Announcement

Collapse
No announcement yet.

AFRFB em 3 meses

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Marcelomrt
    • 23/01/14
    • 102

AFRFB em 3 meses

Fala pessoal,

Depois de passar praticamente todos os dias da minha preparação lendo pelo menos 1 depoimento/dia aqui nesse tópico do FC, finalmente chegou a minha hora de contar um pouco da minha caminhada até a conquista desse sonho que é a aprovação nesse concurso.

Sei que minha história é um pouco mais curta e sem tanto sofrimento do que a de muitos que relataram aqui, mas acho que não por isso eu seja menos merecedor dessa vitória. Como utilizei esse espaço do FC como fonte primária de inspiração, espero que os meus comentários possam também inspirar algumas pessoas que estejam começando agora essa caminhada.

Vou ser bem breve, até porque não tenho tantas experiências para compartilhar e vou utilizar o modelo que o pessoal aqui do FC tem utilizado para ficar bem organizado. Não pretendo revisar imediatamente, então me desculpem por qualquer erro de português.

Perfil:
    Formação: Ciências Econômicas
    Tempo de preparação: 3 meses
    Colocação: 76

Estudo:
    Não sou nenhum gênio ou CDF, já que nunca gostei de estudar e nunca estive entre os primeiros da turma. Porém posso afirmar que tenho certa facilidade e rapidez no aprendizado quando me dedico.

Carreira Profissional:
    Fiz toda a minha carreira profissional no mercado financeiro, como analista de ações, o que de fato é a minha grande paixão. É um trabalho que pode trazer grande retorno financeiro, mas com um custo muito alto, provocado pelo excesso de trabalho. Além disso, o mercado de capitais no Brasil ainda não deslanchou e acredito que demore bastante para que isso aconteça, o que tende a prejudicar esse retorno.

Bom, resumindo, desde o final de 2013 comecei a pensar em outras alternativas para conseguir uma carreira que me dê satisfação profissional, financeira e que seja possível conciliar com uma qualidade de vida melhor, podendo aproveitar os finais de semana.

Decisão:
    Como já tinha estagiado 1 ano no departamento Econômico (DEPEC) do Banco Central, comecei a pensar nessa ideia de prestar concurso para o BACEN. Foi ai que eu passei a pesquisar sobre concursos públicos e acabei conhecendo a carreira de Auditoria da RFB. Foi praticamente "amor a primeira vista", rsrs. Digo isso porque é um cargo que, dentre os diversos serviços possíveis, me possibilitaria trabalhar também com análises financeiras de empresas (acredito que tenha algo desse tipo lá dentro), além do retorno financeiro elevado em pouco tempo.

Então, no final de janeiro/2014, como já tinha feito uma poupança boa para me sustentar com o mínimo possível por uns 2 anos (solteiro e moro com meus pais), eu decidi largar meu emprego e passei então a me dedicar 100% a alcançar essa aprovação. Nesse período (fevereiro/2014), a expectativa era por um concurso de AFRFB lá pra agosto.

Preparação:

Início:
    Como tinha pouco tempo até a provável prova, saí comprando tudo que é pacote de livros para o concurso pela internet. Não encontrei nenhum curso presencial voltado para AFRFB no RJ (graças a Deus, porque a melhor decisão que eu tomei foi fazer apenas cursos online. O tempo de deslocamento faria muita diferença na minha preparação).

Salvação
    Depois que eu já tinha gastado uma grana forte em materiais inúteis e estava aguardando eles chegarem, eu conheci aquele que mudou a minha trajetória, o FC. Por meio deste fórum, lendo o relato do primeiro colocado em 2012, que eu conheci os principais cursos que aprovam no concurso de AFRFB (Olá Amigos, Estratégia e Ponto) e, em especial, o Professor Sérgio Carvalho.

A partir daí, descobri no site Olá Amigos que havia a possibilidade de conversar e "ser treinado" pelo Professor Sérgio Carvalho (programa "Personal Individual"). As conversas com ele foram fundamentais para abreviar minha vida de concurseiro, já que eu não tinha noção nenhuma de como estudar para concursos.

Tempo de estudo:
    Como a expectativa era pelo concurso apenas no segunda semestre, decidi que estudaria 9h/dia, conciliando com atividades físicas e vida social. Porém, quando saiu o edital em março, tive que abdicar do resto e me dedicar 100% aos estudos, com uma média de 13h líquidas por dia. Literalmente almoçava e jantava com a cara enfiada no computador.

Estratégia:
    Utilizando as técnicas sugeridas pelo Professor Sérgio e como seria um "tiro curto", foquei naquelas matérias de maior peso e, principalmente aquelas que seriam cobradas na Discursiva, deixando de lado aquelas que eu já tinha uma boa noção. Então, decidi que não estudaria português, inglês e administração (essa eu nunca tinha estudado, mas achei que pudesse ser menos difícil para dar alguns "chutes direcionados" na hora da prova). Apesar de já ter uma boa bagagem em contabilidade (trabalhava com isso), decidi me dedicar bastante a esta matéria por conta do seu peso elevado.

Outra decisão importante e de muita sorte foi abdicar do estudo de Direito Previdenciário e Comércio Internacional. Achei que seria mais provável que a ESAF cobrasse Direito Tributário e Legislação Aduaneira na Discursiva. Foi um fator fundamental para a minha aprovação, porque se fosse cobrado algum tema dessas outras duas matérias, certamente eu não estaria aqui relatando minha aprovação.

Método:
    Comecei meus estudos fazendo resumo de todos os materiais que eu lia e revisando periodicamente (1 dia, 1 semana, 1 mês), porém com a divulgação do edital isso não foi mais possível e apenas lia os materiais e revisava as principais matérias.

Acho importantíssimo ter um controle sobre tudo o que é estudado e o tempo de estudo, para possibilitar essa revisão periódica. Fiz esse controle com planilhas do excel e um quadro fixado na parede, no qual eu também colocava alguns mnemônicos importantes.

Estudava no máximo 3 matérias por dia, fazendo turnos (manhã/tarde/noite). E sempre colocava contabilidade ou matemática no turno da tarde porque acho que corta um pouco da rotina de leitura e faz o cérebro voltar a raciocinar melhor depois do estudo do turno da manhã.

E todo dia, antes de dormir, ficava lendo os depoimentos aqui no FC e vídeos sobre a carreira para me dar motivação.

Lazer:
    Como eu disse, achei melhor abdicar de tudo em prol do estudo, mas acredito que poderia e seria melhor ter conciliado com pelo menos 1h de atividade física por dia. Perdi toda massa muscular dos braços e ombros e engordei quase 8kg (então devo ter ganho uns 15 kg de barriga).

Mas em relação a vida social, considerando esse período curto de 3 meses, acho que não tem como pensar em sair de casa e faria tudo de novo. Não tive fds e nem feriado. Minha namorada foi bastante importante nesse processo e me deu muita força, entendendo minha situação. Ela foi meu único contato com o "mundo exterior" nesse período e na maioria das vezes, apenas por telefone.

Pressão:
    Graças a Deus, tive todo o apoio da minha família que sempre confiou no meu potencial e forneceu o alicerce para que eu alcançasse esse êxito.

Como sou solteiro, sem filhos, morando com meus pais, não sofri a pressão por uma aprovação rápida. Porém sabia internamente que eu não iria suportar as decepções inevitáveis da reprovação e, portanto, teria que fazer todo o esforço possível para que a aprovação viesse rapidamente. Eu acabaria desistindo no meio do caminho caso não fosse aprovado dentre de 2 anos, já que nunca tive muita autoconfiança (agora tô com ela em excesso, rsrs).

Material:

RLQ: Já tinha uma base boa por conta da faculdade de economia que tem muitas grades de matemática e porque sempre fui muito melhor aluno em exatas. Comprei os Cursos do Sérgio Carvalho básico e avançado (suas videoaulas são fundamentais, com diversos macetes para facilitar o aprendizado) e Weber Campos no Olá Amigos. Consegui acertar 7 questões/10.

ADM geral e Pública: Estudei muito pouco essas matérias, mas deu para perceber que os cursos de ADM Geral do Professor Rodrigo Rennó (Estratégia Concursos) e de ADM Pública do Rafael Encinas (Estratégia) são muito bons. Consegui acertar 5/10 e ganhei mais 2 pontos com anulações.

Dir. Constitucional: Estudei muito pouco essa matéria (até a aula 05), mas posso afirmar que o material do Professor Vitor Cruz (vampiro) do Ponto dos Concursos é muito completo. Quem tiver mais tempo, pode também ler o livro do MA e VP e a "Constituição Anotada para concursos" do Vitor Cruz também. Também utilizei o livro "1001 questões comentadas" do Vitor cruz e ajuda muito a fixar a matéria.

Direito Constitucional e Direito Administrativo foram as matérias na qual tive muita sorte. Acertei duas questões que eu sabia em cada matéria e acertei mais 4 em cada uma delas no famoso "chute direcionado".

Dir. Adm Comprei o curso do Cyonil do Estratégia e o livro do MA e VP. Mas também estudei muito pouco (até o capítulo 3 do livro e aula 04 do Cyonil). Os dois materiais são ótimos e recomendo muito.

Direito Tributário: Como já disse, foi uma das 3 matérias que eu mais estudei e conseguia ir muito bem em qualquer prova antiga de qualquer concurso. Mas para essa prova de 2014 não me serviu de p... nenhuma, porque a ESAF simplesmente fez outra prova de legislação tributária ao invés de direito tributário.

Mas aconselho o livro Direito Esquematizado do Ricardo Alexandre e o curso do Professor Jorge Augusto do Olá Amigos (Não fiz o curso básico dele, mas fiz o de exercícios e gostei muito). Também acho que vale a pena o livro "Direito Tributário na CF e no STF" do MA e VP (não li esse livro, mas pela competência dos autores acho que deve ser muito bom).

Fiz ainda o curso de jurisprudência do estratégia (curso muito interessante, mas por conta da mudança do modo de cobrança da ESAF nesta última prova, não me adiantou de muita coisa) e as pesquisas por jurisprudência nos sites do STF e STJ.

Dica para abordar o novo modo de cobrança: Acho que vale a pena passar um pente fino no site da RFB.

Direito Previdenciário: Não estudei muito, mas comprei o curso do Professor Ali (Estratégia) e pelo pouco que eu estudei também deu para perceber que é um material muito bom.

Nessas duas matérias (Trib e Prev) consegui acertar 9/15.

Legislação Tributária: Essa matéria eu estudei todo o edital, por conta do seu peso, e acredito que o curso do Murillo Lo Visco (Ponto dos concursos) engloba todo ele. Além do curso, uma outra coisa que eu não fiz, mas que vale a pena, seria ler a lei seca dos regulamentos do IPI e do IR. No próprio curso, o Professor vai citando os artigos, então seria bom acompanha-los conjuntamente.

Além disso, é muito importante ler as decisões do STF e STJ nos respectivos sites.

A última prova cobrou muito sobre programas de incentivos tributários, que não estão especificados no edital, então também seria bom conhecê-los.

Consegui acertar 6/10 (ou 7, agora não me lembro).

Legislação Aduaneira Foi a matéria, juntamente com Direito tributário, que eu mais estudei por causa da discursiva.

O curso do Ricardo Valle (estratégia concursos) é simplesmente sensacional. De todas as matérias, essa foi a que eu fui melhor (gabaritei objetiva e discursiva) e só estudando por esse material. Bom, então não tem muito o que falar. Basta estudar bem esse material que eu acredito que estarão preparados. Praticamente decorei todo o Regulamento Aduaneiro.

Dica: Não vale a pena tentar decorar as multas e aqueles incisos lotados de alíneas . Nesses casos, uma dica muito boa do Professor Murillo é decorar as 5 primeiras pq é o que a banca costuma cobrar quando vai até esse grau de especificidade.

Comércio Internacional: Essa matéria, apesar de também constar na discursiva, eu só estudei o resumo porque não deu tempo e porque já tinha algum conhecimento da faculdade (mas muito pouco conhecimento).

Comprei também o curso do Ricardo Vale no Estratégia, mas só fui até a aula 03. Mas ainda assim, esse é o cara, pelo menos nessas duas matérias.

Auditoria: Outra matéria que eu estudei todo o edital. Fiz o curso dos Professores Fernando Graeff e Davi Barreto do ponto dos concursos e foi muito proveitoso. Essa é outra matéria que teve uma cobrança bem próxima ao meu estudo. Consegui acertar 7/10.

Contabilidade Essa matéria eu já tinha uma noção muito boa pq trabalhava com ela, mas mesmo assim, como tem um peso muito grande, dediquei boa parte do meu tempo a ela. Fiz todos os cursos do Professor Marcondes no Olá Amigos (inclusive o último de simulado que foi muito proveitoso). Mas como não encontrei nenhum curso dele de contabilidade avançada comprei o curso do estratégia (que também é muito bom).

Soube que o Professor Marcondes deu um curso completo no LFG, então pode ser uma boa opção também.

Nessa matéria o que vale é a prática. Façam quantos exercícios puderem e quantas vezes conseguirem. Com esse método consegui acertar 17/20 (errei as outras 3 porque a ESAF pra variar utilizou uma manual de contabilidade próprio, que ninguém conhece).

Discursiva: Comprei o curso de discursiva com correção do Estratégia e o sem correção do Ponto dos concursos. Foram fundamentais para alcançar uma boa pontuação na prova.

A principal dica que eu recebi foi "sempre coloque as palavras que estão no enunciado", isso facilita muito a vida do examinador.

Como sempre trabalhei escrevendo relatórios de análises de ações, tenho facilidade para escrever. Então não pratiquei discursiva durante a minha preparação (à exceção da última semana antes da prova com esse curso), mas indico que pelo menos 1x por semana, seja feita uma redação sobre algum tema pertinente.

Consegui gabaritar o conteúdo de Legislação Aduaneira e perdi 1 ponto na questão de Direito Tributário. No quesito idioma, perdi 1,75 pontos, fechando com 57,25 pontos.

Deu para perceber que eu tive que gastar uma grana boa em materiais, mas sempre considerei isso com um investimento e não como despesa.

Para finalizar, acredito que por eu ter estudado pouco tempo, o fator sorte teve um peso MUITO grande na minha aprovação, mas sempre confiem que a sorte acompanha os mais preparados e Deus reserva o que for melhor para cada um de nós. Não desistam dos seus objetivos, porque mesmo indo muito mal em alguns concursos, um dia você vai encontrar aquela prova que foi feita para você passar. Acredito que esse tenha sido o meu caso e agradeço todos os dias a Deus por essa bênção maravilhosa.

Bom, já me alonguei demais, quem tiver dúvidas, fique à vontade, porque eu quero muito ajudar outras pessoas a alcançar esse objetivo de aprovação, já que esse fórum foi essencial para o meu sucesso.

Um abraço a todos.
    Last edited by Marcelomrt; Thu, 19/06/14, 12:45 AM.
  • nescAuR
    • 15/03/11
    • 42

Re: AFRFB em 3 meses

Parabéns fera!
    Sucesso..

Comentário

• FiscalProfis
      • 07/05/14
      • 9

MARCELO, já li o depoimento do Kaique e fiquei impressionado! Quando li o seu, fiquei sem palavras...
      Parabéns, cara...

Comentário

• Motaconcurso
        • 16/01/14
        • 15

Que maravilha!! adorei lê seu depoimento acredito que valeu a pena cada centavo investido, muito boa sorte na sua nova jornada grande inspiração

Comentário

• Mahi04
          • 02/05/14
          • 7

Parabéns!! Gostei muito do seu depoimento, muito preciso e direto ao ponto, isso mostra que tudo é possível, basta ter dedicação, disciplina e bom planejamento, você conseguiu superar suas expectativas e isso é muito motivador pra nós que estamos tentando achar nosso lugar ao sol...
          Muito sucesso em sua carreira!!!

Comentário

• rtt...
            • 05/03/10
            • 44

Parabéns!

Realmente, muito diferente dos que a gente costuma ver por aqui. Serve para mostrar que não tem apenas um jeito, mas vários pra se chegar ao objetivo.

Comentário

• Depredador
              • 04/06/13
              • 112

Ótimo relato e agradeço do fundo do coração... sempre desanima esses relatos de quem estudou 2, 3, 5 anos... é possível sim se preparar em prazos menores se vc tem dedicação e comprometimento absoluto... coisa aí de 3 a 6 meses.

No início vc achou que o tempo poderia ser maior né?

Comentário

• babihsd
                • 09/05/14
                • 95

Adorei este relato, alguém que fura a fila pro concurso me deixa muito mais motivada.
                Foco é importante, sua dedicação também!
                Apesar que quando vi minha nota deste ano, eu me motivei pra caramba, só não fiz o necessário nas matérias que não tive tempo de estudar ou no caso de Contabilidade, estudei errado mesmo, depois que vim pra cá e anotei as dicas dos professores que você e outros aprovados falaram, tô bem melhor na matéria, tô me preparando pro ano que vem =)
                Parabéns!!!

Comentário

• dick_vigarista
                  • 13/02/14
                  • 173

Parabéns!

Não entendo como o pessoal se motiva com um depoimento desses. Eu me sinto um merda hahaha.

Mas fica a minha admiração e agradecimento pelas dicas.

Agora de volta pro meu mundinho onde 3 meses passam voando e não são suficientes pra nada.

Comentário

• daniela.martins
                    • 16/01/14
                    • 37

Estou sem palavras hauhauhauahuah

Cara, um PARABÉNS GIGANTESCO!!

Felicidades e sucesso!!

Comentário

• Daniel MFS
                      • 03/07/13
                      • 19

Parabénssss

Comentário

• cadpanini
                        • 13/01/14
                        • 27

Parabéns, você é o mais eficiente de todos!!!

Comentário

• Aquaman
                          • 14/12/12
                          • 154

Esse ficou em primeiro lugar rsrs..

Comentário

• Depredador
                            • 04/06/13
                            • 112

Originally posted by Aquaman View Post
                            Esse ficou em primeiro lugar rsrs..
                            Não entendi.. ironia?

Comentário

• Aquaman
                              • 14/12/12
                              • 154

Originally posted by Depredador View Post
                              Não entendi.. ironia?
                              Pelo contrário, foi um feito extraordinário! Claro q todos os aprovados têm seus méritos, mas só tava falando sobre um feito q é difícil ver.

Comentário

• filipe_chaves
                                • 20/03/14
                                • 49

Ótimo relato e agradeço do fundo do coração... sempre desanima esses relatos de quem estudou 2, 3, 5 anos... é possível sim se preparar em prazos menores se vc tem dedicação e comprometimento absoluto... coisa aí de 3 a 6 meses.

Desanima não meu amigo pq essa é média...Casos de aprovação em menos de 1 ano são raros e pra pessoas diferenciadas...Menos de 6 meses então....raríssimos !

Comentário

• Marcelomrt
                                  • 23/01/14
                                  • 102

Vlw mesmo pessoal, fico mais feliz ainda com esse reconhecimento e por poder servir de algum modo como inspiração para alguns.
                                  Last edited by Marcelomrt; Thu, 19/06/14, 11:27 PM.

Comentário

• khadrija
                                    • 25/04/09
                                    • 14

Parabéns Marcelo!!!

Comentário

• Marcelomrt
                                      • 23/01/14
                                      • 102

Fala Depredador,

Quando larguei o emprego estava pensando em me preparar para uma prova no segundo semestre (agosto ou setembro), mas já imaginava que seria muito difícil. Calculei minha poupança financeira pra 2 anos de estudo e se não conseguisse voltaria pra iniciativa privada (certamente muito frustrado).

Mas acho que eu estudei mais nesses 3 meses do que estudaria numa preparação em 6 meses. Foram 1.020 horas líquidas de estudo.

Se alguém quiser, posso enviar minha planilha de controle no excel pra ajudar.

Comentário

• nescAuR
                                        • 15/03/11
                                        • 42

Originally posted by Marcelomrt View Post
                                        Fala Depredador,

Quando larguei o emprego estava pensando em me preparar para uma prova no segundo semestre (agosto ou setembro), mas já imaginava que seria muito difícil. Calculei minha poupança financeira pra 2 anos de estudo e se não conseguisse voltaria pra iniciativa privada (certamente muito frustrado).

Mas acho que eu estudei mais nesses 3 meses do que estudaria numa preparação em 6 meses. Foram 1.020 horas líquidas de estudo.

Se alguém quiser, posso enviar minha planilha de controle no excel pra ajudar.
                                        Gostaria, poderia mandar o ciclo tb? E a planilha ?

Comentário

• Marcelomrt
                                          • 23/01/14
                                          • 102

Originally posted by nescAuR View Post
                                          Gostaria, poderia mandar o ciclo tb? E a planilha ?
                                          Claro, manda o e mail aqui ou por MP. Mas vou logo avisando que depois q saiu o edital o meu ciclo ficou totalmente desorganizado, mas dá pra ter uma noção vendo a planilha.

Comentário

• M. Barreto
                                            • 24/04/14
                                            • 198

Nossa! Parabéns!! Estou impressionada como vc conseguiu aprender tanto conteúdo tão rápido..Gostaria de saber mais detalhes da sua rotina, como vc fazia pra manter a concentração por um período prolongado de tempo? E vc conseguiu estudar todos os dias da semana? Ou folgava pelo menos 1 dia na semana? Bem, parece perguntas bobas, mas são muito importantes pra gente que ainda está no período de estudos, pois dá pra ter "uma base" de como devemos prosseguir.
                                            Obrigada e Parabéns novamente!!

Comentário

• nescAuR
                                              • 15/03/11
                                              • 42

rodrigommb@hotmail.com

Obrigado!

Comentário

• Elizabeth Aguia
                                                • 25/03/14
                                                • 1

elizabethzeferino@ig.com.br

obrigada

Comentário

• leandroreis
                                                  • 06/02/14
                                                  • 25

amigão vc usou o coaching por quanto tempo?

Comentário

• Concjka
                                                    • 28/04/14
                                                    • 94

Marcelo, o que acha de postar sua planilha no google drive ou 4shared ? Assim você não precisa ficar mandando e-mails...

Comentário

• Marcelomrt
                                                      • 23/01/14
                                                      • 102

Originally posted by Concjka View Post
                                                      Marcelo, o que acha de postar sua planilha no google drive ou 4shared ? Assim você não precisa ficar mandando e-mails...
                                                      O problema é que eu sou uma negação com essas paradas de internet. Nem Facebook eu tinha, criei agora pra poder participar do grupo de aprovados.

Vou tentar fazer isso que vc falou, mas se quiser agilizar, manda o e-mail que eu te envio agora.

Comentário

• Esparta
                                                        • 25/02/14
                                                        • 29

well.federal@gmail.com

abraços

Comentário

• Marcelomrt
                                                          • 23/01/14
                                                          • 102

Originally posted by M. Barreto View Post
                                                          Nossa! Parabéns!! Estou impressionada como vc conseguiu aprender tanto conteúdo tão rápido..Gostaria de saber mais detalhes da sua rotina, como vc fazia pra manter a concentração por um período prolongado de tempo? E vc conseguiu estudar todos os dias da semana? Ou folgava pelo menos 1 dia na semana? Bem, parece perguntas bobas, mas são muito importantes pra gente que ainda está no período de estudos, pois dá pra ter "uma base" de como devemos prosseguir.
                                                          Obrigada e Parabéns novamente!!
                                                          Obrigado!!
                                                          No primeiro mês de estudo (antes de sair o edital), eu estudava entre 8h/9h durante a semana, mas sábado e domingo fazia apenas 3h em cada.

Pós edital fiquei literalmente enclausurado sem reduzir o ritmo no fds.

O primeiro mês nesse ritmo (13h/dia) foi tranquilo pq a motivação tava a 1000 e eu estava realmente gostando de aprender todas aquelas matérias (principalmente Aduaneira e tributário). Minha confiança numa possível aprovação já nesse concurso estava alta, justamente pq estava estudando com gosto.

Mas conforme foi se aproximando a data da prova, eu via que não tinha estudado nem 25% do edital e o "desespero" foi reduzindo bastante a confiança numa aprovação. Então, a primeira quinzena do último mês foi muito mais complicado pra manter o foco, pq eu já começava a me conformar que faria essa prova muito mais como um teste, sem qualquer pretensão.

Foi nesse momento que eu decidi abandonar de vez as matérias de menor peso e focar nas de peso 2 e da discursiva (tirando Previdenciário e Com. Internacional que eu rezei todos os dias para não cobrarem), que são as matérias que eu mais tenho prazer em estudar.

Eu só fui retomar essa confiança na aprovação nos últimos 15 dias antes das provas, quando eu comecei a resolver provas antigas de concursos variados e me saía muito bem nas principais matérias. Outro ponto de motivação, foi o curso de discursiva com correção, onde eu vi que estava conseguindo desenvolver bem os temas propostos. (Ganhar a nota máxima do Professor Ricardo Valle na discursiva de Leg Aduaneira colocou minha moral lá em cima no primeiro dia de prova).

Respondendo a última pergunta sobre concentração: Eu consegui mantê-la pq estava gostando das matérias e intercalava leitura com exercícios (comprei vários livros da série "1001 questões comentadas"), e sempre colocava contabilidade ou matemática no turno na tarde pq achava que mudando um pouco a área de trabalho do cérebro (nem eu sei do que eu tô falando) eu conseguiria ficar concentrado por mais tempo e sem doer a cabeça.

Bom, acabei de perceber que fiz um novo depoimento, deve ter ficado meio confuso, mas dá p entender.

Abraço!

Comentário

• marolatkd
                                                            • 08/12/10
                                                            • 127

Marolatkd@hotmail.com

Obrigado !

Enviado de meu XT916 usando Tapatalk

Comentário

Working...
                                                            X