu modo de estudo era marcar as partes importantes para fazer revisão depois, se sim, você tinha uma regra para as organizar as revisões?

Desculpa monte de pergunta rs..

Parabens novamente. Abraços

Comentário

• WJ Fernandes
                                      • 08/06/09
                                      • 106

Originally posted by rafatn View Post
                                      WJ Fernandes, inicialmente parabéns!
                                      Você tem o controle de quantas horas líquidas estudou especificamente pra AFRFB? E o percentual médio de acertos durante a preparação? Abraço

É difícil determinar quantas horas foi só para AFRF pq estudei para outros concursos antes, tinha o controle do pós edital par AF da RF, estou procurando a planilha mas não estou encontrando (desde 2014 que não trabalho nesses arquivos) e meu PC foi formatado, estou tentando achar em algum prem drive velho aqui...rsrsrs

Em relação aos percentuais de acerto de exercícios eu me lembro era de 88% na média das disciplinas.

Comentário

• WJ Fernandes
                                        • 08/06/09
                                        • 106

Originally posted by narcisofa View Post
                                        Meus parabéns cara!

Você batalhou e venceu!!

Tenho uma pergunta.. qntas horas líquidas você estudava por semana? Pelo que li até aqui, parece que vc estudava pouco..

Abs

Então,
                                        O volume de hs era realmente baixo,
                                        de seg-sexta 2,5h/dia na média, sab 8h e dom 4h. Dava na média de 24,5/semana. Quando eu conseguia isso eu comemorava.
                                        Rezava para ter feriados prolongados aí rendia mto os estudos.
                                        Sempre tirei férias p estudar, tirava umas duas semanas antes das provas.
                                        Com a técnica dos pomodoros consegui render mais em menos tempo.
                                        Meu negócio eram poucas horas e muita qualidade, por isso acordava mto cedo...as primeiras hs do dias eram as melhores.

Comentário

• WJ Fernandes
                                          • 08/06/09
                                          • 106

Originally posted by forbyd View Post
                                          Parabéns WJ Fernandes !!
                                          MUito sucesso

Pode me tirar um duvida (curiosidade rs) você estuda melhor com PDF do que por vídeo? Reparei que o material usado a maioria é PDF, tirando o Silvio S. em vídeo.
                                          Quando você estudava os PDF seu modo de estudo era marcar as partes importantes para fazer revisão depois, se sim, você tinha uma regra para as organizar as revisões?

Desculpa monte de pergunta rs..

Parabens novamente. Abraços

Valeu!

Como meu tempo de estudo era reduzido, não dava para ficar assistindo uma video aula de 3h.
                                          Nessas 3h eu estudava (na média) umas 66 páginas ou resolvia 60 questões.
                                          Por isso priorizei o material escrito.
                                          Imagina pegar um curso em video aula de 10 aulas (30hs) para uma disciplina com 05 questões no concurso. O custo benefício não vale a pena.
                                          Agora o Silvio Sande foi fundamental!

Em relação ao PDF: eu imprimia tudo e saia riscando e grifando, só que para revisar eu usava resumos já prontos. São esses resumos que alguns professores fazem ao final de cada aula, resumos que alguns disponibilizavam na internet e pegava aqueles BIZU do ponto dos concursos anteriores. Por exemplo para Auditor usei os bizu de analista. Aí ia acrescentando coisas nesses BIZU.
                                          Usava exercícios tbem p revisar! Fazia baterias de questões de todas as aulas em PDF ao mesmo tempo (tipo 3 questões de cada aula) ou usava o TEC Concursos de forma aleatória.

Eu não tinha tempo para fazer resumos e acho que se tivesse eu não iria fazer.....rsrsrs

Comentário

• FERA2003
                                            • 01/12/06
                                            • 14

Seu depoimento realmente é motivador. Me encaixo bem nesse seu perfil de ter poucas horas semanais. Trabalho, tenho filho pequeno que é bem apegado a mim, então conto nos dedos os minutos pra estudar. Mas continuo na batalha.

Você foi pra fronteira? se sim, quanto tempo ficou lá?

Quando tiver um tempinho posta sobre as atribuições e o que está achando do órgão até o presente momento.

Um abraço!

Comentário

• bfsilva87
                                              • 01/12/14
                                              • 14

Parabéns meu velho! Vc é um vencedor!

Uma duvida: vc fazia exercicios do TEC somente da ESAF? Eu tenho feito mais as listas de exercícios do PDF mesmo repetidamente já que acabei as teorias. Vc indica partir para o TEC? Como fazer nesse periodo sem prova para quem ja venceu a teoria? Apenas exercicios ou depois de um tempo é bom reler a teoria? Abssss!

Comentário

• forbyd
                                                • 20/05/16
                                                • 11

Show, WJ Fernandes!
                                                Obrigado pelas respostas.

Abraços

Comentário

• ROLIXX
                                                  • 13/12/11
                                                  • 52

Como é que voce fez com contabilidade, porque parece que o negócio não anda nessa matéria. Dedicou mais tempo que as demais? como revisar? Fez resumo ?

Comentário

• Felipe José
                                                    • 19/08/15
                                                    • 4

Ler depoimentos de colegas vitoriosos como você é gratificante e motivador. Deus o abençoe!

Comentário

• WJ Fernandes
                                                      • 08/06/09
                                                      • 106

Pessoal,

Sumi uma semana pq estava viajando de férias.

tenho duas novidades:

1) Concedi uma entrevista para o ponto, na qual descrevo um pouco das técnicas utilizadas durante a preparação.

https://www.pontodosconcursos.com.br...gton-fernandes

2) Criei um email para responder as dúvidas, vai ficar mais fácil para eu administrar, vou usar a técnica dos pomodoros para responder...rsrsrsrs

auditor.fernandes@gmail.com

Irei tentar responder em d+2

Continuarei respondendo por aqui tbem.

Comentário

• WJ Fernandes
                                                        • 08/06/09
                                                        • 106

Originally posted by FERA2003 View Post
                                                        Seu depoimento realmente é motivador. Me encaixo bem nesse seu perfil de ter poucas horas semanais. Trabalho, tenho filho pequeno que é bem apegado a mim, então conto nos dedos os minutos pra estudar. Mas continuo na batalha.

Você foi pra fronteira? se sim, quanto tempo ficou lá?

Quando tiver um tempinho posta sobre as atribuições e o que está achando do órgão até o presente momento.

Um abraço!

Então,

As coisas são perfeitas, quando assumir como analista fiquei na alfândega do aeroporto de guarulhos.

Depois como Auditor assumi na DELEX em SP.

Mas aqui em SP foram mais de 80 vagas. Muitos colegas da minha turma ficaram lotados em SP

Vou fazer uma postagem específica a respeito das atividades desenvolvidas.

Comentário

• WJ Fernandes
                                                          • 08/06/09
                                                          • 106

Originally posted by bfsilva87 View Post
                                                          Parabéns meu velho! Vc é um vencedor!

Uma duvida: vc fazia exercicios do TEC somente da ESAF? Eu tenho feito mais as listas de exercícios do PDF mesmo repetidamente já que acabei as teorias. Vc indica partir para o TEC? Como fazer nesse periodo sem prova para quem ja venceu a teoria? Apenas exercicios ou depois de um tempo é bom reler a teoria? Abssss!

Bom dia Bruno,
                                                          Vou te relatar como eu fazia.

Fiz a lista de exercícios dos pdfs pelo menos 2x (as questões com comentário e as sem comentário)

da seguinte forma:

se eram 10 aulas eu pegava 3 questões de cada aula e fazia uma bateria de 30 questões em 1,5h.
                                                          tentava manter a média de 3min por questões.

depois disso fiz todas as questões ESAF que tinha no TEC, mas fiz de forma aleatória.

é importante vc ler alguns resumos intercalados com os exercícios, os professores normalmente disponibilizam alguns resumos, ou aqueles resumos que tem no final das aulas em PDF (algumas tem), os bizu do ponto dos concursos anteriores. Elege um resumo por matéria.

qualquer dúvida pode me mandar e-mail, criei um email só para tirar dúvidas: auditor.fernandes@gmail.com

grande abraço e bons estudos

Comentário

• WJ Fernandes
                                                            • 08/06/09
                                                            • 106

Originally posted by ROLIXX View Post
                                                            Como é que voce fez com contabilidade, porque parece que o negócio não anda nessa matéria. Dedicou mais tempo que as demais? como revisar? Fez resumo ?

As disciplinas que dediquei mais tempo foram Português e Contabilidade.

Então, em relação a contabilidade o aprendizado é demorado mesmo, tem o que chamo de "tempo de maturação"....Vc estuda resolve questões...faz prova...estuda novamente....vai indo entra no sangue com o tempo...na realidade eu fico muito curioso para saber como esse povo que passa em tempo recorde (5 meses, 6 meses) fez para aprender contabilidade...rsrsrsrs

Eu me adaptei bem com o livro do Sergio Adriano (o Demolidor) e o curso do Silvio Sande em exercícios da ESAF, tem um curso do Silvio Sande (um bem grande) que falam muito bem.

Comentário

Working...
                                                            X