Announcement

Collapse
No announcement yet.

ATA 2009 -> ATRFB 2012 -> AFRFB 2014 aos 24 anos

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • violeiro01
    • 12/09/12
    • 92

ATA 2009 -> ATRFB 2012 -> AFRFB 2014 aos 24 anos

Olá, galera! Vou fazer uma breve síntese da minha trajetória nos concursos públicos. Sei o quanto é importante a motivação para nos manter focados nos nossos objetivos, então se eu puder ajudar a motivar um concurseiro pelo menos, já ficarei muitíssimo satisfeito. Mantenham o foco nos estudos, abdiquem de alguns lazeres, não desistam. Vocês certamente serão recompensados por isso, acreditem.

Meu nome é Luiz Fernando Correa Perin, tenho 24 anos e sou formado em Administração pela UFMT.

Logo no primeiro ano de faculdade percebi que não tinha muito perfil empreendedor (essencial para um bom administrador de empresas), então tive que buscar outras alternativas. Lembro-me que fiz um concurso do BB, em 2008, e foi a partir daí que me estimulei a estudar para concursos. Eu só não sabia que essa decisão iria mudar totalmente o rumo da minha vida. Mudar para melhor, é claro rsrs (graças a Deus).

Fazer faculdade e estudar para concurso não era uma tarefa muito simples. Fiz por volta de 10 concursos que exigiam nível médio no primeiro ano de estudos e passei em 2 e fiquei classificado em outros 2. O de ATA nomeou primeiro, e era o que tinha melhor salário, por sinal. Com um bom salário para quem estava no terceiro semestre de faculdade, resolvi parar por um tempo até me formar. De vez enquando dava uma olhada ou outra num material de administrativo e constitucional só para não perder o que já havia estudado.

No último semestre da faculdade voltei a me preocupar com concursos, dessa vez seriam as temidas provas de nível superior. Como e já trabalhava na RFB, resolvi estudar para ATRFB, visando quem sabe um dia, se possível, passar para AFRFB. Para a prova de Analista me preparei durante 10 meses, sendo desses uns 4 meses com força total nas HBCs. Felizmente consegui ser aprovado. Foi aquela festa!!

Fiquei de férias dos livros de outubro de 2012 a dezembro de 2013, quando resolvi estudar um pouco de contabilidade avançada, que nunca havia estudado. Entre férias, folgas e viagens fui levando, até que no fim de fevereiro saiu a autorização para prova de AFRFB. Fiquei relativamente tranqüilo (apesar da suspresa), imaginando que teríamos prova só após a Copa. Engano meu e de outros milhares de concurseiros que apostaram nisso. Dia 9 de março, inesperadamente, saiu o edital. Desespero total. Não sabia o que fazia. Eu tinha 3 opções: desistia e deixava pra focar no próximo concurso; estudava de leve, como estava fazendo, e via no que dava (sem muitas chances de passar, é claro); ou apostava todas as minhas fichas nessa prova, tirando os 35 dias de férias acumuladas e estudando loucamente. Foi o que fiz, graças a Deus. Fiz um planejamento e organizei meus estudos até a prova. Foram os dois meses mais desgastantes da minha vida. Cheguei ao meu limite físico e mental. Nos últimos 35 dias que antecederam a prova estudei em média de 12hs líquidas por dia. Em alguns dias estudei mais de 13hs líquidas. No total foram quase 520hs de estudos pós edital. Estudei em 2 meses o que estudaria normalmente em 6. Consegui ver todo o conhecimento específico do edital, a P2 . Já o conhecimento geral, a P1, vi muito pouco e confiei na minha bagagem. As provas eram dia 10 e 11/05. Torci para que eu tivesse um baita presente de aniversário, dia 12, quando saísse o gabarito. Quando eu conferi a prova fiquei muitíssimo satisfeito com meu desempenho, mas também muito triste: faltava uma questão de raciocínio lógico para fazer o mínimo da matéria. Não sabia se ficava com esperança ou não com uma possível anulação de questão. Fiz os recursos que devia e aguardei ansiosamente. Por um milagre a ESAF anulou 2 questões de RL e desde o dia 09/06 estou numa mistura de incredulidade e leveza. Ao mesmo tempo que está difícil acreditar que passei, tiro uma tonelada das costas por não mais precisar estudar para passar em outro concurso. É incrível essa sensação!!
    ---------------------------------------
    Ao longo dos meus estudos eu utilizei algumas ferramentas/estratégias eficazes para planejar meus estudos. O ciclo de estudos do Alex Meirelles foi importante e me ajudou bastante antes do edital para Analista Tributário em 2012. Já no pós edital de AT e de AFRFB eu utilizei uma planilha manual simples que eu mesmo fiz, planejando desde o dia do edital até a prova. Essa planilha foi essencial para se ter o controle de qual matéria foi estudada, do quanto foi estudado e de quais matérias deveriam ser priorizadas. A cada inicio de semana eu planejava o que iria estudar durante aquela semana inteira, tudo de forma flexível. Eu fiz um cálculo prévio de quanto tempo disponível eu teria para estudo até a prova e dividi entre as matérias. Essa divisão deve levar em consideração o peso da matéria, seu conhecimento prévio sobre a matéria, a quantidade de material separado a ser estudado, entre outros. Confesso que não é um cálculo muito simples, pois é por aproximação e leva em conta muita subjetividade, mas serve como base para a subdivisão semanal das matérias. Enfim, eu fiz dessa forma e me ajudou bastante. Me ajudou, inclusive, no feedback pós prova de Analista. Com esses dados eu pude analisar o quanto eu estudei e que eu poderia melhorar/otimizar para o próximo edital, relacionando-o com o resultado do concurso. Posso enviar a planilha para quem quiser dar uma olhada.

Outra ferramenta que me ajudou muito foi a do tablet. Comprei um, pois sempre tive bastante resistência para estudos no PC/notebook. É como se fosse papel, só que tem as vantagens de ter todos os materiais e as ferramentas de grifar/sublinhar/escrever num objeto só (é necessário baixar um aplicativo de gerenciamento de PDFs, como o Noteshelf para Ipad). É ganho de tempo, por não precisar imprimir tudo e ficar procurando materiais em pastas; e ganho de espaço, por não precisar de espaço físico para armazenamento.

Para quem tem problemas com dores fortes nas costas recomendo a compra de uma boa cadeira. Eu tenho um problema crônico de coluna e tive que procurar uma cadeira que pudesse amenizar ao máximo as dores. Depois de muita pesquisa e indicações, financiei (rsrs) uma Ergohuman V2 Plus Elite. Gastei muito dinheiro (estou pagando ainda), mas valeu a pena.

Tanto o tablet, quanto a cadeira foram caros. Parcelei em 12x cada um para não ficar tão pesados. Foram os melhores investimentos que fiz nos últimos anos e ambos eu poderei utilizar para outras finalidades agora. Para quem não tem dinheiro no momento ou não pode parcelar a perder de vista, não se preocupe, pois, apesar de ajudar nos estudos, não são ferramentas essenciais.

Faço um alerta para aqueles que estão estudando a muito tempo: cuidado com a fadiga mental e física. Acho que temos que estudar o máximo que podemos antes do edital, mas não se deve abrir mão de uma atividade física e um leve lazer semanal para manter a cabeça razoavelmente bem. Isso vai ajudar a te manter com forças suficientes para dar aquele gás no pós edital, pois esse é o momento que determina quem passa, de quem vai ficar para a próxima. Portanto, estudem bastante, mas cuidem de si mesmos. Quando sair o edital, esqueçam tudo e tentem focar o máximo de tempo que puderem nos estudos. Caso façam tudo isso e a aprovação não vier por poucos pontos, é porque há algo melhor reservado num futuro breve.

Bom, com relação aos materiais utilizados, estudei basicamente com materiais PDFs do Ponto dos Concursos e do Estratégia. A maior parte dos materiais teóricos eram do Ponto e do Estratégia eu utilizei o curso completo de exercício para AFRFB, que ajudou bastante. Fiz muito, mas muuito exercício! Antigamente eu ficava com medo de só usar materiais em PDF, pois achava que quem passava tinha verdadeiras bibliotecas em casa. Bobeira minha. Hoje em dia os materiais em PDF estão até melhores que os livros pois, além de serem confeccionados especialmente para determinado concurso, eles têm uma dinâmica diferente, te preparam para fazer provas! É claro que existem materiais e materiais. Escolham os professores mais conceituados entre os concurseiros. Vou citar os que, em minha opinião, melhor preparam os alunos da matéria que lecionam:
    D. Administrativo: 1° Cyonil, 2° VP e MA.
    D. Constitucional: 1° VP e MA, 2° Vitor Cruz.
    D. Tributário: 1° Ricardo Alexandre, 2° Alberto Macedo.
    D. Previdenciário: 1° Ítalo Romano, 2° Fábio Zambitte.
    Raciocínio Lógico: Sergio Carvalho.
    Português: Cláudia K.
    Administração pública: Sergio Mendes.
    Administração Geral: Rodrigo Rennó.
    Comércio Internacional: 1° Rodrigo Luz e Missagia, 2° Caparroz.
    Legislação Aduaneira: 1° Rodrigo Luz e Missagia, 2° Ricardo Vale.
    Legislação Tributária: Murillo Lo Visco.
    Contabilidade: Silvio Sande. O método SS é o melhor.
    Auditoria: 1° Davi Barreto e Fernando G., 2° Rodrigo Fontenelle.

Última coisa que eu gostaria de destacar é a importância de acreditarem em si mesmos. Dois anos atrás eu não acreditava que eu era capaz de passar num concurso de tão grande porte como o de Auditor da Receita. Tenho certeza que muita gente ainda pensa dessa forma. Não tenham medo de encarar as matérias, por mais difíceis que sejam. Todos são capazes se tiverem disciplina, dedicação e foco.

Desculpem a péssima redação, fiz às pressas.

Estou à disposição para quem quiser fazer algum questionamento.

Um abraço e boa sorte!
  • Rafael_Oliveira
    • 24/03/14
    • 3

Re: ATA 2009 -> ATRFB 2012 -> AFRFB 2014 aos 24 anos

Parabéns pela aprovação! Você estudou direito Tributário pelo livro do RICARDO ALEXANDRE somente?

Comentário

• forgus
      • 12/01/14
      • 66

Parabéns!

Comentário

• violeiro01
        • 12/09/12
        • 92

Originally posted by Rafael_Oliveira View Post
        Parabéns pela aprovação! Você estudou direito Tributário pelo livro do RICARDO ALEXANDRE somente?
        Rafael, inicialmente estudei com RA, mas depois utilizei os materiais do Alberto Macedo e do Edvaldo Nilo tbm. Do Alberto M. eu recomendo tbm, caso queira algo mais sintetizado.

Comentário

• violeiro01
          • 12/09/12
          • 92

Obrigado, Alessandra!
          Ótima escolha. Tenho alguns amigos que passaram pra lá e estão muuuito bem! Vai firme que vc será a próxima!
          Te encaminho a planilha mais tarde, ok? Ela te ajudará num pós edital.
          abraços

Comentário

• niplix
            • 05/05/11
            • 24

Abençoado seja você por ter dado a dica da Ergohuman V2 Plus Elite.
            Obrigado!

Comentário

• violeiro01
              • 12/09/12
              • 92

Originally posted by niplix View Post
              Abençoado seja você por ter dado a dica da Ergohuman V2 Plus Elite.
              Obrigado!
              Essa cadeira é show de bola! O preço é salgado, mas os benefícios para quem tem intensas dores nas costas são enormes.

Comentário

• violeiro01
                • 12/09/12
                • 92

Originally posted by Gladiadora_RF
                Parabéns pela aprovação e pelo depoimento motivador!!!
                Estou ainda iniciando minha preparação mas já espero ansiosamente o momento de compartilhar meu depoimento também kkk
                Sim, se puder, também queria receber sua planilha.
                josyoliveira__@hotmail.com (sao dois underlines)
                obrigadaaa e sucesso no novo cargo!
                Fico agradecido pelos parabéns e pelo desejo de sucesso, Gladiadora!
                É bom poder compartilhar a nossa história com pessoas que têm objetivos semelhantes aos nossos. Espero ter te ajudado!
                Vou aguardar o seu depoimento num futuro próximo!
                Te enviarei a planilha mais tarde, ok?
                Abraços.

Comentário

• violeiro01
                  • 12/09/12
                  • 92

Originally posted by LTLAGO
                  Parabéns pela aprovação! Muito sucesso nessa nova fase!
                  Obrigada pelas dicas de materiais e depoimento motivador!
                  Gostaria de dar uma olhada em sua planilha, meu e-mail: ltlago@hotmail.com
                  Muito obrigada! Abraços
                  Valeu, LTLAGO!
                  O meu objetivo maior com esse depoimento era poder motivar os concurseiros que estão passando pelas mesmas coisas que passei, sabe? Já estou satisfeito por ter ajudado.
                  Te enviarei a planilha mais tarde, ok?
                  Abraços

Comentário

• Israelnf
                    • 04/04/14
                    • 7

Boa tarde, Luiz Fernando.

Primeiramente, parabéns pela conquista e muito obrigado pelas dicas.

Eu apenas gostaria de saber se dos materiais que tu utilizou para tua preparação todos são em pdf.

Estou perguntando isso pois tive dificuldade em achar algum deles e outros percebi que possuem livros.

Minhas dúvidas são relativas a estes materiais:

Se puderes me ajudar fico grato.

Aproveitando também gostaria de ter acesso à tua planilha. Meu email é israelnfernandes@hotmail.com

Abraço

Comentário

• QUARESMA
                      • 05/02/14
                      • 3

Olá Luiz!

Parabéns pela aprovação e sucesso na carreira de auditor. Sei bem como é a luta diária do concurseiro e quero me "aposentar" dela também.
                      Sou servidor do INSS e estou estudando para o próximo ATRFB. Será que poderia enviar a sua planilha? Meu e-mail é quaresma32@hotmail.com.
                      Estou procurando o material do Cyonil, porém, não está mais disponível no Estratégia Concursos. Você saberia indicar-me um material equivalente em pdf, além do livro da dupla VP/MA?

Agradeço sua atenção!

Comentário

• Vanessa_IPD
                        • 14/01/14
                        • 199

Originally posted by QUARESMA View Post
                        Olá Luiz!

Parabéns pela aprovação e sucesso na carreira de auditor. Sei bem como é a luta diária do concurseiro e quero me "aposentar" dela também.
                        Sou servidor do INSS e estou estudando para o próximo ATRFB. Será que poderia enviar a sua planilha? Meu e-mail é quaresma32@hotmail.com.
                        Estou procurando o material do Cyonil, porém, não está mais disponível no Estratégia Concursos. Você saberia indicar-me um material equivalente em pdf, além do livro da dupla VP/MA?

Agradeço sua atenção!
                        Caro, há um site ótimo para baixar materiais em pdf e EPUB. Lá provavelmente você encontrará o material da dupla.

http://minhateca.com.br/vanessa_ipd

Abraços. Fé e força.

Comentário

• violeiro01
                          • 12/09/12
                          • 92

Originally posted by Israelnf View Post
                          Boa tarde, Luiz Fernando.

Primeiramente, parabéns pela conquista e muito obrigado pelas dicas.

Eu apenas gostaria de saber se dos materiais que tu utilizou para tua preparação todos são em pdf.

Estou perguntando isso pois tive dificuldade em achar algum deles e outros percebi que possuem livros.

Minhas dúvidas são relativas a estes materiais:

Se puderes me ajudar fico grato.

Aproveitando também gostaria de ter acesso à tua planilha. Meu email é israelnfernandes@hotmail.com

Abraço
                          Tranquilo, Israel!? Valeu pelos parabéns!
                          Ao longo da minha vida de concurseiro eu utilizei alguns poucos livros. Já na preparação para AFRFB eu utilizei somente PDF.

Das matérias que vc citou estudei dessa forma:

D. Previdenciário: Ítalo Romano estudei em video aulas que eu tinha; Fábio Zambitte comprei um livro resumo dele. Para AFRFB, como eu já tinha uma boa base, estudei diretamente com a Lei 8.212, somente.
                          Raciocínio Lógico: Sergio Carvalho eu fiz a assinatura do site Olá Amigos. Lá tem um curso completo de RL, além de outros cursos.
                          Administração pública e Administração Geral: Sergio Mendes e Rodrigo Rennó são professores do estratégia. Estudei com o curso de exercícios para AFRFB e achei que foram mais do que suficientes para a prova.
                          Comércio Internacional: Rodrigo Luz e Missagia - curso 2012 do Ponto dos Concursos; Caparroz - estudei no Reta final da LFG para AFRFB.
                          Legislação Aduaneira: Rodrigo Luz e Missagia - curso 2013 do Ponto dos Concursos; Ricardo Vale - curso completo + exercícios do Estratégia.
                          Legislação Tributária: Murillo Lo Visco - curso 2013 do Ponto dos Concursos.
                          Contabilidade: Silvio Sande estudei com video aulas do site dele. Vale a pena pagar caro em qualquer dos cursos oferecidos por ele no site.

Se ainda tiver alguma dúvida estou à disposição.
                          Já enviarei a planilha no seu email.
                          Abraços e bons estudos!

Comentário

• violeiro01
                            • 12/09/12
                            • 92

Originally posted by QUARESMA View Post
                            Olá Luiz!

Agradeço sua atenção!
                            Valeu os parabéns, Quaresma!!
                            Vc vai ver como é boa essa "aposentadoria" rsrs
                            Olha, tem um material de administrativo do Luciano Oliveira do Ponto dos Concursos que achei bom. Só é um pouco resumido em alguns tópicos por isso acabei não citando anteriormente.

Daqui a pouco te enviarei a planilha.
                            Abraços!!

Comentário

• Ferconcursos
                              • 18/10/12
                              • 29

Parabéns Pela Aprovação!!!
                              Trabalho na RF como terceirizada, mas em breve se Deus permitir seremos colegas de Trabalho!!
                              Me passa por favor esta planilha tb - nanda_gats@hotmail.com
                              Abraços e Sucesso!!!

Comentário

• QUARESMA
                                • 05/02/14
                                • 3

Valeu, Luiz!!

Valeu pela rápida resposta e envio da planilha. Farei bom uso.
                                Mais uma vez sucesso e que sua carreira possa proporcionar a realização de muitos sonhos. Tudo de bom!
                                Ah, e dá uma olhada na resposta que te enviei por e-mail, certo? Aguardo.

Comentário

• violeiro01
                                  • 12/09/12
                                  • 92

Originally posted by Ferconcursos View Post
                                  Parabéns Pela Aprovação!!!
                                  Trabalho na RF como terceirizada, mas em breve se Deus permitir seremos colegas de Trabalho!!
                                  Me passa por favor esta planilha tb - nanda_gats@hotmail.com
                                  Abraços e Sucesso!!!
                                  Agradeço os parabéns, Fer!
                                  Mande ver nos materiais ai que daqui uns tempos seremos colega de profissão! rsrss
                                  Já te enviei a planilha!
                                  Abraços e bons estudos

Comentário

• aclanjos
                                    • 11/02/08
                                    • 159

Oi Luiz!

Poderia enviar essa planilha no meu e-mail: aclanjos09@yahoo.com.br

Gostaria de saber como foi sua preparação para a Discursiva.

Comentário

• Helberth
                                      • 19/07/14
                                      • 6

Muito Inspirador o seu depoimento !!

Espero um dia estar contando o meu aqui também ! õ/

Comentário

• forgus
                                        • 12/01/14
                                        • 66

Parabéns!

Comentário

• violeiro01
                                          • 12/09/12
                                          • 92

Originally posted by aclanjos View Post
                                          Oi Luiz!

Poderia enviar essa planilha no meu e-mail: aclanjos09@yahoo.com.br

Gostaria de saber como foi sua preparação para a Discursiva.

Olá, aclanjos!

Estudei na discursiva de várias formas. Comprei o curso de discursiva do Ponto, que achei caro pelo nível do material. Ajudou, é claro, tudo que vc fizer ajuda, só acho que poderia ter uma melhor qualidade pelo valor que cobraram. Enfim, se vc tem condições financeiras, não deixe de comprar, pois qualquer ponto será muito valioso no resultado final.
                                          Estudei tbm fazendo resumo dos tópicos das matérias que iam cair para a discursiva. Eu pegava os tópicos de tributário, por exemplo, e escrevia tudo que eu sabia, bem rápido, tipo brainstorming (tempestade cerebral). Era uma ótima forma de consolidar o conhecimento. Além disso fiz várias simulações de prova. Eu imprimi várias folhas de provas discursiva da esaf e preparei minhas próprias questões e respondia, simulando tudo: rascunho, folha definitiva, tempo, etc. Produzi várias redações sem ser simulação tbm. O segredo é escrever bastante antes da prova, e na prova ser objetivo (só responda o que foi perguntado, nada além disso), de forma clara.
                                          Qualquer dúvida pode perguntar.

Já te enviei a planilha.
                                          Abraços e bons estudos

Comentário

• violeiro01
                                            • 12/09/12
                                            • 92

Originally posted by ewb2002
                                            Parabéns pela aprovação, Luis. Determinação, foco e disciplina são essenciais para o sucesso, e você provou ter esses fundamentos do concurseiro. Merece todo o mérito.
                                            Gostaria de obter sua planilha de estudos. Se puder mandar pra mim: edsonbronzoni@gmail.com
                                            Valeu, Edson!
                                            Sei que não é fácil ter todos esses fundamentos, mas se vc conseguir colocar em prática, estará muito perto de conseguir o que almeja!
                                            Já enviei a planilha para seu email.
                                            Bons estudos, um abraço.

Comentário

• violeiro01
                                              • 12/09/12
                                              • 92

Originally posted by Helberth View Post
                                              Muito Inspirador o seu depoimento !!

Espero um dia estar contando o meu aqui também ! õ/
                                              Acredite e busque ATÉ conseguir!

Comentário

• violeiro01
                                                • 12/09/12
                                                • 92

Originally posted by katielly braga
                                                Parabéns pela aprovação.
                                                Fiz Contábeis na UFMT (2009-2013).
                                                Poderia me enviar sua planilha, por favor. katielly_braga08@hotmail.com
                                                Muito sucesso pra você. Que Deus abençoe.
                                                Obrigado, Katielly!
                                                Provavelmente já nos vimos nos corredores da FAeCC rsrs
                                                Já te enviei a planilha, ok?!
                                                Abraços

Comentário

• Dimas adm
                                                  • 11/04/13
                                                  • 6

Originally posted by violeiro01 View Post
                                                  Olá, galera! Vou fazer uma breve síntese da minha trajetória nos concursos públicos. Sei o quanto é importante a motivação para nos manter focados nos nossos objetivos, então se eu puder ajudar a motivar um concurseiro pelo menos, já ficarei muitíssimo satisfeito. Mantenham o foco nos estudos, abdiquem de alguns lazeres, não desistam. Vocês certamente serão recompensados por isso, acreditem.

Meu nome é Luiz Fernando Correa Perin, tenho 24 anos e sou formado em Administração pela UFMT.

Logo no primeiro ano de faculdade percebi que não tinha muito perfil empreendedor (essencial para um bom administrador de empresas), então tive que buscar outras alternativas. Lembro-me que fiz um concurso do BB, em 2008, e foi a partir daí que me estimulei a estudar para concursos. Eu só não sabia que essa decisão iria mudar totalmente o rumo da minha vida. Mudar para melhor, é claro rsrs (graças a Deus).

Fazer faculdade e estudar para concurso não era uma tarefa muito simples. Fiz por volta de 10 concursos que exigiam nível médio no primeiro ano de estudos e passei em 2 e fiquei classificado em outros 2. O de ATA nomeou primeiro, e era o que tinha melhor salário, por sinal. Com um bom salário para quem estava no terceiro semestre de faculdade, resolvi parar por um tempo até me formar. De vez enquando dava uma olhada ou outra num material de administrativo e constitucional só para não perder o que já havia estudado.

No último semestre da faculdade voltei a me preocupar com concursos, dessa vez seriam as temidas provas de nível superior. Como e já trabalhava na RFB, resolvi estudar para ATRFB, visando quem sabe um dia, se possível, passar para AFRFB. Para a prova de Analista me preparei durante 10 meses, sendo desses uns 4 meses com força total nas HBCs. Felizmente consegui ser aprovado. Foi aquela festa!!

Fiquei de férias dos livros de outubro de 2012 a dezembro de 2013, quando resolvi estudar um pouco de contabilidade avançada, que nunca havia estudado. Entre férias, folgas e viagens fui levando, até que no fim de fevereiro saiu a autorização para prova de AFRFB. Fiquei relativamente tranqüilo (apesar da suspresa), imaginando que teríamos prova só após a Copa. Engano meu e de outros milhares de concurseiros que apostaram nisso. Dia 9 de março, inesperadamente, saiu o edital. Desespero total. Não sabia o que fazia. Eu tinha 3 opções: desistia e deixava pra focar no próximo concurso; estudava de leve, como estava fazendo, e via no que dava (sem muitas chances de passar, é claro); ou apostava todas as minhas fichas nessa prova, tirando os 35 dias de férias acumuladas e estudando loucamente. Foi o que fiz, graças a Deus. Fiz um planejamento e organizei meus estudos até a prova. Foram os dois meses mais desgastantes da minha vida. Cheguei ao meu limite físico e mental. Nos últimos 35 dias que antecederam a prova estudei em média de 12hs líquidas por dia. Em alguns dias estudei mais de 13hs líquidas. No total foram quase 520hs de estudos pós edital. Estudei em 2 meses o que estudaria normalmente em 6. Consegui ver todo o conhecimento específico do edital, a P2 . Já o conhecimento geral, a P1, vi muito pouco e confiei na minha bagagem. As provas eram dia 10 e 11/05. Torci para que eu tivesse um baita presente de aniversário, dia 12, quando saísse o gabarito. Quando eu conferi a prova fiquei muitíssimo satisfeito com meu desempenho, mas também muito triste: faltava uma questão de raciocínio lógico para fazer o mínimo da matéria. Não sabia se ficava com esperança ou não com uma possível anulação de questão. Fiz os recursos que devia e aguardei ansiosamente. Por um milagre a ESAF anulou 2 questões de RL e desde o dia 09/06 estou numa mistura de incredulidade e leveza. Ao mesmo tempo que está difícil acreditar que passei, tiro uma tonelada das costas por não mais precisar estudar para passar em outro concurso. É incrível essa sensação!!
                                                  ---------------------------------------
                                                  Ao longo dos meus estudos eu utilizei algumas ferramentas/estratégias eficazes para planejar meus estudos. O ciclo de estudos do Alex Meirelles foi importante e me ajudou bastante antes do edital para Analista Tributário em 2012. Já no pós edital de AT e de AFRFB eu utilizei uma planilha manual simples que eu mesmo fiz, planejando desde o dia do edital até a prova. Essa planilha foi essencial para se ter o controle de qual matéria foi estudada, do quanto foi estudado e de quais matérias deveriam ser priorizadas. A cada inicio de semana eu planejava o que iria estudar durante aquela semana inteira, tudo de forma flexível. Eu fiz um cálculo prévio de quanto tempo disponível eu teria para estudo até a prova e dividi entre as matérias. Essa divisão deve levar em consideração o peso da matéria, seu conhecimento prévio sobre a matéria, a quantidade de material separado a ser estudado, entre outros. Confesso que não é um cálculo muito simples, pois é por aproximação e leva em conta muita subjetividade, mas serve como base para a subdivisão semanal das matérias. Enfim, eu fiz dessa forma e me ajudou bastante. Me ajudou, inclusive, no feedback pós prova de Analista. Com esses dados eu pude analisar o quanto eu estudei e que eu poderia melhorar/otimizar para o próximo edital, relacionando-o com o resultado do concurso. Posso enviar a planilha para quem quiser dar uma olhada.

Outra ferramenta que me ajudou muito foi a do tablet. Comprei um, pois sempre tive bastante resistência para estudos no PC/notebook. É como se fosse papel, só que tem as vantagens de ter todos os materiais e as ferramentas de grifar/sublinhar/escrever num objeto só (é necessário baixar um aplicativo de gerenciamento de PDFs, como o Noteshelf para Ipad). É ganho de tempo, por não precisar imprimir tudo e ficar procurando materiais em pastas; e ganho de espaço, por não precisar de espaço físico para armazenamento.

Para quem tem problemas com dores fortes nas costas recomendo a compra de uma boa cadeira. Eu tenho um problema crônico de coluna e tive que procurar uma cadeira que pudesse amenizar ao máximo as dores. Depois de muita pesquisa e indicações, financiei (rsrs) uma Ergohuman V2 Plus Elite. Gastei muito dinheiro (estou pagando ainda), mas valeu a pena.

Tanto o tablet, quanto a cadeira foram caros. Parcelei em 12x cada um para não ficar tão pesados. Foram os melhores investimentos que fiz nos últimos anos e ambos eu poderei utilizar para outras finalidades agora. Para quem não tem dinheiro no momento ou não pode parcelar a perder de vista, não se preocupe, pois, apesar de ajudar nos estudos, não são ferramentas essenciais.

Faço um alerta para aqueles que estão estudando a muito tempo: cuidado com a fadiga mental e física. Acho que temos que estudar o máximo que podemos antes do edital, mas não se deve abrir mão de uma atividade física e um leve lazer semanal para manter a cabeça razoavelmente bem. Isso vai ajudar a te manter com forças suficientes para dar aquele gás no pós edital, pois esse é o momento que determina quem passa, de quem vai ficar para a próxima. Portanto, estudem bastante, mas cuidem de si mesmos. Quando sair o edital, esqueçam tudo e tentem focar o máximo de tempo que puderem nos estudos. Caso façam tudo isso e a aprovação não vier por poucos pontos, é porque há algo melhor reservado num futuro breve.

Bom, com relação aos materiais utilizados, estudei basicamente com materiais PDFs do Ponto dos Concursos e do Estratégia. A maior parte dos materiais teóricos eram do Ponto e do Estratégia eu utilizei o curso completo de exercício para AFRFB, que ajudou bastante. Fiz muito, mas muuito exercício! Antigamente eu ficava com medo de só usar materiais em PDF, pois achava que quem passava tinha verdadeiras bibliotecas em casa. Bobeira minha. Hoje em dia os materiais em PDF estão até melhores que os livros pois, além de serem confeccionados especialmente para determinado concurso, eles têm uma dinâmica diferente, te preparam para fazer provas! É claro que existem materiais e materiais. Escolham os professores mais conceituados entre os concurseiros. Vou citar os que, em minha opinião, melhor preparam os alunos da matéria que lecionam:
                                                  D. Administrativo: 1° Cyonil, 2° VP e MA.
                                                  D. Constitucional: 1° VP e MA, 2° Vitor Cruz.
                                                  D. Tributário: 1° Ricardo Alexandre, 2° Alberto Macedo.
                                                  Português: Cláudia K.
                                                  Auditoria: 1° Davi Barreto e Fernando G., 2° Rodrigo Fontenelle.

Última coisa que eu gostaria de destacar é a importância de acreditarem em si mesmos. Dois anos atrás eu não acreditava que eu era capaz de passar num concurso de tão grande porte como o de Auditor da Receita. Tenho certeza que muita gente ainda pensa dessa forma. Não tenham medo de encarar as matérias, por mais difíceis que sejam. Todos são capazes se tiverem disciplina, dedicação e foco.

Desculpem a péssima redação, fiz às pressas.

Estou à disposição para quem quiser fazer algum questionamento.

Um abraço e boa sorte!

Parabéns pela aprovação!!! Vc poderia me enviar a planilha? dimasufpe@yahoo.com.br

Comentário

• aclanjos
                                                    • 11/02/08
                                                    • 159

Sera mais fácil postar essa planilha aqui rssss o que acha?

Comentário

• thiagolynch
                                                      • 26/04/14
                                                      • 1

Parabéns pela aprovação, muito sucesso pra você. Poderia me enviar a planilha? thiagolynch@gmail.com
                                                      Grato.

Comentário

• catblack
                                                        • 09/12/11
                                                        • 15

Parabens campeão pela vitória!Vc poderia me enviar tb a planilha?cazuza_leo89@hotmail.com

Comentário

• Depredador
                                                          • 04/06/13
                                                          • 112

O que você achou do Fontenelle de Auditoria? Ele é bom, dá para confiar a preparação?

E o que vc acha a respeito de, apesar de frisar o uso de PDF, usar livros para matérias como Tributário por exemplo? Compensa... vou ganhar em entendimento na matéria ou não?

E Silvio Sande, cobre bem a matéria?

Comentário

• violeiro01
                                                            • 12/09/12
                                                            • 92

Originally posted by tempus
                                                            Parabéns pela aprovação.Gostei do seu depoimento,pois é uma das formas de pensar no preparo para concursos. Pode enviar a planilha? grato. cleverton.lima@gmail.com
                                                            Sem dúvidas, se fizer uma compilação dos depoimentos desse fórum, poderá tirar um bom proveito e aplicar nos estudos!
                                                            Abraços

Comentário

Working...
                                                            X