Announcement

Collapse
No announcement yet.

ATA 2009 -> ATRFB 2012 -> AFRFB 2014 aos 24 anos

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Augusto Guga
    • 21/03/12
    • 8

    #91
    Meu caro Luiz Fernando, tem como vc me enviar suas planilhas novamente? Meu e-mail é augusto850@hotmail.com.

    Muito obrigado.

    Augusto

    Comentário

    • ESLEAMER
      • 12/01/16
      • 8

      #92
      Originally posted by violeiro01 View Post
      Olá, galera! Vou fazer uma breve síntese da minha trajetória nos concursos públicos. Sei o quanto é importante a motivação para nos manter focados nos nossos objetivos, então se eu puder ajudar a motivar um concurseiro pelo menos, já ficarei muitíssimo satisfeito. Mantenham o foco nos estudos, abdiquem de alguns lazeres, não desistam. Vocês certamente serão recompensados por isso, acreditem.

      Meu nome é Luiz Fernando Correa Perin, tenho 24 anos e sou formado em Administração pela UFMT.

      Logo no primeiro ano de faculdade percebi que não tinha muito perfil empreendedor (essencial para um bom administrador de empresas), então tive que buscar outras alternativas. Lembro-me que fiz um concurso do BB, em 2008, e foi a partir daí que me estimulei a estudar para concursos. Eu só não sabia que essa decisão iria mudar totalmente o rumo da minha vida. Mudar para melhor, é claro rsrs (graças a Deus).

      Fazer faculdade e estudar para concurso não era uma tarefa muito simples. Fiz por volta de 10 concursos que exigiam nível médio no primeiro ano de estudos e passei em 2 e fiquei classificado em outros 2. O de ATA nomeou primeiro, e era o que tinha melhor salário, por sinal. Com um bom salário para quem estava no terceiro semestre de faculdade, resolvi parar por um tempo até me formar. De vez enquando dava uma olhada ou outra num material de administrativo e constitucional só para não perder o que já havia estudado.

      No último semestre da faculdade voltei a me preocupar com concursos, dessa vez seriam as temidas provas de nível superior. Como e já trabalhava na RFB, resolvi estudar para ATRFB, visando quem sabe um dia, se possível, passar para AFRFB. Para a prova de Analista me preparei durante 10 meses, sendo desses uns 4 meses com força total nas HBCs. Felizmente consegui ser aprovado. Foi aquela festa!!

      Fiquei de férias dos livros de outubro de 2012 a dezembro de 2013, quando resolvi estudar um pouco de contabilidade avançada, que nunca havia estudado. Entre férias, folgas e viagens fui levando, até que no fim de fevereiro saiu a autorização para prova de AFRFB. Fiquei relativamente tranqüilo (apesar da suspresa), imaginando que teríamos prova só após a Copa. Engano meu e de outros milhares de concurseiros que apostaram nisso. Dia 9 de março, inesperadamente, saiu o edital. Desespero total. Não sabia o que fazia. Eu tinha 3 opções: desistia e deixava pra focar no próximo concurso; estudava de leve, como estava fazendo, e via no que dava (sem muitas chances de passar, é claro); ou apostava todas as minhas fichas nessa prova, tirando os 35 dias de férias acumuladas e estudando loucamente. Foi o que fiz, graças a Deus. Fiz um planejamento e organizei meus estudos até a prova. Foram os dois meses mais desgastantes da minha vida. Cheguei ao meu limite físico e mental. Nos últimos 35 dias que antecederam a prova estudei em média de 12hs líquidas por dia. Em alguns dias estudei mais de 13hs líquidas. No total foram quase 520hs de estudos pós edital. Estudei em 2 meses o que estudaria normalmente em 6. Consegui ver todo o conhecimento específico do edital, a P2 . Já o conhecimento geral, a P1, vi muito pouco e confiei na minha bagagem. As provas eram dia 10 e 11/05. Torci para que eu tivesse um baita presente de aniversário, dia 12, quando saísse o gabarito. Quando eu conferi a prova fiquei muitíssimo satisfeito com meu desempenho, mas também muito triste: faltava uma questão de raciocínio lógico para fazer o mínimo da matéria. Não sabia se ficava com esperança ou não com uma possível anulação de questão. Fiz os recursos que devia e aguardei ansiosamente. Por um milagre a ESAF anulou 2 questões de RL e desde o dia 09/06 estou numa mistura de incredulidade e leveza. Ao mesmo tempo que está difícil acreditar que passei, tiro uma tonelada das costas por não mais precisar estudar para passar em outro concurso. É incrível essa sensação!!
      ---------------------------------------
      Ao longo dos meus estudos eu utilizei algumas ferramentas/estratégias eficazes para planejar meus estudos. O ciclo de estudos do Alex Meirelles foi importante e me ajudou bastante antes do edital para Analista Tributário em 2012. Já no pós edital de AT e de AFRFB eu utilizei uma planilha manual simples que eu mesmo fiz, planejando desde o dia do edital até a prova. Essa planilha foi essencial para se ter o controle de qual matéria foi estudada, do quanto foi estudado e de quais matérias deveriam ser priorizadas. A cada inicio de semana eu planejava o que iria estudar durante aquela semana inteira, tudo de forma flexível. Eu fiz um cálculo prévio de quanto tempo disponível eu teria para estudo até a prova e dividi entre as matérias. Essa divisão deve levar em consideração o peso da matéria, seu conhecimento prévio sobre a matéria, a quantidade de material separado a ser estudado, entre outros. Confesso que não é um cálculo muito simples, pois é por aproximação e leva em conta muita subjetividade, mas serve como base para a subdivisão semanal das matérias. Enfim, eu fiz dessa forma e me ajudou bastante. Me ajudou, inclusive, no feedback pós prova de Analista. Com esses dados eu pude analisar o quanto eu estudei e que eu poderia melhorar/otimizar para o próximo edital, relacionando-o com o resultado do concurso. Posso enviar a planilha para quem quiser dar uma olhada.

      Outra ferramenta que me ajudou muito foi a do tablet. Comprei um, pois sempre tive bastante resistência para estudos no PC/notebook. É como se fosse papel, só que tem as vantagens de ter todos os materiais e as ferramentas de grifar/sublinhar/escrever num objeto só (é necessário baixar um aplicativo de gerenciamento de PDFs, como o Noteshelf para Ipad). É ganho de tempo, por não precisar imprimir tudo e ficar procurando materiais em pastas; e ganho de espaço, por não precisar de espaço físico para armazenamento.

      Para quem tem problemas com dores fortes nas costas recomendo a compra de uma boa cadeira. Eu tenho um problema crônico de coluna e tive que procurar uma cadeira que pudesse amenizar ao máximo as dores. Depois de muita pesquisa e indicações, financiei (rsrs) uma Ergohuman V2 Plus Elite. Gastei muito dinheiro (estou pagando ainda), mas valeu a pena.

      Tanto o tablet, quanto a cadeira foram caros. Parcelei em 12x cada um para não ficar tão pesados. Foram os melhores investimentos que fiz nos últimos anos e ambos eu poderei utilizar para outras finalidades agora. Para quem não tem dinheiro no momento ou não pode parcelar a perder de vista, não se preocupe, pois, apesar de ajudar nos estudos, não são ferramentas essenciais.

      Faço um alerta para aqueles que estão estudando a muito tempo: cuidado com a fadiga mental e física. Acho que temos que estudar o máximo que podemos antes do edital, mas não se deve abrir mão de uma atividade física e um leve lazer semanal para manter a cabeça razoavelmente bem. Isso vai ajudar a te manter com forças suficientes para dar aquele gás no pós edital, pois esse é o momento que determina quem passa, de quem vai ficar para a próxima. Portanto, estudem bastante, mas cuidem de si mesmos. Quando sair o edital, esqueçam tudo e tentem focar o máximo de tempo que puderem nos estudos. Caso façam tudo isso e a aprovação não vier por poucos pontos, é porque há algo melhor reservado num futuro breve.

      Bom, com relação aos materiais utilizados, estudei basicamente com materiais PDFs do Ponto dos Concursos e do Estratégia. A maior parte dos materiais teóricos eram do Ponto e do Estratégia eu utilizei o curso completo de exercício para AFRFB, que ajudou bastante. Fiz muito, mas muuito exercício! Antigamente eu ficava com medo de só usar materiais em PDF, pois achava que quem passava tinha verdadeiras bibliotecas em casa. Bobeira minha. Hoje em dia os materiais em PDF estão até melhores que os livros pois, além de serem confeccionados especialmente para determinado concurso, eles têm uma dinâmica diferente, te preparam para fazer provas! É claro que existem materiais e materiais. Escolham os professores mais conceituados entre os concurseiros. Vou citar os que, em minha opinião, melhor preparam os alunos da matéria que lecionam:
      D. Administrativo: 1° Cyonil, 2° VP e MA.
      D. Constitucional: 1° VP e MA, 2° Vitor Cruz.
      D. Tributário: 1° Ricardo Alexandre, 2° Alberto Macedo.
      D. Previdenciário: 1° Ítalo Romano, 2° Fábio Zambitte.
      Raciocínio Lógico: Sergio Carvalho.
      Português: Cláudia K.
      Administração pública: Sergio Mendes.
      Administração Geral: Rodrigo Rennó.
      Comércio Internacional: 1° Rodrigo Luz e Missagia, 2° Caparroz.
      Legislação Aduaneira: 1° Rodrigo Luz e Missagia, 2° Ricardo Vale.
      Legislação Tributária: Murillo Lo Visco.
      Contabilidade: Silvio Sande. O método SS é o melhor.
      Auditoria: 1° Davi Barreto e Fernando G., 2° Rodrigo Fontenelle.

      Última coisa que eu gostaria de destacar é a importância de acreditarem em si mesmos. Dois anos atrás eu não acreditava que eu era capaz de passar num concurso de tão grande porte como o de Auditor da Receita. Tenho certeza que muita gente ainda pensa dessa forma. Não tenham medo de encarar as matérias, por mais difíceis que sejam. Todos são capazes se tiverem disciplina, dedicação e foco.

      Desculpem a péssima redação, fiz às pressas.

      Estou à disposição para quem quiser fazer algum questionamento.

      Um abraço e boa sorte!


      Me envie sua planilha exemplar de estudos programados;ciclos pre e pos edital. Tem como disponibilizar seu material de pdf no email esleamerconcurso@gmail.com

      Comentário

      • aclanjos
        • 11/02/08
        • 159

        #93
        Seria mais fácil disponibilizar todo seu material em uma nuvem e colocar aqui ....

        Comentário

        • edersonjr
          • 02/09/14
          • 9

          #94
          alguém deletou meu post, estava logo abaixo do último post realizado pelo Violeiro01 (9/11/15)
          ¬¬

          Comentário

          • edersonjr
            • 02/09/14
            • 9

            #95
            acompanho esse tópico desde o dia 12/11/2015, e aguardo ansioso em receber a planilha, mas alguém deletou meu post...
            Violeiro, resumindo: pode me enviar a planilha, ou melhor, upá-la em alguma nuvem? Abraços
            (ederson.junior@msn.com)

            Comentário

            • FranciscoRomero
              • 06/04/16
              • 6

              #96
              Olá gente fina! tudo bem? Amigo, me tire uma dúvida, sobre como você fazia os exercícios ?
              Você sempre fazia após o estudo teórico ? Qual material você usava para o mesmo ? tecconcursos ou somente os pacotes de exercícios do estratégia e ponto comentados ? Agradeço pela ajuda!

              Comentário

              • Antonio_MT
                • 03/02/14
                • 70

                #97
                Parabens pela aprovação! Poderia mandar essa planilha para mim?
                acsj999@gmail.com.

                Comentário


                Working...
                X