Announcement

Collapse
No announcement yet.

ISS/SP e ICMS/RS em 8 meses.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Gustavocosta
    • 18/01/15
    • 11

ISS/SP e ICMS/RS em 8 meses.

Nome: Gustavo Araujo da Costa
    Naturalidade: Rio de Janeiro
    Trajetória:
    UFRJ(2007 - 2013)
    LS Concursos (2013/2014)
    ISS/SP - (2014)
    ICMS/RS - (2014)

Olá, amigos concurseiros.
    Estou aqui para compartilhar com vocês minha experiência no mundo dos concursos que, apesar de curta, pode servir como aprendizado para muitos, e para realizar um sonho pessoal - postar meu depoimento para motivar outras pessoas que estão no caminho que eu acabo de encerrar.

Minha trajetória em concursos públicos começou no final de julho de 2013. Um amigo de infância que acabara de ser aprovado no ICMS/SP me contou sobre a LS consultoria. Na ocasião, estava sem tempo por ter acabado de me formar e estar participando de vários processos de trainee em minha área de formação - engenharia química. Confesso que fiquei impressionado com a proposta da consultoria e, apesar de não ter quase nenhum tempo disponível, fiz minha matrícula. De julho a dezembro de 2013, praticamente não estudei. Estava viajando muito por conta dos processos de trainee e não conseguia nem fazer 2 horas diárias. Sem contar que estudava no máximo 3 dias por semana
    Em dezembro de 2013, apesar de ter tido êxito em alguns processos dos quais participava, resolvi "largar tudo" e começar a estudar para a área fiscal com 100% de dedicação. Meu amigo de infância, que já tinha tomado posse, me contava sobre a rotina de trabalho na SEFAZ/SP e os benefícios da carreira e acabei ficando 100% decidido do que queria para a minha vida. Lembro-me de passar o Natal e o ano novo em casa pensando que em 2014 minha vida mudaria completamente e que precisaria de muita dedicação para conseguir minha aprovação. Os pensamentos de que minha vida social ficaria em "stand by" e que meu tempo livre ficaria bem escasso eram um tormento, mas eu sabia dos sacrifícios necessários para atingir um objetivo maior.

Entrei em 2014 a toda carga. Estudava aproximadamente 12 horas por dia. Estava cumprindo 2 metas da LS por semana. Metas que deveriam levar uma semana cada para serem cumpridas. Consegui imprimir um ritmo de estudos que não sabia ser capaz de conseguir e percebia que, talvez, conseguisse aprovação mais rápido do que o tempo médio. Em fevereiro, quando ainda estava bem "verde", recebi a notícia do edital para o ISS/SP. Na ocasião, apesar de saber pouquíssima coisa, resolvi mudar o meu planejamento na LS. Estava seguindo um roteiro mais geral, que me preparava para qualquer concurso da área fiscal, e mudei para um específico para o ISS/SP.
    Durante 3 meses - de fevereiro a maio -, intensifiquei meus estudos, chegando a fazer 14 horas líquidas diárias. Estudava praticamente o dia todo. Durante o banho e em momentos em que não podia ler, colocava o CTN em áudio no meu celular para poder continuar aproveitando meu tempo ao máximo para estudar. Comecei a elaborar resumos bem concisos para que pudesse rever a matéria rapidamente. Para vocês terem uma ideia, ao final, nenhum dos meus resumos tinham mais de 10 páginas e eu conseguia "passar" pela matéria toda em menos de 30 minutos. Claro que esse processo foi demorado. No começo, meus resumos eram grandes e me tomavam muito tempo em sua leitura, mas com o tempo eu fui enxugando-os a ponto de ficarem bem pequenos.

Em maio, fiz o ISS/SP e fiquei em 151. Apesar de ter ficado entre os excedentes, comemorei muito o resultado. Sabia que existia alguma chance de ser chamado futuramente. Apesar disso, não diminui os estudos e continuei o ritmo de 12/14 horas diárias.

Em junho, saiu o edital para o ICMS/RS. É agora que vem a lição mais importante que posso passar pra vocês. O ICMS/RS sempre foi meu sonho. Era o concurso em que mais queria passar. O entusiasmo para estudar foi a mil e eu queria estudar cada minuto possível de todos os meus dias. Entretanto, a realidade foi um pouco diferente. Apesar de toda a vontade de estudar, não conseguia estudar nem sequer 4 horas diárias com qualidade. Meu cérebro e meu corpo cobravam o ritmo desumano que imprimi para o ISS/SP e fui obrigado a parar por 15 dias para recarregar as baterias.

Passado os 15 dias de descanso, voltei para os estudos do ICMS/RS com "sangue nos olhos". 14 horas diárias novamente e muita força de vontade. Sabia que corria o risco de fadigar, mas achei que seria a hora certa de dar o gás a mais que eu tinha. O edital já estava na praça e este era o concurso dos meus sonhos.

Em agosto, fiz a prova do ICMS/RS. Que prova, amigos!!! Eliminava por matéria, provas muito longas, tempo de resolução muito curto e uma banca com pouquíssima credibilidade - FUNDATEC.

Ao final da prova, sabia que tinha alguma chance de passar, mas dependeria de não ter sido eliminado no bloco civil/penal/empresarial, português e administrativo/constitucional.

Na segunda-feira depois da prova, saiu o gabarito. Conferi o resultado com minha família - ainda estávamos em um hotel em POA. Esse, com certeza, foi o momento mais emocionante de toda a minha vida. No bloco civil/penal/empresarial precisava fazer 10 questões para não ser eliminado. Pois então, consegui cravar exatamente 10 questões. A conferência do gabarito foi um processo digno de final de copa do mundo. Minha mãe lia a resposta do gabarito, eu conferia a minha resposta e meu pai apenas rezava...rs. Depois do primeiro bloco, estava muito aliviado. Sabia que esse bloco era o mais perigoso. Enfim, mal sabia eu que estava profundamente enganado.
    A segunda matéria a ser conferida foi português, precisava fazer 12 questões. Pois é. Fiz exatamente 12 questões...rs. Estava com a sorte do meu lado. Mais uma vez, um desavisado que passasse pela porta de nosso quarto iria achar que estávamos assistindo a um Brasil X Argentina. Àquela altura, já nem me importava para as restrições de barulho do hotel, era impossível conter a emoção.
    Faltava apenas um bloco passível de ser eliminado: Administrativo/constitucional. Assim como o bloco penal/civil/empresarial, era necessário acertar 10 questões para não ser eliminado. Quando estava na conferência da 13ª questão, já havia acertado 8 questões. Era como terminar o primeiro tempo ganhando por 3X0. Precisava apenas de mais dois acertos. E, mais uma vez, Deus estava disposto a me passar por mais um teste para cardíaco. Errei a 14ª, 15ª, 16ª, 17ª e 18ª questões. Nesse momento, parei de conferir o gabarito. O nervosismo era insuportável. Minhas mãos tremiam como nunca. Meus pais não continham as lágrimas. Era pouco provável que acertasse as últimas duas questões vindo de 5 erros consecutivos. Enfim, decidi conferir as 2 de uma só vez. Mais uma vez, gol do Brasil! Acertei as últimas duas questões para delírio dos presentes no quarto. Pronto, após esta última etapa, bastava apenas conferir o resto, que eu sabia que tinha ido muito bem. O saldo final foi mais de 75% de acertos - isso antes dos recursos. E lá fomos eu e meu pai por uma excursão pelas ruas de POA provar a cerveja local...rs

Em setembro, saiu o resultado final do concurso. Fiquei em 49. Estava cumprida a minha missão: aprovado no concurso para ICMS/RS!

Apesar de toda a suspeita que isso possa gerar por atualmente eu ser um consultor da LSconcursos, preciso ressaltar a importância da consultoria na minha preparação. Os planejamentos eram primorosos, meu consultor era super solícito e eu podia dedicar minhas horas livres apenas para estudar. A consultoria fazia todo o planejamento para mim. Não precisava me preocupar se estava fazendo as revisões das matérias nos momentos certos, se o material pelo qual estudava era o melhor do mercado ou se algo da legislação havia mudado. Quando ocorria alguma mudança na legislação, meu consultor me avisava por email ou as metas seguintes me alertavam. Os materiais sempre eram os melhores e quando eu não me adaptava muito bem, meu consultor trocava o material e eu estava pronto para seguir em frente. Na semana da prova recebia uma estratégia de como resolver a prova e evitar pegadinhas. Enfim, estava realmente em boas mãos e muito bem assessorado.

Esse é um pedaço da minha trajetória até a aprovação no meu concurso dos sonhos. Espero que vocês tenham tirado lições dos meus erros e que meu relato incentive vocês a estudarem para alcançar seus objetivos. Se falar que em momento nenhum pensei em desistir, estarei mentindo. O caminho é árduo e incerto. A insegurança bate na porta muitas vezes e os amigos geralmente não incentivam o seu estudo. Muitos vão duvidar de vocês. Mas o que importa é o quanto vocês acreditam em sim mesmos. Sempre lembrem dos seus objetivos! Foquem no "prêmio". A aprovação vale qualquer tempo "perdido" estudando. A sensação de ver seu nome no DO é inenarrável. Acreditem, todo o esforço valerá a pena!

Bons estudos e muito sucesso para vocês, meus amigos.

Grande abraço

Link da minha entrevista no site da LS: http://www.lsconcursos.com.br/entrev...2014-n110.html

• iago.pereira
    • 19/09/14
    • 2

Obrigado por ter compartilhado sua saga, Gustavo!
    Desejo sucesso nessa nova etapa de sua vida!
    Abraço!

Comentário

• GiovanaC90
      • 14/10/12
      • 633

Parabéns pela aprovação! Obrigada por compartilhar!
      Sucesso!

Comentário

• Gustavocosta
        • 18/01/15
        • 11

Muito obrigado, GiovanaC90 e Iago.Pereira.
        É uma satisfação poder compartilhar isso com vocês.

Comentário

• marigraniel
          • 20/01/13
          • 124

Gustavo, meus parabéns e muito sucesso.

Aproveitando que você falou sobre a LS, gostaria de esclarecer algumas duvidas. Como o consultor faz com relação aos exercícios? É ele quem escolhe os exercícios para serem feitos? E sobre análise do edital, o consultor faz isso também? Para que eu possa estudar mais as matérias que têm maior peso na prova e etc... São perguntas meio bobas, mas fiquei em dúvida. Estou perguntando porque pretendo utilizar essa consultoria.

Comentário

• Gustavocosta
            • 18/01/15
            • 11

Oi, marigraniel.
            Os exercícios são selecionados pelos consultores de acordo com o seu planejamento.
            Quanto a análise do edital, ela é feita em conjunto pelos consultores. É feita a análise para que seja traçado um planejamento para cada concurso especificamente de acordo com o situação do aluno. O seu estudo já é ponderado com o peso de cada matéria no edital. Logo, você estudará mais tempo as matérias que serão mais cobradas no certame para o qual você quer ser aprovada.
            Qualquer coisa, estou a disposição.
            Bons estudos.

Comentário

• Gustavocosta
              • 18/01/15
              • 11

Oi, marigraniel.
              Os exercícios são selecionados pelos consultores de acordo com o seu planejamento.
              Quanto a análise do edital, ela é feita em conjunto pelos consultores. É feita a análise para que seja traçado um planejamento para cada concurso especificamente de acordo com o situação do aluno. O seu estudo já é ponderado com o peso de cada matéria no edital. Logo, você estudará mais tempo as matérias que serão mais cobradas no certame para o qual você quer ser aprovada.
              Qualquer coisa, estou a disposição.
              Bons estudos.

Comentário

• nati carioca
                • 26/05/13
                • 73

Gustavo parabéns!!

Poderia compartilhar com a gente quais materiais vc usou?

Comentário

• Marcelo Queiroz
                  • 21/03/11
                  • 171

Como e com que freqüência vc fazia leitura de lei seca?

Comentário

• Gustavocosta
                    • 18/01/15
                    • 11

Obrigado, nati carioca! Usei cursos de vários cursos online. Como a LS não tem vínculo com nenhum curso, os materiais acabam sendo bem diversificados. Usei, na maior parte, cursos em pdf.
                    Marcelo Queiroz, depende muito da matéria. Legislação eu costumava estudar bastante lei seca. Mas eu não pegava uma lei seca para ler inteira. A meta de estudos geralmente me direcionava e apontava os artigos que deveriam ser lidos. Então não perdia muito tempo, apesar de ler pequenos trechos das leis com uma certa regularidade.
                    Abs

Comentário

• pablo1978
                      • 01/05/07
                      • 301

Gustavo, primeiro parabéns pelo desempenho..
                      realmente impressiona quando comenta sobre a estafa e sua força de vontade para seguir em frente.
                      Muitas vezes paramos exatamente neste momento, por medo e fraqueza.

Gostaria de saber em quais matérias você tinha dificuldade e se há alguma adaptação por parte da consultoria para que você elimine a mesma.
                      Parabéns, Guerrreiro.

Comentário

• Gustavocosta
                        • 18/01/15
                        • 11

Fala, Pablo1978.
                        Muito obrigado!
                        Tive muita dificuldade em contabilidade no início.
                        Devido a minha dificuldade, meu consultor trocou o material em pdf pelo qual eu vinha estudando por um material em vídeo.
                        Abs

Comentário

• paulojorge
                          • 09/09/14
                          • 38

Gustavo, parabéns.
                          Cara, me fala uma coisa, a prova do RS foi super atípica e acabou dando vários problemas , o que trouxe muitas surpresas entre os aprovados.
                          Você acha que o conteúdo que você estudou foi o que realmente te ajudou ou foi acúmulo de preparo?
                          Pergunto, pois em menos de três anos é possível ver tudo, mas não assimilar perfeitamente todas as matérias.
                          Abraço
                          Paulo

Comentário

• Gustavocosta
                            • 18/01/15
                            • 11

Fala, Paulojorge.
                            Meu camarada, o conteúdo foi o diferencial. Eu tinha menos de um ano de estudo, não tinha muito conhecimento acumulado.
                            Na minha opinião, com uma boa preparação, em um ano e meio de estudos, você já está pronto para passar em um concurso TOP.
                            Abs

Comentário

• paulojorge
                              • 09/09/14
                              • 38

Valeu, Gustavo.
                              O jeito é manter o foco e perseverar até que a preparação tenha sido a ideal.

Comentário

• pablo1978
                                • 01/05/07
                                • 301

Gustavo, você pode dizer qual foi este material em vídeo que a Consultoria te indicou?
                                Ainda estou derrapando na matéria.
                                Obrigado pela ajuda

Comentário

• kleberto
                                  • 27/02/15
                                  • 5

Olá Gustado. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelas aprovações e agradecer pelo seu depoimento. Com certeza serve de inspiração e motivação para muita gente. E mostra que trabalhando duro podemos conquistar nossos objetivos.

Eu li seu depoimento e me surpreendi na parte onde você diz que "nenhum dos meus resumos tinham mais de 10 páginas e eu conseguia "passar" pela matéria toda em menos de 30 minutos". Sendo um numero reduzido, permite realmente revisar todo o conteúdo em pouco tempo mesmo.

Comecei a estudar no fim do ano passado, e também estou fazendo resumos. Mas percebi que toma muito tempo e eram extensos. Então não eram tão eficientes assim e estava até pensando em desistir de fazer os resumos, até que li seu depoimento.

Para acelerar os meus estudos, estava pensando em utilizar os seus resumos, e caso eu sinta necessidade, ir acrescentando algumas informações. Creio que deve conter as informações mais relevantes já que você foi aprovado.

Será que você poderia fornecer os seus resumos?

Grato

Comentário

• Gustavocosta
                                    • 18/01/15
                                    • 11

Boa sorte na sua preparação, Paulojorge.
                                    Abs

Comentário

• paulojorge
                                      • 09/09/14
                                      • 38

Gustavo, boa tarde!
                                      Você pode dizer um pouco sobre como é a função?
                                      Nós realmente usamos boa parte do que aprendemos?
                                      Pergunto, pois queria saber se eu realmente gostaria da função de fiscal do Estado, pois gosto muito dos tributos municipais e de repente posso me enveredar apenas para estes certames.
                                      Desde já agradecido
                                      Paulo

Comentário

• Gustavocosta
                                        • 18/01/15
                                        • 11

Fala, Pablo1978.
                                        O material foi o do Silvio Sande.

Fala, Kleberto, tudo bem?
                                        Eu nem tenho mais meus resumos, meu camarada.l
                                        Outra coisa, creio que qualquer pessoa que lesse o meu material de revisão, não iria entender nada. Os resumos eram feitos por mim e, o mais importante, pra mim.
                                        Usava muitas analogias e palavras que me faziam lembrar de todo o conteúdo. Em alguns casos, "me explicava" como teria que ser meu raciocínio para conseguir entender a lógica daquele determinado tópico.
                                        No começo, meus resumos eram grandes. Com o tempo, foi resumindo-os cada vez mais até chegarem ao tamanho que falei. Tente fazer isso com os seus. Foi como funcionou comigo.
                                        Abs

Comentário

• leonardonkg
                                          • 15/09/14
                                          • 20

Parabéns pela aprovação!! Ótimo depoimento!

Comentário

• paulojorge
                                            • 09/09/14
                                            • 38

Gustavo, boa tarde!
                                            Você pode dizer um pouco sobre como é a função?
                                            Nós realmente usamos boa parte do que aprendemos?
                                            Pergunto, pois queria saber se eu realmente gostaria da função de fiscal do Estado, pois gosto muito dos tributos municipais e de repente posso me enveredar apenas para estes certames.
                                            Desde já agradecido
                                            Paulo

Comentário

• liditales
                                              • 15/05/15
                                              • 4

Gustavo, parabéns, vendo sua trajetória entendemos que a base é esforço e perseverança mesmo.
                                              Vocês têm programas específicos para várias áreas fiscais ou é generalizado?
                                              Abraço
                                              Lidi

Comentário

• liditales
                                                • 15/05/15
                                                • 4

Gustavo, vocês têm programas específicos para várias áreas fiscais ou é generalizado?
                                                Abraço
                                                Lidi

Comentário

• Gustavocosta
                                                  • 18/01/15
                                                  • 11

Oi, Lidia.
                                                  Tudo bem?
                                                  Temos sim.
                                                  Você pode optar por seguir um planejamento mais geral, ou algo mais específico - como preparação para concursos da FCC, por exemplo.
                                                  Tudo vai depender de qual é o seu foco. O seu consultor poderá personalizar seu planejamento de acordo com a sua necessidade.
                                                  Abs

Comentário

• noslinets
                                                    • 08/04/16
                                                    • 1

Bom dia Gustavo, você foi aprovado também no MPU em 2013?

Comentário

• Gustavocosta
                                                      • 18/01/15
                                                      • 11

Olá, noslinets.
                                                      Não fiz este concurso.
                                                      Eu fiquei em 151 no ISS/SP e 49 no ICMS/RS.
                                                      Abs

Comentário

Working...
                                                      X