Announcement

Collapse
No announcement yet.

Ciclo de Gestão (AFC/CGU) estudando 4h por dia? É possível!!!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Ministro
    • 14/01/12
    • 221

Ciclo de Gestão (AFC/CGU) estudando 4h por dia? É possível!!!

E ai pessoal, tudo tranquilo?

Bom, desde que me entendo por concurseiro venho acompanhando o glorioso Fórum Concurseiros. Na verdade, pra ser bem sincero, comecei frequentando o fórum “concorrente”, mas em pouco tempo cruzei com o FC e depois disso não larguei mais!

De vez em quando dou uma olhada aqui nessa sessão de depoimentos e sempre acho legal ler novas histórias sendo inseridas, é sinal que a vida de muita gente está mudando por meio dos concursos públicos. Vou deixar agora meu singelo depoimento e espero poder contribuir de alguma forma.

Hoje, como Analista de Finanças e Controle da CGU, estou avaliando a possibilidade de me aposentar da vida de concurseiro, mas nessa trajetória no mundo dos concursos públicos (que começou em 2008), depois de muitos erros e acertos, alguma coisa a gente aprende. Espero conseguir compartilhar um pouco do que me foi útil para conseguir as vitórias que obtive.

O título que escolhi para esse tópico pode gerar alguma polêmica, mas minha intenção é justamente fazer uma provocação, já que, na minha singela opinião, uma pessoa que consegue estudar pelo menos 3 horas por dia, tem chances de passar em qualquer concurso de alto nível.

Minha História (breve relato)

Minha trajetória no mundo dos concursos públicos iniciou-se em 2008, aos 22 anos. Lá estava eu, largado na faculdade, trabalhando oito horas por dia, ganhando um salário miserável, não atuava na minha área de formação, e não tinha perspectiva nenhuma de crescimento.

Por livre e espontânea pressão, resolvi acordar pra vida e entrei em um cursinho para concursos (na época era para Técnico Administrativo de tribunal). No começo foi estranho, mas logo me empolguei, afinal fazemos tantas provas na vida (escola, vestibular, faculdade, autoescola, curso de idiomas, etc.), muitas delas inúteis, porque não fazer uma prova que valesse um bom salário?

Pouco tempo após a conclusão desse cursinho, saiu o edital do TRF com vagas para Técnico Administrativo no meu estado, uma oportunidade perfeita! Comecei a estudar pra valer, estudava onde pudesse, no trabalho, no ônibus, na fila do banco, etc. Estudei tanto que certa vez minha esposa (na época namorada) relatou que falei dormindo frases desconexas relacionadas a Direito Constitucional, coisa de louco!

Encarei a prova confiante, certo que fiz o máximo possível. Meu desempenho foi o seguinte: 50 acertos (de 60 questões). Mesmo considerando que a prova foi fácil, essa pontuação, na minha concepção da época, era suficiente pra ficar entre os primeiros lugares!

Resultado divulgado, fiquei exatamente na 1.261ª posição. Aquilo foi um choque de realidade. Como pode um cidadão acertar 83,3% de uma prova e ficar tão mal classificado? Foi nessa paulada que levei logo na minha primeira tentativa que aprendi: não basta estudar muito, é preciso saber estudar.

Depois desse concurso, meus principais resultados foram:

Concurso: CAIXA
    Cargo: Técnico Bancário Novo
    Carga de Estudo: 2h/dia
    Tempo de Estudo: 2 meses
    Data da Prova: Jun/2008
    Resultado: 46º lugar e convocado! (meu primeiro emprego público)

Concurso: Infraero
    Cargo: Contador
    Carga de Estudos: 2h/dia
    Tempo de Estudo: 1 mês (estava afiado em virtude da conclusão da graduação)
    Data da Prova: Ago/2009
    Resultado: 2º lugar e não convocado

Concurso: DNOCS
    Cargo: Contador
    Carga de Estudos: 2h/dia
    Tempo de Estudo: 1 mês (estava afiado em virtude da conclusão da graduação)
    Data da Prova: Jan/2010
    Resultado: 6º lugar, nomeado e empossado!

A partir daqui comecei a encarar concursos mais difíceis...

Concurso: MPU
    Cargo: Analista Pericial Contabilidade
    Carga de Estudos: 3h – 4h/dia
    Tempo de Estudo: 5 meses
    Data da Prova: Set/2010
    Resultado: 7º lugar, nomeado e empossado!

Concurso: TRE-CE
    Cargo: Analista Judiciário – Contabilidade
    Tempo de Estudo: 4 meses
    Data da Prova: Jan/2012
    Resultado: 4º lugar, não nomeado

Concurso: Senado Federal
    Cargo: Analista Legislativo – Contabilidade
    Carga de Estudos: 3h/dia
    Tempo de Estudo: 1 mês
    Data da Prova: Mar/2012
    Resultado: Reprovado

Concurso: CGU
    Cargo: Analista de Finanças e Controle/DF (Auditoria e Fiscalização)
    Tempo de Estudo: 3 meses
    Data da Prova: Jun/2012
    Resultado: 107º, nomeado e empossado! (considerando apenas a prova objetiva fiquei em 32º, mas o “Sr. Tracinhos” da ESAF me derrubou na discursiva).

Durante minha trajetória de concurseiro, aprendi que o sucesso nos concursos públicos não é feito apenas de muito estudo. O maior erro que uma pessoa pode cometer é deixar de estudar para um concurso porque “já tem gente estudando exclusivamente para esse concurso a mais de dois anos”. O que importa não é a quantidade de estudos, mas sim a qualidade.

Quatro meses de estudo de qualidade vale mais que dois anos de estudo aleatório. Assim como 4h de estudo de alto nível valem mais que 8h de estudos faz-de-conta.

Enfim, baseado em minha experiência pessoal, vou destacar 6 passos que considero fundamentais para o sucesso na “carreira” de concurseiro, independente da quantidade de horas estudadas. São eles:

1 - Saiba exatamente aonde quer chegar

Objetivo e foco, isso é fundamental. Sem eles você é só mais um desesperado na multidão. Saiba onde está hoje e aonde quer chegar. Saiba o que você é capaz hoje, e do que pode ser capaz daqui a um mês. Não adianta estudar pra PF, INSS, TRT, e CGU ao mesmo tempo! Por mais que seja possível encaixar todas as matérias desses concursos em um único plano de estudos, é besteira fazer isso! Você vai acabar não conseguindo estudar adequadamente pra nenhum dos cargos almejados. Troque o Rambo (com sua metralhadora giratória atirando para todos os lados) que tem dentro de você por um Bob Lee Swagger e seu rifle de precisão, com tiros precisos e mortais. Não é obrigatório focar em um só concurso, mas é preciso ter algum norte.

2 - Saiba por qual razão quer chegar lá

É preciso saber não só aonde quer chegar, mas porquê quer chegar lá. Tenha uma razão que te motive, que te faça ficar acordado de madrugada estudando. O ideal é pensar em coisas positivas, como as atribuições e a relevância do futuro cargo, o excelente salário que você vai receber, a condição de vida que você terá, o churrasco de comemoração, a foto no facebook que vai postar, a carteira funcional, etc. Não acho legal pensar em coisas do tipo “me livrar do chefe chato” ou “passar na cara do fulano”. Esse tipo de pensamento não traz coisas boas.

3 - Como pretende chegar

Você já sabe aonde quer chegar e porquê, mas falta definir como. Essa é hora do famoso plano de estudos. Vou dizer como, em linhas gerais, fiz os meus:

a) Defini que conseguiria estudar em alto nível cerca de quatro horas por dia. Alguns podem achar pouco, eu considero suficiente.

b) Essas quatro horas diárias foram dividas em quatro baterias de uma hora de estudo consecutivo, com intervalo mínimo de 30 minutos entre elas. Em cada bateria era estudada uma matéria diferente.

c) Todo o tempo de estudo era rigorosamente cronometrado.

d) Analisei os editais e provas anteriores do concurso que estava abrangido pelo meu planejamento (ou concursos análogos) e, com base na pontuação de cada disciplina e no número provável de questões que seriam cobradas de cada uma, defini um peso para cada matéria no meu plano de estudos (essa parte depois que o edital é publicado fica mais fácil). Nesse passo considerei também a bagagem de conhecimento, ou seja, reduzi o peso das matérias que eu já tinha mais conhecimento e aumentei o peso das que eu tinha dificuldade.

e) Em outra aba da planilha, detalhei os assuntos a serem estudados de cada matéria. Quando um assunto era estudado, grifava a célula de verde (em caso de estudo completo) ou amarelo (em caso de estudo parcial). Além de servir como controle dos assuntos estudados, sempre que via aquela planilha cheia de células sem cor, eu me motivava para pintar tudo de verde (usava um esquema semelhante para controlar os assuntos revisados)

f) No mesmo plano ainda separei outra aba para especificar exatamente de que fonte eu estudaria cada assunto de cada matéria (especificando qual aula, qual curso, qual livro, qual capítulo, etc.). Isso é muito útil pois hoje em dia, com vídeo-aulas, cursos PDFs, cursinho presencial, livros, apostilas, é muito comum perder muito tempo escolhendo o material de estudo. Dessa forma eu “perdia” tempo apenas uma vez escolhendo o material no início do planejamento.

Periodicamente eu fazia uma análise geral do meu desempenho, a fim de fazer adequações que se fizessem necessárias no plano de estudo.

4 - O primeiro grande segredo: Revisão

Isso não é exatamente um segredo, mas muitos insistem em ignorar essa parte. Na ânsia de cobrir o edital e terminar todo o conteúdo, muitos concurseiros se debruçam sobre os livros, lendo uma quantidade enorme de conteúdo e ignoram as revisões.

A quantidade de conteúdo para aprender é muito grande, não adianta se iludir que basta ler 20 livros e a aprovação está garantida. É preciso constantemente reforçar ao cérebro que aquele conteúdo está lá, e onde ele está, para que na hora da prova não venha aquela sensação de “eu li sobre isso, mas não lembro”.

Portanto, FAÇA REVISÕES é MUITO IMPORTANTE

Mas como? Eu particularmente fazia revisões por dois tipos de resumo: mapas mentais e resumos corridos. Os mapas mentais são de amplo conhecimento e têm sua eficácia mais que comprovada. Utilizei-os por algum tempo, e foram muito úteis, mas em virtude de meus horários de estudos serem reduzidos, deixei de fazê-los ao perceber que me demandavam muito tempo. Além disso os mapas mentais pecam por dar apenas uma visão geral do assunto, omitindo alguns detalhes que por vezes são importante.

Passei a usar então os resumos corridos, escritos no Word. Eu os fazia da seguinte forma: ao fim da leitura de cada assunto, escrevia um resumo, com as minhas palavras, destacando os conceitos mais importantes e organizando-os de forma que pudessem ser assimilados rapidamente. Nesse método, os cursos em PDF ajudavam muito, pois eventualmente utilizava um Copiar/Colar de alguns trechos-chave e unia-os com elementos de coesão e formatação, formando um resumo/apostila.

Alguns vão dizer “se era só Copiar/Colar você não aprendia nada”, mas isso não é verdade. À medida que eu me questionava quais trechos deveriam ser considerados chave (que iam para o resumo) e quais seria apenas conhecimento acessório, forçava minha mente a pensar sobre o assunto de forma global. Assim, ao fazer as revisões, minha memória voltava-se para aquele momento em que fiz o resumo, realçando os motivos pelos quais decidi eleger determinados trechos e conceitos para fazer parte, ou não, do resumo.

Importante destacar que para esse método funcionar é fundamental primar pela concisão. É preciso ter cuidado para não copiar/colar todo o conteúdo teórico para o resumo. Como o próprio nome diz, resumo significa algo conciso, que remete à ideias-chave. Aulas em PDF de 80 páginas transformam-se em 5 ou 6 páginas de resumo.

Não custa lembrar que é muito importante separar um tempo para ler os resumos. Nos meus estudos pós-edital sempre separei a última semana (ou as duas últimas) antes da prova apenas para leitura de resumos e resolução de exercícios, assim ia para a prova com o conhecimento de todas as matérias bem fresco na minha cabeça (é interessante utilizar os resumos em apoio aos exercícios).

Em um estudo de longo prazo é interessante fazer revisões periódicas

5 - O segundo grande segredo: Exercícios

Nesse aspecto não preciso nem me alongar muito da importância de fazer exercícios. Mas não custa lembrar que será aprovado em qualquer concurso público não aquele candidato que estudou mais horas, leu mais livros, ou está há mais tempo na “fila”, mas sim aquele que acertar mais questões.

Portanto, estudar muito é importante, mas fazer muitos exercícios é igualmente importante. Depois de alguma experiência é possível chegar às provas já sabendo quais assuntos têm mais probabilidade de serem cobrados e como serão cobrados.

Além disso, as bancas examinadoras têm suas peculiaridades, e algumas até fazem jurisprudência com as suas loucuras (fato que me fez ficar em 4º no TRE-CE ao invés de 1º). Por isso é sempre bom conhecer como as bancas estão elaborando as questões. Cuidado pra não focar muito em questões antigas: periodicamente as bancas costumam mudar seus entendimentos e até o nível de profundidade das provas. Essas mudanças podem ser bruscas, portanto é bom estar preparado.

Os exercícios têm ainda outra finalidade importantíssima: avaliar o conhecimento. Portanto é imprescindível anotar as estatísticas de resolução de questões, pois elas darão indícios de quais matérias necessitam de mais estudo e quais demandam apenas manutenção. Não esquecer também de anotar e guardar as estatísticas de provas, afinal jogo é jogo e treino é treino.

6 - Esteja emocionalmente alinhado aos seus objetivos

Objetivo, foco, meta, planejamento, avaliação, resumos, exercícios, etc. Tudo isso não vai valer nada se você não estiver emocionalmente alinhado a essa dura jornada que é estudar para concursos públicos. Esse é um assunto extenso e subjetivo, mas vou elencar algumas características emocionais que considero essenciais:

a) Decida, do fundo do coração, que é esse caminho que você quer seguir e coloque como sua prioridade de vida (alguns concursos fiz com minha cabeça voltada para outras coisas, e os resultados não foram bons)

b) Acredite que é possível, tenha autoconfiança!

c) Você pode estudar muito e não passar, assuma o risco!

d) Esteja disposto a pagar o preço: o transtorno é temporário, mas os benefícios permanentes!

e) Comece ontem! Se não for possível, comece agora!

d) Esteja preparado para as derrotas, pois elas certamente virão! Faça delas combustível para as futuras vitórias.

Bibliografia

Não vou citar livros e autores, mas o que aconselho é o seguinte:

Livros: Adequados para construir uma base para a matéria.

Cursos PDF: Aconselhado para todos os momentos, principalmente pós-edital. A depender da matéria, os cursos em PDF podem ficar devendo, mas isso é exceção.

Cursinho Presencial: Adequado para estudar matérias completamente novas ou para quem quer adquirir disciplina de estudos

Vídeo-Aulas: Adequado para quem tem muita disciplina e paciência.

É isso ai pessoal, espero ter contribuído de alguma forma.

Quem quiser trocar uma ideia pode deixar uma mensagem aqui ou se preferir meu e-mail é filipe_vale@hotmail.com

Abraço!
    Last edited by Ministro; Tue, 27/05/14, 01:29 PM.
  • M. Barreto
    • 24/04/14
    • 190

Re: Ciclo de Gestão (AFC/CGU) estudando 4h por dia? É possível!!!

Adorei seu depoimento! Fico motivada à continuar meus estudos de poucas horas por dia. As vezes acho que não vou conseguir passar no meu concurso trabalhando o dia inteiro e tendo poucas horas livres, mas histórias como a sua me deixam muito animada! Parabénss!!

Comentário

• Ministro
      • 14/01/12
      • 221

Obrigado M. Barreto.

Assim como quase tudo na vida, nos estudos para concurso, a qualidade vale mais que a quantidade.

Não falei no depoimento, mas pra quem tem poucas horas de estudo por dia, acho interessante começar por concursos trampolins.

Se eu tivesse começado a estudar hoje, 3 meses de estudo (4h dia) talvez não fosse suficiente pra passar em um concurso como o da CGU, mas toda a bagagem que adquiri anteriormente (AFC/CGU é meu 4º cargo público) me permitiu isso.

Comentário

• Jessérs
        • 16/04/13
        • 24

Parabénss, colega! Depoimento muito proveitoso para mim e muitos concurseiros que continuam na luta.
        Outra coisa, gostaria que vc me tirasse uma dúvida, na sua opinião, o estudo com base somente em materiais em PDF é suficiente para passar em concursos Top's ??

Comentário

• Guerreiroconc
          • 25/03/11
          • 169

Parabéns pela aprovação.

Gostei muito do seu depoimento que trata um pouco da minha realidade (poucas horas de estudos). Meu objetivo final nessa vida concurseira é passar justamente em concursos da área de controle e gestão (TCU e/ou CGU).

Você me fez repensar na tática do concurso trampolim, para ir galgando aprovações aos poucos. Pois tenho de 3 a 4 horas por dia para estudar, porém estou começando a achar muito puxado logo de cara estudar para concursos top, como CGU e outros do ciclo de controle e gestão.

Você é daqui do nordeste? Vi que vc fez concurso para o DNOCS!

Abraço.

Comentário

• marigraniel
            • 20/01/13
            • 124

Ministro, muito obrigada por compartilhar conosco seu depoimento...

Meu foco é icms sc, e também tenho um tempo bem reduzido de estudo, pois faço faculdade e trabalho. Você acha que com 3h/dia de estudo (inclusive aos finais de semana) é possível obter aprovação, levando em conta que, pelas especulações, o concurso será lá por 2016?

Outra coisa: sobre exercícios, você os começava logo após terminar um tópico da matéria? Obrigada.
            Last edited by marigraniel; Thu, 22/05/14, 09:15 PM.

Comentário

• Diegovga
              • 19/01/14
              • 5

Muito bom, pois esses depoimentos fazem nossa motivação aumentar.

Comentário

• Vitória Barboza
                • 02/04/14
                • 15

Parabéns Ministro pelo êxito e pelo depoimento. Até copiei e salvei como pdf, e já mandei pro meu Kindle, para uma leitura mais apurada. Parabéns de verdade pelo esforço e pragmatismo, sua história caiu como uma luva pra mim, que disponho de pouquíssimo tempo de estudos durante a semana (3h por dia), e almejo o ciclo de gestão e controle, especificamente o TCU. Forte abraço e sucesso na CGU!

Comentário

• Ministro
                  • 14/01/12
                  • 221

Originally posted by Jessérs View Post
                  Parabénss, colega! Depoimento muito proveitoso para mim e muitos concurseiros que continuam na luta.
                  Outra coisa, gostaria que vc me tirasse uma dúvida, na sua opinião, o estudo com base somente em materiais em PDF é suficiente para passar em concursos Top's ??
                  Valeu!

Bom, os cursos PDFs disponíveis no mercado muitas vezes são feitos pelos mesmos autores dos best sellers de concursos, portanto são suficientes sim pra qualquer concurso, inclusive os Tops. Há de se diferenciar, porém, os cursos regulares dos cursos pós ou pré-edital. Esses últimos costumam ser mais corridos e focados apenas no que está sendo exigido no edital.

Claro que os livros dão uma base de conhecimento mais sólido para as matérias, mas não são indispensáveis. Se você tiver tempo, é interessante estudar pelos livros apenas as matérias estratégicas do seu concurso. Se não, as aulas PDF são sim suficientes.

Comentário

• Ministro
                    • 14/01/12
                    • 221

Originally posted by Guerreiroconc View Post
                    Parabéns pela aprovação.

Gostei muito do seu depoimento que trata um pouco da minha realidade (poucas horas de estudos). Meu objetivo final nessa vida concurseira é passar justamente em concursos da área de controle e gestão (TCU e/ou CGU).

Você me fez repensar na tática do concurso trampolim, para ir galgando aprovações aos poucos. Pois tenho de 3 a 4 horas por dia para estudar, porém estou começando a achar muito puxado logo de cara estudar para concursos top, como CGU e outros do ciclo de controle e gestão.

Você é daqui do nordeste? Vi que vc fez concurso para o DNOCS!

Abraço.
                    Obrigado Guerreiro.

Em relação aos concursos trampolim, minha visão é a seguinte:

Você é dono de um time de futebol. No início você dispõe de jogadores amadores e destreinados. Você tem três opções:

1) Entrar na 1ª divisão e levar uma surra atrás da outra até ganhar alguma competitividade

2) Ficar treinando, treinando, treinando, treinando, até chegar no nível de jogar a 1ª divisão

3) Começar pela 4ª divisão e ir ganhando títulos até chegar na 1ª

Eu prefiro a 3ª opção. Seu objetivo é a 1ª divisão (concursos tops), mas enquanto isso você encara os concursos mais fáceis, consegue boas colocações, ou até uma nomeação, e gradativamente vai subindo de nível.

Em relação ao DNOCS, sim eu sou do Nordeste, sou de Fortaleza!

Comentário

• Ministro
                      • 14/01/12
                      • 221

Originally posted by marigraniel View Post
                      Ministro, muito obrigada por compartilhar conosco seu depoimento...

Meu foco é icms sc, e também tenho um tempo bem reduzido de estudo, pois faço faculdade e trabalho. Você acha que com 3h/dia de estudo (inclusive aos finais de semana) é possível obter aprovação, levando em conta que, pelas especulações, o concurso será lá por 2016?

Outra coisa: sobre exercícios, você os começava logo após terminar um tópico da matéria? Obrigada.
                      Mari, acho que dá sim pra você. Considerando que ainda tem entre 1 ou 2 anos para o concurso, se você conseguir se organizar direito, dá pra encarar sim.

Quanto aos exercícios, eu os fazia ao terminar um assunto da matéria, para reforçar o conhecimento e ver quais partes eu não aprendi adequadamente. Também fazia exercícios junto com as revisões, para também avaliar o conhecimento adquirido e, se necessário, reler algum assunto específico.

Comentário

• Ministro
                        • 14/01/12
                        • 221

Originally posted by Diegovga View Post
                        Muito bom, pois esses depoimentos fazem nossa motivação aumentar.
                        Valeu Diego!

Pode ter certeza que depois que você tomar posse no cargo que almeja, vai olhar pra trás e ver que o sacrifício foi pequeno perto dos benefícios da sua nova vida!

Comentário

• Ministro
                          • 14/01/12
                          • 221

Originally posted by Vitória Barboza View Post
                          Parabéns Ministro pelo êxito e pelo depoimento. Até copiei e salvei como pdf, e já mandei pro meu Kindle, para uma leitura mais apurada. Parabéns de verdade pelo esforço e pragmatismo, sua história caiu como uma luva pra mim, que disponho de pouquíssimo tempo de estudos durante a semana (3h por dia), e almejo o ciclo de gestão e controle, especificamente o TCU. Forte abraço e sucesso na CGU!
                          Obrigado Vitória!

Nem todo mundo pode estudar 8 horas por dia, isso não significa que quem estuda um pouco menos não tenha chance. Pra quem tem menos tempo disponível, o estudo deve ser planejado, focado, e de alto rendimento.

Continue firme que as carreiras federais de controle, além de serem bem remuneradas, exercem uma atividade muito nobre para o país!

Comentário

• Guerreiroconc
                            • 25/03/11
                            • 169

Originally posted by Ministro View Post
                            Obrigado Guerreiro.

Em relação aos concursos trampolim, minha visão é a seguinte:

Você é dono de um time de futebol. No início você dispõe de jogadores amadores e destreinados. Você tem três opções:

1) Entrar na 1ª divisão e levar uma surra atrás da outra até ganhar alguma competitividade

2) Ficar treinando, treinando, treinando, treinando, até chegar no nível de jogar a 1ª divisão

3) Começar pela 4ª divisão e ir ganhando títulos até chegar na 1ª

Eu prefiro a 3ª opção. Seu objetivo é a 1ª divisão (concursos tops), mas enquanto isso você encara os concursos mais fáceis, consegue boas colocações, ou até uma nomeação, e gradativamente vai subindo de nível.

Em relação ao DNOCS, sim eu sou do Nordeste, sou de Fortaleza!
                            Obrigado pelas informações. Estou optando por começar por matérias básicas comuns a todos os certames (Português, Direitos, etc.) e ver o que sai de concurso escada nesse tempo de estudo, sempre focando no objetivo principal, a "1ª divisão". Gostei da sua analogia dos concursos trampolins com a questão das divisões de futebol.

Sou do Ceará também, moro na região do Cariri.
                            Last edited by Guerreiroconc; Fri, 23/05/14, 07:09 AM.

Comentário

• Biô Henrique
                              • 06/05/14
                              • 14

Ministro, muito bom o seu depoimento, vai ajudar bastante a galera que está buscando o seu lugar ao sol.
                              Você disse que estudou para a CGU entre 3 e 4hs líquidas/dia, nos finais de semana, qual era o seu quadro de horário? Eram mais de 4 horas, certo?
                              Quando fazia as revisões, destinava quanto tempo? Com qual periodicidade as fazia?
                              Se for possível, coloque em seu depoimento os anos/meses ao lado dos concursos que fez, isso dá uma base legal para nós nos situarmos na linha do tempo.
                              Muito obrigado e muito sucesso pra sua vida.

Comentário

• Ministro
                                • 14/01/12
                                • 221

Originally posted by Biô Henrique View Post
                                Ministro, muito bom o seu depoimento, vai ajudar bastante a galera que está buscando o seu lugar ao sol.
                                Você disse que estudou para a CGU entre 3 e 4hs líquidas/dia, nos finais de semana, qual era o seu quadro de horário? Eram mais de 4 horas, certo?
                                Quando fazia as revisões, destinava quanto tempo? Com qual periodicidade as fazia?
                                Se for possível, coloque em seu depoimento os anos/meses ao lado dos concursos que fez, isso dá uma base legal para nós nos situarmos na linha do tempo.
                                Muito obrigado e muito sucesso pra sua vida.
                                Valeu Biô!

Bom, nos fins de semana eu também fazia 4 horas. Às vezes 5h, mas em média eram 4h mesmo. Dentro do meu planejamento isso me atendia.

Quanto às revisões, era mais ou menos o seguinte:

Depois que acumulava uma determinada quantidade de teoria, dedicava um tempo para revisar e fazer exercícios sobre o que já havia sido estudado, antes de seguir adiante na matéria.

Isso considerando que meus estudos sempre foram próximos dos editais, mas para um estudo de longo prazo talvez seja interessante estabelecer uma rotina bem definida de revisão.

Também fazia muita revisão e exercícios nas duas semanas antes das provas, como citei no depoimento.

Depois de uma certa experiência, é possível estudar apenas pelos resumos e exercícios. Para a CGU, por exemplo, estudei matérias como Português, Direito Administrativo, Direito Constitucional, AFO, Contabilidade Pública e boa parte de Auditoria (Técnicas de Controle), apenas por resumos e exercícios, visto que eram matérias que eu já havia estudado de forma mais exaustiva em outras oportunidades.

Quanto à cronologia dos concursos, é mais ou menos a seguinte:

(data das provas)

TRF Fev/2008 - Caixa Jun/2008 - Infraero Ago/2009 - Dnocs Jan/2010 - MPU Set/2010 - TRE-CE Jan/2012 - Senado Mar/2012 - CGU Jun/2012

O tempo de estudo anterior a cada um desses concursos está lá no depoimento.

Abraços!

Comentário

• anapaularr
                                  • 24/04/14
                                  • 7

Muito bom seu depoimento, Ministro!

Também sou de Fortaleza, mas moro atualmente em Brasília. Tenho um concurso que almejo, a ANTAQ, e conseguirei, questão de tempo.

Abraços e obrigada!

Comentário

• Ministro
                                    • 14/01/12
                                    • 221

Originally posted by anapaularr View Post
                                    Muito bom seu depoimento, Ministro!

Também sou de Fortaleza, mas moro atualmente em Brasília. Tenho um concurso que almejo, a ANTAQ, e conseguirei, questão de tempo.

Abraços e obrigada!
                                    Obrigado Ana.

Você tem um objetivo bem definido e está comprometida a alcançá-lo, isso já é MUITA coisa!

Boa sorte!

Comentário

• Ludmilla Guedes
                                      • 21/02/14
                                      • 11

Ministro,

que depoimento massa! Acredito que, pelo menos para mim, 4h líquidas de estudo são suficientes! Acima disso, a qualidade dos estudos cai consideravelmente!

O meu problema é a tal da "organização". Ainda tenho que encontrar o caminho certo a seguir, e quando isso acontecer quero disparar e não parar mais! Avançar até atingir meu objetivo!

Parabéns pelas aprovações e espero que vc seja muito feliz na carreira que escolheu!

Comentário

• Ministro
                                        • 14/01/12
                                        • 221

Originally posted by Ludmilla Guedes View Post
                                        Ministro,

que depoimento massa! Acredito que, pelo menos para mim, 4h líquidas de estudo são suficientes! Acima disso, a qualidade dos estudos cai consideravelmente!

O meu problema é a tal da "organização". Ainda tenho que encontrar o caminho certo a seguir, e quando isso acontecer quero disparar e não parar mais! Avançar até atingir meu objetivo!

Parabéns pelas aprovações e espero que vc seja muito feliz na carreira que escolheu!
                                        Obrigado pelo feedback Ludmilla!

De fato o mais importante nos estudos é a qualidade. Quem pode/consegue estudar 8h por dia, excelente! Mas 4h diárias, de alto nível, podem te levar muito longe!

Quanto a tal da “organização”, muita atenção, ela é mais importante do que se imagina. Por outro lado, ela é também mais fácil de fazer do que se pensa. É como você disse: depois que se encontra o “caminho”, ninguém segura mais! Pode ter certeza que depois que você traçar seu caminho, seus objetivos vão ser alcançados rapidamente!

Quem sabe escrevo algo depois detalhando como fiz o meu planejamento, ou mesmo desenterro aqui alguma das minhas planilhas. Acho que seria interessante, é um assunto que eu gosto.

Abraços

Filipe

Comentário

• Ministro
                                          • 14/01/12
                                          • 221

Aproveitando a oportunidade, vou escrever mais algumas coisas. São coisas que eu poderia ter escrito no depoimento, mas não me ocorreram naquele momento. Só pra deixar registrado caso alguém queira debater sobre o assunto.

O que me motivou a escrever esse depoimento foi que, de uns tempos pra cá, conheci e conversei com muita gente adepta dos “estudos da esperança”. São pessoas que compram livros e apostilas (ou mesmo baixam “grátis”), se matriculam em um cursinho, dão uma lida no material depois da aula, e acham que fizeram a sua parte. Ficam na eterna esperança de passar em algum concurso, pode ser qualquer um. Essa é uma maneira completamente equivocada de se comportar como concurseiro.

Façamos a seguinte reflexão: por que pessoas que estudaram pelos mesmos livros, frequentaram a mesma escola e universidade, assistiram as mesmas aulas de cursinho, passaram pelas mesmas questões sociais e familiares obtém resultados tão diferentes? Por que uns conseguem uma nomeação atrás da outra enquanto outros sequer conseguem ficar no cadastro de reserva? Será que alguns escolhidos nasceram com o dom da inteligência? Será que é preciso ter um Q.I acima de determinado nível para passar em um concurso público? A resposta é não.

O fato é que enquanto uns (os vencedores) agem de uma certa forma, os outros agem de forma diversa ou até mesmo contrária. A habilidade de agir desta certa forma não é exclusiva dos inteligentes ou talentosos, existem aos montes pessoas inteligentes e talentosas que não conseguem passar em concurso público.

A maior parte dos meus colegas e ex-colegas servidores públicos passam longe do estereótipo de nerd, gênio ou superdotado. São pessoas comuns que decidiram que tinham um objetivo maior na vida e alcançaram o sucesso. São pessoas que em algum momento de sua trajetória como concurseiro aprenderam a forma certa para conseguir a aprovação. Então, muito além da discussão de quantas horas estudar por dia, diversos outros pontos são igualmente ou mais importantes para o sucesso como concurseiro.

É como eu gosto de dizer: estudar é uma coisa, passar em concurso é outra!

Simbora!

Filipe

Comentário

• FerrerNetoCE
                                            • 23/04/12
                                            • 10

Ministro,
                                            Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela conquista de um dos concursos mais difíceis do país que o do CGU!
                                            Acredito que você terá sucesso nessa carreira do controle interno federal!

Sou de Fortaleza e assim como você sou formado em Ciências Contábeis ( espero que a coincidência chegue a uma aprovação no CGU/TCU/RFB também kkkkkk) . Entretanto, sou iniciante nesse mundão dos concursos e to meio sem saber qual área estudar :/ . Eu gosto da área fiscal e dessa área de controle e gestão, mas não sei se seria possível estudar para ambas ou terei que optar por alguma delas.

Gostaria de te perguntar pois não conheço concurseiros com experiencia suficiente para tirar minha dúvida:
                                            1- É possível conciliar o estudo na area fiscal e na área de controle e gestao ou terei que escolher uma para focar?
                                            2- O que você me aconselha, já que sou iniciante, sobre como tenho que me preparar bem para um concurso desse patamar? Não deveria ser, mas contabilidade é uma matéria complicada para mim de estudar, pois é aplicada de uma forma bem diferente de como a vemos na faculdade.

3- Como lidar com tantas matérias de ramos de conhecimento diferente com pouco tempo para se estudar? ( vide contabilidade, direito e até mesmo auditoria de TI que caiu nesse concurso da cgu)

Mais uma vez parabéns pela sua honrosa conquista e desejo toda sorte do mundo nessa nova fase de sua vida.
                                            abraço

Comentário

• Ministro
                                              • 14/01/12
                                              • 221

Originally posted by FerrerNetoCE View Post
                                              Ministro,
                                              Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela conquista de um dos concursos mais difíceis do país que o do CGU!
                                              Acredito que você terá sucesso nessa carreira do controle interno federal!

Sou de Fortaleza e assim como você sou formado em Ciências Contábeis ( espero que a coincidência chegue a uma aprovação no CGU/TCU/RFB também kkkkkk) . Entretanto, sou iniciante nesse mundão dos concursos e to meio sem saber qual área estudar :/ . Eu gosto da área fiscal e dessa área de controle e gestão, mas não sei se seria possível estudar para ambas ou terei que optar por alguma delas.

Gostaria de te perguntar pois não conheço concurseiros com experiencia suficiente para tirar minha dúvida:
                                              1- É possível conciliar o estudo na area fiscal e na área de controle e gestao ou terei que escolher uma para focar?
                                              2- O que você me aconselha, já que sou iniciante, sobre como tenho que me preparar bem para um concurso desse patamar? Não deveria ser, mas contabilidade é uma matéria complicada para mim de estudar, pois é aplicada de uma forma bem diferente de como a vemos na faculdade.

3- Como lidar com tantas matérias de ramos de conhecimento diferente com pouco tempo para se estudar? ( vide contabilidade, direito e até mesmo auditoria de TI que caiu nesse concurso da cgu)

Mais uma vez parabéns pela sua honrosa conquista e desejo toda sorte do mundo nessa nova fase de sua vida.
                                              abraço
                                              Muito obrigado Ferrer! Mais um conterrâneo, os cearenses hão de dominar o mundo!

Vamos lá, respondendo suas perguntas:

1) Apesar das áreas de controle e fiscal terem uma boa quantidade de matérias em comum, o enfoque dessas áreas é distinto. Enquanto em uma área determinadas matérias são cobradas com mais profundidade e outras mais superficialmente, na outra área acontece o contrário. Na minha opinião, você deveria escolher uma das duas áreas para focar.

2) Se você é iniciante, considere esse um projeto de médio/longo prazo. De modo muito simplista, eu diria o seguinte:
                                              a) A primeira coisa a fazer é decidir a área que quer estudar.

b) Depois pegue os editais e provas dessa área e vá mapeando as matérias mais comuns, até formar um eixo de estudo.

Se você optar pela área de controle, diria que o eixo seria o seguinte:

PORTUGUES
                                              DIR. ADMINISTRATIVO
                                              DIR. CONSTITUCIONAL
                                              AUDITORIA
                                              CONTABILIDADE PUBLICA
                                              CONTABILIDADE GERAL
                                              AFO
                                              ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

c) Feito isso pesquise a melhor bibliografia (aqui mesmo no fórum) para cada matéria ou, como você está iniciando, faça um cursinho para as matérias que você julgar mais complicadas. Eu não gosto de cursinho presencial, mas eu comecei assim. Eles são interessantes pra quem está começando, pra entrar no clima desse universo dos concursos públicos.

d) definidas as matérias e escolhidos os materiais, é só organizar seus horários e estudar! Teoria, exercícios e revisão.

Estou falando de maneira bem simplista, como já frisei. Eu poderia escrever várias páginas sobre esse assunto, quem sabe um dia crio um blog pra fazer isso! Tem muita coisa a se escrever sobre o assunto.

3) Não se preocupe com matéria X ou Y, você tem condições de aprender qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. Até Banco de Dados e SQL eu tive que aprender para estudar pra CGU! Imagina ai um contador estudando TI, acontece!

Talvez há uns 10 anos fosse mais complicado, mas hoje em dia, com tantos professores e cursos diferentes, pode vir até física molecular nuclear que a gente parte pra cima! No mundo dos concursos públicos missão dada é missão cumprida, se a banca te der um soco, você devolve dois e nocauteia.

Isso também se aplica à contabilidade, que você disse ter dificuldades. Eu mesmo aprendi mais contabilidade estudando para concurso do que em 4 anos de graduação.

Acho que é isso.

Qualquer coisa estamos ai!

Abraços!

Filipe

Comentário

• Willianpo
                                                • 07/02/14
                                                • 4

Depoimento muito bom,Sensacional!

Comentário

• Ministro
                                                  • 14/01/12
                                                  • 221

Originally posted by Willianpo View Post
                                                  Depoimento muito bom,Sensacional!
                                                  Valeu William!

Sucesso!

Comentário

• CCBAAL
                                                    • 26/01/12
                                                    • 16

Boa noite.

Fui me identificando com alguns trechos do seu depoimento.

Minha história é um pouco complicada. Em um dado momento, eu estive muito bem preparado(principalmente para concursos da área fiscal). Bati na trave em várias oportunidades, mas infelizmente não logrei êxito e cometi a maior falha que um concurseiro pode cometer: DESISTIR NO MEIO DO CAMINHO.

Tive alguns resultados significativos pelo caminho, como uma 6ª colocação pra Analista Judiciário Contabilidade no TRE(não fui convocado); fui convocado pra um concurso de Técnico em Contabilidade na Petrobrás, Hj trabalho em uma Sociedade de Economia Mista como Contador tb.... mas meu foco sempre foi a área fiscal.

Justamente por tá trabalhando nos dois horários, acabei me desmotivando e parando completamente os estudos.... Estou tentando voltar agora, graças a Deus conseguindo, e resolvi focar pra concursos para Analista Judiciários dos tribunais TRT, TRF e TRE (pois possuem basicamente o mesmo programa) e pensando, num médio prazo, na CGU.

As matérias de tribunais e CGU são parecidas.

Você acha um planejamento coerente? Pode render frutos?

PS. Só pra te situar um pouco acerca do meu preparo atual, tem mais de 3 anos que não estudo com regularidade.
                                                    Last edited by CCBAAL; Thu, 12/06/14, 12:26 AM. Reason: Acrescentar algo

Comentário

• CCBAAL
                                                      • 26/01/12
                                                      • 16

ahhh... já ía esquecendo:

Parabéns pela aprovação, pelo sucesso e pela atitude de procurar ajudar as pessoas que buscam seu lugar ao sol. Essa é uma atitude muito nobre.

Comentário

• Ministro
                                                        • 14/01/12
                                                        • 221

Originally posted by CCBAAL View Post
                                                        Boa noite.

Fui me identificando com alguns trechos do seu depoimento.

Minha história é um pouco complicada. Em um dado momento, eu estive muito bem preparado(principalmente para concursos da área fiscal). Bati na trave em várias oportunidades, mas infelizmente não logrei êxito e cometi a maior falha que um concurseiro pode cometer: DESISTIR NO MEIO DO CAMINHO.

Tive alguns resultados significativos pelo caminho, como uma 6ª colocação pra Analista Judiciário Contabilidade no TRE(não fui convocado); fui convocado pra um concurso de Técnico em Contabilidade na Petrobrás, Hj trabalho em uma Sociedade de Economia Mista como Contador tb.... mas meu foco sempre foi a área fiscal.

Justamente por tá trabalhando nos dois horários, acabei me desmotivando e parando completamente os estudos.... Estou tentando voltar agora, graças a Deus conseguindo, e resolvi focar pra concursos para Analista Judiciários dos tribunais TRT, TRF e TRE (pois possuem basicamente o mesmo programa) e pensando, num médio prazo, na CGU.

As matérias de tribunais e CGU são parecidas.

Você acha um planejamento coerente? Pode render frutos?

PS. Só pra te situar um pouco acerca do meu preparo atual, tem mais de 3 anos que não estudo com regularidade.
                                                        E ai CCBAAL, blza?

Bom, como você mesmo reconheceu, você cometeu um grande erro que foi desistir. Bater na trave, em um primeiro momento, pode ser frustrante, mas significa também que você está perto de alcançar o objetivo.

Nessa vida de concurseiro as derrotas são normais e até bem-vindas, pois elas dão um indicativo muito claro do que falta pra você conseguir a aprovação que deseja. Portanto não as ignore, mas também não as supervalorize. Provavelmente se você não tivesse desistido teria conseguido lograr êxito naquela época.

Em relação aos seus estudos atuais, se você está se preparando para Analista Judiciário na especialidade Contabilidade, certamente está na trajetória certa rumo à área de controle (notadamente CGU e TCU). Como você mencionou, as principais matérias das duas áreas são semelhantes, então esse é um excelente caminho para trilhar, certamente renderá frutos!

Então, se esse é seu foco (senti que você ainda flerta com a área fiscal), continua firme que em pouco tempo você será servidor do judiciário, ganhando seus R$ 9 mil, podendo estudar tranquilo rumo à CGU, TCU e afins.

Em relação a trabalhar o dia todo, não desanime com isso. Isso é até bom, você ganha seu dinheiro e desopila um pouco do estudo. Ajuda a aliviar a pressão. Você já está no caminho certo, tente estudar, no mínimo, umas 3 horas por dia, escolha um bom material de estudo, e planeje bem os estudos. Antes do que você imagina sua aprovação virá.

Quanto ao seu tempo parado, não se preocupe com isso. Te dou um exemplo de um amigo que entrou junto comigo na CGU. Ele estava sem estudar desde 2006, portanto 6 anos parado. Trabalhava o dia todo, com filho pequeno em casa, mas mesmo assim conseguiu sacodir a poeira e alcançar seu objetivo.

Continue firme que logo você alcançará suas metas!

Abraços,

Filipe

Comentário

• marigraniel
                                                          • 20/01/13
                                                          • 124

Ministro, desculpa a pergunta, mas vc se considera ''ponto fora da curva?'' O tipo de pessoa que aprende tudo com extrema facilidade... Obrigada.
                                                          Last edited by marigraniel; Mon, 16/06/14, 11:35 PM.

Comentário

• Objetivo22
                                                            • 31/07/13
                                                            • 127

Parabéns amigo e obrigado por postar sua história e pelas palavras de motivação^^gostei muito!!

Gostaria que me dissesse um pouco sobre como foi trabalhar na CEF, haja vista assim como você, esse será meu primeiro emprego público pois passei recentemente em 21º para o meu polo. Sabendo que o concurso já foi homologado e o anterior já perdeu sua validade creio que logo serei chamado e fico na dúvida se conseguirei conciliar os estudos com o emprego pois dizem que o trabalho na CEF tem uma pressão considerável e eu preciso do emprego para aliviar a parte financeira(deixar de depender da mãe..rsrs).

Meu foco na verdade é a área fiscal e fiz o concurso da CEF com a ideia de ser um concurso trampolim e estudando 1 mês e meio consegui passar e agora estou nesse impasse..

O que vc me diz? Existe tanta pressão dentro da CEF mesmo? com quanto tempo mais ou menos dar pra se acostumar com o emprego e assim conseguir conciliar com os estudos?

Abraços e fique com DEUS!!!

Comentário

Working...
                                                            X