Announcement

Collapse
No announcement yet.

Ciclo de Gestão (AFC/CGU) estudando 4h por dia? É possível!!!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Ministro
    • 14/01/12
    • 221

Re: Ciclo de Gestão (AFC/CGU) estudando 4h por dia? É possível!!!

Originally posted by marigraniel View Post
    Ministro, desculpa a pergunta, mas vc se considera ''ponto fora da curva?'' O tipo de pessoa que aprende tudo com extrema facilidade... Obrigada.
    Mari, de forma alguma me considero “ponto fora da curva” ou mais inteligente que qualquer pessoa. Todos nós temos facilidade para aprender alguns assuntos e dificuldade com outros.
    Outra colega me perguntou por e-mail se eu tinha tido uma excelente formação em colégio, faculdade, etc. Esse tipo de coisa não tem importância tão grande quando se trata de concursos. Só pra constar, no colégio eu ficava de recuperação, não passei no vestibular de primeira e concluí a faculdade com notas “normais”.

Vou te dar um exemplo de um conhecido da faculdade. Ele concluiu os cursos de Ciências Contábeis e Direito, ambos em universidades públicas, e era tido na faculdade como “acima da média”. Estava estudando desde a conclusão do curso (2010) e só esse ano conseguiu uma aprovação em um concurso mediano. Talvez ele tenha menosprezado os concursos, ou tenha confiado demais em sua inteligência, não sei.

Portanto para passar em concurso não é necessário ter uma inteligência superior ou um QI acima da média, basta botar na cabeça que aquele é o caminho para mudar sua vida, e você terá motivação para aprender qualquer coisa. Como eu citei nesse tópico, para passar na CGU tive que estudar até Banco de Dados e SQL, assuntos totalmente alheios a realidade de quem é formado em Ciências Contábeis.

Continue firme e esqueça isso de “ponto fora da curva”.

Abraços

Filipe

Comentário

• danielayume
      • 26/03/14
      • 4

Adorei seu depoimento. Mais uma vez posso ver que a força de vontade e as horas, mesmo que poucas, podem nos levar ao tão sonhada vaga no serviço público.

Obrigada

Comentário

• Ministro
        • 14/01/12
        • 221

Originally posted by Objetivo22 View Post
        Parabéns amigo e obrigado por postar sua história e pelas palavras de motivação^^gostei muito!!

Gostaria que me dissesse um pouco sobre como foi trabalhar na CEF, haja vista assim como você, esse será meu primeiro emprego público pois passei recentemente em 21º para o meu polo. Sabendo que o concurso já foi homologado e o anterior já perdeu sua validade creio que logo serei chamado e fico na dúvida se conseguirei conciliar os estudos com o emprego pois dizem que o trabalho na CEF tem uma pressão considerável e eu preciso do emprego para aliviar a parte financeira(deixar de depender da mãe..rsrs).

Meu foco na verdade é a área fiscal e fiz o concurso da CEF com a ideia de ser um concurso trampolim e estudando 1 mês e meio consegui passar e agora estou nesse impasse..

O que vc me diz? Existe tanta pressão dentro da CEF mesmo? com quanto tempo mais ou menos dar pra se acostumar com o emprego e assim conseguir conciliar com os estudos?

Abraços e fique com DEUS!!!
        E ai Objetivo22, blza?

Cara, eu gostei muito de trabalhar na CEF. Mas banco é banco né? Muita correria, muito trabalho, alguma pressão sim, mas é um trabalho envolvente. É tudo muito dinâmico e intenso. Cliente pra atender, crédito pra analisar, manuais para ler, probleminhas diversos pra resolver, enfim, das 10h as 16h não dá pra parar. Mas fica tranquilo, você se acostuma rápido, é só entrar pilhado!

Quanto à pressão, que você enfatizou, existe claro uma pressão por resultados, já que há um constante monitoramento do atingimento de metas da agência, e os gerentes dependem disso para manter seus cargos, mas enquanto estive lá presenciei uma pressão normal, com cobranças sim, mas longe de ser algo anormal, desumano ou algum tipo de assédio.

Além disso, o expediente de 6 horas é bom pois sobra mais tempo para estudar (na minha época eu constantemente fazia hora extra, tanto pela necessidade do trabalho como pra ganhar uma grana extra, mas parece que a Caixa tem coibido isso).

É isso ai, parabéns pela sua aprovação, boa sorte na CEF e nos estudos para a área fiscal!

Abraços

Filipe

Comentário

• Ministro
          • 14/01/12
          • 221

Originally posted by danielayume View Post
          Adorei seu depoimento. Mais uma vez posso ver que a força de vontade e as horas, mesmo que poucas, podem nos levar ao tão sonhada vaga no serviço público.

Obrigada
          Obrigado Daniela!

É isso ai, força de vontade e dedicação são ingredientes essenciais para a aprovação! Para muitos concurseiros que trabalham e/ou tem filhos/esposas/maridos para dar atenção, além de outras responsabilidades diversas, eu sinceramente não acho que estudar 4h por dia seja pouco.

Talvez aquele indivíduo que ficou em 1º lugar estude 12h por dia, mas se o concurso oferece 50 vagas, qual a diferença de ficar em 1º ou 50º? Nenhuma!

Abraços

Filipe

Comentário

• ProdigY_BurN
            • 03/01/07
            • 36

Fala Ministro, parabéns pela aprovacao.

No momento sou Fiscal de regulacao de agencia reguladora. No outro meio periodo trabalhava na empresa do meu pai.

Agora larguei a empresa e voltei a estudar para concursos publicos.

Estou estudando tres horas por dia no meu expediente de segunda a sexta nas últimas tres semanas. Gostaria de manter esse ritmo light de segunda a sexta por um ano, sem pressa rs...

Mas vi que vc tb estudava de Sábado e domingo.

Para um auditor da receita federal ou fiscal de icms, da para levar um estudo so durante a semana ou vou ter que sentar a bunda na cadeira nos fins de semana tb? Rs

Qual era sua média semanal?

Abracos.

Comentário

• Loteria
              • 10/01/14
              • 432

Ministro

Parabéns pela aprovação. Muito bom o depoimento.

Em relação a começar por um concurso trampolim, apesar de ser um caminho a ser considerado, temos que levar em conta que muita gente que estuda para TCU, CGU, Receita etc,....já ganha seus 10k ou 12k. Será que existe tantos concursos trampolins que pagam 12K??? Acredito que não. Por isso muita gente vai logo encarando os concursos top´s. Talvez não seja melhor estratégia, mas cada pessoa tem sua realidade.

Em relação a planejamento, vc estudava por ciclos ou trabalhava com matérias fixas ao longo da semana???

obrigado

Comentário

• Ministro
                • 14/01/12
                • 221

Originally posted by ProdigY_BurN View Post
                Fala Ministro, parabéns pela aprovacao.

No momento sou Fiscal de regulacao de agencia reguladora. No outro meio periodo trabalhava na empresa do meu pai.

Agora larguei a empresa e voltei a estudar para concursos publicos.

Estou estudando tres horas por dia no meu expediente de segunda a sexta nas últimas tres semanas. Gostaria de manter esse ritmo light de segunda a sexta por um ano, sem pressa rs...

Mas vi que vc tb estudava de Sábado e domingo.

Para um auditor da receita federal ou fiscal de icms, da para levar um estudo so durante a semana ou vou ter que sentar a bunda na cadeira nos fins de semana tb? Rs

Qual era sua média semanal?

Abracos.

Fala ProdigY!

Desculpa a demora pra responder mas o fórum passou por tantas mudanças que acabei ficando um tempo sem acompanhar...

Como você não tem pressa, dá pra ir levando sim estudando 3h por dia. Mas cuidado com essa história de "sem pressa" não ser confundida com "sem foco". Enxergue o seu objetivo e se adeque a ele, não estude "por estudar". Também te aconselho a tentar fazer 3h no sábado e 3h no domingo...não arranca pedaço! E para uma segunda etapa tentar subir para 4h diárias.

Abraços!

Comentário

• Ministro
                  • 14/01/12
                  • 221

Originally posted by Loteria View Post
                  Ministro

Parabéns pela aprovação. Muito bom o depoimento.

Em relação a começar por um concurso trampolim, apesar de ser um caminho a ser considerado, temos que levar em conta que muita gente que estuda para TCU, CGU, Receita etc,....já ganha seus 10k ou 12k. Será que existe tantos concursos trampolins que pagam 12K??? Acredito que não. Por isso muita gente vai logo encarando os concursos top´s. Talvez não seja melhor estratégia, mas cada pessoa tem sua realidade.

Em relação a planejamento, vc estudava por ciclos ou trabalhava com matérias fixas ao longo da semana???

obrigado

E ai Loteria, blza?

Desculpa a demora pra responder mas o fórum passou por tantas mudanças que acabei ficando um tempo sem acompanhar...

Concurso que paga 12k não é exatamente um concurso trampolim, você está muito ambicioso! kkk

A ideia de concurso trampolim é encarar um concurso, em tese, mais fácil (salário de 2k - 4k) para aliviar a pressão de ter que ser aprovado e de quebra ter uma renda garantida.

Vou te dar um exemplo de uma conhecida minha....concluiu a faculdade em uma universidade pública muito bem conceituada e decidiu que iria estudar para concurso. Passou um bom tempo sem trabalhar, só estudando, sem obter bons resultados. Já estava rolando aquela pressão da família, amigos e dela mesmo e isso a estava afetando...

Até que recentemente ela passou pro BB e já está trabalhando. É nível médio, salário é na faixa de 2,5k, mas já foi uma grande vitória, agora ela já é vista como bem sucedida. Numa situação dessas ela vai poder estudar de forma muito mais leve para outros concursos, sem aquela pressão social e dela mesma.

Em relação ao planejamento eu fazia em ciclos mas um pouco diferente do "tradicional", uma espécie de meio termo entre matérias fixas e ciclo. Mas é importante ter um planejamento e fazer de tudo para cumpri-lo, fazendo as adaptações necessárias durante o caminho!

Abraços!

Comentário

• lulu002
                    • 08/03/15
                    • 28

Olá, parabéns pelo seu depoimento. Passei em um concurso nível médio ano passado. Não tenho aquela pressão de passar em qualquer concurso, no entanto, tenho medo...isso mesmo medo do concurso que gostaria. Diplomacia!!! Será que não é audácia demais da minha parte?? É MEU SONHOOOO DE VIDA. Mas toda vez que tenho que ler um livro de História do Brasil de 400 páginas já me imagino frustrada por não passar nem na 1 fase (são 4 fases) e 11 matérias, com diversas discursivas. SEMPRE CESPE!!! Será que não devo permanecer nos "concursos trampolim", continuar na 4 divisão?? Para diplomacia as matérias são Português, Inglês, Francês, Espanhol, Economia, Geografia, História Mundial, do Brasil, Politica Externa do Brasil, direito interno e direito internacional.

Abssss

Comentário

• Junior97
                      • 31/03/16
                      • 121

Originally posted by lulu002 View Post
                      Olá, parabéns pelo seu depoimento. Passei em um concurso nível médio ano passado. Não tenho aquela pressão de passar em qualquer concurso, no entanto, tenho medo...isso mesmo medo do concurso que gostaria. Diplomacia!!! Será que não é audácia demais da minha parte?? É MEU SONHOOOO DE VIDA. Mas toda vez que tenho que ler um livro de História do Brasil de 400 páginas já me imagino frustrada por não passar nem na 1 fase (são 4 fases) e 11 matérias, com diversas discursivas. SEMPRE CESPE!!! Será que não devo permanecer nos "concursos trampolim", continuar na 4 divisão?? Para diplomacia as matérias são Português, Inglês, Francês, Espanhol, Economia, Geografia, História Mundial, do Brasil, Politica Externa do Brasil, direito interno e direito internacional.

Abssss
                      Legal, qual concurso você passou? estudou muito tempo? se o seu sonho é em ser diplomata, corra atrás, estude até conseguir. eu espero conseguir um dia ser um magistrado, ou promotor, ainda estou vendo as funções de cada um.

Comentário

• lulu002
                        • 08/03/15
                        • 28

Olá Jr, passei na FUB para nível médio, mas recebo salário por pós graduação. Tenho estudado ciclicamente para concurso desde 2012 mas não constantemente. Um abraço!

Comentário

• Ministro
                          • 14/01/12
                          • 221

Abssss

Oi lulu, então…

Eu diria que você está em uma situação muito favorável: já é servidora pública, portanto já se livrou daquela pressão pela aprovação e, principalmente, tem um objetivo bem definido, que você até define como o “sonho da sua vida”, isso é excelente! Você já tem o seu propósito, e quando temos um, estudar fica muito mais fácil!

Entretanto, vejo que você está sofrendo de um dos efeitos colaterais dos concursos trampolim, que é a acomodação e o medo de dar o próximo passo. Você já tem seu salário, seus colegas de trabalho, já está na sua zona de conforto, você até tenta se enganar pensando “nossa aqui onde estou até que não é ruim”...Mas bote na cabeça que esse não é seu objetivo final, é apenas um degrau.

Dando um pouco da minha experiência, em um dos órgãos que trabalhei, apesar de ser nível superior, ganhava, na época, entre R$ 3 e R$ 4 mil. Das pessoas que entraram comigo, a esmagadora maioria dos que tinham ambições maiores já saíram de lá pois conseguiram outras aprovações. Já os que ficaram, é por que, em sua maioria, decidiram, por n motivos, que aquilo os satisfaziam. É tudo questão de tomar uma decisão!

Essa questão de medo é normal, quem não tem medo de dedicar meses de sua vida aos estudos e não resultar em nada? Esse é o dilema de todo concurseiro, então você deve agir, apesar do medo! Então, larga esse medo de lado e foco nos estudos, você já sabe que é capaz, agora é só se dedicar!

Então a escolha é sua: vai ficar na 4ª divisão ou vai brigar pela 1ª? Você prefere jogar no Rondoniense ou no Barcelona? Faz um teste, digita no Google "Rondoniense SC" e depois "Barcelona FC" e abre as imagens. Assim você vai decidir que "divisão" dos concursos você deseja =D

Abraços!

Comentário

• lulu002
                            • 08/03/15
                            • 28

Olá Ministro. Poxa, primeiramente obrigada pelo incentivo. Atualmente estou licenciada para acompanhar cônjuge, meu marido já trabalha no MRE e estamos fora do Brasil. Graças a Deus tenho acesso aos cursos online (pdf). Neste último domingo foi a primeira fase para diplomacia, até os professores dos cursinhos especializados levaram um susto, tamanha foi a dificuldade da prova. Fiz questão de colocar as imagens dos times (rsrsrsr), humilhanteeeee!!!! Existe tbm dentro do Itamaraty o cargo de Oficial de Chancelaria, concurso que exige nível superior e as matérias são como as de qualquer concurso "padrão" PO, DIR ADM, DIR CONS, RML, CONTABI. Tem os mesmos beneficios que o diplomata, exceto o "glamour"que este último oferece. Fico em dúvida de qualquer estudar, porque a realidade é esta: Diplomacia 30 vagas por ano. (todo ano tem). Oficial de Chancelaria: o último foi ano passado, não passei por 1 ponto... (fiquei uma semana chorando, isso mesmo chorando), estudei demaissss. Próximo concurso: 2 anos de validade mais prorrogação para mais 2! ou seja: 4 anos!!!! O que gostaria muito de decidir é: estudo todo ano para diplomacia, sabendo a dificuldade desse concurso OU me preparo melhor para o próximo de Chancelaria, aproveitando os concursos trampolins melhores que a FUB, como as agências reguladoras, CD, Senado etc?? Até porque para Ochan as matérias são as mesmas para demais concursos. Caro Ministro: Ajudaaaa aqui essa pessoa indecisaaaa!!! Forte abraço!!!!

Comentário

• Ministro
                              • 14/01/12
                              • 221

Olá Ministro. Poxa, primeiramente obrigada pelo incentivo. Atualmente estou licenciada para acompanhar cônjuge, meu marido já trabalha no MRE e estamos fora do Brasil. Graças a Deus tenho acesso aos cursos online (pdf). Neste último domingo foi a primeira fase para diplomacia, até os professores dos cursinhos especializados levaram um susto, tamanha foi a dificuldade da prova. Fiz questão de colocar as imagens dos times (rsrsrsr), humilhanteeeee!!!! Existe tbm dentro do Itamaraty o cargo de Oficial de Chancelaria, concurso que exige nível superior e as matérias são como as de qualquer concurso "padrão" PO, DIR ADM, DIR CONS, RML, CONTABI. Tem os mesmos beneficios que o diplomata, exceto o "glamour"que este último oferece. Fico em dúvida de qualquer estudar, porque a realidade é esta: Diplomacia 30 vagas por ano. (todo ano tem). Oficial de Chancelaria: o último foi ano passado, não passei por 1 ponto... (fiquei uma semana chorando, isso mesmo chorando), estudei demaissss. Próximo concurso: 2 anos de validade mais prorrogação para mais 2! ou seja: 4 anos!!!! O que gostaria muito de decidir é: estudo todo ano para diplomacia, sabendo a dificuldade desse concurso OU me preparo melhor para o próximo de Chancelaria, aproveitando os concursos trampolins melhores que a FUB, como as agências reguladoras, CD, Senado etc?? Até porque para Ochan as matérias são as mesmas para demais concursos. Caro Ministro: Ajudaaaa aqui essa pessoa indecisaaaa!!! Forte abraço!!!!

Oi Lulu, então...

Tenho a impressão que você está supervalorizando o concurso para o cargo de diplomata. É um concurso difícil? Sem dúvidas! Mas veja que os concursos que você citou como trampolim (Câmara e Senado) pagam salários superiores à diplomacia e são tão difíceis quanto, isso balanceando os aspectos nível da concorrência, quantidade da concorrência e dificuldade das matérias.

Então larga essa crença que a diplomacia é impossível que não é pra você, é só se planejar e se dedicar que as coisas acontecem. E essa regularidade de ter concursos anuais é bem interessante para que você possa fazer uma preparação constante.

Abraços!

Comentário

Working...
                              X