Announcement

Collapse
No announcement yet.

ICMS-SP 2013-Casado, com filha, esposa e trabalhando 8h/dia. VC PODE!!

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • JeanMarcell
    • 25/11/06
    • 1009

ICMS-SP 2013-Casado, com filha, esposa e trabalhando 8h/dia. VC PODE!!

Nossa!!!! Sonhei MUITO com esse dia, o MEU DIA de contar minha história de aprovação no concurso dos sonhos, no Top, no objetivo. Um pouco mais de minha história está em meu antigo blog entreborrachaeapontadores.blogspot.com

In the beginning

Era uma tarde ensolarada de domingo, meados de mês de fevereiro do já distante ano de 2006. Estava em uma chácara da família, curtindo o campo, tentando pensar em alguma forma de ganhar dinheiro ou tentar me encaixar - como recem formado - em alguma clinica ou empresa na área de fisioterapia do trabalho, pós que eu acabara de cursar. Eis que um tio chega em mim com o jornal de domingo em mãos, parte dos classificados/empregos e me mostra um anúncio de um cursinho da cidade que anunciava curso para o recém lançado concurso de agente fiscal de rendas da secretaria de estado dos negócios da fazenda. Bati o olho no salário, na formação em qualquer área e pensei "uau, vamos lá!". No dia seguinte liguei no cursinho. Meu interesse não era fazer o curso, mas sim comprar as apostilas, pois sempre gostei de estudar sozinho e ser autodidata.
    Ao questionar sobre as apostilas, a atendente me informou que as mesmas estavam sendo impressas e que iriam demorar umas duas semanas para ficarem prontas. Pensei comigo: "sem problema... se não tem apostila, ninguém tá estudando". Passei aquelas duas semanas de boa, sem pensar em concurso. Ao finalmente chegarem minhas "apostilas dos pezinhos", em dois volumes, comecei a lê-las. Um amontoado de leis copiadas e coladas, exercícios sem resolução, apenas com gabaritos, enfim. Depois de tentar ler metade de cada uma, descobri que na realidade a coleção era de CINCO volumes, e eu possuia apenas dois. Resolvi nem esquentar e partir para a luta assim mesmo, já que tinha uma boa noção das matérias da p1. E somente delas. As demais nunca nem havia visto.
    Nessa época eu trabalhava em uma academia. Entre um atendimento e outro, lá estava eu lendo as apostilas e tendo um nó cerebral pra entender por que raios o caixa debita quando aumenta. No dia da prova acordei cedo, como manda o figurino, fui para o colégio e levei uma garrafa da recém lançada bebida H2O. Fiz metade da prova e ao tentar abrir a garrafa, a pressão fez com que molhasse todo o gabarito. Sequei com a camisa - daquele jeito - e entreguei. Ao sair o resultado, qual a minha surpresa?? Tinha feito 55% na P1! E 35% na p2 e 25% na p3. De inicio fiquei chateado, pensando que aquilo não era pra mim, que era pra gente CDF, que só estuda o dia todo. Após um tempo de "abandono", comecei a pensar. Se sem estudar NADA da p1 eu tinha feito 55%, entao era só focar nos direitos e contabilidade, que o resultado viria. E comecei. Nessa época conheci o Forum Concurseiros (registro antes de migrar de base em 25/11/2006, quando ainda era no forumer), através da entrevista do Deme no Ponto. Pelo bom senso e indicações, comprei livros de direito const. tribut. e adm, além de contabilidade, economia e portugues. Decidi focar na Receita, pois o boato de 'concurso em breve' pipocava. Assisti a palestras gravadas da dupla deme/alex, li muitos "como fui aprovado", tentei implantar o estudo por ciclos, mas para mim não funcionou pois não sou nada organizado. Eu ia estudando conforme via a necessidade de relembrar. Fazia um ciclo mas sem uma rigidez. Mas sempre priorizando as peso 2.
    Durante a preparação, fui ficando calejado, escolhendo melhores materiais, comprando melhores livros, videoaulas, etc. E prestando concursos. Ao pintar um concurso de outra área, que eu via potencial, eu não saia do cronograma da Receita. Estudava as mattérias específicas daquele concurso nas horas que sobravam, para não atrapalhar caso saisse RFB junto. E assim foi que prestei técnico do MPU, Cohab, técnico da USP, oficial de justiça-sp, analista do Senado, técnico do TRT, fiscal do Creci-SP. Fui aprovado e convocado na Cohab e na USP. No concurso do Creci passei em segundo lugar (concurso cheio de lambança, troca de gabarito, de posição... deixa pra lá), porém o mesmo foi anulado. Talvez por conta desses fatos. Nos demais reprovei ou fui aprovado porém além das vagas.

As dificuldades
    Se nos estudos a coisa ia caminhando, na vida profissional era mais complicado. Estava em um subemprego, ganhando mal, trabalhando muito, sem registro, sem segurança nenhuma, com uma filha pequena. A essa altura eu já tinha cansado da minha área e fui procurar novos horizontes. Resolvi ser corretor de imóveis em uma época de boom imobiliário (meados de 2008 e 2009). Ganhei dinheiro, porém não tinha tempo pra nada. Era trabalho de domingo a domingo, muita dor de cabeça, sem segurança, preocupação diaria em matar o leão do dia, sem saber se vai vender, quando vai vender e se vai ter dinheiro no mês que vem para pagar as contas. E não tive. Ao sair o edital da RFB em 2009, fiz minha inscrição, tinha dinheiro para pagar, porém não tinha como me hospedar em SP para os dois dias de prova. Resultado... desisti e não prestei. Ao sair ICMS-SP 2009, provas aqui na cidade, eu não tive o dinheiro para pagar a inscrição. Resultado, tb não fiz. Ao sair o concurso da Caixa, em 2010, antes de gastar um centavo de uma venda que tinha feito, já paguei o boleto. Vinha estudando para a Receita ainda, e apenas acrescentei algumas horas de Conhecimentos Bancários, subestimando os concorrrentes. No dia da prova, o CESPE não permitiu que eu usasse minha caneta, por ser de material fosco. Tive que pedir uma emprestada, toda mordida e quebrada às lascas, sem tampa. Fiquei em 110º colocado para minha região. Como o concurso anterior tinha chamado 256 candidatos em dois anos, pensei comigo "otimo, em um ano to dentro". Doce ilusão... o concurso de 2010 chamou poucos candidatos e de forma lenta (talvez por causa da crise). Fui ser chamado na rapa do tacho, na rabiola da pipa, na última chamada! E NO DIA que a Caixa me chamou, a imobiliária em que eu trabalhava me "mandou embora" (apesar de nao ser funcionario, nao ter registro e sair com as maos abanando) por eu estar "envolvido com estudo para concurso" e "sem mto interesse pro trabalho". Acabou se encaixando perfeitamente, nem precisei dizer que tinha passado, embora a vontade era de chutar o balde. Foi bom ver o dono esses dias no banco, expressando um "nossa, vc agora tá aqui?".

...e as coisas vão se encaixando
    E como se encaixam! Só pode ser mesmo por Deus tudo se encaixar assim tão perfeitamente. Comecei a trabalhar em uma agência perto de casa, perto do colegio da filha, perto do trabalho na esposa, enfim, tudo perfeito. Mas não parei. Ao sair o concurso de 2012, decidi prestar para Analista da RFB. As 200 vagas de auditor me deixaram desanimado, eu estava ciente de que nao tinha ainda todo o preparo necessário, ainda mais pra enfrentar uma prova discursiva da Esaf. Fiquei por duas questões de Adm Publica que me tiraram das vagas. Duas... Não desanimei. Se faltou duas, eu sabia onde tinha que focar. Decidi que ia definitivamente aprender as matérias mais cascudas. Foquei naquelas que eu não tinha afinidade, pra entrar na marra na cabeça. Minha preparação de verdade começou quando saiu a autorização para as 885 vagas na Sefaz/SP. Pensei comigo "é MUITA vaga. Se nao der nesse,terei que seriamente rever onde to errando". Assim que saiu a autorização, sentei com a familia e expliquei. Não iria mais ajudar nas louças, não iria mais fazer minha filha dormir, não iria mais sair aos fins de semana, não iria mais ajudar na limpeza da casa, nada. Apenas estudar. Deu certo 2 semanas. Na terceira lá estava eu fazendo tudo aquilo que não era pra fazer. Não por vontade própria. Quem é casado e com filho sabe como é. Não tem como ficar ausente dentro de casa. O tempo que eu tinha, eu aproveitava pra estudar. Ia pra uma fila, lá estava eu com o livro. Dentista? Levava meu livro. Dava um minuto eu entrava num pdf e ia lendo. Sempre. Meus almoços foram todos com um livro junto. Consegui ler os dois livros do prof Jose Rosa mais o livro do prof. Pedro Diniz (esse com + de 600 paginas) apenas em meu horario de almoço. Fiz uma meta diaria de 20 páginas e só parava apos ler as 20. De segunda a sexta isso deu 400 paginas por mes. Lendo e grifando. Após ler esses tres livros, eu lia apenas os grifos e no livro de questões eu refazia apenas as que tinha errado, lendo os grifos das certas.
    A noite, após terminar todos os afazeres, (por volta das 21:30), eu começava a ver videoaulas. Para compensar meu tempo escasso, eu assistia às aulas sempre na velocidade 2x. Em algumas aulas, eu colocava até em 2,5x, pois tem professor que gosta de falar mais pausadamente ou escrever mais no quadro. Dessa forma consgui assistir a todos os videos das materias que ia cair, alguns até duas vezes. Nesse tempo acabei "inventando" um ciclo por dias. Segunda e terça era para materias da P1, quarta e quinta materias da P2 e sexta sabado e domingo materias da p3. Achei que ficou bom e bem dosado pelos pesos. E foi assim que vi quando saiu o edital. Estava almoçando, com meu livro e meu celular, como de costume e entrei em um site de videoaulas. Na primeira pagina estava lá "Saiu ICMS-SP 2013". Gelei, congelei, perdi a fome, larguei o prato e dei uma passada de olho rapida no edital. Olhei requisito de formação, se haveria discurssivas, data de inscricao e pagamento, provas... aquele dia foi apenas de assimilação. Das novas matérias, dos pesos, planejamento. Já havia formado minha poupança para cursos online, livros, apostilas, etc. Comprei mais alguns materiais, e mantive a rotina, dessa vez sem nem tocar em videogame ou sair em final de semana. Foi clausura total. Assistindo aulas em 2x, achando que era muita coisa, que não ia dar, que não ia conseguir. Noutras vezes meu humor ja se alternava para "vai dar, vc consegue, vc ja vem estudando". Mas confesso que muitas vezes eu começava a ler e via o quanto ainda não tinha lido, tópicos cabeludos de contabilidade, formulas doidas de estatistica, e essa "coisa de raciocinio critico, meu Deus...".
    No dia anterior da prova, separei minhas 3 canetas de material transparente, chocolate, água. No dia um café da manhã leve, sem água para não ter de ir ao banheiro no meio da prova. Entrei no carro e já coloquei um Eye of Tiger no ultimo, fui gritando fazer a prova, naquela vibe. Não conversei com ninguem. Levei minhas anotações e fui lendo até o fiscal pedir pra guardar os materiais. Estava fixado, focado. Tinha tomado um café forte logo cedo, sem açucar. E estava mascando um chiclete (que de acordo com pesquisas ajuda na concentração). Sai confiante da p1. Vim para casa, nao entrei em forum, apenas estudei as materias da P2 P3, revi formulas, e fui dormir. Dia seguinte, de manha, mesmo esquema. Fui ouvindo bon jovi - its my life, gritando alto na parte "its my life is now or never!!!". Almocei, tomei um red bull, botei um 'living on a prayer' pra tocar no talo, cantando q nem loucão "ohhhhhhhhhhhhhh we're half way thereee, oh ooooh living on a prayer!!". Peguei o livro de contabilidade e reli algumas formulas, dicas. E fui pra P3. Sem trocar uma palavra com ninguem, totalmente alienado, focado. Sai da maratona moido mentalmente, mas confiante. E com medo. Principalmetne da P2, que chutei várias de direito privado.

Na segunda feira, dia do resultado, eu estava apreensivo. Não conseguia trabalhar de ansiedade. Quando de 18h, sai do banco e ao passar em frente a uma lanchonete que tem sinal de wi-fi, nao aguentei e entrei no site da FCC. La estava o gabarito. E eu tinha levado os meus. Minhas pernas amoleceram. Meu Deus, minha vida ta ali. Pedi licença pra atendente, sentei numa mesa e fui conferir. Ponto a ponto, uma agonia. Agonia que começara pra tentar achar meu gabarito correto. Comecei a me desesperar quando errei CINCO seguidas de portugues. Respirei fundo, minhas maos tremiam, não conseguia pensar em mais nada. Após conferir a P1, fui contando ponto a ponto, numa contagem regressiva que poderia terminar no fracasso. Contei 59. Foi um alivio. Mas nem tanto. Ainda tinha a P2 e P3. Após o mesmo nervosismo, contei 56 e 110 pontos. Geral 225pts 66%. Não estava reprovado. Mas como nada na minha vida foi fácil, tb nao era certeza que seria aprovado.

Após mais de um mês na fissura, saiu o resultado! Nota de corte em 229 pontos. Pensei... "sou excedente". E fui procurar por mim lá pelos 900, nada. Pensei "puts... devo ter caido posição, contado errado, deixa eu começar de novo". E num relance decidi começar procurando pela nota de corte e ir descendo até 'me encontrar'. E para minha surpresa, me encontrei logo na primeira página entre os 600 e 750. Posição 707º, com 230 pontos! Não sei se anotei errado, se ganhei 5 pontos no 'frigir dos ovos', enfim. Por uma graça de DEUS, pelos "dedos de DEUS" (como bem disse nosso mestre demolidor em sua ultima aula no EVP) estou APROVADO e torcendo para que chamem todos de uma vez, numa paulada só. Mas, como sempre... se for pra ser rapa do tacho, aqui estamos. Agradeço a Deus e dedico a aprovação à minha família e meus falecidos pai, avó e avô, que me deram toda a base e educação inicial.
    Last edited by JeanMarcell; Thu, 09/05/13, 02:42 AM.
  • FelipeENeto
    • 19/02/11
    • 416

Re: ICMS-SP 2013-Casado, com filha, esposa e trabalhando 8h/dia. VC PO

Parabéns! Mas eu quero mais detalhes! hehe

Comentário

• amjorge
      • 22/08/08
      • 434

Parabéns!

Survivor... Bon Jovi...revelando a idade!!!

Mas, finalmente, o sofrimento acabou.

Comentário

• aluno.auditor
        • 22/03/13
        • 483

Originally posted by FelipeENeto View Post
        Parabéns! Mas eu quero mais detalhes! hehe
        e o agradecimento ao seu tio que levou o anúncio?
        Seu padrinho como AFR.

Comentário

• SJ_Operador
          • 26/11/08
          • 223

JeanMarcell,
          Parabéns! Sucesso nessa nova jornada.

Comentário

• Joao Eduardo
            • 04/10/11
            • 153

Cara, meus parabéns!!! Que histório fantástica!!! Show!!!

Comentário

• marino_fiscal
              • 10/06/10
              • 205

Parabéns brother! Um exemplo a ser seguido!

Comentário

• cjm143
                • 13/01/12
                • 45

mto bom!! Parabéns! Qual biblografia vc usou?

Comentário

• Guerreiro dos Concursos
                  • 26/10/06
                  • 868

Parabéns, essa e outras histórias me incentivam nos estudos para o ICMS-RJ.

Comentário

• nordestino
                    • 28/03/10
                    • 161

Parabén Marcell, li seu blog lá pelos idos tempos de 2010 quando estava engatinahdo nesse mundo paralelo dos concursos.

Muito bom ver que você finalmente chegou lá, uma história como esta motiva de mais.

Parabéns.
                    Last edited by nordestino; Thu, 09/05/13, 01:36 PM.

Comentário

• rosa de saron
                      • 04/06/12
                      • 133

Originally posted by nordestino View Post
                      Parabén Marcell, li seu blog lá pelos idos tempos de 2010 quando estava engatinahdo nesse mundo paralelo dos concursos.

Muito bom ver que você finalmente chegou lá, uma história como esta motiva de mais.

Parabéns.
                      Marcell
                      tb não posso deixar de citar,
                      sucesso e parabéns pela humildade,

também quero a bibliografia!!!!

Comentário

• Cortez
                        • 29/03/11
                        • 83

Parabéns !!!!

Comentário

• XConcurseira
                          • 31/05/11
                          • 80

Parabéns!!!!

Comentário

• renatobroker
                            • 01/05/13
                            • 44

Espetacular! Parabéns cara!!! Que bela vitória e que engraçado também seu depoimento.. principalmente a parte do fui gritando fazer a prova... rs!!!

Comentário

• Caverna2210
                              • 21/03/13
                              • 51

Parabéns guerreiro! Poderia contar mais detalhes: idade, horas de estudo semanal, matérias cascudas, etc....

Sucesso no novo cargo. Certamente toda família está orgulhosa por vc.

abçs

caverna2210

Comentário

• rtt...
                                • 05/03/10
                                • 44

Parabéns!!

Muito sucesso pra vc. Poderia indicar os livros, aulas pdf e video aulas que vc utilizou?

Comentário

• JeanMarcell
                                  • 25/11/06
                                  • 1009

Originally posted by Guerreiro dos Concursos View Post
                                  Parabéns, essa e outras histórias me incentivam nos estudos para o ICMS-RJ.
                                  Fala Guerreiro, lembro de vc, é das antigas tb, Old School! Acompanhei sua aprovação para tribunal (acho) e lembro do seu avatar do Stallone. Continue firme que a sua hora chega!

Agradeço aos demais pelas palavras e comentários. Esse feedback anima qualquer pretenso escritor, como eu.

Continuando a postagem...

Antes de falar sobre bibliografia, vou contar algumas curiosidades dessa etapa final dos estudos. Minha vida sempre foi movida a música. Tudo que faço, meus momentos, sempre foram embalados em canções, das mais variadas bandas, gêneros e estilos. Vou do sertanejo pro metal, passando pelo tecnomelody, brega e pop. Abaixo vou listar algumas músicas especiais, que podem nos animar ou embalar o momento de estudos:

Para momentos pré estudo
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=8Af372EQLck]Cannon in D[/ame] em especial, e todas de Bach e Mozart

Para momentos de desânimo
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=N8eTw7fLs8E]Deus o pode[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=hUYzQaCCt2o]Comfortably Numb[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=DJk-u5QUia0]Stay on these roads[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=qig0eLQj6jI]Simply the Best[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=jNbMPd_Sdg0]Conselho do Ayrton Senna[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=dvFMBXNcXcU]Testemunho de Tony Melendez[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=07Sgcaf3Eyg]História de Hoyt e seu filho[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=Ea1Jua0rizY]Sonho encantado[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=faKFcfytlxU]You Raise me Up[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=ky57Jo3-BaU]The Boxer[/ame]

Para dar AQUELE gás!
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=0ZwsCIfo9n8] (never say die) Iron Eagle[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=YLMhelLWde4]One Tin Soldier[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=btPJPFnesV4]Eye of Tiger[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=EL5RnkgkK4I]Living on a Prayer[/ame]
                                  [ame=http://www.youtube.com/watch?v=gnSEcNSjesw]It´s my life[/ame]

Deve ter outras, mas essas são as especialíssimas, que achei por bem divulgar. quem sabe acaba ajudando alguém, em algum momento.
                                  Bom, respondendo algumas perguntas dos colegas, tenho 30 anos (17.07.1982), uma filha de 7. Minha esposa está chegando nos 30 tb e eu consegui "enrolar" uma segunda gravidez o máximo possível. Não queria que viesse outro filho para passar os leves apertos que passamos, com dinheiro do mês contado. Para terem uma ideia: Certa vez, uma coisa me marcou. Eu tinha um fusca na época (vendi minha moto pois tinha casado, e para não ficar a pé, comprei alguns móveis e um carro bom, bonito e barato. Um fusca.) Ano 1983, a álcool, dois carburadores. Aquilo pra pegar de manhã era uma jornada. Eu levava umaa garrafa com gasolina, que eu "injetava" - literalmente, utilizando uma seringa - no carburador e torcia pro carro pegar nas primeiras 6 tentativas. Após isso, a bateria arriava. Saimos os três de manhãzinha, injetei a gasolina, bombei o pedal e... 1, 2, 3, 4, 5, 6 tentativas e nada. Na sétima, bateria zero. Nem o porteiro do meu prédio quis me ajudar, alegando "não poder empurrar carro, por ser contra as normas do condomínio". Outro fato, com o fusca, foi ouvir comentários maldosos de coleguinhas do berçário (sim, tb me espantei pela precocidade...) sobre chegarmos de "fusquinha" na escola. Isso me deu mais força e determinação para estudar. Cada vez que me cansava, me lembrava disso e do quanto eu não queria que minha filha sofresse na escola por isso. E isso me dava aquele calor do estudo, aquela vontade de virar a noite, de gritar "EU POSSO, PORRA", sem medo de ser visto como doido. Se já não estivesse me tornando um... mas não importava.
                                  Bom, o fato é que eu não queria outro filho por enquanto. Embora a Caixa ofereça uma estabilidade e até programa de ajuda, eu planejava tomar posse antes. Mas... minha esposa parou com a pílula assim que fiz a prova do ICMS-SP. E engravidou logo depois, ANTES do resultado. Imagina a tensão. Foi o mês mais demorado para passar de toda minha vida. Nunca anseei tanto para chegar o dia. E graças a Deus deu tudo certo.

Sobre Deus e religiosidade
                                  Permita-se contar uma passagem rápida. Quem quiser, pode pular. Nasci em familia cristã. Ia à igreja todos os sábados de manhã (adv 7º dia). Por não concordar com algumas ideias e dogmas, acabei me afastando, esfriando. Navegando pelo youtube, encontrei [ame=http://www.youtube.com/watch?v=gAtZ7VtmDkk]essa interessante passagem[/ame] e essa [ame=http://www.youtube.com/watch?v=dj2EUyjlEmM]outra aqui, do mesmo prof. Gretz[/ame]. Na hora derradeira antes da prova, assistindo aos vídeos do Demolidor, onde ele fala sobre os dedos de Deus, aquilo ficou em minha mente. Resolvi conversar com Deus. Pedi sua ajuda, sua proteção, luz, sabedoria e discernimento. Que eu me lembrasse de tudo que tinha estudado. Após a prova, fiz um propósito e pedi uma prova de sua existência. Que se realmente fosse de sua vontade que eu passasse nesse concurso, com a contrapartida de todos os meses eu ajudar 5 famílias carentes. Tirei 225 pontos pré recursos. Após os recursos, GANHEI 5 pontos, indo a 230, o SUFICIENTE para aprovação. Não acredito em coincidências.

Bibliografia e indicações
                                  Bom, vamos à parte perguntada. Bibliografia. Quando eu comecei, se alguém me perguntasse as materias que caia, eu jamais ia saber. Estava totalmente fora de órbita. Você percebe quando está focado, que decorou as matérias que caem, quiçá, até os tópicos de cada matéria que caem ou não. Nesse ponto, o machado está afiadíssimo. Vamos lá.

Português 15/30
                                  Essa me deixou decepcionado. Português sempre foi uma matéria que levei de boa, com acertos entre 80 a 90%. Acendi o sinal amarelo quando fui fazer simulado da FGV para o Senado e vi que a coisa poderia ficar preta. ISS-SP tb foi uma prova tensa. Comecei a pegar mais pesado, assisti a aulas do Marcelo Bernardo no EVP, Pestana, livro do João Bolognesi (portugues na prática), livro de exercícios do Décio Sena FCC e aulas em pdf da prof. Claudia Kozlowiski. Meu ponto crítico sempre foi interpretação e não achei nenhum material que ensinasse a "pensar como a banca".

Matemática F. e Est. 5/10
                                  Aqui eu foquei em MF. Sabia que não ia aprender estatística. Dei uma leve folheada no livro de Estatistica Básica do Sergio Carvalho e vi uma ou outra aula do Vitor Menezes no EVP. Assisti a toda de MF do Brunno Lima do EVP, o que me ajudou.

Raciocínio Crítico 5/10
                                  Aulas do Jairo e do PH no EVP

Atualidades 6/10
                                  Sorte, leitura de jornais e revistas, jornal nacional, jornal da record, jornal da band, uol, sorte de novo. Aqui não adianta. Toda prova que tem atualidades eu leio sobre mercosul, guerras, atentados, economia e NADA DISSO acaba caindo. Cai o que o Brasil menos exportou no ano passado, quem foi a amante do presidente americano, qual o nome do violonista gaucho famosão, enfim. Atualidades não adianta. Ou vc tem uma leve noção e bate aquele chute colocado ou vai chutar do nada. Raras questões onde o cara realmente manja e se cair, manjará de apenas 1 ou 2. O resto faz a prova de ouvido: "aquela que soar melhor, ele marca"

Inglês 10/10
                                  Salvou minha pele. Graças aos longos cursos que fiz na infância e às aulas do Roberto Witte no EVP. O cara é show. Dá umas dicas em cima e é bom pra relembrar os manjados "therefore, thereby, whereas, although, even though, nonetheless..."

Adm. Pública 10/10
                                  Nessa me surpreendi tb. Foi a que me eliminou no concurso de ATRFB/12. Decidi que ia aprender e foi indo. Aulas do Rodrigo Rennó, EVP e estratégia

Economia F. Públicas 8/20
                                  Esperava mais. Comecei estudando o livro do Silverio das Neves/Viceconti. Depois o do Marlos e do Geraldo Goes. O que mais gostei foi da didática do Marlos. Depois video aulas do Heber no EVP, também achei sensacional. Outro que gostei da didática foi do professor Cesar Frade, quando deu aulas no EVP. Pena que saiu. Quem puder, é uma otima.

Direito 13/20

Assisti a umas aulas do professor Sidney do EVP, além de umas aulas de comercial tb, de lá. Mas confesso que não estudei muito. O conteudo é imenso e o custo/benefício razoável. Preferi focar em outras.

D. Constitucional 10/10
                                  Essa foi uma ótima surpresa para mim. Comecei com os descomplicados do Vicente e Marcelo. Depois video aulas com o mestre Sylvio Motta no EVP. Algumas aulas em pdf também, apenas de exercícios e resumos da CF, livro de exercicios do Gustavo Barchet além de mapas mentais.

D. Tributário I 7/10
                                  Comecei com livro do João Marcelo Rocha. Depois videoaulas com o excelente Ricardo Alexandre, com o prof Jefferson no EVP, livro do Barchet de exercicios e por ultimo o de exercicios FCC do prof. Edvaldo Nilo.

Legislação T. SP I 9/15
                                  Livro verde e o livro preto do prof. José Rosa (o melhor). Tb comprei o livro do Pedro Diniz, mas achei muito denso. É bom para quem já passou, usar numa consulta. Para concursos, os do Rosa/Sallaberry dão conta. Tb assisti a todas aulas do Claudio Borba aplicado a todos estados e df e especifico de sp. E as do tudão tb. Todas no EVP.

Contabilidade Geral 13/15
                                  Essa me surpreendeu tb, nao esperava acertar tanto. Pra quem não entendia nem pq o caixa é debitado quando entra dinheiro, fiquei feliz com a performance. Gostei muito do curso do prof. Marcondes Fortaleza, além do livro do colega Sergio Adriano (demolidor)

Auditoria 7/10
                                  Essa tb me traz lembranças... em 2006 acertei 1/15. Usei aulas em pdf do Fernando Graeff e Davi Barreto, além de videoaulas do Lucas Salvetti no EVP.

D. Tributário II 15/20
                                  Legislação T. SP II 19/25
                                  Contabilidade Avan. 17/25
                                  Idem às demais

Tec. da Informação 5/10
                                  Aulas do prof Gabriel, EVP

Ficou levemente grande o post. Podem perguntar à vontade. Nunca desistam!!
                                  Last edited by JeanMarcell; Fri, 10/05/13, 12:19 AM.

Comentário

• Guerreiro dos Concursos
                                    • 26/10/06
                                    • 868

Fala rapaz, de fato, em outras encarnações do fórum concurseiros eu usava o avatar do Stallone Cobra, desde a época que comecei a estudar prá fiscal (2004, época do Esp@nhol, Zork, Pecê, dentre outros) até eu passar pro TRE-RJ, no início de 2007. Agora a luta é outra, achava que poderia amarrar o meu boi na sombra no Tribunal, como Analista Judiciário, mas vivemos em uma época de alugueis ou financiamentos passando de 3, 4 mil mensais, ainda mais aqui no RJ, portanto o líquido de analista não dá, tenho que galgar mais um degrau!!!! E esse degrau será Fiscal de Rendas do RJ!!!!

Comentário

• Aliane55
                                      • 27/08/07
                                      • 16

Parabéns e sucesso em sua nova empreitada!!!!

Comentário

• nandozozo
                                        • 28/03/11
                                        • 55

Parabéns JeanMarcell!!!
                                        Muito bacana sua história.
                                        Felicidades para toda a sua família!

Comentário

• JeanMarcell
                                          • 25/11/06
                                          • 1009

Método de Estudo
                                          Nunca fui de estudar. No colégio, na faculdade, sempre estudava de véspera e às vezes nem estudava, ia com o conhecimento "fresco" na cabeça e acabava sempre tirando aquele 8,5 ou até mesmo um 10. Percebi que o negócio era mais "feio" logo após a prova de 2006. Cai na real que se quisesse ter chance, deveria estar disposto a fazer o que poucas pessoas fazem e a me esforçar cada dia mais. No começo sem muito planejamento. Ia estudando conforme via a necessidade de revisar 'essa' ou 'aquela' matéria. Comecei pegando a "estrela de cinco pontas" da área fiscal: Portugues (essa é a ponta superior, presente em 10 a cada 10 concursos), direito tributário e contabilidade (as estrelas superiores da esquerda e da direita) e direito constitucional de administrativo (as estrelas da base). Com essas cinco 'em mente', comprei um livro de cada matéria e comecei a ler. A primeira leitura, normal, como se estivesse lendo um livro paradidático, porém grifando as partes que eu achava interessante. A segunda leitura eu ia lendo e relembrando os pontos grifados, fazendo novos grifos. Depois parti para provas passadas no superprovas. Resolvia os exercicios e fui montando um "mapa diagnóstico" de quais matérias eu estava ruim e quais eu precisava apenas manter a performance. Após esse diagnóstico inicial, eu focava nas matérias que estavam precisando e adicionava uma nova. Então, por ex, no início de meus estudos eu estava focado na Receita. Como via que em português eu estava na média de 85 a 90% de acertos, dei um pause nela e adicionei Comércio Internacional. E fui fazendo assim na primeira etapa de meus estudos.

Numa segunda etapa, eu percebi que havia alguns tópicos dentro de cada matéria que ensejavam uma atenção especial, havia pontos críticos. Em portugues, por exemplo, se a prova focasse mais em interpretação ou gramática mais pesada (deitico, adjunto adnominal x complemento etc) eu errava mais. Se em Constitucional o examinador pegasse pesado em controle de constitucionalidade, tb era tenso. Assim, fui traçando dentro de cada disciplina aqueles tópicos que eu deveria rever mais constantemente, para manter sempre vivo. E para isso eu fui numa papelaria e comprei 3 cartolinas, uma de cada cor, mas sempre cor clara para facilitar a visualização. Por que 3? Pois separei por provas, cada cartolina era da p1 p2 ou p3, apenas para separar. Cortei as cartolinas em retangulos de 15x20cm, do tamanho de uma fotografia padrão, escrevia no cabeçalho a matéria e no corpo apenas os pontos-chave, as idéias ou até uma alternativa que eu considerava recorrente nas provas, do tipo daquelas "assinale a incorreta" eu marcava as 4 que a banca considerava certa.

Após essa etapa, parti para os livros de questões comentadas. Esses livros são fantásticos! É muito importante o concurseiro saber como utilizar esses livros de questões. Em meu entendimento, deve-se primeiro resolver a questão (no singular, A Questão), depois ver o gabarito e a resolução. Alguns detalhes merecem atenção. Eu gosto de resolver UMA questão e já ver o gabarito. Tentei fazer de acordo com alguns livros, resolvendo 10, 20 questões, vendo o gabarito e depois a resolução e vira uma salada. Pelo menos eu perco aquele "ah.... então era isso, puxa vida aqui era o lance da questão". Perde-se aquele efeito surpresa do PORQUÊ errou. Como nosso cérebro grava bem as emoções, ao ter esse "impacto" do porquê errou, acabamos gravando a questão. Cada questão é um duplo aprendizado. Se você acerta, você confirma que está certo e descobre COMO a banca tentou ludibriar e te levar ao erro. Se você erra, é melhor ainda! Ao errar, você descobre ONDE você tá pensando errado duplamente. Errou a pensar que a sua está certa e errou ao deixar a certa passar despercebida. É, sem dúvida, a melhor maneira de fixar o que leu.

Gosto de resolver os exercícios comentados pelo menos duas vezes. Na primeira vez, vou resolvendo e marcando com marca-texto a resolução, os pontos-chave. E fazendo um asterisco nas questões que errei. Um detalhe importante é que eu não marco NA QUESTÃO o X da alternativa escolhida. Apenas faço um pontinho quase invisível e vejo a resolução. Se acertei, faço o X, se errei, deixo em branco. Após terminar de resolver um grupo de 10, volto e conto quantos asteriscos de erro tem e anoto do lado da 11ª. E assim por diante. Na segunda leitura, vou simplesmente lendo a questão direto. Leio o enunciado a já pulo para o X que marquei na primeira leitura (nas questões certas). Isso ajuda a fixar os enunciados corretos. Nas questões do tipo "marque a incorreta" eu grifo os quatro enunciados corretos e risco o errado - e nem o leio mais, para não confundir. Nas questões que errei, eu resolvo novamente da mesma maneira que no passo 1. A diferença é que se eu errar DE NOVO "acendo a luz vermelha": grifo com uma caneta marca-texto vermelha, pra chamar MUITA atenção naquele ponto. Em matérias com peso 2, é interessante até levar o livro na hora da prova - pra quem gosta - praqueles momentos entre uma prova e outra ou antes de começar a prova dar uma lida nos grifos vermelhos, para se garantir. Eu fiz isso, me senti mais confiante assim. Se preferir, pode pular essa última "coisa de doido".

Já as videoaulas eu gostava de apenas assistir, sem tomar nota. Vez ou outra, alguma fórmula, alguma passagem mais importante eu marcava no próprio livro, na contracapa ou em alguma folha em branco do livro. Mas gostava de assistir com atenção e de preferência na velocidade 2x. Sou bem visual, didadicamente falando.

Fiquem à vontade para perguntas. Eqto a nomeação não vem, o que eu mais tenho agora é tempo de sobra após o trabalho rs.

Comentário

• tluizmartins
                                            • 04/07/11
                                            • 23

Inspirador, amigo... Parabéns.
                                            E quanto à técnica de estudo, ciclos e tal, não adianta... Cada um cria a sua ou adapta uma já "inventada".

Mas sério... no Bon Jovi? Ri alto!!! Mas tá valendo!
                                            Forte abraço.

Comentário

• ronaldo
                                              • 16/12/06
                                              • 1975

Parabéns.

Você é das antigas. Me lembro um dia que você postou um link do contra-cheque de um auditor federal, agora você realiza seu sonho.

Comentário

• estergabriela
                                                • 27/01/13
                                                • 29

Olá Jean, Parabéns pela aprovação!

Tem como você me enviar relação de materiais e livros que você estudou...

Agradeço pela ajuda,

Ester

Comentário

• CPLUCI
                                                  • 03/04/13
                                                  • 1

Parabens Jean,
                                                  Tambem trabalho na caixa, tenho uma filha de 5 anos, prestei em 2009 mais por teste e agora 2013 tentei pra valer..... mas nao deu! Estou tentando tirar forcas pra proxima, mas confesso que esta dificil....
                                                  Obrigada por compartilhar e quem sabe um dia seremos colegas novamente... so que na Sefaz/SP
                                                  Gde abraço

Comentário

• JeanMarcell
                                                    • 25/11/06
                                                    • 1009

Originally posted by ronaldo View Post
                                                    Parabéns.

Você é das antigas. Me lembro um dia que você postou um link do contra-cheque de um auditor federal, agora você realiza seu sonho.
                                                    Verdade! Foi para dar um estímulo pra galera, naquela época não tinha ainda o portal da transparência.

Comentário

• JeanMarcell
                                                      • 25/11/06
                                                      • 1009

Originally posted by CPLUCI View Post
                                                      Parabens Jean,
                                                      Tambem trabalho na caixa, tenho uma filha de 5 anos, prestei em 2009 mais por teste e agora 2013 tentei pra valer..... mas nao deu! Estou tentando tirar forcas pra proxima, mas confesso que esta dificil....
                                                      Obrigada por compartilhar e quem sabe um dia seremos colegas novamente... so que na Sefaz/SP
                                                      Gde abraço
                                                      estou há um ano e dois meses na Caixa, gostando. Vou sentir saudade dos amigos que fiz lá. O único "detalhe" é o salário de TBN, as hora-extras reguladas e a tendência de puxa-saquismo pra conseguir função. Mas força, que dá! Um pouquinho por dia.

Comentário

• JeanMarcell
                                                        • 25/11/06
                                                        • 1009

Originally posted by estergabriela View Post
                                                        Olá Jean, Parabéns pela aprovação!

Tem como você me enviar relação de materiais e livros que você estudou...

Agradeço pela ajuda,

Ester
                                                        ok... basicamente usei esses livros:

Contabilidade Básica
                                                        Ricardo J. Ferreira, Ferreira

Auditoria
                                                        Teoria e Exercícios Comentados
                                                        Davi Ferreira Gomes Barreto, Fernando Graeff... , Método

Estatística Básica Simplificada / Matemática Financeira
                                                        Sérgio Carvalho, Weber Campos... , Campus

A Arte da Guerra para Concursos
                                                        William Douglas , Campus

Direito Tributário
                                                        Questões da FCC com Gabarito Comentado
                                                        Gustavo Barchet , Campus

Finanças Públicas para Concursos
                                                        Teoria e 150 questões com gabarito
                                                        Marlos Vargas Ferreira , Campus

Macroeconomia para Concursos e Exame da Anpec vol. 2
                                                        Geraldo Góes, Sérgio Gadelha... , Campus

Interpretação de Textos
                                                        Teoria e 800 Questões Comentadas
                                                        Renato Aquino , Campus

Economia para Concursos
                                                        Teoria Macroeconômica e mais de 110 Questões com Gabarito
                                                        Marlos Vargas Ferreira , Campus (Recomendo esse)

Redação para Concursos
                                                        Junia Andrade , Ferreira

Português FCC
                                                        Questões Comentadas de Provas Elaboradas pela Fundação Carlos Chagas

Direito Tributário 1060 Questões da FCC Comentadas
                                                        Edvaldo Nilo de Almeida , Juspodiv

Contabilidade 3D Questões Comentadas FCC
                                                        Descomplicada, Desmistificada, Decifrada e Teoria Sintetizada
                                                        Sérgio Adriano , Método

Direito Constitucional/Administrativo Descomplicado
                                                        Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo... , Método

ICMS de São Paulo Comentado
                                                        Pedro Diniz , Ferreira (bom livro para DEPOIS da posse. Não achei mto didático)

Livro de Capa Verde e o de Capa Preta (ICMS) Prof José Rosa

O resto complementei com aulas do EVP, resumão jurídico, wikipedia, etc. Nunca fiz nenhum cursinho presencial.

Comentário

• ConcurseiroFit
                                                          • 01/08/12
                                                          • 75

Parabéns, meu amigo!
                                                          Muito motivador o seu depoimento.
                                                          Também trabalho na Caixa há 4 anos. Mas só estou voltando a estudar agora, pois ainda não havia terminado a graduação. Focando em ATRFB.
                                                          Abs e sucesso na nova carreira.

Comentário

• Cris Varela
                                                            • 25/04/09
                                                            • 76

Parabéns!!!! Sempre acompanhava o seu blog e fiquei muito feliz ao saber que você foi aprovado!!!

Comentário

Working...
                                                            X