Announcement

Collapse
No announcement yet.

Thiago Castro - 1º colocado no ISS Niterói

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • thiagoprccastro
    • 14/10/14
    • 39

Thiago Castro - 1º colocado no ISS Niterói

Nome: Thiago Pereira Rodrigues Cerqueira e Castro
    Formação: Ciências Navais – Escola Naval (2008 - 2012)
    Tempo de preparação: 16 meses

1º lugar no concurso para Fiscal de Tributos do município de Niterói (ISS Niterói).

Dados do concurso:
    Vagas: 30 + 65 (CR)
    Inscritos: 17.683
    Candidato/vaga: 589,43
    Remuneração inicial: R$ 21.149,56

Links com principais entrevistas/depoimentos:

https://www.youtube.com/watch?v=TQmTQISeKF0

https://www.lsensino.com.br/#/entrevista/entrevista/15

Olá pessoal, vou contar para vocês um pouquinho sobre a minha caminhada até a aprovação.

Gostaria, antes de tudo, de registrar que toda minha formação, desde a alfabetização, foi em escolas públicas. Da alfabetização ao ginásio em escolas municipais do subúrbio do Rio de Janeiro (conhecidos por aqui como "brizolões"), e o 2º grau e graduação na Marinha do Brasil. Digo isso não para me vangloriar, mas para tentar mostrar para vocês que não precisa ser formado nas melhores escolas, com os melhores professores e as melhores estruturas para ser aprovado em concurso público. Qualquer pessoa, oriunda de qualquer classe social ou condição também pode! O que te diferencia dos demais é a força de vontade!

Então, vamos lá:

INÍCIO DOS ESTUDOS

Comecei minha história como concurseiro bem novo, quando, com 14 anos, prestei prova para o Colégio Naval, tendo sido aprovado em 2004.
    Já formado e trabalhando, em 2014, decidi que mais uma vez iniciaria os estudos para concurso, dessa vez tentando uma vaga para área fiscal.

Confesso que não estava insatisfeito com meu trabalho, pelo contrário, sempre gostei muito de pertencer à MB, mas a essa altura eu percebia que precisava buscar algo a mais, uma melhor qualidade de vida, crescer profissionalmente e financeiramente. E a área fiscal seria uma ótima opção para isso.

Decidi estudar sem ter preferência por alguma localidade ou órgão específico, estava disposto a avaliar quaisquer editais que viessem a abrir, e se me interessassem, eu tentaria.
    Essa é uma grande vantagem da área fiscal, oportunidade em todos os municípios, estados e União.
    Inicialmente, me senti completamente perdido, sem saber por onde começar.
    Procurei amigos que já estudavam para área fiscal, consegui alguns materiais, mas não tinha noção de como me planejar, que ritmo seguir... Enfim, eu não queria perder tempo com estudo “improdutivo”, até porque trabalhava 8h diárias e ainda cumpria serviços de 24h a cada 10 dias, ou seja, tinha uma rotina bem apertada.
    Foi quando conheci a LS Concursos por meio de um amigo que já tinha sido aprovado para o ICMS RJ, me interessei pelo método e iniciei os estudos.
    Considero que a consultoria tenha sido um grande facilitador dos estudos. Para quem não conhece, a LS trabalha com metas semanais, nas quais vêm indicado exatamente o que você tem que estudar diariamente, que material usar, o que anotar... Quase um personal do estudo! Rsrs

Foram 16 meses até a aprovação. Considero um período relativamente curto, e boa parte dessa otimização de tempo eu atribuo à orientação da Consultoria, que foi um bom “atalho”.

DIFICULDADES

Como qualquer concurseiro, no início, a minha maior dificuldade era dizer não.
    Ter que conciliar trabalho, estudo e vida social é complicado, e acaba sobrando para a vida social, que é sacrificada.
    Ter que abdicar daquela saída no sábado à noite e daquele churrasco de domingo é difícil, e isso me incomodava demais.
    Mas com o tempo, fui me acostumando e encarando essas renúncias com mais naturalidade, até chegar ao ponto de já não considerar mais como uma dificuldade.
    Aqui eu destaco que é extremamente importante que o concurseiro se apaixone pelo estudo, se envolva de verdade. Como caminhada costuma ser longa, o jeito é tornar a coisa o mais “prazerosa” possível.
    Outra coisa importante é o concurseiro ter sempre em mente que deve se policiar para reclamar menos e estudar mais.
    Certa vez, cai no erro de quase virar um concurseiro “questionador”. Comecei a questionar os métodos, reclamar das bancas, das questões, das provas, de que o processo estava difícil... Reclamar de tudo! Até que um grande amigo me alertou de algo que na época me fez acordar, e que apesar de fazer alusão aos militares (na época eu era oficial da Marinha) é perfeitamente adaptável para os concurseiros em geral.
    A advertência foi a seguinte: “Sabe por que os militares passam tanto em concursos públicos? Porque o militar CUMPRE, já o paisano, RECLAMA.”
    Troque “militar” por “aprovado” e “paisano” por “reprovado” na última frase e o raciocínio estará correto!
    A maneira mais cômoda de fracassar é colocando a culpa em alguma coisa. Não culpe nada ou ninguém, assuma a responsabilidade pelo seu sucesso e encare o desafio sem desculpas!

ROTINA

Como já comentei, tive que conciliar o estudo com o trabalho. No início, eu achava que estaria muito atrás dos concorrentes que não trabalhavam. Isso não é regra. Quem tem 24h para estudar geralmente não valoriza todo esse tempo, e acaba desperdiçando horas que, em tese, não deveria. Além disso, é claro que o ser humano tem um limite físico, e ninguém consegue render inúmeras horas de estudo ininterrupto com qualidade. A nossa mente é como uma esponja, se molharmos demais, o conteúdo escorre, não fixa! (Reitero que não considero “regra”, óbvio que temos alguns fenômenos que rendem 12h líquidas diárias de estudo em alto nível por meses, mas são raras exceções.)
    Vale dizer, também, que o concurseiro que tem poucas horas diárias de estudo, valoriza muito mais cada minuto, de forma que tende a aproveitá-los de uma maneira muito mais intensa.
    Assim, com 4, 5 ou 6h diárias é plenamente possível se preparar para um concurso, e sobram exemplos de aprovados que conciliavam trabalho, estudo, família, filhos...

Pré-edital

Eu costumava chegar em casa por volta de 16h e começava os estudos por volta das 17h.
    Como não precisava perder tempo planejando os estudos, montando planilhas e pesquisando materiais (devido à LS Concursos), meu rendimento era todo “líquido”, e assim, em média, eu conseguia parar antes das 21h.
    Nos finais de semana, eu começava por volta das 9h e parava por volta das 19h ou 20h, com pausas somente para almoço, lanche e jantar. Depois desse horário eu saía, ia a um restaurante, cinema e afins - é essencial sair e relaxar pelo menos uma vez na semana.

Pós-edital

O pós-edital é o momento certo para se isolar.
    Foram 9h líquidas diárias em média, e trabalhando! Das 9 semanas que tive entre o edital e a prova, só consegui tirar 3 semanas de férias.
    Virei um zumbi, faz parte.

MATERIAIS E MÉTODO DE ESTUDO

Os materiais que usei foram principalmente PDFs. As exceções foram apenas o famoso livro de direito tributário do Ricardo Alexandre (indispensável para quem quer qualquer concurso na área fiscal), as videoaulas do mestre Silvio Sande, e inúmeras questões no Tec Concursos.
    Os PDFs foram dos mais diversos sites: Estratégia, Ponto dos Concursos, Exponencial, Setor EAD... ( A escolha dos materiais ficava na mão da consultoria).
    A compra de “pacotes” nesses sites deve ser muito bem avaliada, pois nem sempre o mesmo site será o que tem os melhores materiais para TODAS as disciplinas. Então, o melhor a se fazer é realmente garimpar o que há de melhor no mercado e adquirir nas mais diversas fontes (ou deixar que algum profissional garimpe pra você, como no meu caso).

Uma pergunta que muitas pessoas me fizeram se referia à forma como eu lia esses materiais, se imprimia ou lia na tela do PC.
    Bem, eu acho essa questão muito pessoal, já que cada pessoa deve encontrar o seu jeito certo de estudar. EU preferia ler diretamente no PC, mas simplesmente por não querer perder tempo/dinheiro imprimindo.
    Além disso, eu usava a ferramenta de marca texto do Adobe Reader para marcar as partes importantes dos materiais em PDF (e isso era o meu resumo - com exceção de contabilidade, que fiz um caderno beeem detalhado – e recomendo isso para essa disciplina!). Usava também a ferramenta de recorte do Windows, capturando quadros esquemáticos, observações, notas... Tudo que eu achava importante nos materiais, principalmente as decorebas. Dessa forma, eu fazia espécies de “slides”, separados por pastas de cada disciplina. Isso acelerou muito minhas revisões às vésperas da prova.

Muitos me perguntam, também, se eu cronometrava meu estudo, e qual a minha opinião sobre isso.
    Sim, cronometrava e recomendo! É meio complicado se adaptar a iniciar/pausar o cronômetro várias vezes ao longo do dia, mas é uma ótima maneira de ter o seu próprio controle de rendimento líquido. Com isso, você identifica os desperdícios de tempo (e os elimina!), consegue comparar rendimentos em dias diferentes, locais diferentes... Você passa a se conhecer melhor!
    Um excelente aplicativo para isso – que eu usava – é o Aprovado. Ele tem gráficos diários, semanais e mensais com o seu tempo estudo dividido por disciplinas, é bastante interessante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para finalizar, vou listar três dicas que considero importantes sobre concursos públicos:

1. Mesmo correndo o risco de ser redundante, voltarei à questão das reclamações: Procure não se sabotar despejando a culpa em algo/alguém.
    Exemplo:
    Uma reclamação muito recorrente entre os que estudam para área fiscal é sobre a formação x disciplinas do edital.
    - “Ahh, sou formado em Direito e nunca vi estatística, RLM e matemática financeira, não tenho como concorrer com quem veio da Engenharia”;
    - “Ahh, sou formado em Engenharia, tenho facilidade em exatas mas nunca vi matérias de Direito, não tenho como concorrer com os Advogados”
    Ora, não conheço uma formação que englobe todas as disciplinas cobradas na área fiscal, todos sempre sairão perdendo em alguma(s) disciplina(s). Em vez de reclamar, ou usar isso para justificar seu baixo rendimento em determinada matéria, use isso como indicativo para fortalecer suas fraquezas, focar onde precisa ser melhorado! Enquanto você reclama, tem um dentista, um fisioterapeuta ou um oficial das Forças Armadas tomando sua vaga!
    E isso vale para muitas outras desculpas comuns: Trabalho, família, exercícios físicos, local de estudo, entre outros. Saia da sua zona de conforto e não se boicote!

2. Faça questões! Muitas questões!!
    Lembre-se: você não está se preparando para escrever um livro, ou virar o doutrinador de todas as matérias, você só precisa saber marcar o “X” na letra certa no dia da prova! Treine!!

3. Estude certo!
    Vejo muita gente perdendo tempo estudando das formas mais erradas possíveis. Com os materiais errados, com métodos errados (sem fazer questões, por exemplo) ou no ritmo errado.
    Só existem 3 formas de consertar isso: Errando até acertar, pesquisando muito (o FC é uma ótima ferramenta para isso!), ou contratando serviços profissionais (Consultorias, Coaches..)
    Vale a máxima de que “para passar em concursos públicos não basta estudar muito, é preciso estudar certo”.

Boa sorte a todos na caminhada rumo à aprovação!!
    Posso afirmar que vale MUITO A PENA! Ver seu nome constando na lista dos aprovados faz todo o seu esforço ser recompensado!

Estou à disposição!

Abraços!

Thiago Castro

Instagram: https://goo.gl/4qWKNl

Facebook: https://www.facebook.com/thiagoprcccastro
  • receitafederal
    • 19/08/11
    • 155

Parabéns Thiago! A sua disciplina desde a época de militar contribuiu sobremaneira para sua aprovação!

Se você tivesse feito uma boa preparação, melhores pdfs e livros antes do edital (collhidos aqui do forum), muitos exercícios após, com as técnicas do Alexandre meirelles e willans douglas e etc, mas não tivesse feito a consultoria, vc acha que teria passado? até que ponto a consultoria contribuiu para sua aprovação! Abração

Comentário

• RosaneSatie
      • 17/05/16
      • 10

Parabéns pela conquista!

Tenho umas dúvidas... Vejo que a demanda de procura por coauching tem aumentado...

Em que momento você decidiu recorrer à consultoria?
      Na sua opinião, foi um fator que determinante para a sua aprovação?

Abraços

Comentário

• Wilsinho
        • 01/12/11
        • 739

Muito bom!!! Eu quero me inspirar nesse depoimento!

Parabéns pela vitória!

Comentário

• thiagoprccastro
          • 14/10/14
          • 39

Fala receitafederal! Obrigado!

Então, como eu disse no depoimento, considero que a Consultoria tenha sido um grande "atalho".

Talvez eu até viesse a passar (como muitos que passam sem consultoria), mas não em um tempo curto, ou tão bem colocado.

Uma grande vantagem é ter a tranquilidade de saber que você está com o melhor planejamento possível, utilizando os melhores materiais disponíveis no mercado, sem ter que aprender com os erros ou perder tempo dando "murro em ponta de faca" (ainda que você pesquise muito, provavelmente cometerá erros, e dificilmente montará um planejamento tão bom).

Outra vantagem para mim foi o fato de economizar o tempo do planejamento. Eu tinha uma rotina de trabalho bastante puxada e não podia perder tempo tendo que garimpar as melhores dicas, ler livros dos gurus (que só vim a ler depois da aprovação), nem queria correr o risco de gastar dinheiro investindo em materiais ruins. Todo o meu tempo era voltado para o estudo "líquido", sem rodeios! Chegava em casa, tomava um banho, comia algo, pegava minha meta e seguia. Ponto. Isso é incrível para quem trabalha! (e para quem não trabalha também, né? rs)

Por isso, considero que a consultoria tenha sido essencial para esse resultado, sem dúvidas!

Originally posted by receitafederal View Post
          Parabéns Thiago! A sua disciplina desde a época de militar contribuiu sobremaneira para sua aprovação!

Se você tivesse feito uma boa preparação, melhores pdfs e livros antes do edital (collhidos aqui do forum), muitos exercícios após, com as técnicas do Alexandre meirelles e willans douglas e etc, mas não tivesse feito a consultoria, vc acha que teria passado? até que ponto a consultoria contribuiu para sua aprovação! Abração

Comentário

• thiagoprccastro
            • 14/10/14
            • 39

Obrigado, RosaneSatie!

A demanda realmente tem aumentado devido aos grandes resultados que estão surgindo!

Já comecei os estudos com a consultoria, do zero! Fui da primeira página do primeiro material até a véspera da prova sob orientação, e como comentei na resposta anterior, considero que a consultoria tenha sido essencial para a minha aprovação!

Abraço!

Originally posted by RosaneSatie View Post
            Parabéns pela conquista!

Tenho umas dúvidas... Vejo que a demanda de procura por coauching tem aumentado...

Em que momento você decidiu recorrer à consultoria?
            Na sua opinião, foi um fator que determinante para a sua aprovação?

Abraços

Comentário

• thiagoprccastro
              • 14/10/14
              • 39

Muito obrigado, Wilsinho!!

Originally posted by Wilsinho View Post
              Muito bom!!! Eu quero me inspirar nesse depoimento!

Parabéns pela vitória!

Comentário

• Auditorfrc
                • 16/12/14
                • 25

Thiago, parabéns pela merecida vitória e sucesso nessa nova etapa.

Comentário

• receitafederal
                  • 19/08/11
                  • 155

Originally posted by thiagoprccastro View Post
                  Fala receitafederal! Obrigado!

Então, como eu disse no depoimento, considero que a Consultoria tenha sido um grande "atalho".

Talvez eu até viesse a passar (como muitos que passam sem consultoria), mas não em um tempo curto, ou tão bem colocado.

Uma grande vantagem é ter a tranquilidade de saber que você está com o melhor planejamento possível, utilizando os melhores materiais disponíveis no mercado, sem ter que aprender com os erros ou perder tempo dando "murro em ponta de faca" (ainda que você pesquise muito, provavelmente cometerá erros, e dificilmente montará um planejamento tão bom).

Outra vantagem para mim foi o fato de economizar o tempo do planejamento. Eu tinha uma rotina de trabalho bastante puxada e não podia perder tempo tendo que garimpar as melhores dicas, ler livros dos gurus (que só vim a ler depois da aprovação), nem queria correr o risco de gastar dinheiro investindo em materiais ruins. Todo o meu tempo era voltado para o estudo "líquido", sem rodeios! Chegava em casa, tomava um banho, comia algo, pegava minha meta e seguia. Ponto. Isso é incrível para quem trabalha! (e para quem não trabalha também, né? rs)

Por isso, considero que a consultoria tenha sido essencial para esse resultado, sem dúvidas!

Show de bola Thiago, reitero os parabéns pois conseguiu o primeiro lugar, em seu primeiro fisco, trabalhando, em pouco mais de um ano, mostra que vc é um cara acima da média!

Comentário

• leopoldoantonio
                    • 28/07/15
                    • 36

Na minha opiniao Consultoria nao vale a pena. Fiz LS por 3 meses e posso afirmar isso.

Vou explicar como funciona: Voce vai receber 1 meta para ser cumprida por semana, nessa meta vai ter varias atividades (normalmente 12) do seguinte jeito cada atividade: estudar pdf 2 de direito empresarial do professor XXXX do site YYYY , da pagina 1 a 28 e fazer os exercicios 1 ao 20. Ou assim: assistir video aula 1 a 6 de Logica do professor XXX. Depois de cumprida todas as atividades na meta, voce preenche uma planilha com o numero de acertos e erros das questoes das atividades.

Ou seja, as metas vão detalhar exatamente o que vc tem que estudar para todas materias. No entanto, a bibliografia indicada é a que 99% dos concurseiros está acustumado, nao tem nenhum grande material diferente, desconhecido nao. Eu mesmo ja conhecia todos materiais que me foram indicados. Digo que não vale a pena, porque essa brincadeira custa 300 reais por mes. É muita grana para o que oferecem.
                    A GRANDE VANTAGEM é que você é cobrado pelo consultor para estar sempre cumprindo as metas, e talvez sem essa cobrança voce nao as cumprisse. Entao se voce nao tem disciplina para estudar, precisa ser cobrado, e tem 300 reais por mes sobrando, entre na consultoria que ela lhe será muito util. Agora se voce tem um minimo de organização e consegue estudar sozinho, voce nao precisa disso.

Apenas minha opiniao pessoal, depois de 3 meses de consultoria.

Parabens pela aprovação Thiago, show de bola seu depoimento ^^

Comentário

• renatoorigami
                      • 26/04/14
                      • 100

Parabéns thiago, agora vai ganhar uma boa grana agora, vai tentar outro concurso fiscal ou ficará em niterói?

Comentário

• thiagoprccastro
                        • 14/10/14
                        • 39

Obrigado leopoldoantonio!

Realmente é uma avaliação bastante pessoal.

Eu costumo comparar a consultoria com o Personal Trainer.
                        Ele não pode fazer milagre por você, nem te trará nenhum exercício desconhecido que faça você ficar em forma da noite pro dia.
                        Com bastante pesquisa, tempo de academia ou na base da tentativa e erro você acabará conseguindo fazer séries boas, talvez com 99% dos exercícios indicados pelo Personal.

Mas qual a vantagem do Personal Trainer então? Por que os atletas costumam ter um coach?

É um serviço profissional. Alguém que se especializou naquilo, que vai avaliar suas necessidades, suas deficiências, acompanhar seu desenvolvimento e montar seu planejamento sob uma visão macro.
                        Além, é claro, dos fatores motivação e comprometimento.
                        Quando você tem uma meta para cumprir e tem alguém acompanhando isso de perto, você provavelmente deixará de se sabotar, enrolar (deixando de ir a academia porque está frio, por exemplo..rs) e não corre o risco de se lesionar por fazer o exercício de forma errada!

Eu não queria passar a minha vida de concurseiro na academia, então contratei o melhor Personal!

Quando decidi estudar para concurso, decidi que seria um atleta profissional, eu queria competir!

Bem, é isso, espero ter ajudado! Deixando claro que essa é a minha opinião!

Abs!

Originally posted by leopoldoantonio View Post
                        Na minha opiniao Consultoria nao vale a pena. Fiz LS por 3 meses e posso afirmar isso.

Vou explicar como funciona: Voce vai receber 1 meta para ser cumprida por semana, nessa meta vai ter varias atividades (normalmente 12) do seguinte jeito cada atividade: estudar pdf 2 de direito empresarial do professor XXXX do site YYYY , da pagina 1 a 28 e fazer os exercicios 1 ao 20. Ou assim: assistir video aula 1 a 6 de Logica do professor XXX. Depois de cumprida todas as atividades na meta, voce preenche uma planilha com o numero de acertos e erros das questoes das atividades.

Ou seja, as metas vão detalhar exatamente o que vc tem que estudar para todas materias. No entanto, a bibliografia indicada é a que 99% dos concurseiros está acustumado, nao tem nenhum grande material diferente, desconhecido nao. Eu mesmo ja conhecia todos materiais que me foram indicados. Digo que não vale a pena, porque essa brincadeira custa 300 reais por mes. É muita grana para o que oferecem.
                        A GRANDE VANTAGEM é que você é cobrado pelo consultor para estar sempre cumprindo as metas, e talvez sem essa cobrança voce nao as cumprisse. Entao se voce nao tem disciplina para estudar, precisa ser cobrado, e tem 300 reais por mes sobrando, entre na consultoria que ela lhe será muito util. Agora se voce tem um minimo de organização e consegue estudar sozinho, voce nao precisa disso.

Comentário

• thiagoprccastro
                          • 14/10/14
                          • 39

Obrigado renatoorigami!

A princípio vou ficar em Niterói, a maior parte da minha família é do RJ, o salário é bom e estou gostando bastante do trabalho!
                          Enfim, por ora estou realizado!

Abs!

Originally posted by renatoorigami View Post
                          Parabéns thiago, agora vai ganhar uma boa grana agora, vai tentar outro concurso fiscal ou ficará em niterói?

Comentário

• Auditorfrc
                            • 16/12/14
                            • 25

Thiago, eu adorei a sua analogia!!!

Havia pensado em uma resposta para o colega, porém, não quis atrapalhar o seu belíssimo depoimento. Afinal, a sua intenção foi nos ajudar e não fazer propagandas (muito menos discutir o trabalho de pessoas experientes e profissionais).

Mas, a minha opinião é totalmente oposta a dele. Ou seja, estou na LS há 8 meses (não era iniciante, mas estudava errado a mais de dois anos) e está valendo cada centavo investido.

Pontos abordados:
                            1. "Explicação do trabalho dos outros": provou que não entendeu o real objetivo e nem a importância das dicas detalhadas. Então, sim, foi um péssimo investimento.
                            2. Tempo de "teste": o espaço amostral foi insuficiente para tal conclusão.
                            3. A consultoria serve para quem é indisciplinado???? De forma alguma!! Quem é indisciplinado não consegue acompanhar as metas. Também, até hoje, não me cobraram nada. Ou seja, a responsabilidade de cumprir o planejamento é minha.
                            4. Por que esperar três meses para concluir que não compensa? Um ponto extremamente positivo da LS é não ter período de fidelidade. Ao contrário de outros "paraquedistas" do mercado que o obriga a permanecer em algo que não está fluindo.

Enfim, não faço ideia quem seja o dono da LS e nem recebo para fazer propagandas (rs), mas já fiz vários investimentos ruins e posso dizer que o trabalho deles é um diferencial. Necessário? Depende do seu objetivo. Essencial? No meu caso, está sendo.

Abraços e, novamente, parabéns pela brilhante conquista.

P.S.: Se para você e mais "trocentas" pessoas deram certo o investimento..., por que é algo ruim? Meio sem lógica isso, rs.

Comentário

• thiagoprccastro
                              • 14/10/14
                              • 39

Originally posted by Auditorfrc View Post
                              Thiago, eu adorei a sua analogia!!!

Havia pensado em uma resposta para o colega, porém, não quis atrapalhar o seu belíssimo depoimento. Afinal, a sua intenção foi nos ajudar e não fazer propagandas (muito menos discutir o trabalho de pessoas experientes e profissionais).

Mas, a minha opinião é totalmente oposta a dele. Ou seja, estou na LS há 8 meses (não era iniciante, mas estudava errado a mais de dois anos) e está valendo cada centavo investido.

Pontos abordados:
                              1. "Explicação do trabalho dos outros": provou que não entendeu o real objetivo e nem a importância das dicas detalhadas. Então, sim, foi um péssimo investimento.
                              2. Tempo de "teste": o espaço amostral foi insuficiente para tal conclusão.
                              3. A consultoria serve para quem é indisciplinado???? De forma alguma!! Quem é indisciplinado não consegue acompanhar as metas. Também, até hoje, não me cobraram nada. Ou seja, a responsabilidade de cumprir o planejamento é minha.
                              4. Por que esperar três meses para concluir que não compensa? Um ponto extremamente positivo da LS é não ter período de fidelidade. Ao contrário de outros "paraquedistas" do mercado que o obriga a permanecer em algo que não está fluindo.

Enfim, não faço ideia quem seja o dono da LS e nem recebo para fazer propagandas (rs), mas já fiz vários investimentos ruins e posso dizer que o trabalho deles é um diferencial. Necessário? Depende do seu objetivo. Essencial? No meu caso, está sendo.

Abraços e, novamente, parabéns pela brilhante conquista.

P.S.: Se para você e mais "trocentas" pessoas deram certo o investimento..., por que é algo ruim? Meio sem lógica isso, rs.

Obrigado Auditorfrc!

É natural que haja pessoas que não se adaptam ao método ou tenham impressões negativas, faz parte!
                              Mas assim como você e eu, acredito que a maioria acaba gostando muito! É o que percebo de uma forma geral!

Abraço!

Comentário

• ivandl
                                • 02/02/14
                                • 4

Thiago, parabéns pela aprovação.

Fiz o cancelamento da LS essa semana, tive problemas por conta do meu trabalho e nao estava conseguindo acompanhar, visto que estudava em torno de 3h/dia e quando me dei conta estava com 7 metas atrasadas, entao pedi a suspensao.

Você sempre esteve em dia com as metas? Fiquei desmotivado por nao conseguir cumprir a meta dentro da semana e acabei suspendendo a consultoria.

Abraços

Comentário

• RosaneSatie
                                  • 17/05/16
                                  • 10

Originally posted by leopoldoantonio View Post

Olá leopoldoantonio,

Interessante a sua opinião. Poderia deixar seu e-mail para contato?
                                  Fico no aguardo.

Agradeço desde já.

Comentário

• thiagoprccastro
                                    • 14/10/14
                                    • 39

Originally posted by ivandl View Post
                                    Thiago, parabéns pela aprovação.

Fiz o cancelamento da LS essa semana, tive problemas por conta do meu trabalho e nao estava conseguindo acompanhar, visto que estudava em torno de 3h/dia e quando me dei conta estava com 7 metas atrasadas, entao pedi a suspensao.

Você sempre esteve em dia com as metas? Fiquei desmotivado por nao conseguir cumprir a meta dentro da semana e acabei suspendendo a consultoria.

Abraços
                                    Obrigado ivandl!

Conciliar trabalho e estudo é realmente bem difícil, e independente de consultoria exige muita disciplina!
                                    Eu tinha um compromisso pessoal de nunca atrasar uma meta, e graças a Deus consegui cumprir!

Quando acontecia algum problema na semana que acabasse me atrapalhando, eu compensava no fds para não atrasar.
                                    Acredito que essa seja a única saída... Às vezes o jeito era passar looongas horas estudando no fds, faz parte!

Tente colocar as metas em dia e continuar o estudo, o importante é não desistir do seu objetivo!

Abraço!

Comentário

• greattimesahead
                                      • 31/03/16
                                      • 22

Thiago, boa noite!
                                      Ficar em primeiro lugar, trabalhando, com um tempo relativamente curto de estudo, é absurdo!! Parabéns!!!
                                      Gostaria de perguntar se você fazia revisões "extras" ou se apenas seguia as revisões indicadas na meta? Você considera a sua memória boa para estudos?
                                      Obrigada! Abs

Comentário

• ebuardo16
                                        • 30/05/16
                                        • 1

Boa noite, Thiago!
                                        Parabéns pela aprovação!
                                        Gostaria de saber quantas metas tu fazia por semana? Uma? Duas?
                                        valeu, abraço!

Comentário

• thiagoprccastro
                                          • 14/10/14
                                          • 39

Originally posted by greattimesahead View Post
                                          Thiago, boa noite!
                                          Ficar em primeiro lugar, trabalhando, com um tempo relativamente curto de estudo, é absurdo!! Parabéns!!!
                                          Gostaria de perguntar se você fazia revisões "extras" ou se apenas seguia as revisões indicadas na meta? Você considera a sua memória boa para estudos?
                                          Obrigada! Abs
                                          Muito obrigado greattimesahead!

A única coisa que fazia por fora da meta era resolver questões no TEC. Sempre que sobrava tempo e nos intervalos do trabalho.

Sempre considerei minha memória boa, mas para concursos não considero o fator mais importante.
                                          Como o volume de informação é muito grande, o que pesa é realmente assimilar a matéria, deixar ela "no sangue". E é o que normalmente acontece quando você vê muitas vezes e faz muitas questões!

Abraço!

Comentário

• lemao182
                                            • 31/01/09
                                            • 303

Fala Tiago! Muito legais sua entrevista e seu depoimento. Parabéns pelas conquistas. Por curiosidade: quantas metas você fazia por semana? Também trabalho e estou na ls!

abraços!

Comentário

• thiagoprccastro
                                              • 14/10/14
                                              • 39

Originally posted by ebuardo16 View Post
                                              Boa noite, Thiago!
                                              Parabéns pela aprovação!
                                              Gostaria de saber quantas metas tu fazia por semana? Uma? Duas?
                                              valeu, abraço!
                                              Obrigado ebuardo16!

Em média fazia uma meta e meia (18 tarefas) por semana, pois usava o fds para adiantar os estudos!

Abraço!

Comentário

• greattimesahead
                                                • 31/03/16
                                                • 22

Thiago, muito obrigada pela resposta! Que bom que virou consultor. Tenho certeza que você tem muito a contribuir!
                                                Aproveitando a deixa da sua última resposta e a sua boa vontade, gostaria de tirar um dúvida que tenho. Eu já li alguns relatos de pessoas que, assim como você, passaram relativamente rápido e eu vejo esse padrão de fazer muitas questões se repetindo. E essas pessoas falam da importância de fazer questões com muita convicção. Mas nesse tempo que sobra quando a meta termina, também existe a possibilidade de adiantar matéria e de revisar. Acredito que, muitos alunos, assim como eu, se sintam mais confortáveis com a idéia de voltar para a teoria ou "correr" com a matéria. Então te pergunto, você usava seu tempo "extra" para fazer questões desde o início da consultoria ou teve um momento em que você sentiu que era a hora de voltar o seu tempo para isso? Você usava os filtros do TEC para responder apenas sobre os assuntos que já tinha estudado ou não? E você acha que fazer questão foi a sua principal forma de revisar e memorizar?

Acho que me estendi um pouco mas essa é uma dúvida que me atormenta, rs. Obrigada!

Comentário

• rafatn
                                                  • 19/05/11
                                                  • 74

Thiago, primeiramente parabéns pela conquista! Falando em questões, qual era o seu percentual médio de acertos durante a preparação? E teve dificuldade em alguma matéria em especial? Abraço!

Comentário

• niplix
                                                    • 05/05/11
                                                    • 25

Thiago, parabéns pela vitória!

Como você fazia seus resumos que a LS sugere?
                                                    Pra ter o rendimento que teve , você chegava a imprimir o material ou lia direto na tela?
                                                    Abraço.

Comentário

• thiagoprccastro
                                                      • 14/10/14
                                                      • 39

Originally posted by greattimesahead View Post
                                                      Thiago, muito obrigada pela resposta! Que bom que virou consultor. Tenho certeza que você tem muito a contribuir!
                                                      Aproveitando a deixa da sua última resposta e a sua boa vontade, gostaria de tirar um dúvida que tenho. Eu já li alguns relatos de pessoas que, assim como você, passaram relativamente rápido e eu vejo esse padrão de fazer muitas questões se repetindo. E essas pessoas falam da importância de fazer questões com muita convicção. Mas nesse tempo que sobra quando a meta termina, também existe a possibilidade de adiantar matéria e de revisar. Acredito que, muitos alunos, assim como eu, se sintam mais confortáveis com a idéia de voltar para a teoria ou "correr" com a matéria. Então te pergunto, você usava seu tempo "extra" para fazer questões desde o início da consultoria ou teve um momento em que você sentiu que era a hora de voltar o seu tempo para isso? Você usava os filtros do TEC para responder apenas sobre os assuntos que já tinha estudado ou não? E você acha que fazer questão foi a sua principal forma de revisar e memorizar?

Acho que me estendi um pouco mas essa é uma dúvida que me atormenta, rs. Obrigada!
                                                      Obrigado greattimesahead, é muito gratificante poder ajudar!

Posso dividir o meu estudo em dois momentos: antes e depois do fim do estudo das metas regulares.
                                                      Para quem não sabe, na LS as metas regulares são aquelas voltadas para preparação da base teórica do aluno. São focadas principalmente em teoria, mas com revisões e exercícios intercalados.

- Antes do término das metas regulares (demorei +/- uns 9 meses) eu dava prioridade para avançar com a matéria no tempo que sobrava - isso quando o tempo livre era considerável, pois quando eram só 20 minutinhos pós-almoço do trabalho, por exemplo, eu fazia questões.

- Após o término das metas regulares passei a estudar as metas experientes, que focam em revisões, baterias de exercícios e simulados. Como minha base teórica já estava feita, todo o tempo que sobrava já não era mais usado para avançar nas metas, passei a preencher com muitas questões no TEC!

Respondendo os outros pontos:
                                                      - Antes do fim do regular eu filtrava sim por assunto, já no experiente eu fazia cadernos "gerais" das matérias e ia passando as questões no aleatório. No pós-edital fiz um caderno geral da FGV com todas as matérias do edital e ia passando no aleatório também.
                                                      - Acho que resolver muitas questões é sim a melhor forma de chegar preparado em uma prova! Não só para revisar e memorizar, mas também para saber o que e de que forma vem sendo cobrado, treinar velocidade, entender o estilo das bancas..

Espero ter respondido sua dúvida!

Abraço!

Comentário

• thiagoprccastro
                                                        • 14/10/14
                                                        • 39

Originally posted by rafatn View Post
                                                        Thiago, primeiramente parabéns pela conquista! Falando em questões, qual era o seu percentual médio de acertos durante a preparação? E teve dificuldade em alguma matéria em especial? Abraço!
                                                        Obrigado rafatn!
                                                        O percentual de acertos foi crescendo gradualmente. Lembro que no início ficava em ~75%, depois foi subindo para ~80%, ~85%, até que no caderno do TEC do pós-edital (ver minha resposta anterior) fechei com 92%.
                                                        Não tem para onde fugir, a média só aumenta conforme vamos nos preparando!

Não tive dificuldade que contrastasse em nenhuma matéria em especial. O que acontecia era de eu não gostar de estudar determinadas disciplinas, como Direito Empresarial e Estatística (esta, por sorte, não caiu no meu concurso, e aquela, também por sorte, veio tão difícil na prova que todo mundo foi mal! rs) mas não tem solução, o jeito é ter paciência e boa vontade para estudar mesmo quando não se gosta.

Abraço!

Comentário

• thiagoprccastro
                                                          • 14/10/14
                                                          • 39

Originally posted by niplix View Post
                                                          Thiago, parabéns pela vitória!

Como você fazia seus resumos que a LS sugere?
                                                          Pra ter o rendimento que teve , você chegava a imprimir o material ou lia direto na tela?
                                                          Abraço.
                                                          Eu acho essa questão muito pessoal, já que cada pessoa deve encontrar o seu jeito certo de estudar. EU preferia ler diretamente no PC, mas simplesmente por não querer perder tempo/dinheiro imprimindo.
                                                          Para fazer os resumos eu usava a ferramenta de marca texto do Adobe Reader e marcava as partes importantes dos materiais em PDF (e isso era o meu resumo - com exceção de contabilidade, que fiz um caderno beeem detalhado – e recomendo isso para essa disciplina!).
                                                          Usava também a ferramenta de recorte do Windows, capturando quadros esquemáticos, observações, notas... Tudo que eu achava importante nos materiais, principalmente as decorebas. Dessa forma, eu fazia espécies de “slides”, separados por pastas de cada disciplina. Isso acelerou muito minhas revisões às vésperas da prova.

(Adaptei o texto do post original, mas acho que te responde! rs)

Abraço!

Comentário

• greattimesahead
                                                            • 31/03/16
                                                            • 22

Thiago, e você estudava até nos 20 minutinhos pós almoço!! Mas esses militares estão destruindo tudo, viu! E tem gente que ainda tem medo de japonês, rs

Você respondeu 110%! Me ajudou muito! Muito obrigada!

Tudo de melhor para você, querido! Muito sucesso, qualidade de vida e tranquilidade nessa nova fase da sua vida!

Abraços.

Comentário

Working...
                                                            X