Announcement

Collapse
No announcement yet.

Você sabe como conquistei + de 7 aprovações: SENADO/AGU/PREVIC/STM...? Eu lhe digo! :)

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • adrianotrc
    • 27/07/09
    • 10

    Você sabe como conquistei + de 7 aprovações: SENADO/AGU/PREVIC/STM...? Eu lhe digo! :)

    Olá pessoal!

    Primeiramente, algumas informações sobre mim para que vocês me conheçam melhor:

    Nome: Adriano Torres Ribeiro de Castro
    Órgão atual: Senado Federal
    Cargo: Analista, especialidade administração
    Aprovações e nomeações: SENADO; PREVIC; STM; MPU; AGU; DPU; DATAPREV...


    Penso que uma das maneiras mais sábias de aprendermos qualquer coisa é conversando e pesquisando histórias de outras pessoas que já passaram pela mesma situação.

    Por isso acho genial esse espaço do fórum, onde cada um coloca a sua vivência e contribui para aqueles que ainda estão na luta possa encurtar o caminho até a sonhada aprovação.

    Agora, indo direto ao ponto, vou resumir a minha histórias em basicamente dois grandes eixos: tropeços e acertos.

    Tropeços

    Acredito ser bem difícil a gente acertar o alvo da primeira vez que tenta algo, não digo que é impossível, mas as chances são menores.

    Hoje em dia, em qualquer área, não sofremos mais pela falta de informação e sim pelo excesso, e isso não seria diferente no mundo dos concursos! Principalmente quando estamos no início dos estudos, nos deparamos com muitos questionamentos e múltiplas respostas: me matriculo num cursinho? compro quais livros e apostilas? Quantas horas devo estudar? Para qual concurso eu estudo?

    Levando isso em consideração, larguei meu emprego e me matriculei num cursinho presencial, objetivando estudar para o cargo de auditor da receita federal.

    Aliado as aulas, comprei diversos livros que iam aparecendo pelo caminho após conversas com colegas de sala ou nas minhas buscas pela internet e estudava sozinho no cursinho ou na biblioteca por volta de 8 horas.

    É importante ressaltar que não tinha o mínimo planejamento quanto às matérias que deveria estudar, simplesmente, pegava aquelas que haviam sido dadas no dia da aula e tentava revisar. Sempre que sobrava tempo, buscava me adiantar nas demais que ainda não havia tido aula presencial.

    Fui levando nesse "método" até o dia da prova. Essa rotina levou 6 longos meses. Fiquei desregrado da alimentação, do lazer e das atividades físicas. Porém só percebi os malefícios disso, depois da prova.

    Em dezembro de 2009, fiz a prova de auditor e de analista e não fui para a segunda fase do primeiro cargo por conta de 4 pontos. Já para o cargo de analista fui para a segunda fase, contudo fiquei por 0,47 pontos para ser aprovado.

    Foi o momento em que acreditei que tudo tinha sido em vão, que deveria desistir e voltar para a iniciativa privada. Com o apoio de diversas pessoas, consegui me recuperar e seguir em frente.

    Comecei a estudar a prova da ANEEL, cargo de analista. Nesse momento eu já havia conversado mais com outras pessoas que colecionavam aprovações e pesquisei na internet se havia algum método que pudesse otimizar meus estudos.

    Juntando tudo isso, eu comecei a me planejar com o auxilio de uma planilha no Excel. Sabia exatamente o que ia estudar em cada dia da semana. Ainda assim, pecava pelo excesso de horas de estudos, e fazia poucos exercícios. Meu foco era leitura de teorias e resumos.

    Por incrível que pareça, isso quase funcionou. No primeiro gabarito, estava entre os 5 melhores colocados num site de ranking com mais de 350 notas. Porém, essa foi mais uma daquelas provas históricas onde o gabarito muda de cabeça para baixo. Nisso, eu ganhei apenas um ponto e diversas pessoas chegaram a ganhar até 12 pontos.

    Terminei na colocação 64 e fora da lista definitiva.

    Resolvi voltar a trabalhar porque a poupança que havia feito há 10 meses atrás já estava se esgotando.

    Foi ai que o jogo começou a mudar.

    Acertos

    Escolhi o meu próximo objetivo, ser aprovado no MPU.

    Procurei aperfeiçoar mais ainda o meu método de planejamento, mas agora com outra estratégia de estudos, focar bastante em exercícios.

    Além disso, percebi que trabalhando, conseguia reduzir a pressão que exercia sobre mim mesmo. Apesar de agora o tempo ser mais reduzido, parecia que os estudos tinham mais qualidade, tendo mais horas liquidas para contabilizar.

    Paralelamente a isso, logo após a prova da ANEEL, fiz as provas da DATAPREV, DPU e AGU, de maneira despretensiosa. Foi ai que vieram as surpresas: aprovação e nomeação nas três para analista.

    Com isso, aprendi mais uma lição: faça as provas de órgãos com cargos semelhantes, muitas matérias se repetem e isso pode lhe garantir a aprovação!

    Fui bem mais confiante fazer a prova do MPU, apesar de estar com menos tempo de estudos, meu resultado melhorou mais um pouco. Fiquei na posição 40 para analista, mas não fui nomeado porque a fila não andou como espera, e na posição 464 para técnico, onde fui nomeado, mas assinei o termo de desistência, pois já estava trabalhando na AGU.

    A partir dai, comecei a perceber a importância de voltar a alinhar algumas coisas que havia deixado para trás como o lazer, a alimentação e os exercícios físicos.

    Coloquei todos esses pontos em meus cronogramas e direcionei meus esforços para o próximo concurso que era o da PREVIC.

    Nesse momento me deparei com uma situação que milhares de pessoas que estudam para concurso também já passaram. Quando optei pela PREVIC, surgiu o edital o STM com dois cargos de analista administrativo. Foi ai que aprendi mais uma lição, a questão do foco! Decidir manter meus esforços para a minha primeira escolha e após a prova, como tinham muitas matérias similares, direcionaria meus estudos para aquelas que ainda não havia visto.

    Decisão acertada!

    Fui aprovado e nomeado em 12o na PREVIC, já no STM fiquei em 14o para analista administrativo geral e em aproximadamente 28o para analista administrativo, especialidade administração, porém desclassificado neste último por alguns décimos na redação.


    Sobre este último cargo vale a pena fazer uma observação e registrar mais uma dica. Submeti minha redação a alguns especialista da área, elaborei meu recurso e não consegui. Aprendi que isso faz parte da regra do jogo. Dois professores consultados, corrigiram a minha redação e não entenderam o porquê do examinador ter descontado os pontos sinalizados. Porém, não adianta brigar com a banca. É importante sim, ingressar com o recurso, mas após isso, ficamos a mercê da decisão deles, infelizmente! O difícil de aceitar é a falta de coerência entre as analises e a falta de transparência quantos aos recursos.

    Mas, continuando...

    No mês das provas da PREVIC e do STM, fui nomeado para a AGU e sai da iniciativa privada.

    Após a prova do STM em janeiro de 2011, tivemos um longo ano de vacas magras no mundo dos concursos! Os certames foram suspensos e com isso, reduzi drasticamente o ritmo dos estudos.

    Busquei pensar bastante se direcionava meus esforços para a próxima prova da receita federal ou do senado.

    Como um dos meus maiores motivos em virar servidor público era continuar residindo em Brasília, optei pelo Senado.

    Mesmo assim, como não havia certeza quanto à publicação do edital, reduzi o ritmo. Frequentei uma aula presencial de português, uma de contabilidade pública e uma de processo legislativo do Senado federal, buscando me aperfeiçoar em algumas áreas que poderia vir a ter dificuldade na prova.

    Com a publicação do edital, montei meu cronograma de dois meses até a prova. No primeiro deles, foquei os estudos de maneira equilibrada durante a semana e o final de semana. Sendo 3.5h diárias, em média, de domingo a domingo. No mês que antecedeu a prova, tirei férias e intensifiquei os estudos, me dedicando 8 horas por dia, de segunda a sexta, e mais 4 horas por dia aos sábados e aos domingos.

    No dia da prova aconteceram algumas coisas engraçadas e estranhas, mas com a preparação que havia feito, estava confiante e nada me tirava do sério. Além disso, já havia aprendido uma lição que me acompanhava desde a prova da PREVIC. Estou indo fazer UMA prova e não A prova. Ou seja, aquilo não deveria ser levado como vida ou morte! Isso só atrapalha! Causa o famoso branco, desconcentração, ansiedade, dentre outros fatores.

    A primeira coisa estranha foi que o local de realização da prova, que sempre costumava ser perto de minha casa, foi realizado em outra cidade do distrito federal, a 40 quilômetros de onde resido. Estava um pouco distraído no caminho e perdi a entrada de um retorno, quando me dei conta, fiz a volta e consegui chegar a tempo. Porém, isso só foi possível porque havia saído de casa com antecedência.

    Chegando no local, aquela confusão para conseguir vaga, mas depois de dar varias voltas consegui estacionar próximo a um posto, mas um pouco distante da escola onde faria a prova.

    Para entrar na sala havia uma fila e uma moça atrás de mim começou a puxar papo reclamando do absurdo que era deles terem colocados todos para irem fazer a prova naquela localidade. Pelo que ela explicou, tinha tido que se deslocar mais ou menos a mesma distancia que eu. Tentei não esticar muito a conversa, pois ela já estava ficando meio alterada com os fiscais e demais pessoas da fila. Melhor a fazer, é não se envolver. Não iria mudar o fato de termos ido para lá, não é mesmo? Talvez uma reclamação formal ao órgão e a Banca, mas depois da prova.

    Durante a prova, o mais incrível aconteceu, primeiro ocorreu uma gritaria em salas dos andares superiores porque estavam faltando provas de alguns cargos. Controlada a situação, continuamos a prova. Em seguida, apareceram diversos carros com som automotivo e ficaram lá até a hora que fui embora. No inicio, fiquei um pouco irritado, porém olhei para o lado e percebi um rapaz batendo o pé no ritmo das músicas. Foi ai que eu me dei conta novamente, não há nada que eu possa fazer para mudar isso agora, então o jeito é abstrair e seguir em frente!

    Então ao som de sertanejo e funk é que veio a minha última aprovação, 7o lugar no cargo de analista, especialidade administração, porém com concorrência aberta para qualquer tipo de graduação.

    Desses ultimo acontecimentos, aprendi mais uma lição: independente do que aconteça no dia da prova, tente abstrair, manter o foco e estar certo de que você fez o seu melhor, aquele instante entre você e a prova, nada mais é do que o momento de você deixar registrado tudo o que estudou.

    Espero que a minha experiência possa ajudar outras pessoas que ainda estão nessa caminhada!

    Qualquer dúvida ou ajuda, pode contar comigo!

    Acredite no seu objetivo, pois a aprovação é possível!

    Adriano Torres.

    Abraços!
  • Le_Bousier
    • 23/08/15
    • 10

    #2
    Boa garoto! Belo relato e parabéns pela conquista. Agora começa o esforço mais importante de trabalhar em prol da nossa nação. Servir ao povo.

    Felicidades para você, meu amigo. Em breve seremos colegas. Um abraço.

    Comentário

    • adrianotrc
      • 27/07/09
      • 10

      #3
      Originally posted by Le_Bousier View Post
      Boa garoto! Belo relato e parabéns pela conquista. Agora começa o esforço mais importante de trabalhar em prol da nossa nação. Servir ao povo.

      Felicidades para você, meu amigo. Em breve seremos colegas. Um abraço.

      Muito obrigado, Le_Bousier!

      A caminhada muitas vezes não é tão fácil no início, mas tendo o mapa certo, a gente chega lá! =]

      Desejo o mesmo a você e espero realmente que possamos ser colegas futuramente!

      Caso precise de ajuda nos estudos, pode contar comigo!

      Por enquanto, eu e meu amigo, temos disponibilizados materiais de acordo com as dúvidas que chegam até nós, mas em breve, teremos um conjunto de vídeos com passo a passo de como enfrentar essa jornada. Indo do momento da decisão sobre realmente virar servidor público até o que fazer quando passar a prova!

      Estamos também preparando um blog para disponibilizar todas essas informações que estamos enviando por email semanalmente. Com isso vai ficar mais fácil a consulta por qualquer pessoa que tiver interesse.

      Um grande abraço!

      Adriano Torres.

      Comentário

      • Leonhard Euler
        • 10/09/14
        • 50

        #4
        Parabéns, Adriano!
        Quais livros de ADMINISTRAÇÃO vc usou? Vc oderia postar suas notas nessa disciplina nesses concursos em que vc foi aprovado.

        Comentário

        • adrianotrc
          • 27/07/09
          • 10

          #5
          Originally posted by Leonhard Euler View Post
          Parabéns, Adriano!
          Quais livros de ADMINISTRAÇÃO vc usou? Vc oderia postar suas notas nessa disciplina nesses concursos em que vc foi aprovado.
          Muito obrigado, Leonhard Euler!

          Quanto aos livros, como não há muitas opções direcionadas para concursos, eles terminam sendo muito extensos e na maioria das vezes de pouco proveito para quem está estudando. Ou seja, terminam dando uma visão muito mais acadêmica, não necessária para concursos.

          Como sou formado em administração, já tinha boa parte dos livros que utilizei, porém ressalvo que os usei mais para consulta, quando não encontrava o conteúdo nas aulas em pdf do ponto ou do estratégia.

          Livros Autores
          Comportamento Organizacional Stephen P. Robbins
          Introdução a administração Antônio Maximiano
          Gestão de pessoas Idalberto Chiavenato
          Administração geral e pública Idalberto Chiavenato
          Sistemas, Organização e Métodos: uma Abordagem Gerencial Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
          Planejamento Estratégico Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
          Safari da estratégia Henry Mintzberg
          Kaplan e Norton na prática Kaplan e Norton
          Teoria geral da administração Antônio Maximiano
          Recomendo que você procure as aulas antigas em pdf dos professores Rafael Encinas e Flávio Pômpeo Spoto. O primeiro aborda todas as temáticas de administração pública e privada, já o segundo é mais focado em gestão de pessoas.

          Como a administração é uma disciplina que não é atualizada com tanta frequência, pode utilizar essas aulas, mesmo que antigas, como base para os estudos. São disparados os melhores materiais de administração que encontrei.

          Já em relação as notas, abaixo o desempenho na disciplina de administração:
          ÓRGÃO Total de questões de ADM Acertos Erros Em branco Anuladas
          DATAPREV 0 0 0 0 0
          ANEEL 26 19 2 2 3
          AGU 27 19 4 4 0
          DPU 0 0 0 0 0
          MPU 57 44 12 1 0
          PREVIC 25 21 3 1 0
          STM - ANALISTA ADMINISTRATIVO 19 12 6 1 0
          STM - ANALISTA ADMINISTRAÇÃO 10 4 5 1 0
          SENADO 17 16 0 0 1
          * Não estão incluídas as questões de AFO, por ser uma disciplina não inclusa no conteúdo de administração.
          ** Estão inclusas as questões de ARM.

          Qualquer dúvida que tiver é só me falar!

          Abraços!

          Comentário

          • Leonhard Euler
            • 10/09/14
            • 50

            #6
            Obrigado, Adriano.
            Estudei a maioria desses livros.
            Obrigado pela paciência!

            Comentário

            • adrianotrc
              • 27/07/09
              • 10

              #7
              Originally posted by Leonhard Euler View Post
              Obrigado, Adriano.
              Estudei a maioria desses livros.
              Obrigado pela paciência!
              Por nada, Leonhard Euler!

              Espero que tenha ajudado.

              Tente dar uma lida nas aulas em pdf dos professores que lhe falei, material realmente diferenciado e que vai encurtar e muito o tempo necessário de dedicação à matéria de administração para os seus próximos concursos!

              Qualquer ajuda, é só falar!

              Abraços!

              Adriano Torres

              Comentário

              • daniell1994
                • 31/03/15
                • 1

                #8
                Opaaaaa Adriano
                Quero te desejar os Parabéns e muito sucesso para você, pois você merece cara
                Conversei com voce no skype, fizemos tipo uma consultoria online gratuita e valeu muito a pena
                tu é o cara e alem do mais é humilde e essa qualidade que vai fazer você crescer cada vez mais
                Sensacional o seu projeto do concurso em menos tempo.
                Super apoiooo
                Se precisar de ajudar estou por aqui heim, é so me chamar.

                Muito obrigado, voce é show.

                Comentário

                • adrianotrc
                  • 27/07/09
                  • 10

                  #9
                  Originally posted by daniell1994 View Post
                  Opaaaaa Adriano
                  Quero te desejar os Parabéns e muito sucesso para você, pois você merece cara
                  Conversei com voce no skype, fizemos tipo uma consultoria online gratuita e valeu muito a pena
                  tu é o cara e alem do mais é humilde e essa qualidade que vai fazer você crescer cada vez mais
                  Sensacional o seu projeto do concurso em menos tempo.
                  Super apoiooo
                  Se precisar de ajudar estou por aqui heim, é so me chamar.

                  Muito obrigado, voce é show.

                  Muito obrigado, Daniel!

                  Eu te agradeço também por compartilhar suas experiências e dúvidas! Elas estão sendo bastante úteis no direcionamento de materiais que temos produzido no site. Tenho certeza que seus questionamentos e anseios também são compartilhados por diversos "concurseiros", assim, um termina ajudando o outro, e esse que é o nosso intuito!

                  Seguindo nesse caminho que você me mostrou e fazendo os pequenos ajustes que conversamos, mesmo que você não queria, a aprovação vai chegar! =D

                  Qualquer coisa, conte conosco!

                  Um grande abraço!

                  Adriano Torres.
                  concursoemmenostempo.com.br





                  Comentário


                  Working...
                  X