Announcement

Collapse
No announcement yet.

Aprovado ATRFB e BNDES

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • CAMAFALU
    • 28/03/12
    • 426

Aprovado ATRFB e BNDES

Como muitas vezes eu vim aqui buscar inspiração para estudar, nada mais justo que contribuir também com a minha história. Caso esse relato possa ajudar alguém, já valerá muito a pena!

A decisão

Eu era sargento da FAB há bastante tempo. Minha especialidade era controle de tráfego aéreo, profissão que carregarei para sempre no meu coração com muito orgulho. Apesar de o trabalho ser sensacional, a carreira ($$$) e as condições a que esses profissionais precisam se submeter são completamente incompatíveis com o nível de responsabilidade inerente ao serviço. Isso gera desmotivação generalizada, o que é comprovado pelo número cada vez maior de profissionais que “pedem pra sair”. Enfim, eu poderia escrever até um livro sobre isso, mas o foco aqui é outro. (rs)

Como eu sabia que não pretendia fazer carreira ali para sempre, fiz faculdade de Ciências Contábeis já projetando uma chance de passar em algum outro concurso. Após me formar, ainda levei um tempo razoável até conseguir encarar de fato a dura vida de concurseiro trabalhador. Porém, embora tardio para alguns, chegou o dia em que uma grande decepção que tive na FAB veio a motivar de forma definitiva a minha decisão de estudar.

Nesse momento quero fazer uma observação: a decepção que tive na FAB não foi alimento na fase de preparação, mas apenas o que motivou a “decisão”. Penso que motivações positivas são muito mais produtivas que as negativas. Assim, eu rendia muito mais ao imaginar o quanto minha vida poderia melhorar com um novo cargo, do que ao ficar me martirizando de estar no atual emprego. Além de não ficar murmurando, sempre mantive o sentimento de gratidão diante de Deus e da vida pela oportunidade de poder pagar minhas contas e de tirar dali meu sustento e as condições necessárias para buscar um lugar melhor. Quem me conhece sabe que sempre procurei trabalhar com excelência e servir de exemplo para os colegas mais novos, principalmente porque lidava com a proteção de vidas no desempenho da profissão.

A dificuldade do início

Uma vez tomada a decisão de encarar o mundo dos concursos, veio a fase do “como fazer”. Gente, o início é REALMENTE muito difícil. Tão difícil que muitos já desistem logo de cara. Muitas são as perguntas: para qual concurso estudar? Como estudar? Qual material utilizar? Como manter a motivação? Como conciliar tantas disciplinas? Como não enlouquecer com tudo isso? (Rs)

O legal é que todos os nossos concorrentes passam pela mesma coisa, né? A lição que tirei dessa dificuldade inicial é que nós vamos nos conhecendo melhor enquanto encaramos o desafio, erramos, quebramos a cara etc. Com o tempo, aprendemos a aprender, conhecemos nossos pontos fortes e fracos, o que serve e o que não serve para nós mesmos. Parece clichê, mas a verdade é que não há receita de bolo. Uns aprendem mais por livros, outros por vídeo-aulas ou PDF´s; uns estudam 12h por dia, outros não conseguem passar de 4h; uns rendem melhor estudando sem trabalhar, outros se sentem muito pressionados ao parar de trabalhar; uns gostam de fazer resumos, outros detestam; uns preferem estudar em casa, outros em uma biblioteca. O que mais importa, na verdade, é seguir acumulando conhecimento e se tornar cada vez mais competitivo. Você deve daqui a um mês, por exemplo, derrotar em uma prova quem você é hoje. A referência deve ser sempre a própria pessoa. Não adianta ficar se comparando com quem disse que passou pra NASA estudando 3 meses, pois isso é completamente infrutífero. Cada um carrega suas facilidades, dificuldades e bagagem anterior. A história dos outros deve servir de inspiração, não de comparação.

A caminhada

Comecei minha caminhada sem saber para onde atirar. Então, resolvi fazer um curso presencial de direito constitucional e direito administrativo pelo fato dessas duas caírem em praticamente todos os concursos. Enquanto isso, revisava em casa contabilidade e português. Depois de poucos meses, saiu o concurso do MPU em 2010. Resolvi prestar para Analista Contábil, mas não passei nem longe. Foi muito longe mesmo!! (rsrs)

Depois de prestar outros concursos para contador de tribunal em 2010 e início de 2011, decidi que não queria ficar concorrendo apenas para esses certames com pouquíssimas vagas. Como eu não era mais um completo iniciante, já havia me familiarizado com termos como “área fiscal” e “área de controle”, por exemplo. Resolvi, então, focar na área fiscal pelo fato de o conhecimento adquirido ser aproveitado em boa parte entre um concurso e outro.

Em meados de 2011 comecei minha preparação voltada para a área fiscal. No início de 2012 começou a rolar bizu que sairia o concurso do MDIC, cujo conteúdo era muito parecido com o da Receita Federal. Decidi, então, encarar a prova para Analista de Comércio Exterior. Fui aprovado no concurso, mas fora das vagas. Fiquei mais ou menos entre os 300, mas eram apenas umas 110 vagas. Então, nem entre os classificados eu fiquei. Mesmo não tendo passado, o fato de ter chegado perto (o lance do copo meio cheio ou meio vazio...rs) me deu bastante confiança para o edital que sairia logo em seguida: a temida Receita Federal do Brasil.

O concurso de 2012 trouxe a novidade de provas para analista e auditor no mesmo dia. Resolvi prestar para analista pelo fato deste oferecer muito mais vagas. Como analista eu já estaria bem melhor do que estava na FAB e poderia continuar estudando caso quisesse subir mais um degrau. Em dezembro de 2012 recebi a feliz notícia de ter sido aprovado e classificado dentro dos 50% excedentes. Os boatos diziam que era praticamente garantido que seríamos nomeados, o que veio ocorrer apenas em fevereiro de 2014.

Após o resultado da RFB, decidi focar no ICMS-SP, cuja autorização já havia saído. Sem dúvida alguma, o período entre a prova da RFB/2012 e o ICMS-SP/2013 foi o que eu mais estudei. Caí pra dentro mesmo, tirei férias nos últimos 20 dias antes da prova e cheguei o mais preparado que eu poderia. Nesse período de preparação, passei a estudar utilizando o tablet Galaxy Note, o que recomendo demaaaaaaaaaais. O estudo fica bem mais organizado por diversos motivos. Pois bem, apesar de chegar ao dia da prova com conhecimento suficiente para ser aprovado (pelo menos no meu ponto de vista), pequei em algo que não acreditei 100%: o fator tempo de prova.

Desde que comecei nos concursos, a todo tempo ouvia sobre o quão importante era saber administrar o tempo. E isso sempre foi algo que eu fiz muito bem. Assim, por achar que me garantiria na hora da batalha, fiquei mais preocupado em acumular conhecimento do que simular as condições da prova. E deu no que deu. Nunca, eu disse NUNCA, vi nada igual ao ICMS-SP. Aquela P1 é feita pelo Satanás!! O tipo de prova elaborada para não ser feita. O que mais vi foram pessoas que estudaram dizerem que chutaram umas 20 questões das 100. Eu chutei mais ou menos nessa faixa. Saí tão tonto da prova, que acho que nem sabia voltar pro hotel, quanto mais se daria ou não pra passar. No dia seguinte, a P2 foi bem tranquila, mas a P3 foi mais um aprendizado pra mim. Eu estudei muito na última semana, pois queria revisar o máximo possível pra garantir a aprovação. Lembro que na hora do almoço eu estava muito exausto. Fui para a P3 enxergando embaçado (arrependi de não ter tomado um Red Bull...rs), fato que não me permitiu fazer a prova com a velocidade necessária. Fui muito bem em contabilidade e direito tributário (90% e 80%), mediano em legislação (66%) e acabei tendo que chutar as 10 questões de TI pela falta de tempo. Mandei tudo na “B” e errei TODAS (rs). Enfim, o resultado é que só fiz 214 pontos e fui reprovado por uma questão na P1 (só acertei 49 e o mínimo era 50). Se eu tivesse acertado mais uma da P1 e conseguido fazer a prova de TI (peso 2), acho que teria dado. Porém, cada concurso tem sua história, não é?

Durante a preparação para o ICMS-SP, resolvi fazer também a prova do BNDES, motivado por um amigo da FAB que tinha um cunhado trabalhando no banco. Ele dizia o quão bem esse cunhado vivia no Rio de Janeiro e o quanto ele gostava da profissão. Fiquei interessado e optei por me inscrever, uma vez que “só” cairia português, língua estrangeira e específica de contabilidade (para o cargo de contador, é claro), com diversas disciplinas da área contábil. A prova do BNDES ocorreu num domingo, 3 semanas antes do ICMS-SP. No sábado à noite, eu fiquei em dúvida se valeria mesmo a pena perder um domingo inteiro fazendo prova, ao invés de estudar para o concurso no qual estava focando, uma vez que já era reta final. Aí vem outra frase conhecida do meio concurseiro: “estudante estuda, concurseiro faz concurso”. Outra que tinha ouvido antes: “não é você que escolhe o concurso, mas o concurso que te escolhe” (rs). Resolvi, então, ir fazer a prova para treinar, embora achasse que minha chance era mínima por não ter estudado nada que não cairia no ICMS-SP.

Quero aqui retomar aquilo que falei no início sobre “acumular conhecimento”. Nos concursos que fiz para contador, tive que estudar AFO e Contabilidade pública; para a Receita Federal estudei o regulamento do Imposto de Renda praticamente todo; e na área fiscal estudei bastante contabilidade geral, contabilidade avançada (sobretudo para o ICMS-SP), contabilidade de custos, direito tributário, auditoria e matemática financeira. Tudo isso foi cobrado também no BNDES. Inclusive, uma questão discursiva que poucos esperavam veio cobrando alguns detalhes sobre imposto de renda, fato que me deu uma certa vantagem por ter estudado para a Receita Federal. Acabou que consegui ser aprovado entre os 25 primeiros, e convocado agora em março de 2015.

Após pensar muito bem e buscar informações sobre a carreira, decidi pedir exoneração da Receita Federal e assumir como contador do BNDES. Estou adorando o ambiente de trabalho, os benefícios, a carreira, o Rio de Janeiro e a nova vida que aqui encontrei. O que posso falar do BNDES é que inicialmente é compatível com as carreiras de auditor, sendo que no longo prazo fica ainda melhor.

Eu não entrei em maiores detalhes, mas após a prova do ICMS-SP, ainda bati na trave no ICMS-PA/2013 (reprovado por uma questão) e no AFRFB/2014 (reprovado por 3 questões). No Pará, não consegui estudar certinho por estar muito ansioso pela nomeação na Receita, enquanto para AFRFB o edital saiu na minha primeira semana de trabalho como ATRFB, fato que dificultou uma preparação mais sólida, já que eu estava me adaptando a uma nova rotina.

Os enrolados persistentes também passam

Aqui eu gostaria de deixar um recado aos que se parecem comigo e pensam em desistir por isso. Eu sou muito enrolado e bastante indisciplinado. Tentava mudar isso por meio de artifícios como metas mais suaves, mas quase nunca conseguia cumprir. Cheguei a fazer metas semanais com 3 níveis que eu chamava de meta desafiadora, razoável e mínima (exemplo: 35h, 25h e 18h semanais). Essas metas variavam de acordo com minha escala de trabalho. Poucas foram as vezes em que consegui bater a meta desafiadora, enquanto várias foram as vezes em que nem a mínima eu fiz. Por vários momentos, sobretudo após alguma prova, passava semanas ou meses sem estudar. Quando estudava, variava muito entre uma semana e outra. Tipo...estudava 40h numa semana e 8h na seguinte. A vantagem de manter esse controle é que eu ficava sempre me cobrando, apesar de que não adiantava muita coisa (hahahahaha).

O que quero dizer é que os indisciplinados também passam. Demoram um pouco mais, mas passam (rs)!! O importante é SEGUIR ACUMULANDO CONHECIMENTO (estou chato com essa frase, não é? Rs). Cada um terá seu tempo e no final valerá muito a pena, gente!!! Comecei a me envolver com os concursos em 2010, e só em 2015 que dei a missão por encerrada ao ser convocado para o BNDES. Eu já estava ensaiando o retorno aos estudos agora em abril, mas graças a Deus não precisei mais voltar. Caso eu tivesse optado por permanecer na inércia do dia a dia, ou tivesse desistido diante das dificuldades, o tempo teria passado de qualquer forma e eu estaria controlando voo insatisfeito com a carreira. Hoje posso dizer que estou muito feliz e motivado a crescer dentro do banco e contribuir da melhor forma possível com o desenvolvimento do país. E estou muito feliz também por poder fazer isso dentro de uma carreira digna quanto à remuneração. Sem dúvida alguma valeu muito a pena cada hora estudada, cada momento de lazer abdicado, cada minuto em que fiquei estudando com sono ao invés de ir dormir e cada lágrima derramada diante da dificuldade e da incerteza dos resultados.

Indicação de materiais e métodos de estudo

Pessoal, a melhor dica que posso dar a respeito de métodos de estudo é que comprem a última edição do livro do Alexandre Meirelles. Nada que eu falar vai ser melhor do que seus ensinamentos (rs). Quem quiser uma amostra do que é o livro, basta baixar o “manual do concurseiro” publicado pelo próprio Meirelles. São umas 27 páginas em PDF, salvo engano, e fez tanto sucesso que o motivou a aprofundar o conteúdo e escrever seu livro.

O material de estudo também varia muito com o tempo. Sempre que eu ia estudar uma nova disciplina, buscava informações recentes na bibliografia aqui do fórum. O pessoal acaba convergindo para alguma unanimidade. Quando isso não ocorria, ficava entre 2 ou 3 opções. As aulas que eu mais me divertia, sem dúvida alguma, eram as do Borba (Direito tributário e Legislação tributária) e do Vilson Cortês (Legislação tributária), vulgo “Tudão”.

Agradecimentos

Agradeço demais a todos que me ajudaram e apoiaram nessa dura caminhada (família, amigos e minha ex-namorada)!! Certamente teria sido muito mais difícil sem vocês. Dentre os concurseiros, meu agradecimento especial ao PJ, grande companheiro de batalha e amigo para toda a vida, e à “Sino”, que conheci inicialmente em um fórum e que depois se tornou uma grande amiga e parceira nos estudos. A todos vocês, meu muito obrigado!!!
  • anacarol10
    • 02/05/15
    • 2

Parabéns! Me identifiquei muito com seu relato, pois também sou bct iniciando os estudos para área fiscal, que Deus te abençoe nesta nova jornada. Abraços!

Comentário

• FlavioBezerra
      • 03/05/15
      • 3

Parabéns pelo objetivo alcançado! Tbm sou como vc, vario muito o tempo de estudo entre as semanas. Tou cronometrando tudo e tou sentindo que isso ta me fazendo ser mais exigente cmg. Vamo q vamo!

Comentário

• CAMAFALU
        • 28/03/12
        • 426

Originally posted by anacarol10 View Post
        Parabéns! Me identifiquei muito com seu relato, pois também sou bct iniciando os estudos para área fiscal, que Deus te abençoe nesta nova jornada. Abraços!
        Obrigado, anacarol10. Vc deve entender bem a parte da decisão de sair. A profissão é linda e nobre, mas as condições de trabalho e o salário não ajudam em nada. Boa sorte nos estudos e nos concursos!! Daqui a pouco vc tb irá contar a sua história e motivar outros colegas que querem tentar algo novo. Grande abraço!

Comentário

• CAMAFALU
          • 28/03/12
          • 426

Originally posted by FlavioBezerra View Post
          Parabéns pelo objetivo alcançado! Tbm sou como vc, vario muito o tempo de estudo entre as semanas. Tou cronometrando tudo e tou sentindo que isso ta me fazendo ser mais exigente cmg. Vamo q vamo!
          Obrigado, Flávio. O lance de cronometrar e registrar ajuda muito. O método que mais gostei foi utilizar uma agenda semanal, na qual eu escrevia as metas da semana e ia acompanhando diariamente os resultados. No final da semana eu tinha um registro de quais dias eu dei mole ou aproveitei bem. Bons estudos!!

Comentário

• Forreta
            • 21/04/15
            • 4

Olá CAMAFALU,

Muitos parabéns pela sua conquista!

Você se imporataria de falar mais sobre o BNDES, você falou sobre os benefícios.... poderia citar quais são? E o cargo que vc tentou foi o de analista, certo?
            Obrigado!

Comentário

• CAMAFALU
              • 28/03/12
              • 426

Originally posted by Forreta View Post
              Olá CAMAFALU,

Muitos parabéns pela sua conquista!

Você se imporataria de falar mais sobre o BNDES, você falou sobre os benefícios.... poderia citar quais são? E o cargo que vc tentou foi o de analista, certo?
              Obrigado!
              Obrigado, Forreta.

Os benefícios são vários: plano de saúde, alimentação, transporte, bolsa educação para os filhos, dentre outros. O plano de carreira tb é muito bom. Em resumo, não fica atrás dos fiscos.

Não tem cargo de analista. Vc faz para nível médio ou superior, concorrendo dentro da tua formação.

Comentário

• afrfuru
                • 30/05/10
                • 331

CAMAFLU teria comentar aonde vc estudava, e sobre os aplicativos q c usava no galaxy e como usava como ferramenta de estudo

Comentário

• afrfuru
                  • 30/05/10
                  • 331

Como era sua agenda?? Agenda em papel mesmo,planilha,app??

Comentário

• CAMAFALU
                    • 28/03/12
                    • 426

Originally posted by afrfuru View Post
                    CAMAFLU teria comentar aonde vc estudava, e sobre os aplicativos q c usava no galaxy e como usava como ferramenta de estudo
                    Usava o EzPDF pra ler as aulas e fazer as anotações. Estudava em casa ou em uma biblioteca. O tablet é tão prático que eu ia pra biblioteca apenas com ele, o carregador, a extensão e o fone de ouvido para as vídeo-aulas. Indico a vc que veja aqui no fórum o tópico específico pra isso. Foi lá que peguei todas as dicas. Pode ser que a galera já tenha dicas novas. Segue o link:

http://www.forumconcurseiros.com/for...et-para-estudo

Abraço e bons estudos!

Comentário

• CAMAFALU
                      • 28/03/12
                      • 426

Originally posted by afrfuru View Post
                      Como era sua agenda?? Agenda em papel mesmo,planilha,app??
                      Usava a agenda com visão semanal da Tilibra. No ínicio de cada semana, eu traçava a meta semanal e as diárias que teria que cumprir. Aí no final eu fazia uma análise dos erros e acertos e escrevia um breve resumo na parte das anotações.

Comentário

• sinooo
                        • 06/08/12
                        • 83

Meu deussss morri com a homenagem no final do texto!! Amei! De verdade, eu me sinto muito parte da sua vitória mesmo, como você foi da minha (e será da minha próxima!) O que eu posso deixar de dica aqui (também aprovada em ATRFB 2012) é : faça amigos no universo concursistico. A troca de idéias, de planos, de material, de dúvidas é ESSENCiAL. Se isolar um pouco dos amigos que falam de balada e futebol pra trocar idéias de quem ta no mesmo barco é acalentador, estimulante e enriquecedor
                        E o resultado? Você além de sair aprovado num concurso ainda garante uma amizade pra toda vida, uma amizade que assim como você, tem estabilidade. Você é merecedor CAMAFALU! Você é o cara! Rsrs

Comentário

• Lumina
                          • 19/01/12
                          • 73

Oi Camafalu,

Nossa que legal ver sua história contada aqui...mesmo já sabendo dela antes...rs

Que sua nova jornada seja cheia de bons frutos.... Boa Sorte!

E muito obrigada por ter sido tão solícito quando precisei....

Hj, com muito gosto, não irei lhe desejar bons estudos!...rsrsrsrs

Comentário

• CAMAFALU
                            • 28/03/12
                            • 426

Originally posted by sinooo View Post
                            Meu deussss morri com a homenagem no final do texto!! Amei! De verdade, eu me sinto muito parte da sua vitória mesmo, como você foi da minha (e será da minha próxima!) O que eu posso deixar de dica aqui (também aprovada em ATRFB 2012) é : faça amigos no universo concursistico. A troca de idéias, de planos, de material, de dúvidas é ESSENCiAL. Se isolar um pouco dos amigos que falam de balada e futebol pra trocar idéias de quem ta no mesmo barco é acalentador, estimulante e enriquecedor
                            E o resultado? Você além de sair aprovado num concurso ainda garante uma amizade pra toda vida, uma amizade que assim como você, tem estabilidade. Você é merecedor CAMAFALU! Você é o cara! Rsrs
                            Valeeeeu, Sinooo!

Em breve quero ver tua história contada aqui também. Bjs

Comentário

• CAMAFALU
                              • 28/03/12
                              • 426

Originally posted by Lumina View Post
                              Oi Camafalu,

Nossa que legal ver sua história contada aqui...mesmo já sabendo dela antes...rs

Que sua nova jornada seja cheia de bons frutos.... Boa Sorte!

E muito obrigada por ter sido tão solícito quando precisei....

Hj, com muito gosto, não irei lhe desejar bons estudos!...rsrsrsrs
                              Muito obrigado, Lumina! =D

Quando precisei, tive a sorte de contar com colegas mais experientes no mundo dos concursos que já haviam alcançado seus objetivos. Da mesma forma, sempre que eu puder estarei disposto a ajudar também.

Bons estudos pra vc!!

Comentário

• Concurseira Fis
                                • 31/05/15
                                • 2

Parabéns pela conquista.

Motivador.

Comentário

• CAMAFALU
                                  • 28/03/12
                                  • 426

Originally posted by Concurseira Fis View Post
                                  Parabéns pela conquista.

Motivador.
                                  Muito obrigado, Concurseira Fis!!

Comentário

• Joao Eduardo
                                    • 04/10/11
                                    • 153

Parabéns Camafalu!! Lembro-me que uma vez trocamos uma ideia por mensagem privada no fórum. Muito bom ver sua vitória e me identifiquei demais com o seu depoimento, ainda continuo na luta, mas estou que nem vc, há dias em que estudos mais e dias em que nada estudo. Ano passado perdi muito concurso bom por não estar focado, mas esse ano quero fazer diferente.

Sucesso no novo cargo!

Comentário

• CAMAFALU
                                      • 28/03/12
                                      • 426

Originally posted by Joao Eduardo View Post
                                      Parabéns Camafalu!! Lembro-me que uma vez trocamos uma ideia por mensagem privada no fórum. Muito bom ver sua vitória e me identifiquei demais com o seu depoimento, ainda continuo na luta, mas estou que nem vc, há dias em que estudos mais e dias em que nada estudo. Ano passado perdi muito concurso bom por não estar focado, mas esse ano quero fazer diferente.

Sucesso no novo cargo!

Muito obrigado, João Eduardo.

Cara, como eu disse no depoimento (e acredito muito nisso), o importante é não parar. É muito difícil manter a motivação e o estudo em alto nível por um longo período. Creio que isso seja normal entre os concurseiros que não são ponto fora da curva. O fato de vc reconhecer isso e lutar contra já demonstra que vc está buscando melhorar teu rendimento.

Continue firme que no final vale muito a pena. A dor da batalha passa, mas o aprendizado e o cargo ficam pra sempre contigo.

Grande abraço e boa sorte, meu camarada!!

Comentário

• Jessérs
                                        • 16/04/13
                                        • 24

Meus parabéns, colega! Gostaria de saber qual aplicativo vc utilizava para fazer leitura do pdf em seu tablet. Valeu!

Comentário

• CAMAFALU
                                          • 28/03/12
                                          • 426

Originally posted by Jessérs View Post
                                          Meus parabéns, colega! Gostaria de saber qual aplicativo vc utilizava para fazer leitura do pdf em seu tablet. Valeu!
                                          Muito obrigado, Jessérs.

Eu utilizava o EzPDF Reader Pro. Ele não é gratuito, mas é baratinho. Comprei seguindo dica de colegas aqui do fórum, e valeu cada centavo. Ele possui diversos recursos como marca texto, sublinhar, escrever à mão livre, inserir figuras (às vezes eu dava um print de um resumo pessoal, ou de algum esquema feito por professor em vídeo aula, e inseria a figura num espaço em branco do PDF), dentre outros. Você pode também inserir uma página em branco no meio das aulas pra fazer algum resumo, anotação ou esquema. Salvo engano, dá até pra inserir um áudio no PDF, mas eu nunca utilizei.

Só sei que meus PDF´s (digitais) eram mais personalizados que os impressos (Livros e PDF´s que imprimi antes do tablet).

Abraço e bons estudos!!

Comentário

• AdrianaC
                                            • 21/03/14
                                            • 2

Obrigada! Vc me motivou a recomeçar!

Comentário

• Jhac.fiscal
                                              • 30/03/14
                                              • 15

Muito obrigado, CAMAFLU!

Comentário

• CAMAFALU
                                                • 28/03/12
                                                • 426

AdrianaC e Jhac.fiscal, fico feliz se ajudei de alguma forma!! Abraço e bons estudos.

Comentário

• Miria13
                                                  • 30/04/14
                                                  • 5

Parabéns! Seu depoimento é muito motivador...

Comentário

• CAMAFALU
                                                    • 28/03/12
                                                    • 426

Originally posted by Miria13 View Post
                                                    Parabéns! Seu depoimento é muito motivador...

Fico feliz por isso, Miria13. A intenção foi realmente retribuir (pelo menos um pouco) a motivação que busquei aqui por diversas vezes.

Bons estudos e sucesso nos teus objetivos!

Comentário

• Carlos H.
                                                      • 09/05/11
                                                      • 9

Parabéns pela conquista. Me identifiquei muito com o seu relato, pois também sou um pouco indisciplinado e vivo me auto sabotando rs! Mas como vc disse, posso chegar mais tarde mas um dia chego. Tenho uma simples dúvida em relação a carga horária do BNDES que talvez vc possa me responder. É possível fazer a carga horária de 7 horas por dia direto? Ou obrigatoriamente vcs tem que fazer horário mínimo de uma hora de almoço? Obrigado.

Forte abraço

Comentário

• CAMAFALU
                                                        • 28/03/12
                                                        • 426

Originally posted by Carlos H. View Post
                                                        Parabéns pela conquista. Me identifiquei muito com o seu relato, pois também sou um pouco indisciplinado e vivo me auto sabotando rs! Mas como vc disse, posso chegar mais tarde mas um dia chego. Tenho uma simples dúvida em relação a carga horária do BNDES que talvez vc possa me responder. É possível fazer a carga horária de 7 horas por dia direto? Ou obrigatoriamente vcs tem que fazer horário mínimo de uma hora de almoço? Obrigado.

Forte abraço

Obrigado, Carlos H.

Pois é, meu camarada. O esquema é seguir estudando e aumentando teu conhecimento, não se acomodar com as semanas ruins e tentar sempre melhorar. Se parar, a pessoa anda pra trás.

Então, quanto à tua pergunta, o BNDES possui banco de horas. O horário padrão é trabalhar 7h líquidas por dia, com pelo menos 1h de almoço. Meu horário é das 10h às 18h, mas há uma certa flexibilidade acertada com a chefia, desde que não atrapalhe o trabalho. Assim, nos dias em que a carga horária for até 6h (exemplo: 13h às 19h), não se faz necessária a hora mínima de almoço.

Abraço e bons estudos.

Comentário

• ProdigY_BurN
                                                          • 03/01/07
                                                          • 36

Gostei muito do seu relato amigo. Comecei a estudar em 2001 e passei no meu primeiro concurso em 2003. Agencia Reguladora. Depois acomodei.

Voltei a estudar em 2006 e estudei até 2009, porem conheci um maldito jogo de computador MMO e parei de estudar para jogar kkkk. Agora estou pensando em voltar a estudar nesse final de 2015 ou inicio de 2016 e oque me motivou foi o lance de estudar em tablet. Talvez hoje em dia as horas de estudo passem um pouco mais rapidas com as novas tecnologias.

1- Oque voce acha desses coachings para concursos hoje me dia?

2- A última edição do livro do Alexandre Meirelles que voce menciona no seu tópico seria esse concursos fiscais:

http://www.grupogen.com.br/concursos-fiscais.html

?

Abraços

Edit:

Procurando melhor, deve ser esse:

http://www.grupogen.com.br/e-book-co...concursos.html

Comentário

• renatoorigami
                                                            • 26/04/14
                                                            • 95

parabéns pela aprovação CAMAFALU, meu sonho é poder ingressar nos cargos da Receita Federal do Brasil, gostaria de saber mais detalhes sobre sua caminhada até a prova de AFRFB 2014, e sobre essas aulas de legislação tributária do tudão, sabe onde tem as aulas em vídeo? abraços e sucesso

Comentário

Working...
                                                            X