Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como eu, wrocha84, fui aprovado no concurso do ICMS SP 2013

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Foco_fiscal
    • 29/01/14
    • 5

Re: Como eu, wrocha84, fui aprovado no concurso do ICMS SP 2013

Compartilho desta mesma condição. Após vários meses de tentativas consegui criar um usuário no fórum e agradeço a todos os concurseiros que postam artigos sobre sua jornada rumo a aprovação. Wrocha84 seu depoimento assim como de outros "guerreiros" que já foram aprovado no concurso que buscavam é motivador. Procurarei contribuir com minhas experiências durante a preparação e se Deus quiser após a minha aprovação.

São raraas
    Originally posted by gabicrz View Post
    Nem acredito, depois de 6 meses tentando criar um registro neste forum eu consegui hoje e agora posso agradecer a pessoas como você wrocha84 e tantas outras pessoas que deixaram depoimentos no FC e dicas, estou na luta para passar em um concurso e lendo as mensagens de vocês consegui aperfeiçoar meus estudos e me manter motivada sempre. OBRIGADA!

Comentário

• marigraniel
      • 20/01/13
      • 124

Wrocha, depois de muita pesquisa, decidi que quero ICMS sp. Vou começar do 0 em todas as matérias, você pode me passar uma bibliografia para este concurso? Eu ainda nem comecei a estudar e já estou em desespero e desanimando, pois não sei por qual material começar em cada disciplina. Se me ajudar com a bibliografia, ficarei muito grata.

Comentário

• wrocha84
        • 03/05/11
        • 2734

Originally posted by marigraniel View Post
        Wrocha, depois de muita pesquisa, decidi que quero ICMS sp. Vou começar do 0 em todas as matérias, você pode me passar uma bibliografia para este concurso? Eu ainda nem comecei a estudar e já estou em desespero e desanimando, pois não sei por qual material começar em cada disciplina. Se me ajudar com a bibliografia, ficarei muito grata.
        Olá,

as indicações bibliográficas que apresentei no meu testemunho ainda estão bem atuais. Não mudo nada do que falei por lá.

Abração.

Comentário

• ZECA PINHEIRO
          • 12/01/11
          • 337

Originally posted by wrocha84 View Post
          O PULO DO GATO – ROTINA e REVISÕES PERIÓDICAS

Estou convicto que de todas as sugestões que eu poderia dar para alguém passar, a mais importante se resume em “rotina e revisões periódicas” do assunto estudado.
          Rotina significa hábito, ou seja, dia certo, hora certa, local certo, método certo, livro certo, tudo rotineiro, pra seu cérebro se acostumar com o hábito.... Todos sabem que o nosso cérebro gosta de repetição, mas quando estudamos p/ concurso, bombardeamos nosso cérebro com novidades diárias. A única forma de compensar essa sobrecarga, é ROTERIZANDO e HABITUANDO o máximo do estudo p/ o cérebro tomar o mínimo de decisões acessórias ao foco que é estudo em si. Se vc já sabe que dia, como e o que estudar, o cérebro já sabe como fazer e a coisa se automatiza. Estipule rotinas e metas diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais. Faça um roteiro e CUMPRA o roteiro. Siga padrões definidos, não fique pingando de método e livro e professor e estratégia. Eventualmente, mudanças devem ser feitas, mas a questão deve ser pontual. A hora de estudar e planejar é ANTES de começar a meter a mão na massa. Passe 1 mês, 2 meses estudando as melhores estratégias e técnicas. Estude 1 única matéria-demo para testar isso. Depois PADRONIZE e siga em frente.

REVISÕES PERIÓDICAS:

não demore mais de 1 mês para revisar um capítulo estudado. Matéria sem revisão é matéria esquecida e é serviço dobrado pra reaprender. Quanto mais periódica é a revisão, mais rápido fica revisar da próxima vez. Ah, mas como farei com tanta matéria? Não sei. Eu inventei um método (procurem dentre os meus tópicos criados no fórum), mas não importa o jeito, vc precisa criar uma ROTINA de revisão e segui-la. Não adianta: estudou, revise para sempre, até passar no concurso. Quanto mais difícil, quanto mais vc se esquece, mais constante deve ser a revisão. Quanto mais domínio, quanto mais fácil, aí vc pode espaçar mais o período das revisões. Eu já cheguei a revisar um livro de 1000 (mil) páginas em um único dia, mas para isso, as revisões e anotações estavam tão repetidas e automatizadas, que bastava abrir a folha e já sabia do que se tratava (memória fotográfica). Quanto mais vc muda de matéria, muda de método, muda as anotações, menos ROTINA, menos memória fotográfica.

Olá wrocha84,
          Com relação as suas revisões fiquei com uma dúvida. Tenminando o capitulo X da matéria Y: D1, D7, D30....D30.. até aqui tudo bem. Entendido!
          Minha dúvida surge quando acontece de no capítulo X eu levar, por exemplo, 3 dias para concluído. E agora?
          Como você estabelece essa revisão?
          Primeiro dia do capítulo X..............D1, D7, D30....
          Segundo dia do capítulo X.............D1, D7, D30.....
          Terceiro dia do capítulo X.............D1, D7. D30...
          Será que é isso, wrocha84 que devo fazer???
          Muito obrigado pela ajuda e meus parabéns pela sua aprovações.
          Saudações Wrocha2013..............rsrsrs

Comentário

• Arthur_
            • 12/04/14
            • 22

wrocha84 td bem? Venho agradecer pelos tópicos deixados nesse incrível fórum, sobre as revisões e seu depoimento de sucesso! Já li e tenho lido esporadicamente, são de extrema valia, tenho bons matérias e a maior parte são de suas indicações bibliográficas (que são parecidas ao do alex meirelles e de outros depoimentos dos aprovados aqui do FC).

Sei que não existe uma metodologia única de estudo mas tento me adaptar e chegar a um ponto de equilíbrio, onde a qualidade de estudo possa ser o diferencial em contrapartida as horas apenas de estudo (porém isso não significa que deixarei de me abdicar de várias coisas para juntar todas as minhas HBC). Li bastante a respeito de como estudar e creio que estou aprendendo de uma maneira objetiva e mais pragmática (resultados) como vc citou: 70% 80% de acertos gogo outro tópico...e depois revisões e questões comentadas never ends...não brigar com questões que são exceções ou as mais difíceis. Focar nas matérias pesos 2 de uma maneira especial mas não menosprezar de forma alguma os mínimos como a ESAF costuma cobrar...

Em relação a divisão de matérias por módulos sugerido por você, está sendo essencial para minha preparação, fiz uma relação das matérias comuns entre o ISS ICMS E Receita e espero que até o quarto trimestre deste ano eu comece nas específicas...
            Estou focado para o ATRF (que talvez seja ano que vem, vai sabe...), e a maior parte do material que tenho é para AFRF e ICMS, sei que as matérias de analista acaba sendo inclusas quando estudo pelo material de auditor e concede uma base boa nas básicas para área fiscal em geral, meu anseio será no pós-edital de ver logo as novidades e começar a correria da reta final, ainda sou inexperiente neste aspecto não sei se valeria a pena fazer um batidão em curso preparatório reta final ou estudar em casa mesmo, qualquer sugestão agradeço!

Não sei nem se você vai ler isso aqui ou se é ativo ainda no FC, mesmo assim devo dizer que tem feito a diferença...
            Irá valer a pena todo o sacrífico, histórias como a sua me motiva a caminhar independentemente da situação que estou...

Um grande abraço!
            E que Deus possa te abençoar ainda mais!

PS:tentei mandar por pm mas não sabia que eram menos de 200 caracteres deu 1800+
            Abraço!
            Last edited by Arthur_; Sat, 19/04/14, 09:11 PM.

Comentário

• jneto91
              • 05/10/11
              • 1049

wrocha84,

O que você indica para o estudo de contabilidade avançada?

Acha interessante ler os CPCs "secos"?

Comentário

• wrocha84
                • 03/05/11
                • 2734

Originally posted by ZECA PINHEIRO View Post
                Olá wrocha84,
                Com relação as suas revisões fiquei com uma dúvida. Tenminando o capitulo X da matéria Y: D1, D7, D30....D30.. até aqui tudo bem. Entendido!
                Minha dúvida surge quando acontece de no capítulo X eu levar, por exemplo, 3 dias para concluído. E agora?
                Como você estabelece essa revisão?
                Primeiro dia do capítulo X..............D1, D7, D30....
                Segundo dia do capítulo X.............D1, D7, D30.....
                Terceiro dia do capítulo X.............D1, D7. D30...
                Será que é isso, wrocha84 que devo fazer???
                Muito obrigado pela ajuda e meus parabéns pela sua aprovações.
                Saudações Wrocha2013..............rsrsrs
                Eu costumava terminar o capitulo e só depois efetuar as revisões dele.

Abracos!!!!

Originally posted by Arthur_ View Post
                wrocha84 td bem? Venho agradecer pelos tópicos deixados nesse incrível fórum, sobre as revisões e seu depoimento de sucesso! Já li e tenho lido esporadicamente, são de extrema valia, tenho bons matérias e a maior parte são de suas indicações bibliográficas (que são parecidas ao do alex meirelles e de outros depoimentos dos aprovados aqui do FC).

Sei que não existe uma metodologia única de estudo mas tento me adaptar e chegar a um ponto de equilíbrio, onde a qualidade de estudo possa ser o diferencial em contrapartida as horas apenas de estudo (porém isso não significa que deixarei de me abdicar de várias coisas para juntar todas as minhas HBC). Li bastante a respeito de como estudar e creio que estou aprendendo de uma maneira objetiva e mais pragmática (resultados) como vc citou: 70% 80% de acertos gogo outro tópico...e depois revisões e questões comentadas never ends...não brigar com questões que são exceções ou as mais difíceis. Focar nas matérias pesos 2 de uma maneira especial mas não menosprezar de forma alguma os mínimos como a ESAF costuma cobrar...

Em relação a divisão de matérias por módulos sugerido por você, está sendo essencial para minha preparação, fiz uma relação das matérias comuns entre o ISS ICMS E Receita e espero que até o quarto trimestre deste ano eu comece nas específicas...
                Estou focado para o ATRF (que talvez seja ano que vem, vai sabe...), e a maior parte do material que tenho é para AFRF e ICMS, sei que as matérias de analista acaba sendo inclusas quando estudo pelo material de auditor e concede uma base boa nas básicas para área fiscal em geral, meu anseio será no pós-edital de ver logo as novidades e começar a correria da reta final, ainda sou inexperiente neste aspecto não sei se valeria a pena fazer um batidão em curso preparatório reta final ou estudar em casa mesmo, qualquer sugestão agradeço!

Não sei nem se você vai ler isso aqui ou se é ativo ainda no FC, mesmo assim devo dizer que tem feito a diferença...
                Irá valer a pena todo o sacrífico, histórias como a sua me motiva a caminhar independentemente da situação que estou...

Um grande abraço!
                E que Deus possa te abençoar ainda mais!

PS:tentei mandar por pm mas não sabia que eram menos de 200 caracteres deu 1800+
                Abraço!
                Putz, fiquei extremamente feliz com seu comentário. Eu entrava diariamente no FC durante minha fase de estudos (era a minha maior válvula de escape) e depois que passei, confesso que diminuí drasticamente meus acessos. De qualquer forma, é uma satisfação saber que existem outras pessoas lutando por suas conquistas e que ao menos um pouquinho eu consegui ajudar.

Não desista! Só de ler o seu post, já percebo muito sobre seu perfil e creio que vc está no caminho certo! Agora é só manter o foco ATÉ passar.
                Boa sorte.

Originally posted by jneto91 View Post
                wrocha84,

O que você indica para o estudo de contabilidade avançada?

Acha interessante ler os CPCs "secos"?
                Não li cpcs a seco e não recomendo. Não conheço muito de materiais de avançada. Estudei muito com o livro 3D do Sergio adriano e fui muito bem na prova do ICMS SP nesta disciplina. Acho que o "bizu" na avançada é não torná-la um fardo maior do que já é, ou seja, estude por um bom material, mas sem pretender dominar a matéria. Se chegar aos 70% nas questões mais famosas, vá para outro assunto/disciplina. Muito exercício resolvido e sem empacar. Bola para frente.

Desculpe não ajudá-lo com bibliografia. Sugiro que dê uma lida no fórum de bibliografias do FC e veja se há alguma unanimidade por lá em matéria de contab. avancada.

Abracos.

Comentário

• Coricoles
                  • 06/04/14
                  • 99

E aí de boa o trabalho... sem politicagem e monitorias de chefes ou bem supervisionado, "dirigido"?

ICMS SP de novo só em 2016?

Comentário

• wrocha84
                    • 03/05/11
                    • 2734

Originally posted by Coricoles View Post
                    E aí de boa o trabalho... sem politicagem e monitorias de chefes ou bem supervisionado, "dirigido"?

ICMS SP de novo só em 2016?
                    estou tendo muita autonomia para fazer o meu trabalho do jeito que acho certo.
                    Nunca me senti dirigido nao, ao menos até hoje.

ICMS SP eu acredito (completo chute) que haverá provas em 2016 (não em 2015 e nem em 2017). Se fosse ser mais preciso, chutaria primeiro semestre de 2016.

Abracos.

Comentário

• CaDoex
                      • 21/01/10
                      • 159

Wrocha84,

Li seu depoimento e gostei. Muito obrigado por compartilhar sua experiência. Parabéns pela sua aprovação.

Se possível, permita-me lhe perguntar sobre resolução de exercícios. Estou há tempos nessa trajetória e ainda não obtive minha aprovação. Espero consegui-la.

Sempre tive, e ainda tenho dificuldades, em incluir as resoluções de exercício em meu ciclo de estudos. Tenho tentado incluí-los, mas confesso não sei como fazê-lo.

Se puder compartilhar como fazia com exercícios, teorias e revisões. Exercícios com ou sem comentários, quando um e/ou outro. Retoma a teoria enquanto não alcançar um certo desempenho nos exercícios. Enfim, preciso de ajuda.

Obrigado,
                      CaDoex

Comentário

• elves j santos
                        • 18/02/14
                        • 7

Parabéns pela conquista e obrigado pelo seu testemunho. Iniciei este ano minha preparação para AFRF e suas palavras me serviram de inspiração.

Comentário

• Réver5
                          • 24/01/14
                          • 45

wrocha84, parabéns pela aprovação.
                          Não consigo encontrar aquele tópico em que você dá dicas de revisão.
                          Acho que ele foi deletado.
                          Ainda tem aquele texto?
                          Se sim, pode enviar?
                          rodrigoluiz@bol.com.br
                          Obrigado

Comentário

• bfelix
                            • 05/04/12
                            • 6

Originally posted by wrocha84 View Post

O QUE CONSIDERO SER A PREPARAÇÃO IDEAL e INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Gente, sei que este é o tópico mais esperado por todos, mas quero que entendam que quanto mais ouço a estória de cada aprovado, mais percebo o quanto é diversificado o caminho para o sucesso. Direi aqui o que julgo que faria se pudesse voltar ao zero e começar tudo de novo, mas é difícil querer criar uma cartilha que valha para todos. Cada um que reflita, critique e adapte essas sugestões ao seu próprio perfil e realidade. Aliás, com tanta oferta de bons cursos e bons professores, é bem capaz que exista muita gente boa e que eu nem tive a oportunidade de conhecer. O momento é propício para estudar. O serviço público está em plena efervescência e reformulação. O mercado dos concursos está muito aquecido. Concorrentes são milhões, mas a vara de pesca tá ao alcance das mãos, basta querer aprender a pescar, usar o material correto, ter paciência para esperar o peixe morder o anzol e ter maturidade para saber o que fazer quando estiver com o peixe nas mãos.

Se eu fosse começar do ZERO a minha preparação para a “área fiscal”, eu faria o seguinte:

As matérias básicas precisam ser dominadas (exceto constitucional). Vc vai acabar precisando de vídeo + material escrito e vai precisar estudar por material teórico e depois de questões comentadas (exceto português, que dá pra ir direto pras questões comentadas). A estratégia ideal pra mim é ler a teoria bem rapidamente (de preferência com materiais que mesclem algumas questões exemplificativas no meio da teoria) e depois reler a teoria grifando, anotando, circulando e simbolizando a “nata” do assunto. Faço isso no computador, pq à medida que eu vou aprendendo, vou diminuindo o tamanho das anotações (editando), uma vez que no início tudo é importante para um leigo, mas depois de muitas revisões e questões, dá pra perceber oq importa e oq não importa tanto. Se for um livro rabiscado, não dá pra apagar. No PC dá. Ao final, irei tirar o print screen de algums materiais editados por mim p/ vcs terem uma ideia do que eu fazia p/ rabiscar...

A ideia é seguir: leitura rápida, leitura detalhada + anotações + exercícios exemplificativos, depois exercícios comentados (um montão, até ficar muito bem fixado o assunto estudado), depois revisões periódicas do capítulo estudado. Esse ciclo se repete em quase todas as disciplinas.

1) Estudaria em módulos

Módulo básico: Contabilidade, Direito Tributário, Português e Direito constitucional.

Contabilidade: não tem pra onde correr. Encare tudo e não desanime, pq a coisa vai ficar feia no meio do caminho. A dica é não desistir, estudar o livro escolhido até o fim, fazer muitos e muitos exercícios comentados, revisões periódicas (no máximo mensalmente) dos capítulos que já estudou, seguir com a ajuda de alguma aula em video, telepresencial ou presencial e não empacar, repito, não empacar. Eu chegava em algum ponto e empacava, voltava pro começo de um livro novo e nunca avançava no estudo. Quando decidi encarar o livro inteiro até o fim, mesmo sem certeza e convicção de tudo que estudava, a coisa fluiu. Lembrem-se que não precisam saber tudo, só 80% dos exercícios de prova. A ideia é entender os exercícios básicos e intermediários de cada capítulo e DEPOIS, lá na reta final, tentar aprender os exercícios difíceis de cada capítulo (muitos deles tratam de exceções que raramente cairão no seu concurso e poderão ser menosprezados).

INDICO: contabilidade 3D (Sérgio Adriano), muitos PDFs de exercícios comentados ORIGINAIS do estratégia ou do Ponto dos concursos (para que você tenha também o direito de tirar dúvidas com o próprio professor do PDF) e algum curso em vídeo completo com algum professor de renome (sei quem é o mais bem falado, mas prefiro não indicá-lo por motivos pessoais). O Ricardo Ferreira lançou um livro completão há poucos meses. Não o li, não sei se é bom. Podem dizer o que for, mas em vídeo, a Germana Chaves (EVP) é uma graça em didática e organização. O curso de Contabilidade de Custos do Sérgio Adriano para FCC foi fundamental para a minha aprovação no ICMS SP.

Direito tributário: também não tem para onde correr, mas não acredito que essa disciplina seja o terror de muitos concurseiros da área fiscal. É uma matéria que flui bem. A dica é não querer decorar todos os julgados do STF, nem todas as doutrinas, fixem nas questões de prova, na ideia dos 80% e dominem a letra da lei nas questões mais recorrentes. O domínio será alcançado com o tempo. Tomo é uma matéria-chave, indico PDFs de exercícios comentados ORIGINAIS (p/ vc poder tirar dúvidas direto com o professor).

INDICO: materiais escritos do prof. Edvaldo Nilo, do prof. Alberto Macedo e do prof. Ricardo Alexandre. Aulas em vídeo, indico o prof. Ricardo Alexandre. Dizem que o livro do prof. João Marcelo Rocha é excelente para iniciantes. Eu não o li.

Português: indico apenas materiais em PDF de exercícios comentados. Tem muita gente que gosta de gramáticas ou materiais completões, mas eu acho que estudar todas as exceções do português algo ineficiente. No concurso, mais basta saber a bela regra bem entendida, do que muitas exceções que nunca caem. A dica é fazer MUITA prova comentada, de preferência com comentário de quem sabe lidar com as nuances, pegadinhas e variações da sua banca examinadora de interesse.

INDICO: gostei muito do material do Fernando pestana e do Fabiano Sales (estratégia) em PDF. Falam muito bem do João Bolognesi (Damásio) em vídeo, mas é curso pacotão, não o fiz. Também aprendi muito com cursos de questões do Marcelo Bernardo (EVP). Aprendi muitas dicas de como fazer provas ESAF.

Direito Constitucional: muito cuidado aqui. Eu aprendi Constitucional com a “bíblia” dos profs. Vicente e Marcelo. Eu não sei não, mas acho que não faria isso novamente. Constitucional para área fiscal virou disciplina acessória. O conteúdo é imenso, mas com pouco peso, logo é baixo o custo-benefício de saber a fundo. Eu estudaria sem muito compromisso, com um material bem objetivo em PDF que me preparasse para as questões fáceis e intermediárias de texto de lei e pegaria uma noção básica de constitucional para entender os outros direitos, manteria esse conhecimento básico através das revisões periódicas, mas só pegaria mais pesado em PDFs de questões resolvidas na reta final.
                            INDICO: PDFs do Vitor Cruz (Vampiro) ou da Nadia Carolina (estratégia). São objetivos, falam mais do que cai p/ fiscal mesmo. Eu não estudaria em vídeo para essa disciplina. Apesar de ter tido uma aula de cidadania com o Sylvio Motta, acho o peso baixo para perder tempo com vídeo aqui.

2) Módulo intermediário: Direito administrativo, Matemáticas, Administração geral e pública e Auditoria

Direito Administrativo: Vale a mesma coisa que falei para constitucional. Edital muito extenso e baixo custo-benefício pra área fiscal. Pegue os materiais em PDF mais objetivos possíveis, não faça aulas em vídeo (apesar de eu ter aprendido com o brilhante Gustavo Barchet), e só se aprofunde na reta final.
                            INDICO: PDFs do Cyonil Borges. Falam muito bem do livro do Gustavo Knoplock, mas não o li.

Matemáticas: muito cuidado. Assunto extenso e bem traiçoeiro pra quem não gosta de números. Vale a pena medir o quanto você quer e poderá avançar nessas matérias (Raciocínio lógico, matem. Financeira e estatística). Eu sou de exatas, encarei TUDO e fui bem nas provas. Mas talvez valha a pena tentar aprender apenas o básico de cada capítulo (famosas “questões de graça”) ou até mesmo não aprender nada e chutar tudo no dia da prova (desde que seu concurso não tenha mínimo por matéria). Eu, sinceramente, aprenderia apenas o que é mais fácil em cada capítulo. Muita coisa é mera aplicação de fórmula. Coisa simples mesmo. Até mesmo em estatística, muita coisa é respondida com mera aplicação de fórmulas. Coisa de 1 minuto na hora da prova.
                            INDICO: exercícios resolvidos e comentados, muitos, em PDF Original (pra você poder tirar dúvidas direto com o professor). Indico também as aulas em vídeo do prof. Sérgio Carvalho (ele é muito didático pra quem tem dificuldade). Eu estudei com o Arthur Lima (estratégia), e também com o Vitor Menezes (EVP), mas matemática é ao gosto do freguês, vc precisa se identificar com o professor, não sei se existe unanimidade por aqui, até pq matemática é muito heterogênea no nível de conhecimento dos concurseiros.

Administração geral e pública: muita decoreba, muita questão capciosa e subjetiva, mas quem encarar, mesmo não acertando tudo nos exercícios, vai se dar bem na prova. Matéria rápida pra vencer e pra ganhar ponto quem estudou. A dica é fazer muito exercício.
                            INDICO: Rodrigo Renno (tanto em vídeo no EVP quanto em PDFs).

Auditoria: exatamente o mesmo que escrevi para Administração.
                            INDICO: Davi Barreto (tanto em vídeo quanto em PDFs).

3) Módulo de matérias de baixo custo benefício: direito civil, direito penal, direito empresarial, atualidades, inglês (apenas p/ quem não sabe nada).

Não vou indicar ninguém aqui. Estudei para todas essas, mas não indico fazerem o que eu fiz. Aqui a ideia é chegar na reta final e fazer uma projeção de quão bem você está nas básicas e intermediárias. Se tiver feito bem o dever de casa, não dependerá dessas matérias aqui e poderá se dar ao luxo de não estudá-las. Se a conta não fechar, vai ter que angariar pontos aqui, mas aí indicaria o material em PDFs mais objetivo que você encontrar, e se aprofundar pouco, apenas o suficiente para acertar as questões mais “de graça” da prova. Mais vale arrepiar em matérias de muito peso do que perder tempo aqui. Fuja de materiais grandes, foco em questões de prova para ÁREA FISCAL, pq prova pra juiz, promotor, delegado, etc, é muito mais aprofundado.

4) Módulo de matérias específicas: legislações tributárias federais (receita), estaduais (ICMSs) e municipais (ISSs), matérias da receita federal (aduaneira, Comércio exterior, etc.), Economia e finanças públicas**, TI, Informática, Contabilidade pública e etc.

Notaram o “etc.”? Pois é. É aqui que o examinador brinca e ri da cara do concurseiro na hora que solta o EDITAL. Ele vai colocar o que der na telha pra você estudar de última hora. Muita calma e planejamento p/ decidir se vai estudar, dar uma lida básica ou largar mão de alguma coisa aqui. Provavelmente a parte tributária específica virá com peso alto, bem como as matérias específicas da Receita (p/ quem for fazer). A ideia é analisar o custoxbenefício e se dedicar naquilo que vale ponto.
                            Economia: é chata, trabalhosa e indico apenas o Heber Carvaho (vídeo ou PDFs). Você vai sofrer muito, mas se estudar, vai acertar questões na prova.
                            Finanças públicas: ramo da economia mais fácil. Vale a pena o custoxbenefício. Não recomendo vídeos.
                            Matérias da Receita: recomendo PDFs do Rodrigo Luz e do Ricardo Vale. Não recomendo vídeos.
                            Legislações tributárias específicas: recomendo que façam o curso com alguém que DOMINE a tal legislação específica. Não basta ser professor de Direito Tributário, tem que trabalhar e ser especialista no tributo que deve ser estudado.
                            TI e Informática: Patrícia quintão em PDFs. Ela é fera e com ela eu arrepiei nas provas.
                            Contabilidade pública: graças a Deus não aprendi e não caiu no ICMS SP.
                            Prezado WROCHA84, primeiramente parabens por sua aprovação. Como você fazia para intercalar estudo de vídeos aulas e pdf ? Você terminava o curso inteiro de vídeos aulas para depois começar o pdf, ou fazia está mudança após o estudo de um capítulo.

Comentário

• obarateiro2010
                              • 08/05/15
                              • 13

Boa noite wrocha84, sou usúario do Anki em meu PC e Celular, vi em algum dos seus textos que devido o tempo que perdia cadastrando os baralhos, coisa que realmente demora, então no teu caso você coloca os assuntos da matéria e sempre que ele te mostrava esse assunto no baralho vc procurava resolver questões desse determinado assunto e depois que apertava o botão pra dar a resposta se foi fácil ou difícil e com quantos dias quer revisar novamente?

Esta correto da forma que imaginei?

Hoje eu utilizado o Anki colocando a pergunta e na outra carta a resposta comentada, todo dia uso ele, mas é como você falou, demora muito cadastrando, hoje já tenho mais de 2 mil baralhos e vejo que em breve vou ter uns 10 mil, então estou pensando em testar essa sua técnica, só queria que me confirmasse se é da forma que citei.

Vi que em 2013 pensava em ser consultor, e então? desistiu ou colocou pra frente a idéia, vc flw que ia monitorar 2 ou 3 pessoas, que na época estava monitorando até sua esposa e etc, se quiser estou a disposição beleza rsrsrs.

Abaixo vou resumir minha forma de estudo, tenho pouco mais de 1 mês de estudo, mas antes pesquisei bastante sobre como estudar, li depoismentos e etc.

No momento estou fazendo um cursinho básico do estratégia concursos nas matérias de português, administrativo, constitucional, penal e processual penal e depois pretendo fazer informática, matemática e rlm, direitos humanos e legislação especial, pois, meu foco são as carreiras policiais.

Estudo em média 4 horas líquidas na biblioteca + 2 horas de cursinho de segunda a sexta.

Minha meta para início é 20 horas semanais, depois pretendo aumentar quando pegar mais costume com o estudo.

Hoje eu estudo através dos PDFs do estratégia, leio e vou marcando as partes importantes no foxit reader e no final respondo as questões comentadas, depois reviso no outro dia o que vi hoje, lendo as marcações que foram feitas, depois com 15 dias, 30, 60, 90.... E as questões comentadas eu tiro print de todas elas e jogo no Anki para revisar nas horas vagas, vale muito a pena prq no final do dia eu tenho revisado quase 60 minutos e as vezes mais, então no momento meu estudo é esse, queria que avaliasse essa forma e depois me informe o que vc acha que esta correto e o que poderia mudar para ficar melhor.

Ps: Quando terminar o curso do estratégia eu pretendo fazer um curso completo do Alfacon, não sou fã de vídeo aulas mais como eu gostei da motivação e forma de aula deles, mas mesmo assim pretendo ficar fazendo as revisões pelo curso do estratégia.

Comentário

• Emanuel_PVN
                                • 29/08/10
                                • 122

Caro wrocha84... parabéns pela aprovação e pelo excelente depoimento. Sempre retorno e leio meus depoimentos prediletos e o seu é um deles.

Tenho como foco o ICMS RJ e como o ICMS SP foi realizado pela FCC pego bastante orientação dos aprovados de SP. Gostaria de uma opinião sua. Irei iniciar meus estudos para o ICMS RJ em dezembro (colação de grau). Tenho família e dois lindos filhotes (4 anos e outros de 4 meses). Sem contar a esposa cobrando atenção...rs. Tenho que ter foco e buscar extrema relação custo benefício nos meus estudos. Já prestei diversos concursos para nível médio (em torno de 10) até ser convocado para tomar posse no atual (MP-RJ). Me identifiquei com sua estória também por isso...rsrsrs. Como prestei diversos concursos, tenho algum conhecimento nas básicas: português, constitucional, administrativo, informatica e rac. lógico. Não posso falar que tenho uma boa base nestas que estaria mentindo.
                                Devido a esse histórico, penso em começar de forma diferente da maioria. Penso em um ciclo com direito tributário (alto peso), legislação tributária (alto peso), inglês (conhecimento zero), finanças públicas (alto peso e muito tempo que vi), matemática financeira (alto peso e muito tempo que vi) e direito empresarial (matéria grande e com bastante peso). Quando cito alto peso, estou dizendo isso baseado no número de questões na prova, tendo em vista que no RJ não temos peso por disciplina mas sim umas com mais questões e outras com menos. O que vc acha desse planejamento inicial?

A razão de tal forma de estudo inicial é tentar obter um conhecimento mínimo nestas que nunca vi e depois pegar as que eu já tive contato. Principalmente quando começarem a ter boatos mais fortes em relação ao edital.

Desde já, obrigado pela atenção.

Grande abraço.

Obs.: não citei contabilidade pois esta é minha formação. Claro que não me garanto nela e terei que estuda-la demais da conta, mas acho que não irei sofrer tanto (débito e crédito tenho certeza que sei).....rsrsrs.

Comentário

• EAI9..
                                  • 27/03/13
                                  • 62

Parabéns, Wrocha84, já li seu depoimento várias vezes, kkkk, obrigado.

Comentário

• Jeff2108
                                    • 26/03/12
                                    • 1

Bom dia Wrocha84, tudo bem ? Poderia enviar seus resumos para meu email jeff.sales@hotmail.com? obrigado !

Comentário

• afrfuru
                                      • 30/05/10
                                      • 357

Quando vc estudou para TJ SP vc parou estudos para RF ou levou os dois juntos?

Comentário

• Raislei Santana
                                        • 02/10/15
                                        • 2

Rapaz muito legal a sua historia, vc foi o verdadeiro concurseiro como diz Wilian Douglas, concurso se faz ate passar e vc foi durante 3 anos, eu tbm sou engenheiro e decidi a iniciar essa etapa de concurseiro a poucos 3 meses, eu gostaria da opinião em razão de eu não saber ainda qual carreira me dedicar, então gostaria muito de sua opinião em relação a essas perguntas :
                                        1) Existe a possibilidade de se focar em carreiras diferentes da mesma banca como fiscal, policial etc ​
                                        2) Voce acha que como somos engenheiros seria mais apropriado focar em concursos que possui matérias de calculo ou isso não faz diferença, como vc mesmo passou no TJ neh
                                        3) Eu não trabalho, portanto estudo em media 6 a 7 hrs por dia, fazendo no mínimo 200 exercícios por dia, portanto, estou pensando em fazer uma planilha com as matérias em comum entre concursos da area fiscal que tenho vontade de fazer e PRF e PF, pois mais se não me angano 6 matérias são comuns nelas, então vou pra cima delas com tudo assim depois eu planejo qual matéria seguinte, o que voce axa disso

OBS: também tenho a grande sorte de ter uma namorada parceira e uns pais perfeitos que me apoiam e não me pressionam em momento nenhum a passar, portanto estou estudando tranquilo, sem nenhuma obrigação de passar na primeira prova que aparecer, e meu único critério de escolha de um concurso e a remuneração, que almejo de no mínimo 5 mil,podendo ser em qualquer localidade.

Ficarei muito feliz com suas respostas e opiniões, e desde ja muito obrigado e fique com Deus

Desde ja muito Obrigado

Comentário

• ICMS-GO
                                          • 29/02/16
                                          • 5

Parabéns meu caro. Sua história é inspiradora!

Comentário

• rEnAn-dA-vOtU
                                            • 12/12/12
                                            • 69

Wrocha84, existe alguma possibilidade de ter algum contato com você por e-mail, whatsapp ou algo do tipo? Gostaria muito de pedir algumas informação (se for possível), abraço!!!

Comentário

• Alexandre Ferre
                                              • 10/02/12
                                              • 51

Até hoje é o melhor depoimento. Tudo sistematizado e pragmatizado !

WRocha é o cara. Já o acompanho desde 2012. Parabéns, cara!

Comentário

• Loteria
                                                • 10/01/14
                                                • 456

Ultima apariçao do wrocha no forum foi em Abril/2014. Mais de dois anos!!

Parabens e obrigado pelas dicas

Comentário

Working...
                                                X