Announcement

Collapse
No announcement yet.

Vc acredita no acaso? Eu não; e vou te contar por quê.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Jackklima
    • 13/11/09
    • 11

Olá Jetro, tomando por base a bibliografia que vc utilizou para o TCU, vc recomenda seguir os mesmos livros, atualizados, ou sugere alguma mudança? Estou iniciando os estudos para o próximo concurso, provavelmente de 2017. Desde já obrigada, e que Deus te abençoe... vc tem ajudado muita gente aqui! =D

Comentário

• Pedro Nobre
      • 07/04/15
      • 7

Jetro,

Muito top a atualização. Obrigado por atualizar a bibliografia e por estar sempre ajudando os brothers concurseiros que ainda estão em combate!

Comentário

• gosilva
        • 19/01/16
        • 6

Jetro
        Parabéns pelo Depoimento e pela Aprovação!!! Minha meta é passar no TCE/SP.... Estou na batalha!!! Obrigado por nos ajudar e compartilhar a sua experiência. Abraço.

Comentário

• isantosjr
          • 07/06/15
          • 16

Jetro ,
          Apagaram as respostas do tópico ATUALIZAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA , nele vc tinha respondido por quais disciplinas começar e quais deveriam entrar no ciclo somente depois de ter uma boa base nessas iniciais.... vc poderia responder mais uma vez aki neste topico...???

Comentário

• RosieEVP
            • 18/03/16
            • 5

Oi Jetro, lindo depoimento! Obrigada por compartilhar.
            Gostaria de saber se você conhece alguém que passou só estudando em pdf do Estrategia ou Ponto, acha que é possível? Meu objetivo é o Analista do Banco central. E qual curso vc acha que é melhor para o Bacen?
            Pode me passar a bibliografia que usou na época? Estou desnorteada... e um pouco desmotivada, rsrs! Só vejo depoimento de pessoas que eram bons alunos passando em concursos e eu sempre fiz o básico para passar, rsrs, mas sei que a resposta é sempre de Deus e se for da vontade dele nao há nada que me impeça.

Abs,

Comentário

• Jetrocm
              • 01/01/11
              • 724

Originally posted by Jailson385 View Post
              Grande Jetro!! Só hoje, li pela primeira vez seu depoimento e quero inicialmente te felicitar pela vitória estupenda e pelo seu texto vibrante, fervoroso, muito inspirador e muito motivador!
              ​Quero lhe dizer também que o tamanho do seu sucesso foi exatamente igual ao tamanho da sua fé. Tenha certeza disso, viu?
              Sabe, isso é contagiante, encontrar alguém que, desprentenciosamente, descreve sua caminhada após ter obtido êxito e que constantemente deixa transparecer em seu relato a importância que a sua fé em Deus teve durante toda essa jornada que enfrentara para um dia realizar seu grandioso e aparentemente difícil sonho.
              É isso mesmo, querido, só tem esperança quem tem fé, pois quem não a tem se desespera; seu depoimento mostra bem essa ideia.
              Parabéns pelo exemplo generoso de fé, perseverança, resignação e força moral! Continue assim, firme com Jesus, e você e toda a sua família terão sucesso, sempre! Sejam muitos felizes, você sua esposa e seus futuros filhos! Continuem colhendo juntos, com muita alegria e gratidão, os frutos da semeadura árdua, mas profícua que você, com bravura e muita fé concluíra! Outras semeaduras serão necessárias, né? Afinal, sempre existirão novos desafios, mas certamente, com sua fé e lealdade a Jesus, você também os vencerá.
              Receba meu abraço de gratidão por ter me dado, também, essa valorosa oportunidade de conhecê-lo um pouco através do relato dessa sua tremenda experiência de sucesso após sua tão sonhada aprovação no TCU 2013.
              Valeu, mesmo, amigão!!

Cordialmente,

Jailson.

Olá Jailson! Nem sei se você vai ler minha resposta. Afinal, ela está acontecendo um ano e meio depois de sua postagem.

Agradeço muitíssimo pelas palavras e por tudo o que você disse.

Finalmente, chegou um novo tempo em minha vida, com novos desafios. Vamos ver o que Deus tem para mim.

Um grande abraço!

Jetro

Comentário

• Jetrocm
                • 01/01/11
                • 724

Originally posted by Kyonami View Post
                Olá, Jetro

Parabéns pela aprovação no TCU!

Estou começando meus estudos agora para concursos e queria uma recomendação para estudar as matérias de direito, vc acha que começar por livros é uma boa ou partir pra vide aulas pra criar uma base?

Obrigado!
                Olá kyonami!

Provavelmente, a essa altura do campeonato, você nem precise mais de recomendação, pois já deve estar avançado nos estudos.

Eu sempre recomendei livros para estudar. Se não existir um livro bom, aí talvez seja o caso de adquirir um bom curso (pdf ou vídeo ou em outro formato).

Engatar nos livros é mais difícil, mas ainda é a melhor maneira pela qual o ser humano aprende.

Grande abraço!

Jetro

Comentário

• Jetrocm
                  • 01/01/11
                  • 724

Originally posted by RosieEVP View Post
                  Oi Jetro, lindo depoimento! Obrigada por compartilhar.
                  Gostaria de saber se você conhece alguém que passou só estudando em pdf do Estrategia ou Ponto, acha que é possível? Meu objetivo é o Analista do Banco central. E qual curso vc acha que é melhor para o Bacen?
                  Pode me passar a bibliografia que usou na época? Estou desnorteada... e um pouco desmotivada, rsrs! Só vejo depoimento de pessoas que eram bons alunos passando em concursos e eu sempre fiz o básico para passar, rsrs, mas sei que a resposta é sempre de Deus e se for da vontade dele nao há nada que me impeça.

Abs,

Olá RosieEVP! Tudo bem com você?

Sim, é plenamente possível! Na minha turma (2013), uns dois ou 3 dos aprovados dentro do número de vagas estudaram só por pdf.

Sobre o Bacen, não sei te dizer qual o melhor curso. Depende muito.

As vezes um curso tem uma média excelente de professores, mas em uma matéria específica um outro professor de outro curso é o mais didático.

Enfim, depende muito.

A bibliografia que eu usei para passar em Técnico do Bacen? É tão ruim que nem tenho coragem de indicar... ashushauahsah

E não fique desmotivada. nem todos os aprovados foram ótimos alunos na escola. O passado não determina o futuro. A hora é de recuperar os estudos e prosseguir na caminhada.

Um grande abraço!

Jetro

Comentário

• Jetrocm
                    • 01/01/11
                    • 724

Originally posted by Edielton.Paulo View Post
                    Quem terminou de ler o depoimento levanta a mão! \o/
                    Grande mas cheio de ensinamentos. Bastante inspirador. Estou envolvido com concurso público desde 2007. Passei em um no qual trabalho atualmente. Já perdi a conta de quantos concursos já fiz e fui reprovado. TCU mesmo já reprovei duas vezes para o cargo de técnico. Uma lição que tirei é que quem passa são aqueles que FOCAM.
                    Fazer concurso a torto e a direito não garante aprovação.
                    Vou fazer TCU 2015 - Técnico. Se passar vou ficar muito feliz, caso não, vou estudar para Auditor no próximo concurso, porém mais focado e estudos com antecedência.
                    Jetro, que Deus o abençoe. Louvo a Deus por sua vida. Além disso, parabéns por honrar o Senhor nosso Deus. Vi sua gratidão a Ele em suas palavras aqui.
                    Grande abraço!

Edielton Paulo
                    Brasília-DF

Amém!

Muito obrigado, edielton!
                    Um grande abraço!

Jetro

Comentário

• shinshiro
                      • 04/05/14
                      • 49

Jetrocm , fiquei sabendo que vc parou de lecionar. Teria como vc postar sua carta de despedida aqui? Quando fui ver no estrategia, ela ja tinha sido apagada. Eu não fiz nenhum curso com vc, mas gostaria de saber de sua história rs

Comentário

• Jetrocm
                        • 01/01/11
                        • 724

Originally posted by isantosjr View Post
                        Jetro ,
                        Apagaram as respostas do tópico ATUALIZAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA , nele vc tinha respondido por quais disciplinas começar e quais deveriam entrar no ciclo somente depois de ter uma boa base nessas iniciais.... vc poderia responder mais uma vez aki neste topico...???
                        Olá Isantosjr! Cara que paia isso...

Mas vamos lá.

A melhor forma de se preparar para qualquer concurso, é dividir as matérias em quatro níveis: as que sempre caem, as que são relevantes, mas nem sempre caem, as de menor importância e as novidades do último edital.

MATÉRIAS DE NÍVEL 1 - As que sempre caem

As matérias que sempre caem, são as matérias "base" do concurso. Se você não estiver bem nelas, não vai ter nem chance de chegar perto de passar no concurso.

Cada concurso tem suas matérias base. No caso do TCU (especialidade auditoria governamental, claro), elas são:

- Português;
                        - Controle Externo;
                        - Direito Constitucional;
                        - Direito Administrativo;
                        - Auditoria Governamental;
                        - Administração Financeira e Orçamentária.

Essas 6 matérias são a base do concurso do TCU. Todos os concursos do TCU cobraram essa matérias.

Repito que, se você não estiver bem nessa matérias, não irá conseguir ir bem no concurso. Só para ter uma idéia, quase a totalidade das provas discursivas são tiradas destas 6 matérias.

Qual a estratégia de estudo aqui?

Bom, considerando uma preparação sem edital, o ideal é começar somente com essas 6 matérias. Depois de estudar bastante e começar a acertar 80% (ou mais) das questões dessas matérias, aí é hora de começar a colocar as outras. Enquanto esse objetivo não for atingido, você ainda estará "cru".

Eu fizei 80%, porque a nota de corte do concuso do TCU gira em torno de 60% líquido (as vezes um pouco mais, as vezes um pouco menos, mas em torno disso). Como, no Cespe, uma questão errada anula uma certa, se você acertar 80% e errar os outros 20%, ainda terá os 60% necessários para pelo menos brigar por uma vaga.

No entanto, eu estudava com uma meta de 90% de acerto. Uma margem de segurança minha.

Bom, depois de atingir pelo menos 80% de acerto nessas matérias, você já estará com um conhecimento bem legal dessas matérias. Nessa fase, você não precisa mais ler livros ou materias teóricos e nem fazer outro curso. O ideal é só revisar e continuar fazendo questões.

MATÉRIAS DE NÍVEL 2 - As relevantes, mas que nem sempre caem

As matérias de nível 2 são matérias que não são tão importantes quanto as de nível 1, mas que ainda assim são relevantes: seja porque vem sendo cobradas há algum tempo ou porque elas são grandes e demandam um tempo grande de estudo.

Essas matérias são matérias até recorrentes no concurso. Com certeza será necessário estudá-las, mas algumas delas tem uma probabilidade, ainda que baixa, de não serem exigidas no próximo edital.

Para o TCU, essas matérias são:

- Economia;

- Contabilidade Geral, de Custos e Análise das Demonstrações;

- Contabilidade Pública;

- Administração Pública;

Economia e Contabilidade são matérias difíceis e gigantes. A grande maioria dos alunos tem dificuldade com essas matérias, independentemente do quão bom seja o material pelo qual estudam. Elas até poderiam estar no nível 1, mas é bom encarar essa matérias quando você já tem uma base nas outras. Por 2 motivos principais:

1 - Para não desistir. O maior desafio do edital do TCU é Contabilidade e Economia. Depois de ter uma boa base nas 6 matérias principais, não é nessas duas que você vai desistir;

2 - Auxilia no entendimento. Seguir a ordem e só estudar Economia e Contabilidade após as 6 matérias principais faz com que você já tenha um terreno preparado para enxergar como o TCU utiliza a Economia e Contabilidade para cumprir suas competências constitucionais.

Em Contabilidade Pública e Administração Pública, o estudo é bem mais tranquilo. Mas a base de Contabilidade Geral ajuda muito em Contabilidade Pública.

Bom, além de entender com profundidade essas matérias, o ideal é ter uma porcentagem de acerto semelhante com as matérias de nível 1 (cerca de 80%). Só que, além de estudar essas matérias, você precisa manter a revisão e a realização de questões das matérias de nível 1. O desafio aqui é não deixar a peteca cair.

MATÉRIAS DE NÍVEL 3 - As de menor importância

Essas matérias de nível 3 são as matérias que até caem de forma recorrente no concurso do TCU, mas que são pequenas (logo demandam pouco tempo para estudo) e são pouco cobrados (poucas questões na prova). Essas matérias são:

- Inglês
                        - Matemática Financeira
                        - Direito Penal
                        - Direito Civil
                        - Direito Processual Civil

Essas matérias são de importância bem reduzida. Muitos aprovados nem estudam algumas delas. Muita gente costuma abandonar inglês e matemática financeira, por exemplo (10 questões cada uma na prova).

É que após concluir as matérias de nível 2, você já fez 80% do trabalho e, por isso, as chances de aprovação já são altas. Por isso, as vezes nem dá tempo de estudar essas matérias.

Seja como for, se o foco for fechar o edital e ficar com mais segurança e confiança para a hora da prova, é bom estudá-las também.

Como essas matérias são pouco cobradas, não é necessário um grau de acertos na mesma magnitude das matérias dos níveis 1 e 2. No entanto, quanto maior o percentual de acertos, melhor. Afinal, pode acontecer da prova de AFO, por exemplo, estar muito díficil e você ter que compensar os pontos perdidos em AFO com os pontos das matérias de nível 3.

Com um bom aproveitamento nas matérias d enível 3, é certo que você está dentro.

MATÉRIAS DE NÍVEL 4 - As novidades do edital

Todo edital trará novidades. São matérias que a grande maioria dos concurseiros não está esperando. Mesmo assim, todos eles terão o mesmo tempo para estudá-las: o tempo do edital até a prova.

Se o edital sair com algumas novidades e as matérias de nível 1 a 3 estiverem bem estudadas, não é a novidade do edital que vai fazer você ficar de fora. O ideal aqui é manter a revisão das matérias 1 a 3 e os exercícios. Para as matérias de nível 4, um curso preparatório irá auxiliar. Caso seja uma matéria muito diferente, evite livros acadêmicos.

No último edital do TCU, as novidades foram:

- Raciocínio Analítico
                        - Noções de Estatística
                        - Análise de informações (TI)

Essas 3 matérias só devem ser estudadas APÓS o estudo de todas as outras. O motivo é que as novidades de um edital sempre refletem a direção que o órgão está dando ao concurso. No próximo concurso, a gestão já vai ter mudado e, portanto, não temos garantia nenhuma de que essas 3 matérias continuarão a serem cobradas.

Por isso é importante que você se preocupe com as matérias dos níveis 1 a 3, primeiro. Depois com as novidades.

Acho que é isso.

Um grande abraço!

Jetro

Comentário

• vafgner
                          • 17/04/15
                          • 3

Olá, Jetro!
                          Tudo bem?
                          Parabéns pelo sucesso.
                          Com relação às discursivas vc recomenda a leitura dos pareceres do TCU, ou a pratica apenas?
                          Percebo que elas acabam por definir a prova, principalmente na região norte.
                          Obrigado.
                          Vagner

Comentário

• Jetrocm
                            • 01/01/11
                            • 724

Originally posted by vafgner View Post
                            Olá, Jetro!
                            Tudo bem?
                            Parabéns pelo sucesso.
                            Com relação às discursivas vc recomenda a leitura dos pareceres do TCU, ou a pratica apenas?
                            Percebo que elas acabam por definir a prova, principalmente na região norte.
                            Obrigado.
                            Vagner

Fala vfagner! Tudo beleza?

Cara, acredito que seja melhor ficar só na prática mesmo.

Não acho a leitura dos pareceres produtiva, sabe? Melhor fica voltado para o concurso mesmo.

Abração, man!

Jetro

Comentário

• LeoHolmes
                              • 11/04/16
                              • 27

Sempre que bate uma fraqueza, venho dar uma olhada nos depoimentos, isso ajuda, e muito!! Valeu Jetro e Parabéns, ainda não conhecia a sua história, saudades dos periscopes, fica bem e forte abraço!!

Comentário

• Lilly Watson
                                • 18/02/16
                                • 21

LeoHolmes, somos 2...kk

O depoimento do Jetro foi um dos primeiros que li, até imprimi para me inspirar a estudar.

E nem me fale...Eu sempre fui boa estudante, e desde fevereiro estava estudando para a Camara, fiz o TCE-PR para ver como estava com o Cespe, e levei aquele tombo....

Mas não tem jeito, vi que preciso afiar mais ainda para não ficar com dúvida...E voltei a estudar Port e RML para sanar de vez aqueles itens que eu sei que são os meus pontos fracos

Sem contar que preciso pensar em um jeito de dormir direito em véspera da prova...É o barulho da rua que incomoda, o travesseiro alto demais, o barulho do frigobar...kkk...

E vqv, que tenho fé sabe...Meu lema é fazer o extraordinario todos os dias, para conseguir o extraordinário no fim da caminhada.

Comentário

• LeoHolmes
                                  • 11/04/16
                                  • 27

Originally posted by Lilly Watson View Post
                                  LeoHolmes, somos 2...kk

O depoimento do Jetro foi um dos primeiros que li, até imprimi para me inspirar a estudar.

E nem me fale...Eu sempre fui boa estudante, e desde fevereiro estava estudando para a Camara, fiz o TCE-PR para ver como estava com o Cespe, e levei aquele tombo....

Mas não tem jeito, vi que preciso afiar mais ainda para não ficar com dúvida...E voltei a estudar Port e RML para sanar de vez aqueles itens que eu sei que são os meus pontos fracos

Sem contar que preciso pensar em um jeito de dormir direito em véspera da prova...É o barulho da rua que incomoda, o travesseiro alto demais, o barulho do frigobar...kkk...

E vqv, que tenho fé sabe...Meu lema é fazer o extraordinario todos os dias, para conseguir o extraordinário no fim da caminhada.

Isso aí, persistência é o caminho do êxito, problemas para dormir é punk, sei bem o que é isso, passo por isso todos dias, é luta, tudo incomoda (cachorros dos vizinhos, uns 4, gatos se pegando, acho que as pessoas também não dormem, etc.) é tenso!!
                                  Cheguei até criar uma essa frase: "Felicidade: é ter uma boa noite de sono em paz"

Comentário

• vafgner
                                    • 17/04/15
                                    • 3

Jetro, você apostaria em um edital somente em 2018, ou acredita que possa sair em 2017?
                                    Para Auditor.

Comentário

• canicali20
                                      • 24/02/15
                                      • 1

fala Jetro,

rapaz......2 perguntas........

1ª.......qual cursopdf ou livro de Economia que você indicaria para o concurso do TCU.....para quem está partindo do zero ?

2ª......como você estudou as "leis secas" para o TCU ?.....leitura linear (de todos os artigos)...? ou através dos artigos que eram mais cobrados pelas questões ?

valeu.....até mais

Patrick

Comentário

Working...
                                      X