Announcement

Collapse
No announcement yet.

STN+TCDF-Histórico+Metodologia

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • LuftWaffe
    • 27/10/14
    • 11

STN+TCDF-Histórico+Metodologia

Boa tarde concurseiros.

Meu nome é Julio Maurício Pinho Ribeiro Júnior, 29 anos, entrei no mundo dos concursos em 2007, com 22 anos, e assumi meu último concurso, espero eu, agora nesse ano de 2014, (claro que não estudei todos esses anos, aposentei por uns 4 anos no meio do caminho e voltei a estudar).

Então, dividi a história de como fui aprovado em 3 partes. Na primeira contei minha história, na segunda e terceira eu conto um pouco das minha técnicas e disponho alguns materiais de estudo que foram importantes para mim.Se você se interessa só pelo final, pode pular! rs.

Pois bem, tudo começou no ano remoto de 2007, era meu ano de formatura, começava a vislumbrar o que faria da vida ao formar. Formava em Eng. Elétrica na UnB, sem nenhuma expectativa de ser realmente engenheiro. Como eu sou filho de casal de dentistas, e era meio alienado, nunca tinha ouvido falar de concurso público (juro!). Primeira vez que ouvi falar foi no meio da faculdade, quando teve uma fofoca nos corredores da FT que um colega nosso havia passado no Bacen e iria ganhar 4k! (fiquei comparando o valor com meus 475 do estágio da época e fiquei empolgadíssimo! Haha).

Então, comecei a estudar para concurso no início do ano de 2007 +-, ou pouco antes, fiz um ministério, fiquei longe, fiz um judiciário (acho que STJ), fiquei longe. Foi quando fui fazer primeiro cursinho, para o TCU logo (atirei bem alto logo! Haha), foi então que saiu edital da Anvisa em julho de 2007, salário de Técnico Adm. era 1.399,10 + alimentação de 161. SENSACIONAL para quem ganhava 475! E caia muita matemática e inglês e tinha 100 vagas (achei que era minha chance). E deu tudo certo!! Aprovado em 14. Só entrou moleque no concurso, tudo 18 a 25 anos, muito legal essa época. Mas ainda tinha a prova do TCU para fazer, com essa bagagem enorme que eu tinha, claro que foi tiro na água hahahaha, sai tremendo da prova, prova foi num nível altíssimo para meus pacos conhecimentos da época.

Não desanimei, estava formando no final do ano, já comecei a vislumbrar próximos concursos já de nível superior que fossem sair. Em dezembro de 2007 saiu edital do TST E TJDFT logo após. O TJDFT era esperado fazia anos pelos concurseiros de plantão da época, pq prometia chamar Brasilia inteira (e realmente chamou), por conta da lei nova que criava muitos cargos novos etc etc. Eu nessa época já estava em um nível melhor, 1 ano de estudo nas costas, algumas reprovações iniciais, estava animado e confiante, contudo, meu estudo ainda era muito sem planejamento e técnica. Estudei e fui para prova. Fiz boas provas em ambos, fiquei animado, no ranking do fórum estava bem, mas quando saiu o resultado do TST para analista, uma bomba, REPROVADO NA REDAÇÃO, mesmo com pontuação da objetiva no TOP 20. Meu Deus, que frustração, soquei a parede, chorei, mas sabia que semana seguinte sairia TJDFT, quando saiu o resultado, adivinha? REPROVADO NA REDAÇÃO para analista DE NOVO e classificado como técnico em 200+-. Meu Deus, desabei de vez! Contudo, tive força de vontade de fazer recurso em ambas redações. No TST eu paguei um professor famoso da época (tal de Ronaldo no Obcursos) 400 reais para ganhar 0,4 e não escapar da eliminação, estava com 3,4 na preliminar. No TJDFT resolvi fazer sozinho e advinha? sai de 3,9 na preliminar para 6,9 na final! Explosão de alegria, estava indo para um “empregão”! Ao menos era o que eu imaginava, fiquei tão feliz que praticamente aposentei a caneta. (mesmo estando pouco longe das vagas, fiquei em 33 +- para AJAA). Contudo, no meio do caminho (acho que foi depois do TJDFT e TST) eu fiz Agência Nacional do Petroleo – ANP para Analista na raça total, eu ainda era da ANVISA nessa época, só fui para prova, e acabei ficando por pouco fora das vagas. Quando é para ser não tem jeito.

Resultado, tomei posse como Tec. Judiciário TJDFT, fiquei 8 meses, fui para Analista da ANP (já com o salário bom com o Boom de 2008 das agências), e fui para Analista Judiciário para ganhar 2k reais a menos (eu gostava tanto do Judiciário, queria aposentar lá definitivamente.). Muitos não acreditaram quando eu fiz essa mudança para ganhar menos, mas esses 2 k não fariam diferença na minha qualidade de vida à época, já as 3 horas a menos de trabalho ( de 9h para 6h) fariam bastante!!

Assumi o TJDFT e pensei, “ahhh jaja passa um aumento legal e aposento aqui, meio período, estrutura boa, trabalho interessante, bons colegas de trabalho, ambiente bom...”. O tempo foi passando, passando, e fui vendo a realidade do judiciário, podridão dos sindicatos, Policrápula fdp, fiquei tão desanimado que voltei a estudar acho que em 2011 +- para auditor tributário do GDF, estudei quase 1 ano, me dediquei a beça e o trem da alegria passou (alguns talvez lembrem), o edital do concurso foi REVOGADO, e fim de papo, devolveram a inscrição, 1 ano de estudo perdido! Alias, não é pra tanto, estudo não se perde, se acumula!!

Larguei estudos denovo, contudo fiz outra prova do TCU no meio do caminho sem estudar, ainda não era o momento. Precisava de mais dedicação e vontade para ser aprovado no TCU. Em 2012 veio a leva do Senado Federal e CD. Ueh, pq não ne? Foquei os 2, estudei com minha namorada (futura esposa) que já era técnica da CD nessa altura do campeonato. Classifiquei longe em analista CD, contudo estava bem para técnico do SF , estava em 50 na objetiva, mas reprovei na redação (meu Deus, aprende a escrever PO***). Fiquei com 9,9 de 20 (precisava de 10.). Graças a Deus reprovei nessa prova, se eu tivesse “passado” estaria até hoje acompanhando fóruns confiante de ser chamado, mas no final das contas não chegaria na minha suposta posição.

Em dezembro de 2012, saiu AFC - Tesouro Nacional - STN. Nossa, depois desse tempo todo eu NUNCA HAVIA ME ARRISCADO a fazer uma prova sequer do ciclo de gestão, mas pq? Otima carreira!! Quando vi a matéria, só caia ECONOMIA, que eu era apaixonado (lembra do estudo para Aud. Trib. DF, pois bem, lá eu peguei canja em economia!). Me dediquei demais nesse ano, fiz cursinho no CEPPEG do Geraldo Goes, o cara é foda! Se tu quiser fazer concurso dessa área, vá lá sem erro. Pois bem, só deu economista nesse concurso, e eu lá como engenheiro tentando brigar por vaga, prova objetiva em março de 2013, as 4 redações (lembre, eu tenho trauma de redação, e dessa vez eram 4!!) em junho +-, o resultado em agosto-setembro. E tá lá!!! Deu tudo certo, fiquei em 172 de 175 vagas (tenso!!! Mas dentro das vagas haha). Comemorei como NUNCA essa aprovação, seria minha redenção, minha aposentadoria, quebrei a casa toda comemorando 7 h da manha com meu nome no DOU, (Morava sozinho numa kit).

A euforia foi passando, (eu olhava direto a lei do ciclo de gestão para vê meu salário tamanha emoção, ainda mais em um emprego onde eu esperava que fosse o ultimo e pq eu sou apaixonado por economia, acreditava estar unindo um bom salário com um emprego interessantíssimo, mas sabia que a qualidade de vida seria prejudicada). Só pensava comigo mesmo “estou aposentado de concurso! Agora é só investir no trabalho, fazer um mestrado, um dia serei ministro da fazenda!” hahaah. Ai veio o final do ano de 2013, balde de agua fria, Dilminha só autorizou CF para metade dos aprovados, como eu estava na rabeira, fiquei para segunda turma no “primeiro sem de 2014”, de acordo com cronograma da ESAF. Ah tudo bem, pensei eu, trabalho meio período no TJDFT, gosto do que faço, não ganho mal, está ótimo esperar um pouco mais. Mas eu estava de certa forma tão no ritmo e preparado que resolvi dá um gás a mais quando saiu o edital do TCDF (mesmo com poucas vagas). Olhei o Edital, e vi que eu teria mais chances para Analista Área 7 do que para auditor (eu sou horrível em contabilidade). Foquei no concurso no inicio 2014, a prova seria só em março – abril. No meio da preparação, veio CF do STN. A pergunta...manter o foco ou largar tudo, afinal , STN é “só o ouro” hehe. Tirei forças lá de dentro e resolvi focar, todos me chamavam de doido, afinal, “para com isso rapaz, você já está aprovado em um empregão”. Mas eu queria mais, queria um emprego que me desse além da estabilidade financeira, que me desse qualidade de vida, quero muito no futuro ter um período do dia para curtir meus futuros filhos, minha família ou fazer alguma coisa particular com tranquilidade (esportes, aulas de línguas e afins).

Pois bem, mais uma sessão de estudos, dessa vez já estava mais experiente e eficiente, não dava mais ponto sem nó. Fiz análises de como estudar cada matéria, o que seria vídeo aula, o que seria cadernos antigos, o que seria exercício, quando seria cada etapa, tudo muito mais científico do que eu fazia lá atrás. Foquei no que eu não sabia, fiz uma estratégia pormenorizada do que era preciso para passar, estudei pontos fracos, fiz cursinho do que era necessário (Previdenciário, Tributário e Contratos – tudo no IGEPP com ótimos professores). E fui para prova. Incrível, apesar de vários erros bobos, os “chutes” estavam entrando. Resultado, tirei a 3º nota da objetiva, com as redações cai para 6 no concurso (foram 3 redações dessa vez). PQP EU FINALMENTE PASSEI NO LEGISLATIVO, se não foi temido TCU foi TCDF. Apesar da inicial dúvida em a ir ou não para o TCDF em relação ao STN, eu decidi ir, lá eu vou ter tempo para me desenvolver e ter uma boa qualidade de vida para frente.

Curiosidade: Dessas redações do TCDF, a principal redação (valia 30) foi sobre gerenciamento de projetos, matéria que eu NUNCA estudei na teoria, mas vivenciei na prática por 3 anos e meio no TJDFT, eu trabalhava no escritório de Projetos do TJ. Eu basicamente transcrevi minha metodologia do TJDFT para o papel, e deu certo (27,5 de 30, foi o que me segurou lá em cima rs)! Conclusão, experiência e SORTE contam MUITO na hora da prova Essa história poderia ter tido um final triste por um detalhe (lembre, eu tinha um histórico bem ruim de redação...).

Já ficou massante a história do jeito que eu contei, se eu fosse contar a historia todinha, com detalhes de vida e de estudo ficaria muito maior, acho que daria um livro! haha. Olhando agora como escrevi parece que foi muito fácil, mas só quem me acompanhou sabe a luta que é,e foi, passar em alguns concursos públicos concorridos. Deixei de mencionar um ou outro concurso que não passei, assim como outros que fui aprovado e não assumi.

Segue um vídeo para motivar, eu assisti ele pelo menos 30 vezes nos últimos 2 anos (desde que comecei a estudar pro stn).

http://www.youtube.com/watch?v=qZIPGfzhzvM

Outro vídeo que vale a pena para dá uma animada:

http://www.youtube.com/watch?v=X-nE7PgcI4c

Como podem ver, eu fiz toda uma escadinha, passei por todas fases de um concurseiro, nada vem fácil! Quanto mais você estudar mais “sorte” você vai ter!!

Tec. Anvisa – set 2007 a agos 2008 +-
    Tec. Jud TJDFT Agosto 2008 +- a maio 2009
    Analista Ag. Nacional Petróleo – ANP maio 2009 a março 2010
    Analista TJDFT março 2010 a junho 2014
    Analista de Finanças e Controle – AFC-STN junho 2014 a setembro 2014
    Analista TCDF setembro 2014 até aposentadoria. (se Deus quiser).

Conclusão, não desistam dos seus sonhos, é só com Horas Bunda Cadeira que vocês vão conseguir se destacar do cara do lado. NADA vem fácil. Não adianta se lamentar falando que “Joãozinho é muito inteligente, eu não sou” . Isso não existe, a dedicação faz a diferença. Quanto mais tu estudar mais sorte você vai ter!! Isso é a pura verdade. Estudem, mas faça com técnica, com planejamento, faz toda diferença na efetividade. Conheço algumas pessoas que estudam por estudar, vão fazer isso a vida toda e NÃO vão passar em nada. Se você quer, você pode! Mesmo que demore às vezes mais. É aquela velha máxima, você fazer concurso até passar e esse momento SEMPRE chega aos que se dedicam!!

Boa sorte aos que continuam na labuta!

Agora vou postar alguns materiais e a forma de estudo que eu utilizo:

Vou postar alguns materiais do meu DropBox e algumas dicas de como eu faço para estudar. Tenho certeza que vai ajudar muita gente. Primeiro é um caderno de direito administrativo de um professor famoso de brasília, ele tem uma linguagem fácil e só com uso dele você gabarita praticamente qualquer prova de concurso. E segundo é um caderno de direito constitucional, também de outro famoso professor de Brasília, que também é muito bom ( esse é mais aprofundado, talvez tenha conteúdo que não caia tanto em provas, mas ele peca um pouco pelo excesso, mas ainda assim é muito bom!). E também um caderno de AFO, mais para a parte básica, mas vale a leitura. Todos cadernos digitados. (foi um amigo meu que digitou e me passou, não fui nem eu que fiz todo esse trabalho de digitação, mas me ajudou um bocado, principalmente o dir. adm.)

https://www.dropbox.com/s/5qcjnmmd64...ativo.doc?dl=0
    https://www.dropbox.com/s/ym6wfkbcpa...ional.pdf?dl=0
    https://www.dropbox.com/s/yf8rli9jgd...20AFO.doc?dl=0

Tirando os cadernos de aulas presenciais, eu usei MUITO o www.tecconcursos.com.br (melhor site de exercícios);
    Também usei muita vídeo aulas do www.euvoupassar.com.br (tem de tudo lá, tem que saber filtrar para suas necessidades).

Para o TCDF utilizei vídeo aulas do http://online.grancursos.com.br/ , sabendo procurar direitinho e pegar uma boa promoção sai bem em conta.

Já utilizei muito PDF do PONTO e do ESTRATÉGIA, são bons mas por incrível que pareça não toquei em um PDF para meu último concurso, meu combo foi Presencial no IGEPP (contratos + previdenciário + tributário) para matérias que eu sabia bem pouco e precisava de atenção especial + vídeo aulas em previdenciário e tributário (essas eu era mais fraco mesmo, precisei me dedicar). O resto tudo, eu estudei praticamente por exercícios do TECCONCURSOS, lá o professor comenta cada questão, o que acelera bastante o aprendizado.

Ahhhh quase esqueço da principal dica, FAÇAM RESUMOS!!! Teu cérebro não vai guardar o conhecimento de primeira, nem de segunda, nem de terceira!! Você precisa rever e rever e rever 100 x para dá a “sorte” de lembrar na hora da prova. Meu objetivo é sempre conseguir fazer um resumo de CADA MATÉRIA, tanto no CONTEÚDO, tanto nos EXERCÍCIOS. Como funciona? Simples, reescreva TUDO que tu acha importante da matéria na parte do conteúdo, há vários estudos de quem escreve assimila muito mais do que só ouvir ou só ler, o ideal é escrever e explicar para amigos concurseiros, aumentará ainda mais o aprendizado.

Quanto aos resumos de exercícios, é simples, por exemplo, cai direito adm. Na tua prova, você vai lá no site (tec) e pega digamos últimos 5 anos de exercícios do conteúdo que vai cair na tua prova de dir. adm da mesma banca (é claro). Digamos que deu 350 exercícios. Você começa a fazer os exercícios e sempre, SEMPRE, que você fizer um exercício, se você errar, você anota comentários da questão no teu resumo, os peguinhas que mais caem, o que é mais cobrado e afins, ok! Caso você acerte, você vai ler de qlqr forma o comentário, e, se de alguma forma, você considerar que acertou por sorte ou que na hora da prova poderia ter se confundido, ou algo assim, você anota também. OK tudo isso é trabalhoso pra caramba! Mas, acredite, vale a pena. Eu brincava com minha colega do TJ que meus resumos valiam uns 5000 reais antes da prova (claro, gastei muitassssssss horas fazendo eles!! Hehehe).

É isso, minha técnica funciona na força, mas na força com técnica. Objetivo é criar resumos de teoria (feitos a partir de VÍDEO AULAS ou PRESENCIAL ou PDF) + RESUMOS DE EXERCÍCIOS (exclusivamente feito pelo TECCONCURSOS). Você vai ter no mínimo 40-50 páginas POR MATÉRIA SÓ de resumos. Nas últimas 2 semanas da prova você esquece tudo e fica SÓ LENDO E RELENDO esses resumos (em torno de 250 páginas, escritas a mão por você nas semanas anteriores (ou aproveitados de estudos anteriores, é claro). Eu GARANTO para você que sua aprovação está nas suas mãos, menos de 0,05% das pessoas vão ter feito tudo isso e coberto TODA matéria (sim, isso é muito importante, tudo é MUITO importante, inclusive aquela LC 840 do GDF ou a LODF, vale o mesmo tanto que outras matérias).

ps - desculpe pelos diversos erros de português que devem existir no texto. Além de ter feito rapido o texto eu sou bem desatento.

Bons estudos pessoal!! #FOCO!!!

Julio Mauricio Pinho Ribeiro Junior
    Antigo Nick – Stock =)
  • renatoorigami
    • 26/04/14
    • 117

meus parabéns, sucesso na nova fase da sua vida no TCDF

Comentário

• Peluchig
      • 05/09/14
      • 2

Muito obrigado por compartilhar suas vitórias com a gente, Júlio. Com certeza, suas técnicas de estudos me ajudarão bastante. Muito sucesso pra vc!!!

Comentário

• Jetrocm
        • 01/01/11
        • 723

Fala ae, Stock! Rapaz, eu tava fuçando o Fórum e não é que achei o teu depoimento? Já ia te perguntar como tava a STN e vi que você tá no TCDF!

hahahahahahahaha

Parabéns, mulecão! Deus te abençoe aí!

Abração!

T+

Comentário

• LuftWaffe
          • 27/10/14
          • 11

Valeu Pessoal! Se ajudar alguém já ficarei feliz!

Jetro, a STN foi legal enquanto durou! TCDF está bom d+! Espero que esteja gostando do TCU e de ser professor agora!

Deus foi muito bom conosco! Mas fizemos nossa parte também! pode ter certeza!

Te disse um vez que teu depoimento me inspirou muito nesse último pique para o TCDF! Você é o cara! =)

abs!!

Comentário

• Oenomaus
            • 13/03/12
            • 754

Eterno Stock (vai demorar a me acostumar com esse seu novo nick e com esse novo layout do fórum, se um dia me acostumar kkkk)

Meus parabéns pela aprovação. Essa vitória é só uma consequência de todo esforço empreendido nesses anos de estudos. Deus sabe a hora certa de cada um e a sua chegou no TCDF.

Fiquei muito feliz quando soube que você foi aprovado dentro das vagas, aliás, foi só uma confirmação daquilo que vinha lhe falando durante todas as nossas trocas de e-mails no pós prova, kkk. Tenho certeza que será muito feliz lá e que contribuirá bastante para o bom desempenho do Tribunal.

Muito obrigado pelo depoimento. Ele, como vários outros aqui do FC, é mais um motivador para que continue nessa luta por uma vaga na Corte de Contas, na busca pela estabilidade financeira e qualidade de vida xD.

Abração e sucesso no TCDF.

Comentário

• Karoline França
              • 02/11/14
              • 1

Pessaol, bom dia. Essa é a primeira vez que pergunto aqui no fórum. Bem.. nunca quis fazer concurso na minha vida, sem nenhuma razão específica. O que eu sei é que nunca quis. o tempo passou e eu mudei de ideia. Resolvi a poucos meses que iria me dedicar inteiramente à isso. Tomada a decisão, saiu o edital do TJ-BA (analista e técnico), banca FGV. Assim começou minha saga por saber onde fazer um cursinho, ou o que comprar pra estudar... essas coisas. Gostaria muito da ajuda de vocês pra isso. Fui estagiária do TJ 2anos e amava o trabalho que desenvolvia lá, coisa de identificação pessoal mesmo.
              Então, qual curso vocês indicariam pra mim? LFG? Damásio? CEJAS (A galera de Salvador-BA sabe qual é, ele tem presencial também)? Online? ou presencial? Compro algum livro? O conteúdo programático é extenso, por onde começo, em regra? Outra coisa, pensei em fazer as duas provas a de técnico (manhã- nível médio) e a de analista ( tarde - superior Direito), o que vocês acham? Loucura ou desafio possível?
              Gente, dependo do comentário de vocês para decidir essas questões. ME AJUDEM! Abc.

Comentário

• digoplbr
                • 28/10/14
                • 5

Meu querido..teu depoimento é maravilhoso...mostra nos detalhes sua preparação. Eu queria saber se é possível você me enviar algum exemplo de resumo ...tenho dificuldade em fazer resumos "realmente resumidos". Acabo ficando afobado e boto muitos detalhes, não consigo perceber o que é importante... Assinei o Tec Concursos graças as suas dicas...

digopl@gmail.com

Comentário

• LuftWaffe
                  • 27/10/14
                  • 11

Originally posted by digoplbr View Post
                  Meu querido..teu depoimento é maravilhoso...mostra nos detalhes sua preparação. Eu queria saber se é possível você me enviar algum exemplo de resumo ...tenho dificuldade em fazer resumos "realmente resumidos". Acabo ficando afobado e boto muitos detalhes, não consigo perceber o que é importante... Assinei o Tec Concursos graças as suas dicas...

digopl@gmail.com

Boa tarde Degoplbr, espero que realmente possa ter ajudado ou dado um norte no rumo dos estudos.

Como eu disse, o objetivo do estudo pré edital e pós edital é fazer um resumo suficientemente bom de teoria e OUTRO resumo que contemple grande parte dos exercicios da banca nos ultimos anos das respectivas matérias do edital. O primeiro você pode fazer por meio de PDF, Vídeo aula e presenciais. O segundo você faz basicamente no tecconcursos.. ok Agora, como fazer resumo só com o tempo você vai pegando o jeito. No início você vai praticametne transcrever todo conteúdo que tu estuda no papel (bem trabalhoso, mas teu cérebro vai guardar muito mais que só ler ou sublinhar, acredite, só ler e nada é quase a mesma coisa (ao menos para mim)). Aos poucos tu vai escrevendo menos e menos, mas isso é uma evolução natural. Aos poucos as coisas vão parecendo mais óbvias para ti e tu não vai gastar o tempo escrevendo.

Eu escrevi do meu punho pelo menos 10 resmas de 500 folhas nesse período. Cada estudo eu fazia do início ao fim... como eu disse, meu estudo é na força, demanda tempo e esforço, contudo ele é garantido. Você vai garantir que se aparecer questões iguais ou parecidas com as anteriores (5 anos por exemplo). Você já vai ter visto e provavelmente acertará. E também vai estar com conteúdo bem firme na cabeça com a revisão das 2 ultimas semanas só em cima de resumos (os 2).

é batata!! boa sorte! (nunca menospreze a redação heiN! hehehe).

abs

Comentário

• digoplbr
                    • 28/10/14
                    • 5

Originally posted by LuftWaffe View Post

Boa tarde Degoplbr, espero que realmente possa ter ajudado ou dado um norte no rumo dos estudos.

Como eu disse, o objetivo do estudo pré edital e pós edital é fazer um resumo suficientemente bom de teoria e OUTRO resumo que contemple grande parte dos exercicios da banca nos ultimos anos das respectivas matérias do edital. O primeiro você pode fazer por meio de PDF, Vídeo aula e presenciais. O segundo você faz basicamente no tecconcursos.. ok Agora, como fazer resumo só com o tempo você vai pegando o jeito. No início você vai praticametne transcrever todo conteúdo que tu estuda no papel (bem trabalhoso, mas teu cérebro vai guardar muito mais que só ler ou sublinhar, acredite, só ler e nada é quase a mesma coisa (ao menos para mim)). Aos poucos tu vai escrevendo menos e menos, mas isso é uma evolução natural. Aos poucos as coisas vão parecendo mais óbvias para ti e tu não vai gastar o tempo escrevendo.

Eu escrevi do meu punho pelo menos 10 resmas de 500 folhas nesse período. Cada estudo eu fazia do início ao fim... como eu disse, meu estudo é na força, demanda tempo e esforço, contudo ele é garantido. Você vai garantir que se aparecer questões iguais ou parecidas com as anteriores (5 anos por exemplo). Você já vai ter visto e provavelmente acertará. E também vai estar com conteúdo bem firme na cabeça com a revisão das 2 ultimas semanas só em cima de resumos (os 2).

é batata!! boa sorte! (nunca menospreze a redação heiN! hehehe).

abs
                    Valeu cara pelas dicas..irei tentar sim...só mais uma perguntinha...alguma estratégia legal para reunir material? Como se manter atualizado em jurisprudencias?

Comentário

• LuftWaffe
                      • 27/10/14
                      • 11

Originally posted by digoplbr View Post

Valeu cara pelas dicas..irei tentar sim...só mais uma perguntinha...alguma estratégia legal para reunir material? Como se manter atualizado em jurisprudencias?

Material tu vai juntando com o tempo. Mudando com o tempo também. Eu passei ali em cima um caderno de dir. adm que eu usei do meu primeiro concurso até o último (atualizado é claro).

Jurisprudências tu vai com as que você aprendeu via pdf ou aula presencial mesmo ou que tu aprendeu fazendo exercicios...se cair coisa nova, paciência, você não precisa acertar a prova toda...

Comentário

• Joao Eduardo
                        • 04/10/11
                        • 153

Parabéns pela aprovação! Acompanhei um pouco da tua trajetória no fórum, show de bola.
                        Uma pergunta: Vc fazia resumo de TODAS as matérias que estudou?

Abs!

Comentário

• LuftWaffe
                          • 27/10/14
                          • 11

Originally posted by Joao Eduardo View Post
                          Parabéns pela aprovação! Acompanhei um pouco da tua trajetória no fórum, show de bola.
                          Uma pergunta: Vc fazia resumo de TODAS as matérias que estudou?

Abs!
                          TODAS... mas com o tempo você vai juntando resumos de estudos antigos e facilitando a vida. Dir. adm por exemplo eu só leio o caderno e faço exercicios (além de ler os resumos antigos de exercicios antigos de concursos anteriores).

Lógica e matemática eu só olho os as tabelas verdades e os poucos macetes de lógica que caem as vezes...(aqui é diferenet pq sou engenheiro e sempre tive facilidade, mas se tu não tem, acho que a chave é fazer muito exercicio...).

Na vespera do TCDF agora eu acordei as 6:30 da manhã, e fui durmir 2h da manhã sem sair do quarto (kit rs) para conseguir ESTUDAR todos resumos das matérias do concurso, acho que errei a mão, acho que devia ter feito em 2 dias, de toda forma deu certo, mas foi cansativo d++! não aconselho tanto...

Umaa coisa que não comentei no texto foi: saiba ganhar no custo benefício nos estudos. Dou um exemplo para entender melhor:

Eu tenho x dias para a prova, eu já tenho uma bagagem boa em direito adm. por exemplo. Se a prova fosse hoje, no seco, eu tiraria uns 70% liquido em dir. adm. Se eu estudar 1 semana inteira só dir. adm, possivelmente meu desempenho iria para 80%. ok?

Agora, em LODF e RITCDF, matérias que eu tive que estudar, se eu fizer a prova no seco eu tiraria 15%, com um pouco de estudo uns 40% e com muito estudo 80% ou mais. Oras, invista o tempo sempre nas matérias que você tem CxB melhor, por esse motivo eu nunca estudei nada de lógica e matemática ( a não ser dá leves olhadas nas formulas e esquemas), assim como dir. adm... sempre invisto meu tempo nas matérias desconhecidas...há um maior ganho marginal, como diria os economistas =) (aprendi isso estudando pra stn rs)

Muita gente deixa de passar em provas por menosprezar matérias simples como essas 2 que citei, elas que me salvaram na prova, gabaritei as 2 (caiu umas quase 20 na parte básica). Foi o que me salvou para manter nota competitiva...

abss

Comentário

• Joao Eduardo
                            • 04/10/11
                            • 153

Originally posted by LuftWaffe View Post

TODAS... mas com o tempo você vai juntando resumos de estudos antigos e facilitando a vida. Dir. adm por exemplo eu só leio o caderno e faço exercicios (além de ler os resumos antigos de exercicios antigos de concursos anteriores).

Lógica e matemática eu só olho os as tabelas verdades e os poucos macetes de lógica que caem as vezes...(aqui é diferenet pq sou engenheiro e sempre tive facilidade, mas se tu não tem, acho que a chave é fazer muito exercicio...).

Na vespera do TCDF agora eu acordei as 6:30 da manhã, e fui durmir 2h da manhã sem sair do quarto (kit rs) para conseguir ESTUDAR todos resumos das matérias do concurso, acho que errei a mão, acho que devia ter feito em 2 dias, de toda forma deu certo, mas foi cansativo d++! não aconselho tanto...

Umaa coisa que não comentei no texto foi: saiba ganhar no custo benefício nos estudos. Dou um exemplo para entender melhor:

Eu tenho x dias para a prova, eu já tenho uma bagagem boa em direito adm. por exemplo. Se a prova fosse hoje, no seco, eu tiraria uns 70% liquido em dir. adm. Se eu estudar 1 semana inteira só dir. adm, possivelmente meu desempenho iria para 80%. ok?

Agora, em LODF e RITCDF, matérias que eu tive que estudar, se eu fizer a prova no seco eu tiraria 15%, com um pouco de estudo uns 40% e com muito estudo 80% ou mais. Oras, invista o tempo sempre nas matérias que você tem CxB melhor, por esse motivo eu nunca estudei nada de lógica e matemática ( a não ser dá leves olhadas nas formulas e esquemas), assim como dir. adm... sempre invisto meu tempo nas matérias desconhecidas...há um maior ganho marginal, como diria os economistas =) (aprendi isso estudando pra stn rs)

Muita gente deixa de passar em provas por menosprezar matérias simples como essas 2 que citei, elas que me salvaram na prova, gabaritei as 2 (caiu umas quase 20 na parte básica). Foi o que me salvou para manter nota competitiva...

abss

Blz! Valeu pela dica! Estudo para concursos há 3 anos, mas no último 1 ano e meio as coisas ficaram mais difíceis devido ao trabalho e ao pouco tempo disponível e, esses dias, parei para pensar sobre essa história de resumos.. nunca havia feito resumos, e sempre voltava nas aulas para ler tudo novamente, agora comecei com tudo a fazê-los.. o problema é que vc sempre tem aquela sensação de que está demorando muito e perdendo tempo, mas é assim mesmo, futuramente o ganho é muito maior e vc não precisa refazer o resumo tudo dinovo.. Mas q demora, isso demora sim rsrsrsrs...
                            Valeu pelas dicas!

Abs!

Comentário

• AdamTeth
                              • 25/07/13
                              • 34

Parabéns Julin, sempre soube que você iria longe nesse mundo dos concursos. Sempre foi uma pessoa do bem e sei que irá desempenhar um excelente trabalho no TCDF.
                              Passei o olho no tópico dos aprovados daqui do FC e tinha pensado: "Conheco essa história" rs.
                              Um abraco do Loko!

Comentário

• LuftWaffe
                                • 27/10/14
                                • 11

Originally posted by AdamTeth View Post
                                Parabéns Julin, sempre soube que você iria longe nesse mundo dos concursos. Sempre foi uma pessoa do bem e sei que irá desempenhar um excelente trabalho no TCDF.
                                Passei o olho no tópico dos aprovados daqui do FC e tinha pensado: "Conheco essa história" rs.
                                Um abraco do Loko!
                                Valeu Loko!!

Noix! =)

Comentário

• alineee
                                  • 08/07/09
                                  • 11

Parabéns! Adorei as dicas!!

Comentário

• Guerreiro dos Concursos
                                    • 26/10/06
                                    • 868

Parabéns, eu também sou do judiciário federal, TRE-RJ e essa sacaneada que tomamos agora (só magistrados e procuradores, além dos parlamentares e o dilmônio, é claro, receberam um polpudo aumento, fora mais de 4 mil de auxílio moradia (mesmo para quem tem residência fixa!!!!!!!) e nós ficamos de fora, tratados como carreirão, foi a gota d'água para voltar a estudar mais a sério. Tenho sonhos e pretensões que o judiciário federal não me permite lograr e vejo que nunca vai permitir e vou ter que desamarrar meu boi da sombra.
                                    Abs
                                    Guerreiro dos Concursos

Comentário

• apitov0
                                      • 13/01/14
                                      • 19

Amigo, primeiramente, parabéns. História muito emocionante, você é guerreiro demais!

Poderia me dizer qual a bibliografia utilizada para cada matéria?

Comentário

• Azevedo
                                        • 01/04/09
                                        • 114

E gostaria de saber se essa apostila de D.Administrativo que vc deixou para download serve ou está desatualizada? grato e parabéns!

Comentário

• Flash_
                                          • 21/10/09
                                          • 22

LuftWaffe, muito obrigado pelo depoimento e pelas dicas de vídeos motivacionais. Passei por uns momentos difíceis nessa vida de concurseiro, que quase me levaram a desistência. Mas como você disse, devemos passar por estes e outros momentos para ganhar a experiência necessária para alcançarmos nossos sonhos!

Obrigado mais uma vez!

Comentário

• renatoadm17
                                            • 30/06/15
                                            • 6

Boa tarde Julio gostaria de saber qual o plano no tecconcursos que vc adquiriu ? o padrao ou o avancado? pq no avancado tem a opcao de ler os livros teoricos e tal mas como o que me importa sao as questoes eu queria saber se os comentarios das questoes mudam de um plano para o outro?

Comentário

Working...
                                            X